PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

Questão de Geografia - UNESP 2024 - A Organização das Nações Unidas (ONU) confirmou, por meio de projeções, que a Índia ultrapassou a China

UNESP 2024 - A Organização das Nações Unidas (ONU) confirmou, por meio de projeções, que a Índia ultrapassou a China em tamanho de população no mês de abril de 2023. Com isso, a Índia se tornou o país mais populoso do planeta e tirou a preeminência chinesa que durava desde 1950, quando começou a contagem pela ONU. A marca de se tornar o país mais populoso do mundo também coloca questões para o futuro indiano. A principal delas é se o país conseguirá repetir o sucesso econômico chinês nas últimas décadas, que, impulsionado por uma mão de obra abundante e barata, hoje, segundo analistas, coloca Pequim como uma superpotência em ascensão. Ainda assim, a Índia deve se beneficiar do que é chamado de “bônus demográfico”. 
(www.estadao.com.br, 29.04.2023. Adaptado.) 

a) Identifique os dois conceitos que tratam do crescimento de uma população. 
b) Considerando o perfil demográfico indiano, explique o que é “bônus demográfico” e cite um desafio socioeconômico a ser administrado pela Índia diante dessa condição.

RESPOSTA:
a) Os conceitos que tratam do crescimento de uma população são: o crescimento vegetativo, que resulta da diferença entre as taxas de natalidade e de mortalidade, e a taxa de migração, diferença entre a taxa de emigração (saída de indivíduos) e taxa de imigração (entrada de indivíduos). 

b) “Bônus demográfico” é uma expressão que define um momento na evolução da população de um país no qual o percentual de indivíduos em idade ativa é superior ao de não ativos. Esse momento decorre do amadurecimento da população – redução da taxa de natalidade e aumento da expectativa de vida. Nessa situação, o aumento da força de trabalho possibilita uma ampliação do mercado consumidor – isso, somado ao maior número de ativos, pode impactar positivamente na expansão da atividade econômica do país. Para isso o país terá de superar o desafio da ampliação da oferta de empregos e da infraestrutura para atender a crescente demanda de consumidores. 

Nenhum comentário: