PESQUISAR ESTE BLOG

As camadas da atmosfera da Terra

A atmosfera da Terra é dividida em cinco camadas principais, organizadas da superfície em direção ao espaço: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. 




Essas camadas são separadas por variações de temperatura e possuem características distintas: a troposfera é onde ocorrem os fenômenos climáticos, a estratosfera abriga a camada de ozônio, e a termosfera é o local onde acontecem as auroras.

Mapa - Municípios da província do Moxico Leste

 


Os três tipos principais de rochas

Os três tipos principais de rochas, classificados pela sua origem, são as rochas ígneas (ou magmáticas), formadas pelo resfriamento do magma; as rochas sedimentares, criadas pelo acúmulo e compactação de sedimentos; e as rochas metamórficas, que se originam da transformação de rochas preexistentes sob intensa pressão e temperatura.



1. Rochas Ígneas (ou Magmáticas) 
Formação: Resultam do resfriamento e solidificação do magma (rocha derretida dentro da Terra) ou da lava (magma que chega à superfície). Exemplos: Granito, basalto e obsidiana. 


2. Rochas Sedimentares 
Formação: Formam-se pela deposição, compactação e cimentação de fragmentos de outras rochas (sedimentos), que podem ser transportados por água, vento ou gelo. Exemplos: Arenito, argilito e conglomerado. 


3. Rochas Metamórficas 
Formação: Ocorrem quando rochas ígneas, sedimentares ou mesmo outras rochas metamórficas são submetidas a altas temperaturas e/ou pressões, alterando suas propriedades minerais e estrutura. Exemplos: Mármore (a partir do calcário), xisto e quartzito.