Você sabe o que é Geocentrismo e Heliocentrismo? Fácil, a gente explica para você!
Durante muito tempo foi a Terra que permaneceu parada enquanto todo o universo girava ao seu redor. Esse é o geocentrismo. Terra ou Géia, também nome de origem mitológica para a Terra parada no centro do universo.
O geocentrismo da Antiguidade pode ser resumido através do modelo apresentado por Cláudio Ptolomeu, astrônomo e matemático grego que no século dois detalhava a sua visão do cosmos com esferas e estruturas matemáticas conhecidas como deferentes, epiciclos e equantes.
Cláudio Ptolomeu, astrônomo e matemático grego. Foto: TV Escola |
Deferente, epiciclo e equante. Foto: TV Escola. |
Mesmo antes de Ptolomeu houve quem defendesse a ideia de que o sol era o centro de tudo como foi o caso do filósofo Aristarco de Samos que viveu entre os séculos IV e III antes de Cristo. Mas essa linha de pensamento não foi em frente e a Terra permaneceu no centro do universo.
Aristarco de Samos. Foto: TV Escola. |
Só no século XV, Nicolau Copérnico que era um clérigo interessado em Matemática retomou as ideias da qual o Sol ocupava o centro do Universo e os planetas giravam em esferas imaginárias com as estrelas fixas logo após a esfera de Saturno.
Nicolau Copérnico. Foto: TV Ecola. |
Muitos contemporâneos de Copérnico não ficaram satisfeitos com o seu modelo para o universo porque além de tirar a Terra do centro, não oferecia explicações satisfatórias para todos os movimentos observados.
Com algumas alegações convincentes ou não, as ideias sobre o heliocentrismo foram rapidamente se desenvolvendo e em finais do século XVI e início do século XVII, Tycho Brahe, Galileu Galilei, Johannes Kepler entre outros colocaram o Sol no centro do universo.
Tycho Brahe, Galileu Galilei, Johannes Kepler. Foto: TV Escola. |
Vídeo: Dicas da TV Escola - Geocentrismo X Heliocentrismo
Fonte: Dicas da TV Escola no Youtube e no site da TV Escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário