PESQUISAR ESTE BLOG

Autor

O Blog de Geografia- Suburbano Digital é um blog geográfico de divulgação de conhecimentos e de idéias criado por Gabriel Egidio do Carmo (link do perfil no Facebook). Hoje além de eventos acadêmicos o blog discute as seguintes áreas: educação e meio ambiente.

Facebook - Gabriel Egidio do Carmo 
E-mail - suburbanodigital@yahoo.com.br

Gabriel Egidio do Carmo é professor de Geografia. Estudou na Universidade Federal de Viçosa - UFV, Minas Gerais. Aqui você confere algumas notícias sobre o autor deste Blog de Geografia que saíram na imprensa.

*Para mais informações atualizadas sobre o autor, acesse:
https://gabriel-egidio.blogspot.com/p/gabriel.html


02/12/2011 - National Geographic Brasil - Catador de Lixo realiza o sonho de ser professor 
Catador de lixo realiza o sonho de ser professsor
O leitor Gabriel do Carmo encontrou sua primeira revista NATIONAL GEOGRAPHIC no lixo

por Olavo Guerra Fonte: NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL ONLINE
Carolina Paschoal
Professor Gabriel Egidio de Carmo conta sua história na cerimônia de
premiação da Viagem do Conhecimento 2011 - Desafio National Geographic
Quando revirava o lixo pelas ruas de Teixeiras (MG) para encontrar material reciclável para ajudar a família, Gabriel Egidio do Carmo deparava-se eventualmente com objetos interessantes que tinham sido descartados pelos outros. “No meio do lixo, começou minha relação com livros e revistas, que as pessoas jogavam fora. Entre elas, estava uma NATIONAL GEOGRAPHIC de 2004. ”
A reportagem de capa da edição de abril de 2004, Caça aos Tornados, emocionou Carmo. “Me lembro da carta do editor daquela edição, que dizia que os repórteres foram para bem perto do perigo”, diz. A reportagem serviu de inspiração para que ele encarasse de frente os obstáculos de sua vida, como os problemas econômicos e de saúde da família. “Eu resolvi ir de encontro ao tornado.”
Com essa determinação e com a ajuda de parentes e amigos, Carmo conseguiu enfrentar suas dificuldades: no ano passado terminou a faculdade de Geografia, na Universidade Federal de Viçosa, e hoje trabalha como professor da Escola Estadual Maria Aparecida David (EEMAD), na cidade de Canaã, na Zona da Mata (MG).
O que Carmo não podia imaginar era que, sete anos depois de ter encontrado a publicação no lixo, teria a oportunidade de viajar ao Rio de Janeiro, para a fase final da olimpíada de geografia Viagem do Conhecimento 2011 – Desafio NATIONAL GEOGRAPHIC. Isso só foi possível graças a sua aluna, Mariza Lopes Sena, uma das finalistas da competição. “Quando soube que ela tinha sido classificada para a última fase, tive o prazer de entregar a ela a minha primeira NATIONAL, para que ela pudesse estudar para a prova final.”


01/12/2011 - Viagem do Conhecimento - As perguntas movem o mundo"As perguntas movem o mundo"

"De família pobre que migra do campo para a periferia da cidade de Teixeiras em busca de oportunidades, a minha história confunde-se com a de muitas outras pessoas. A minha trajetória escolar passa pela Escola Municipal Professora Paula Lelis Fialho e Escola Estadual Doutor Mariano da Rocha, ambas em Teixeiras. Depois, estudei na Universidade Federal de Viçosa.O professor Gabriel Egídio do Carmo (foto) leciona na Escola Estadual Maria Aparecida David (EEMAD), localizada na cidade de Canaã, na Zona da Mata (MG). Ele participou da Fase Final no Rio de Janeiro acompanhando a aluna Mariza Lopes Sena. No palco, durante a cerimônia de premiação, ele fez um depoimento que emociou estudantes, pais e professores. No texto abaixo ele conta um pouco de sua história e sua paixão pelo ensino.
Para muita gente, a minha história é um exemplo de que 'é possível vencer' desde que haja muito esforço e vontade. Não é tão simples assim. Tive durante toda minha vida escolar pessoas que incentivaram e acreditaram em mim. Elas representam a minha “bússola” que eu carrego no coração. Entre elas, destaco, entre outras, minha mãe, minhas irmãs, minha avó e a dona Graça, professora de Português da oitava série.
A crise econômica sempre bateu na porta da casa da minha família. Numa época mais difícil trabalhei como catador de materiais recicláveis na rua. E tive a satisfação de encontrar entre o 'lixo' os meus objetos de luxo: livros e revistas. Entre elas achei um exemplar da revista NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL, de abril de 2004. Me emocionei com a reportagem “Os Caça-tornados”.
Guardei esta revista durante anos comigo. Até que, durante a preparação para o Desafio National Geographic 2011, tive a oportunidade de repassá-la à aluna Mariza Lopes Sena, representante de nossa escola na Fase Final no Rio de Janeiro.
Desde o início da competição estudantil a “Família EEMAD” esteve atuante. Agradeço em especial aos alunos do oitavo e nono anos do Ensino Fundamental e da primeira série do Ensino Médio pelo empenho e dedicação. Também é bom dizer que os conteúdos disponíveis online nos sites da NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL e do Planeta Sustentável foram fundamentais para a preparação dos alunos.
Pra mim, tudo no Rio de Janeiro tudo tinha um ar de novidade. O pessoal da organização do Desafio foi brilhante. Conheci pais, professores e alunos de muitos “brasis”. De tempos e lugares diferentes. E todos ali, bem perto uns dos outros.
A Viagem do Conhecimento não poderia ter um nome melhor. Aprendi muito. E também o óbvio: eram todos vencedores. Deixo aqui a minha sugestão para as próximas edições do Desafio: a Fase Final sempre ser em uma cidade diferente.
Voltando a Canaã, contei aos meus alunos um pouco da história da viagem. Sempre tive consciência do valor de cada um deles. Hoje, eles estão mais motivados. Todos respiram o exemplo Mariza Lopes Sena. O futuro é possível. As reportagens da NATIONAL GEOGRAPHIC despertaram ainda mais o interesse deles nas aulas de Geografia. As revistas no Rio que ganhei já estão nas mãos dos meu alunos. Vejo o brilho nos olhos deles. Eles sabem que as perguntas movem o mundo. Aprender e compartilhar o conhecimento. Eis o meu desafio!"

Veja também:
28/04/2012 - TV Alterosa - "Minas Movimenta" - Educação - Passaporte para uma realidade melhor
02/12/2011 - National Geographic Brasil - Pais e professores conhecem o Rio
Facebook - Gabriel Egidio do Carmo 
E-mail -suburbanodigital@yahoo.com.br
 

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...