PESQUISAR ESTE BLOG

Questão de Biologia - UNIFESP 2018 - No início de 2017, o Brasil registrou uma das maiores epidemias de febre amarela de sua história.

UNIFESP 2018 - No início de 2017, o Brasil registrou uma das maiores epidemias de febre amarela de sua história. Em uma aula de Biologia, a professora dividiu a classe em dois grupos, solicitando que discutissem previamente e apresentassem seus conhecimentos sobre a doença. Os grupos trouxeram as seguintes informações: 
Grupo 1 – Trata-se de doença associada ao saneamento precário, à falta de banheiros e ao consumo de alimentos contaminados. Na zona urbana, a transmissão da febre amarela é feita pelo mesmo transmissor de outras doenças, o que potencializa a propagação de várias enfermidades. 
Grupo 2 – A forma silvestre da febre amarela encontra-se associada a ambientes abertos e secos, e a expansão da fronteira agrícola contribui para que a doença se espalhe pelas áreas urbanas. A vacinação é a forma mais eficaz para combater a disseminação da doença. 

a) Com relação às informações apresentadas pelo Grupo 1, identifique a informação que está correta, complementando-a com detalhamentos que confirmem sua veracidade. 
b) Com relação às informações apresentadas pelo Grupo 2, identifique a informação que está errada, reescrevendo-a de modo correto.

RESPOSTA:
a) Estão corretas as informações que na zona urbana, a transmissão da febre amarela é feita pelo mesmo transmissor de outras doenças, pois a fêmea do Aedes aegypti, quando infectada, pode transmitir várias viroses, como: a febre amarela urbana, a febre chikungunya, o vírus da zika e a dengue. 
b) A informação errada do grupo 2 é a relativa à forma silvestre da febre amarela associada a ambientes abertos e secos. O correto seria: a forma silvestre da febre amarela encontra-se associada a ambientes fechados e úmidos.

Nenhum comentário: