PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Aprenda a fazer um Dominó Geográfico dos Estados Brasileiros

Procedimentos

1. Confeccionar 27 peças com formato retangular, medindo 6 cm x 3 cm.
2. Traçar linhas que dividam cada peça em duas partes iguais.
3. Desenhar o contorno ou escrever o nome de um dos estados brasileiros em um dos lados de cada peça.
4. Fazer o mesmo do outro lado da peça, cuidando para que o nome ou o contorno 


do estado seja escrito ou desenhado uma única vez na peça. O nome ou o desenho de cada um dos 26 estados deve aparecer duas vezes.

5. A 27ª peça deve representar o Oceano Atlântico e ser adotada como peça curinga, podendo ser colocada na seqüência de qualquer estado banhado pelo mar.
6. Depois da confecção das peças, iniciar o jogo. Dividir a turma em grupos de três a quatro componentes. Cada grupo deve ter um dominó geográfico completo com as 27 peças e cada integrante do grupo deve ter um mapa político do Brasil.

7. Sentado no chão e com as peças viradas para baixo, cada integrante do grupo escolhe sete peças. As demais são deixadas de lado para serem "compradas" por um jogador que não tenha a peça da vez.
8. Inicia o jogo o aluno que tem em mãos a peça curinga ou que contém os estados com maior extensão territorial. Em sentido horário, o próximo jogador deve colocar no chão uma peça que contenha um estado vizinho ou o mesmo estado. A peça do Oceano Atlântico poderá ser usada na seqüência de qualquer outra que contenha um estado banhado pelo mar.
9. Caso o jogador não possua a peça adequada, pode comprar no máximo duas. Se não conseguir a peça exigida, deve passar a vez.
10. As peças devem ser colocadas sucessivamente, como em um dominó. Ganha o jogo o aluno que ficar sem peças primeiro.
Os alunos observam com atenção o mapa do Brasil e a posição geográfica dos estados brasileiros durante todo o jogo. A idéia pode ser repetida com os países da América ou de outros continentes.

Bibliografia
Apostila Expoente – 6ª Série.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...