PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 3 de agosto de 2013

Enem 2012 - Questões relacionadas à geografia

Assuntos: Questões de Geografia do Enem 2012; Questões de geografia do Enem 2012 com gabarito; Questões de geografia do Enem com gabarito; Geografia - Veja as questões do Enem 2012.

Questões ENEM 2012 - Geografia: com gabarito e resolução comentada

33. Enem 2012 - O uso da água aumenta de acordo com as necessidades da população no mundo. Porém, diferentemente do que se possa imaginar, o aumento do consumo de água superou em duas vezes o crescimento populacional durante o século XX. TEIXEIRA, W. et al. Decifrando a Terra. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 2009. Uma estratégia socioespacial que pode contribuir para alterar a lógica de uso da água apresentada no texto é a 
A) ampliação de sistemas de reutilização hídrica. 
B) expansão da irrigação por aspersão das lavouras. 
C) intensificação do controle do desmatamento de florestas. 
D) adoção de técnicas tradicionais de produção. 
E) criação de incentivos fiscais para o cultivo de produtos orgânicos

14. Enem 2012 - Nós nos recusamos a acreditar que o banco da justiça é falível. Nós nos recusamos a acreditar que há capitais insuficientes de oportunidade nesta nação. Assim nós viemos trocar este cheque, um cheque que nos dará o direito de reclamar as riquezas de liberdade e a segurança da justiça. KING Jr., M. L. Eu tenho um sonho, 28 ago. 1963. Disponível em: www.palmares.gov.br. Acesso em: 30 nov. 2011 (adaptado). O cenário vivenciado pela população negra, no sul dos Estados Unidos nos anos 1950, conduziu à mobilização social. Nessa época, surgiram reivindicações que tinham como expoente Martin Luther King e objetivavam 
A) a conquista de direitos civis para a população negra. 
B) o apoio aos atos violentos patrocinados pelos negros em espaço urbano. 
C) a supremacia das instituições religiosas em meio à comunidade negra sulista. 
D) a incorporação dos negros no mercado de trabalho. 
E) a aceitação da cultura negra como representante do modo de vida americano

16. Enem 2012 
LORD WILLINGDON’S DILEMMA 
Disponível em: www.gandhiserve.org. Acesso em: 21 nov. 2011
O cartum, publicado em 1932, ironiza as consequências sociais das constantes prisões de Mahatma Gandhi pelas autoridades britânicas, na Índia, demonstrando 
A) a ineficiência dos sistema judiciário inglês no território indiano. 
B) o apoio da população hindu a prisão de Gandhi. 
C) o caráter violento das manifestações hindus frente à ação inglesa. 
D) a impossibilidade de deter o movimento liderado por Gandhi. 
E) a indiferença das autoridades britânicas frente ao apelo popular hindu.

18. Enem 2012
Disponível em: http://quadro-a-quadro.blog.br. Acesso em: 27 jan. 2012.

Com sua entrada no universo dos gibis, o Capitão chegaria para apaziguar a agonia, o autoritarismo militar e combater a tirania. Claro que, em tempos de guerra, um gibi de um herói com uma bandeira americana no peito aplicando um sopapo no Fürer só poderia ganhar destaque, e o sucesso não demoraria muito a chegar. COSTA, C. Capitão América, o primeiro vingador: crítica. Disponível em: www.revistastart.com.br. Acesso em: 27 jan. 2012 (adaptado). A capa da primeira edição norte-americana da revista do Capitão América demonstra sua associação com a participação dos Estados Unidos na luta contra 
A) a Tríplice Aliança, na Primeira Guerra Mundial. 
B) os regimes totalitários, na Segunda Guerra Mundial. 
C) o poder soviético, durante a Guerra Fria. 
D) o movimento comunista, na Segunda Guerra do Vietnã. 
E) o terrorismo internacional, após 11 de setembro de 2001.

44. Enem 2012 - A maior parte dos veículos de transporte atualmente é movida por motores a combustão que utilizam derivados de petróleo. Por causa disso, esse setor é o maior consumidor de petróleo do mundo, com altas taxas de crescimento ao longo do tempo. Enquanto outros setores têm obtido bons resultados na redução do consumo, os transportes tendem a concentrar ainda mais o uso de derivados do óleo. MURTA, A. Energia: o vício da civilização. Rio de Janeiro: Garamond, 2011 (adaptado). Um impacto ambiental da tecnologia mais empregada pelo setor de transporte e uma medida para promover a redução do seu uso, estão indicados, respectivamente, em: 
A) Aumento da poluição sonora — construção de barreiras acústicas. 
B) Incidência da chuva ácida — estatização da indústria automobilística. 
C) Derretimento das calotas polares — incentivo aos transportes de massa. 
D) Propagação de doenças respiratórias — distribuição de medicamentos gratuitos. 
E) Elevação das temperaturas médias — criminalização da emissão de gás carbônico.

45. Enem 2012 - As mulheres quebradeiras de coco-babaçu dos Estados do Maranhão, Piauí, Pará e Tocantins, na sua grande maioria, vivem numa situação de exclusão e subalternidade. O termo quebradeira de coco assume o caráter de identidade coletiva na medida em que as mulheres que sobrevivem dessa atividade e reconhecem sua posição e condição desvalorizada pela lógica da dominação, se organizam em movimentos de resistência e de luta pela conquista da terra, pela libertação dos babaçuais, pela autonomia do processo produtivo. Passam a atribuir signifi cados ao seu trabalho e as suas experiências, tendo como principal referência sua condição preexistente de acesso e uso dos recursos naturais. 
ROCHA, M. R. T. A luta das mulheres quebradeiras de coco-babaçu, pela libertação do coco preso e pela posse da terra. In: Anais do VII Congresso Latino-Americano de Sociologia Rural, Quito, 2006 (adaptado). 
A organização do movimento das quebradeiras de coco de babaçu é resultante da 
A) constante violência nos babaçuais na confluência de terras maranhenses, piauienses, paraenses e tocantinenses, região com elevado índice de homicídios. 
B) falta de identidade coletiva das trabalhadoras, migrantes das cidades e com pouco vínculo histórico com as áreas rurais do interior do Tocantins, Pará, Maranhão e Piauí. 
C) escassez de água nas regiões de veredas, ambientes naturais dos babaçus, causada pela construção de açudes particulares, impedindo o amplo acesso público aos recursos hídricos. 
D) progressiva devastação das matas dos cocais, em função do avanço da sojicultura nos chapadões do Meio- -Norte brasileiro. 
E) dificuldade imposta pelos fazendeiros e posseiros no acesso aos babaçuais localizados no interior de suas propriedades.

24. Enem 2012 - Diante dessas inconsistências e de outras que ainda preocupam a opinião pública, nós, jornalistas, estamos encaminhando este documento ao Sindicato dos Jornalistas Profi ssionais no Estado de São Paulo, para que o entregue à Justiça; e da Justiça esperamos a realização de novas diligências capazes de levar à completa elucidação desses fatos e de outros que porventura vierem a ser levantados. Em nome da verdade. In: O Estado de S. Paulo, 3 fev. 1976. Apud. FILHO, I. A. Brasil, 500 anos em documentos. Rio de Janeiro: Mauad, 1999. A morte do jornalista Vladimir Herzog, ocorrida durante o regime militar, em 1975, levou a medidas como o abaixo-assinado feito por profi ssionais da imprensa de São Paulo. A análise dessa medida tomada indica a A) certeza de cumprimento das leis. 
B) superação do governo de exceção. 
C) violência dos terroristas de esquerda. 
D) punição dos torturadores da polícia. 
E) expectativa da investigação dos culpados.

27. Enem 2012 - Portadora de memória, a paisagem ajuda a construir os sentimentos de pertencimento; ela cria uma atmosfera que convém aos momentos fortes da vida, às festas, às comemorações. CLAVAL, P. Terra dos homens: a geografia. São Paulo: Contexto, 2010 (adaptado). No texto é apresentada uma forma de integração da paisagem geográfica com a vida social. Nesse sentido, a paisagem, além de existir como forma concreta, apresenta uma dimensão A) política de apropriação efetiva do espaço. 
B) econômica de uso de recursos do espaço. 
C) privada de limitação sobre a utilização do espaço. 
D) natural de composição por elementos físicos do espaço. 
E) simbólica de relação subjetiva do indivíduo com o espaço

01. Enem 2012
Disponível em: http://primeira-serie.blogspot.com.br. Acesso em: 07 dez. 2011 (adaptado). 
Na imagem do início do século XX, identifi ca-se um modelo produtivo cuja forma de organização fabril baseava-se na 
A) autonomia do produtor direto. 
B) adoção da divisão sexual do trabalho. 
C) exploração do trabalho repetitivo. 
D) utilização de empregados qualificados. 
E) incentivo à criatividade dos funcionários.

02. Enem 2012 - A singularidade da questão da terra na África Colonial é a expropriação por parte do colonizador e as desigualdades raciais no acesso à terra. Após a independência, as populações de colonos brancos tenderam a diminuir, apesar de a proporção de terra em posse da minoria branca não ter diminuído proporcionalmente. 

MOYO, S. A terra africana e as questões agrárias: o caso das lutas pela terra no Zimbábue. In: FERNANDES, B. M.; MARQUES, M. I. M.; SUZUKI, J. C. (Org.). Geografia agrária: teoria e poder. São Paulo: Expressão Popular, 2007. 

Com base no texto, uma característica socioespacial e um consequente desdobramento que marcou o processo de ocupação do espaço rural na África subsaariana foram: 
A) Exploração do campesinato pela elite proprietária — Domínio das instituições fundiárias pelo poder público. 
B) Adoção de práticas discriminatórias de acesso à terra — Controle do uso especulativo da propriedade fundiária. 
C) Desorganização da economia rural de subsistência — Crescimento do consumo interno de alimentos pelas famílias camponesas. 
D) Crescimento dos assentamentos rurais com mão de obra familiar — Avanço crescente das áreas rurais sobre as regiões urbanas. 
E) Concentração das áreas cultiváveis no setor agroexportador — Aumento da ocupação da população pobre em territórios agrícolas marginais.

03. Enem 2012 - TEXTO I A Europa entrou em estado de exceção, personifi cado por obscuras forças econômicas sem rosto ou localização física conhecida que não prestam contas a ninguém e se espalham pelo globo por meio de milhões de transações diárias no ciberespaço. ROSSI, C. Nem fi m do mundo nem mundo novo. Folha de S.Paulo, 11 dez. 2011 (adaptado). TEXTO II Estamos imersos numa crise fi nanceira como nunca tínhamos visto desde a Grande Depressão iniciada em 1929 nos Estados Unidos. Entrevista de George Soros. Disponível em: www.nybooks.com. Acesso em: 17 ago. 2011 (adaptado). A comparação entre os signifi cados da atual crise econômica e do crash de 1929 oculta a principal diferença entre essas duas crises, pois 
A) o crash da Bolsa em 1929 adveio do envolvimento dos EUA na I Guerra Mundial e a atual crise é o resultado dos gastos militares desse país nas guerras do Afeganistão e Iraque. 
B) a crise de 1929 ocorreu devido a um quadro de superprodução industrial nos EUA e a atual crise resultou da especulação fi nanceira e da expansão desmedida do crédito bancário. 
C) a crise de 1929 foi o resultado da concorrência dos países europeus reconstruídos após a I Guerra e a atual crise se associa à emergência dos BRICS como novos concorrentes econômicos. 
D) o crash da Bolsa em 1929 resultou do excesso de proteções ao setor produtivo estadunidense e a atual crise tem origem na internacionalização das empresas e no avanço da política de livre mercado. 
E) a crise de 1929 decorreu da política intervencionista norte-americana sobre o sistema de comércio mundial e a atual crise resultou do excesso de regulação do governo desse país sobre o sistema monetário.

06. Enem 2012 - A soma do tempo gasto por todos os navios de carga na espera para atracar no porto de Santos é igual a 11 anos — isso, contando somente o intervalo de janeiro a outubro de 2011. O problema não foi registrado somente neste ano. Desde 2006 a perda de tempo supera uma década. Folha de S. Paulo, 25 dez. 2011 (adaptado). A situação descrita gera consequências em cadeia, tanto para a produção quanto para o transporte. No que se refere à territorialização da produção no Brasil contemporâneo, uma dessas consequências é a 
A) realocação das exportações para o modal aéreo em função da rapidez. 
B) dispersão dos serviços financeiros em função da busca de novos pontos de importação. 
C) redução da exportação de gêneros agrícolas em função da dificuldade para o escoamento. 
D) priorização do comércio com países vizinhos em função da existência de fronteiras terrestres. 
E) estagnação da indústria de alta tecnologia em função da concentração de investimentos na infraestrutura de circulação.

36. Enem 2012
Minha vida é andar 
Por esse país 
Pra ver se um dia 
Descanso feliz 
Guardando as recordações 
Das terras onde passei 
Andando pelos sertões 
E dos amigos que lá deixei 
GONZAGA, L.; CORDOVIL, H. A vida de viajante, 1953. Disponível em: www.recife.pe.gov.br. Acesso em: 20 fev. 2012 (fragmento). 

A letra dessa canção reflete elementos identitários que representam a 
A) valorização das características naturais do Sertão nordestino. 
B) denúncia da precariedade social provocada pela seca. 
C) experiência de deslocamento vivenciada pelo migrante. 
D) profunda desigualdade social entre as regiões brasileiras. 
E) discriminação dos nordestinos nos grandes centros urbanos.

38. Enem 2012 - 
Charge Transgênico. Enem 2012. 
Disponível em: http://nutriteengv.blogspot.com.br. Acesso em: 28 dez. 2011. 
Na charge faz-se referência a uma modifi cação produtiva ocorrida na agricultura. Uma contradição presente no espaço rural brasileiro derivada dessa modifi cação produtiva está presente em: 
A) Expansão das terras agricultáveis, com manutenção de desigualdades sociais. 
B) Modernização técnica do território, com redução do nível de emprego formal. 
C) Valorização de atividades de subsistência, com redução da produtividade da terra. 
D) Desenvolvimento de núcleos policultores, com ampliação da concentração fundiária. 
E) Melhora da qualidade dos produtos, com retração na exportação de produtos primários.

39. Enem 2012
A interpretação e a correlação das fi guras sobre a dinâmica demográfica brasileira demonstram um(a) 
A) menor proporção de fecundidade na área urbana. 
B) menor proporção de homens na área rural. 
C) aumento da proporção de fecundidade na área rural. 
D) queda da longevidade na área rural. 
E) queda do número de idosos na área urbana

41. Enem 2012 - As plataformas ou crátons correspondem aos terrenos mais antigos e arrasados por muitas fases de erosão. Apresentam uma grande complexidade litológica, prevalecendo as rochas metamórficas muito antigas  (Pré-Cambriano Médio e Inferior). Também ocorrem rochas intrusivas antigas e resíduos de rochas sedimentares. São três as áreas de plataforma de crátons no Brasil: a das Guianas, a Sul-Amazônica e a do São Francisco.
ROSS, J. L. S. Geografi a do Brasil. São Paulo: Edusp, 1998.

As regiões cratônicas das Guianas e a Sul-Amazônica têm como arcabouço geológico vastas extensões de  escudos cristalinos, ricos em minérios, que atraíram a ação de empresas nacionais e estrangeiras do setor de  mineração e destacam-se pela sua história geológica por
A) apresentarem áreas de intrusões graníticas, ricas em jazidas minerais (ferro, manganês).
B) corresponderem ao principal evento geológico do Cenozoico no território brasileiro.
C) apresentarem áreas arrasadas pela erosão, que originaram a maior planície do país.
D) possuírem em sua extensão terrenos cristalinos ricos em reservas de petróleo e gás natural.
E) serem esculpidas pela ação do intemperismo físico, decorrente da variação de temperatura.

42. Enem 2012 - A irrigação da agricultura é responsável pelo consumo de mais de 2/3 de toda a água retirada dos rios, lagos e lençóis freáticos do mundo. Mesmo no Brasil, onde achamos que temos muita água, os agricultores que tentam produzir alimentos também enfrentam secas periódicas e uma competição crescente por água. MARAFON, G. J. et al. O desencanto da terra: produção de alimentos, ambiente e sociedade. Rio de Janeiro: Garamond, 2011. 
No Brasil, as técnicas de irrigação utilizadas na agricultura produziram impactos socioambientais como 
A) redução do custo de produção. 
B) agravamento da poluição hídrica. 
C) compactação do material do solo. 
D) aceleração da fertilização natural. 
E) redirecionamento dos cursos fluviais.

19. Enem 2012 - A interface clima/sociedade pode ser considerada em termos de ajustamento à extensão e aos modos como as sociedades funcionam em uma relação harmônica com seu clima. O homem e suas sociedades são vulneráveis às variações climáticas. A vulnerabilidade é a medida pela qual a sociedade é suscetível de sofrer por causas climáticas. 

AYOADE, J. O. Introdução a climatologia para os trópicos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010 (adaptado). 

Considerando o tipo de relação entre ser humano e condição climática apresentado no texto, uma sociedade torna-se mais vulnerável quando 
A) concentra suas atividades no setor primário. 
B) apresenta estoques elevados de alimentos. 
C) possui um sistema de transporte articulado. 
D) diversifica a matriz de geração de energia. 
E) introduz tecnologias à produção agrícola

20. Enem 2012 - Uma mesma empresa pode ter sua sede administrativa onde os impostos são menores, as unidades de produção onde os salários são os mais baixos, os capitais onde os juros são os mais altos e seus executivos vivendo onde a qualidade de vida é mais elevada. 

SEVCENKO, N. A corrida para o século XXI: no loop da montanha russa. São Paulo: Companhia das Letras, 2001 (adaptado). 

No texto estão apresentadas estratégias empresariais no contexto da globalização. Uma consequência social derivada dessas estratégias tem sido 
A) o crescimento da carga tributária. 
B) o aumento da mobilidade ocupacional. 
C) a redução da competitividade entre as empresas. 
D) o direcionamento das vendas para os mercados regionais. 
E) a ampliação do poder de planejamento dos Estados nacionais

21. Enem 2012 - A moderna “conquista da Amazônia” inverteu o eixo geográfico da colonização da região. Desde a época colonial até meados do século XIX, as correntes principais de população movimentaram-se no sentido Leste- -Oeste, estabelecendo uma ocupação linear articulada. Nas últimas décadas, os fluxos migratórios passaram a se verificar no sentido Sul-Norte, conectando o Centro-Sul à Amazônia. OLIC, N. B. Ocupação da Amazônia, uma epopeia inacabada. Jornal Mundo, ano 16, no 4, ago. 2008 (adaptado). 
O primeiro eixo geográfico de ocupação das terras amazônicas demonstra um padrão relacionado à criação de 
A) núcleos urbanos em áreas litorâneas. 
B) centros agrícolas modernos no interior. 
C) vias férreas entre espaços de mineração. 
D) faixas de povoamento ao longo das estradas. 
E) povoados interligados próximos a grandes rios.

23. Enem 2012 - A partir dos anos 70, impõe-se um movimento de desconcentração da produção industrial, uma das manifestações do desdobramento da divisão territorial do trabalho no Brasil. A produção industrial torna-se mais complexa, estendendo-se, sobretudo, para novas áreas do Sul e para alguns pontos do Centro-Oeste, do Nordeste e do Norte. SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2002 (fragmento). Um fator geográfico que contribui para o tipo de alteração da configuração territorial descrito no texto é: 
A) Obsolescência dos portos. 
B) Estatização de empresas. 
C) Eliminação de incentivos fiscais. 
D) Ampliação de políticas protecionistas. 
E) Desenvolvimento dos meios de comunicação.

08. Enem 2012 - De repente, sente-se uma vibração que aumenta rapidamente; lustres balançam, objetos se movem sozinhos e somos invadidos pela estranha sensação de medo do imprevisto. Segundos parecem horas, poucos minutos são uma eternidade. Estamos sentindo os efeitos de um terremoto, um tipo de abalo sísmico. 

ASSAD, L. Os (não tão) imperceptíveis movimentos da Terra. ComCiência: Revista Eletrônica de Jornalismo Científi co, no 117, abr. 2010. Disponível em: http://comciencia.br. Acesso em: 2 mar. 2012. 

O fenômeno físico descrito no texto afeta intensamente as populações que ocupam espaços próximos às áreas de 
A) alívio da tensão geológica. 
B) desgaste da erosão superficial. 
C) atuação do intemperismo químico. 
D) formação de aquíferos profundos. 
E) acúmulo de depósitos sedimentares.

66. Enem 2012 - Para diminuir o acúmulo de lixo e o desperdício de materiais de valor econômico e, assim, reduzir a exploração de recursos naturais, adotou-se, em escala internacional, a política dos três erres: Redução, Reutilização e Reciclagem. Um exemplo de reciclagem é a utilização de 
A) garrafas de vidro retornáveis para cerveja ou refrigerante. 
B) latas de alumínio como material para fabricação de lingotes. 
C) sacos plásticos de supermercado como acondicionantes de lixo caseiro. 
D) embalagens plásticas vazias e limpas para acondicionar outros alimentos. 
E) garrafas PET recortadas em tiras para a fabricação de cerdas de vassouras.

50. Enem 2012 - Suponha que você seja um consultor e foi contratado para assessorar a implantação de uma matriz energética em um pequeno país com as seguintes características: região plana, chuvosa e com ventos constantes, dispondo de poucos recursos hídricos e sem reservatórios de combustíveis fósseis. De acordo com as características desse país, a matriz energética de menor impacto e risco ambientais é a baseada na energia 
A) dos biocombustíveis, pois tem menor impacto ambiental e maior disponibilidade. 
B) solar, pelo seu baixo custo e pelas características do país favoráveis à sua implantação. 
C) nuclear, por ter menor risco ambiental e ser adequada a locais com menor extensão territorial. 
D) hidráulica, devido ao relevo, à extensão territorial do país e aos recursos naturais disponíveis. 
E) eólica, pelas características do país e por não gerar gases do efeito estufa nem resíduos de operação

GABARITO

33 -

14 - 

16 - D

18 -

44 -

45 -
24 - 

27 -
01 -

02 -

03 - 
06 - 
36 - 

38 - 

39 - 

41 - 

42 - 

19 - 

20 - 

21 - 
23 - 

08 - 

66 - 

50 - 

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...