PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 22 de setembro de 2019

Exercícios sobre a Independência das 13 Colônias Inglesas da América do Norte - com gabarito

Questão 01 - FUVEST 2015 - Transferência – A independência das treze colônias inglesas da América do Norte, que deu origem aos Estados Unidos da América, motivaria a eclosão de outros movimentos de separação entre colônias e metrópoles, bem como de reivindicação por direitos políticos que muitos autores consideram como “modernos”. No entanto, essa independência apresentou algumas graves limitações em termos de seu potencial de transformação, como, por exemplo, a
a) ausência de uma Constituição política nacional, com a manutenção de códigos legais apenas em cada unidade da federação.
b) manutenção da escravidão e das desigualdades raciais entre negros e brancos. 
c) manutenção de estruturas aristocráticas advindas do Império Britânico, como a atribuição dos títulos de nobreza.
d) permanência do monopólio comercial usufruído por comerciantes e burgueses britânicos.
e) criação de um poder executivo nacional fraco e quase que meramente simbólico.

Questão 02 - UFRGS 2012  - Considere o enunciado abaixo e as três propostas para completá-lo. A independência das treze colônias inglesas na costa leste da América está inserida na conjuntura das revoluções atlânticas. A declaração da independência dessas colônias sustentava que 1. todos os homens nascem iguais, sendo dotados de direitos inalienáveis, como a vida, a liberdade e a aspiração a felicidade. 2. a origem de todo o poder reside no povo, cabendo a ele a organização de seu próprio governo. 3. os direitos inalienáveis deveriam ser estendidos a toda população, extinguindo-se a escravidão e o extermínio dos índios. Quais propostas estão corretas? 
a.Apenas 1. 
b.Apenas 2. 
c.Apenas 3. 
d. Apenas 1 e 2. 
e.1, 2 e 3.

Questão 03 - UNESP 2009/2 - 1° dia - Leia as assertivas sobre a independência das 13 colônias inglesas na América do Norte.
I. Foi um movimento que manteve as bases da estrutura da sociedade colonial, preservando a escravidão.
II. A resistência interna das colônias foi fortalecida com o apoio externo dos países ibéricos.
III. Sofreu influência das idéias iluministas francesas, baseadas nos princípios da liberdade, propriedade e igualdade civil.
IV. A união das 13 colônias inglesas contra a Inglaterra objetivou a ruptura do pacto colonial.
Estão corretas as afirmativas
a) I e IV, apenas.
b) II e III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) I, III e IV, apenas. 
e) I, II, III e IV.

Questão 04 - UTFPR 2010-2 - Inverno - A Independência das treze colônias inglesas da América do Norte foi o primeiro movimento de emancipação que alcançou resultado efetivo, sendo considerada como uma das Revoluções Burguesas do século XVIII. Com o pretexto de recuperar as finanças do Estado, abaladas com a guerra com a França (1756-63), os ingleses adotaram diversas leis coercitivas que, na prática, serviriam para garantir o mercado colonial para os produtos de outras colônias ou comercializados por empresas inglesas, particularmente o chá, monopolizado pela Companhia das Índias Orientais, cujo desfecho direto mais importante foi o(a):
A) Festa do Chá de Boston. 
B) Ato Townshend.
C) Primeiro Congresso Continental da Filadélfia.
D) Declaração de Direitos e Agravos.
E) Declaração de Independência.

Questão 05 - UNIFENAS 2003 -  Leia com atenção as características apresentadas no quadro abaixo:
Colônias do Norte e Centro
Pequena propriedade
Mercado interno forte
Trabalho livre familiar

Colônias do Sul
Grande propriedade
Economia exportadora
Escravismo

Analisando-se as informações acima, conclui-se que tratam da(o) (s):
a) Treze colônias inglesas da América do Norte. 
b) Colonização portuguesa no Brasil.
c) Colônias francesas das Antilhas.
d) Cabidos e vice-reinos espanhóis da América Latina.
e) Proposta mercantilista de ocupação das colônias americanas.

Questão 06 - FGV-SP 2008 - Economia - 1ª fase - A São verdades incontestáveis para nós: que todos os homens nascem iguais; que lhes conferiu o Criador certos direitos inalienáveis, entre os quais o de “vida, o de liberdade e o de buscar a felicidade”. (Declaração de Independência, 4 de julho de 1776) Acerca da Independência das Treze Colônias, é correto afirmar que
a) a ruptura com a metrópole foi efetivada pelas classes sociais dominantes coloniais, o que fez com que as demandas dos mais pobres fossem barradas e que não houvesse solução imediata para a questão escravista. 
b) comandada pelos setores mais radicais da pequena burguesia, os colonos criaram uma república federativa, considerando, como pilares fundamentais da nova ordem institucional, as igualdades política e social.
c) sua efetivação só foi possível devido à fragilidade econômica e militar da Inglaterra, envolvida com a Guerra dos Sete Anos com a França, além da aliança militar dos colonos ingleses com a forte marinha de guerra da Espanha.
d) o desejo por parte dos colonos de emancipar-se da metrópole Inglaterra nasceu em uma conjuntura de abertura da política colonial, na qual, a partir de 1770, as Treze Colônias foram autorizadas a comerciarem com as Antilhas.
e) o processo de ruptura colonial foi facilitado em decorrência das identidades econômicas e políticas entre as colônias do norte e as do sul, praticantes de uma economia de mercado, com o uso da mão-de-obra livre.

Questão 07 - Mackenzie 2010  - O processo da emancipação das Treze Colônias Inglesas da América do Norte, na segunda metade do século XVIII, é denominado de Revolução Americana, pois 
a) representou o fim do pacto colonial naquela parte do continente americano, servindo de modelo para os demais processos emancipatórios americanos. 
b) rompeu o Pacto Colonial mercantilista e criou uma sociedade liberal e democrática para todos os setores sociais. 
c) foi a primeira etapa das Revoluções Liberais que, a partir de então, iriam propagar-se somente na Europa. 
d) assinalou o início de uma sociedade capitalista, baseada no trabalho assalariado, livre das instituições feudais. 
e) a ideologia de seus grandes líderes era a mesma que caracterizaria, pouco tempo depois,a Revolução Inglesa.

GABARITO
01 - B
02 - D
03 - D
04 - A
05 - A
06 - A
07  - A

Nenhum comentário: