terça-feira, 17 de junho de 2014

Por que o Sul fica embaixo do mapa?

 Quem foi que disse que o sul sempre tem que ser embaixo? O mundo não é redondo? (Não.)

Antes de mais nada é necessário entender que um mapa sempre deixa transparecer os interesses de quem o faz. A escolha dos referenciais cartográficos tem sim muitos componentes político-ideológicos. O fato de o sul ficar na parte baixo do mapa é uma simples convenção sem nenhum caráter científico. 

O norte normalmente aparece na parte de cima do mapa. O mapa convencional traz o Norte em cima porque, na Europa, os viajantes, especialmente durante as Grandes Navegações, utilizavam a estrela polar ( referência do polo astronômico Norte) para se localizar à noite. E a sua permanência deve-se aos processos coloniais que contribuíram para a difusão da forma europeia de representar o mundo.

“No Brasil, é impossível vê-la. Deveríamos usar mapas que seguissem a direção do Cruzeiro do Sul (referência do polo astronômico Sul)”, afirma o administrador de empresas Stephen Kanitz.
3 Créditos
Por que o norte fica em cima do mapa? - Superinteressante
Por que o norte fica na parte superior do mapa e o sul fica na parte inferior? Como sabemos que não é ao contrário? - Galileu
Que mundo é este? - Isto É Independente

Nenhum comentário: