quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

A importância das florestas tropicais e equatoriais

Florestas tropicais e equatoriais são uma rede delicada de relações entre plantas e animais. Muitas plantas, por exemplo, dependem de animais para espalhar seu pólen de flor em flor. Muitos animais, por sua vez, usam plantas como alimento e abrigo. Além disso, milhões de pessoas vivem nas florestas. Para elas, a floresta fornece casa, comida e outros materiais.

Raio de luz penetrando no dossel de uma floresta tropical da Malásia.
Mesmo quem vive longe dessas florestas é afetado por elas. Muitas plantas nelas encontradas são utilizadas como medicamentos para tratar doenças como o câncer. Os cientistas acreditam que, nesses biomas, existem muitas outras plantas que podem tratar ou até mesmo curar doenças graves. Além disso, produtos como frutos, castanhas, borracha, vime e madeira vêm desse tipo de floresta.

As florestas tropicais e equatoriais também ajudam a controlar o fluxo da água nos lugares onde crescem. Elas fazem isso absorvendo a água das chuvas constantes e liberando-a lentamente de volta na atmosfera. Uma parte dessa água é liberada regularmente nos rios da região. Muitas pessoas dependem dos rios para obter água, tanto para beber quanto para irrigar as plantações. Uma porção da água é liberada de volta no ar através da evaporação. Isso mantém o ar úmido, o que provoca novas chuvas. Esse importante processo é chamado de ciclo da água. Por fim, assim como todas as plantas verdes, as plantas dessas florestas absorvem o dióxido de carbono da atmosfera e produzem oxigênio através da fotossíntese.

Fonte: B.E.

Nenhum comentário: