PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Hora GMT ou Hora UTC?

É bem simples. A escala de tempo UTC é o Tempo Universal Coordenado, que é a referência da Hora Mundial, antiga Greenwich Mean Time, GMT. O UTC é baseado nos padrões atômicos de tempo, mas deve retratar o Dia Solar Médio – UT1 – baseado na rotação da Terra.
A hora no mundo, em relação ao UTC

UTC é uma escala de tempo coordenado, mantida pela Agência Internacional de Pesos e Medidas e utilizada como padrão de “hora certa” no controle de tráfego aéreo e serviços de meteorologia aeronáutica. O UTC substitui o GMT (Greenwich Meridian Time) ou Z (Zulu), que é baseado na hora local de Greenwich, Inglaterra. Pode ser considerado equivalente ao GMT sempre que não forem importantes as frações de segundo. O sistema UTC foi desenvolvido pela ITU/UIT em 1970. Como não foi possível obter consenso quanto à sigla (CUT em inglês ou TUC em francês), decidiu-se adotar UTC como uma solução de compromisso.

NOTA: Um relógio UTC tem a mesma variação relativa que um relógio com o Tempo Atômico Internacional (TAI), diferindo entretanto por um número inteiro de segundos chamados segundos intercalados. A escala UTC é ajustada pela inserção ou retirada de segundos (segundos intercalados positivos ou negativos) assegurando uma concordância aproximada com o UT1 (também conhecida como Data Juliana).

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...