As grandes migrações populacionais (deslocamento de pessoas) remontam a tempos pré-históricos. Todas as evidências arqueológicas levam a crer que os hominídeos que originaram a nossa espécie (Homo sapiens sapiens) surgiram na África há 100 mil ou 150 mil anos. Ramos desses povos se separaram, dando início a grandes "andanças" - primeiras migrações -, que ao longo dos séculos, levaram a população a se espalhar por todos os continentes.
As migrações ocorrem ainda hoje. O crescimento demográfico de um país resulta do crescimento vegetativo acrescido do contingente de imigração (pessoas que entram em um outro país para nele viver) e com a subtração do contingente de emigração (pessoas que saem de seu país de origem para viver em outro país).
As razões que levam as pessoas a migrar são inúmeras, podendo ser determinadas por diversos fatores:
- políticos: por exemplo, problemas de fronteira, formação de novas nações (ex-Iugoslávia, Israel) ou guerra civil (Afeganistão, Serra Leoa, Síria), que geram divergências, perseguições (caso dos curdos) e até a expulsão de populações inteiras de seu território.
- conflitos religiosos ou étnicos - como a perseguição dos judeus no século XX, no período das guerras mundiais que provocou emigrações na Europa, ou os que ainda ocorrem em Mianmar.
- naturais - como as emigrações provocadas por catástrofes naturais ( enchentes, terremotos, erupções vulcânicas, secas).
- econômicos - que são, sem dúvida os fatores predominantes. As pessoas muitas vezes migram em busca de trabalho e de vida.
Em perigosa travessia marítima, povo rohingya foge de Mianmar. Os rohingyas são uma minoria muçulmana em Mianmar e enfrentam discriminação e extrema pobreza há décadas. |
Os fatores estruturais (que fazem parte da estrutura econômica de um país), responsáveis pelas migrações podem ser, por exemplo, a estagnação da economia ou a falta de maiores perspectivas de progresso, e ocorrem geralmente em países subdesenvolvidos. Os fatores conjunturais resultam de situações circunstanciais, como crises políticas e econômicas, revoluções, perseguições etc., que podem atingir também um país desenvolvido.
Fonte: Texto adaptado - Geografia Geral e do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário