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domingo, 30 de novembro de 2014

Quantos países existem atualmente?

por Gabriel, editor do Blog de Geografia

A ONU conta 193, mas o Banco Mundial  e a Fifa ( Federação Internacional de Futebol Associado) tem números diferentes

Vamos considerar neste post os países  membros da ONU até este ano. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), existem 193 países independentes. Note-se que essa não é a única resposta, só que é a resposta aceita pela ONU. Mas há algumas ausências nesta lista. As 3 mais conhecidas são:
Kosovo: a Rússia bloqueia a entrada deste país na ONU
Vaticano: Estado "observador permanente", com direito a voto nas conferências
Taiwan: a China considera Taiwan como uma província rebelde


A ONU não considera possessões e territórios.  Para ser "sócio do clube" , o país deve ter fronteiras definidas, sustentação econômica e soberania nacional (reconhecimento de outros países da ONU, principalmente dos mais fortes). No entanto, existem os "quase países", aqueles que só falta entrarem no mapa. A Somalilândia, por exemplo, só está ausente do atlas e da existência formal, porque nenhuma nação reconheceu sua independência. É difícil entender, mas a Somalilândia é um país de verdade, mas não existe.

11 Créditos
Quantos países existem atualmente? - Mundo Estranho
Quantos países existem no planeta? - Recreio
Quantos países há no mundo? - Recreio
Sudão do Sul é o 193º Estado-Membro das Nações Unidas - ONU Brasil
Quantos países tem o mundo? - Estadão
Estado-Membro - Info ONU
O tamanho do mundo - Jornal do Comércio Online
Afinal, o que é um país? Superinteressante
Kosovo Independente - Veja
Somalilândia faz 17 anos em paz, após guerra civil - Folha de São Paulo
Segunda divisão da ONU - Superinteressante

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Download do livro: Milton Santos - O espaço da cidadania e outras reflexões

Fundação Ulysses Guimarães oferece download grátis do livro Milton Santos - o espaço da cidadania e outras reflexões

A Fundação Ulysses Guimarães disponibiliza, então, por esta coletânea, textos originais que enfocam o pensamento de Milton Santos para que o leitor o interprete segundo sua própria convicção.

Milton Santos certamente se enquadra em uma dessas personalidades que fazem a diferença. Foi livre pensador focado na urbanização do terceiro mundo e defensor de um novo modelo de globalização, recebendo, por isso, o título de Doutor Honoris Causa. Milton foi o único brasileiro a receber o mais alto prêmio internacional em geografia, o Vautrin Lud, em 1994, do qual foi dignamente merecedor porque soube refletir sobre as problemáticas de seu tempo e, além disso, equacioná-las.
Santos, Milton O espaço da cidadania e outras reflexões / Milton Santos; 
organizado por Elisiane da Silva; Gervásio Rodrigo Neves; Liana Bach Martins. – Porto Alegre: Fundação Ulysses Guimarães, 2011. (Coleção O Pensamento Político Brasileiro; v.3).

*Com informações da Fundação Ulysses Guimarães e Suburbano Digital.

domingo, 16 de novembro de 2014

Inscrição de candidatos para designação 2015 - Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

Novo! Designação MG 2015 - Resolução SEE nº 2.741, de 20 de janeiro de 2015

Inscrição no banco de designação terá início no dia 17 de novembro pelo site da Secretaria de Estado de Educação -  Minas Gerais
Inscrição de candidatos para designação 2015
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
Período de inscrições para a Designação: 17/11/2014 09:00hs até 04/12/2014 23:00hs.
Para fazer a sua inscrição acesse o site http://www.designaeducacao.mg.gov.br

Inscrições
Os candidatos interessados em exercer função pública nas escolas estaduais e para a função de Analista Educacional / Inspetor Escolar nas Superintendências Regionais de Ensino deverão efetuar a inscrição pela internet no período de 17 de novembro a 04 de dezembro, no horário das 9h às 17h.

Os interessados em se inscrever para atuarem nos Centros de Apoio Pedagógico a Pessoas com Deficiência Visual (CAP), Centros de Capacitação de Profissionais de Educação e Atendimento à Pessoas com Surdez (CAS) e núcleos de capacitação na área de Educação especial deverão se inscrever nas próprias unidades, no mesmo período e horário.

O mesmo vale para os candidatos que desejarem atuar como professores nos Conservatórios Estaduais de Música; professores para atuação em componentes curriculares, técnicos profissionalizantes, em escolas com autorização para a oferta de educação profissional; e servidores para atuação em projetos autorizados para escolas específicas, pela SEE, nos componentes curriculares em que não haverá inscrição via internet.

Público-alvo

Poderão se inscrever na internet para a função pública na rede estadual de ensino: Analista Educacional/ Inspetor Escolar, Analista de Educação Básica (Assistente Social, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Psicólogo ou Terapeuta Ocupacional); Assistente Técnico de Educação Básica (Auxiliar de Secretaria, Agente Educacional, Auxiliar da Área Financeira); Auxiliar de Serviços de Educação Básica; Especialistas em Educação Básica (orientador Educacional ou Supervisor Pedagógico); e professor de Educação Básica.

Cronograma
Veja abaixo o cronograma, de acordo com o anexo III da Resolução:

-17/11 a 04/12/2014: Inscrição dos candidatos à designação.

-05 a 19/12/2014: Classificação dos candidatos inscritos.

-20/12/2014: Divulgação da classificação dos candidatos inscritos.

-Até 17/01/2015: Divulgação das listagens de classificação por meio de CD.

As normas de designação de servidores para o exercício de função pública para atuação nas escolas estaduais e para a função de Analista Educacional/ Inspetor Escolar nas Superintendências Regionais de Ensino serão definidas em resolução especifica.

Designação

A designação é a forma de preenchimento de cargo a título precário para assegurar o funcionamento das escolas estaduais conforme prevê o artigo 10 da Lei 10254/1990. Quando uma professora efetiva tira uma licença maternidade em uma escola estadual, por exemplo, ela é substituída por um professor designado durante o período da licença. A inscrição no cadastro é essencial, pois garante prioridade aos candidatos que concorrerão às vagas de designação no ano que vem. O concursado que ainda não foi nomeado terá prioridade se quiser concorrer a uma vaga de designação, em seguida a prioridade é do candidato inscrito no cadastro.

sábado, 8 de novembro de 2014

10 músicas para refletir sobre Consciência Negra

Neste mês de Consciência Negra, conheça 10 excelentes músicas que estimulam a reflexão sobre a situação do negro no Brasil. 
1.Canto Das Três Raças - Clara Nunes
Tema: A formação do povo brasileiro tendo como foco a miscigenação.

2. Falsa Abolição - Tarja-preta 
Tema: A condição da mulher negra na sociedade brasileira hoje
Tarja Preta é um grupo feminino de rap nacional, formado por
 Joyce Fernandes (Preta-Rara) e Jackeline Pereira (Negra Jack).
3. Olhos Coloridos - Olhos Coloridos, na voz de Sandra de Sá
Tema: A celebração da mistura étnica brasileira, a exaltação da beleza de ser "sarará crioulo".

4. Negro Drama - Racionais Mc's 
 Tema: A denúncia do preconceito racial contra os negros

5. Quilombo, O Eldorado Negro - Gilberto Gil
Tema : A resistência negra, a criação dos quilombos.

6. Racismo é Burrice - Gabriel O Pensador
Tema: Discutir o racismo em suas várias formas.

7. Zumbi - Jorge Ben Jor

8. O Preto Em Movimento - MV Bill
Tema: Não sou o movimento negro, sou o preto em movimento.

9. Sou Negrão - Rappin Hood
Tema:  Um verdadeiro manifesto negro.

10. Ilê Pérola Negra - Daniela Mercury 
Tema:  A riqueza da cultura afro-brasileira.

Esse é mais um post do Suburbano Digital, o Blog de Geografia. 

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

10 maneiras de contribuir para uma infância sem racismo

Seria possível termos todas as crianças livres dos efeitos da discriminação racial?
Depende de nós!
Confira a  lista da Unicef de  dez maneiras de contribuir para uma infância sem racismo

1. Eduque as crianças para o respeito à diferença. Ela está nos tipos de brinquedos, nas línguas faladas, nos vários costumes entre os amigos e pessoas de diferentes culturas, raças e etnias. As diferenças enriquecem nosso conhecimento.

2. Textos, histórias, olhares, piadas e expressões podem ser estigmatizantes com outras crianças, culturas e tradições. Indigne-se e esteja alerta se isso acontecer – contextualize e sensibilize!

3. Não classifique o outro pela cor da pele; o essencial você ainda não viu. Lembre-se: racismo é crime.

4. Se seu filho ou filha foi discriminado, abrace-o, apoie-o. Mostre-lhe que a diferença entre as pessoas é legal e que cada um pode usufruir de seus direitos igualmente. Toda criança tem o direito de crescer sem ser discriminada.

5. Não deixe de denunciar. Em todos os casos de discriminação, você deve buscar defesa no conselho tutelar, nas ouvidorias dos serviços públicos, na OAB e nas delegacias de proteção à infância e adolescência. A discriminação é uma violação de direitos.

6. Proporcione e estimule a convivência de crianças de diferentes raças e etnias nas brincadeiras, nas salas de aula, em casa ou em qualquer outro lugar.

7. Valorize e incentive o comportamento respeitoso e sem preconceito em relação à diversidade étnico-racial.

8. Muitas empresas estão revendo sua política de seleção e de pessoal com base na multiculturalidade e na igualdade racial. Procure saber se o local onde você trabalha participa também dessa agenda. Se não, fale disso com seus colegas e supervisores.

9. Órgãos públicos de saúde e de assistência social estão trabalhando com rotinas de atendimento sem discriminação para famílias indígenas e negras. Você pode cobrar essa postura dos serviços de saúde e sociais da sua cidade. Valorize as iniciativas nesse sentido.
10. As escolas são grandes espaços de aprendizagem. Em muitas, as crianças e os adolescentes estão aprendendo sobre a história e a cultura dos povos indígenas e da população negra; e como enfrentar o racismo. Ajude a escola de seus filhos a também adotar essa postura.

*Com informações  do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF © UNICEF.

sábado, 1 de novembro de 2014

O que é a favela, afinal?

" A favela é um território constituinte da cidade caracterizada, em parte ou em sua totalidade, pelas seguintes referências: 
- insuficiência histórica de investimentos do Estado e do mercado formal, principalmente o imobiliário, financeiro e de serviços;
- forte estigmatização sócio-espacial, especialmente inferida por moradores de outras áreas da cidade;
- níveis elevados de subemprego e informalidade nas relações de trabalho;
- edificações predominantemente caracterizadas pela autoconstrução, que não se orientam pelos parâmetros definidos pelo Estado;
- apropriação social do território com uso predominante para fins de moradia;
- indicadores educacionais, econômicos e ambientais abaixo da média do conjunto da cidade;
- ocupação de sítios urbanos marcados por um alto grau de vulnerabilidade ambiental;
- grau de soberania por parte do Estado inferior à média do conjunto da cidade;
- alta densidade de habitações no território;
- taxa de densidade demográfica acima da média do conjunto da cidade;
- relações de vizinhança marcadas por intensa sociabilidade, com forte valorização dos espaços comuns como lugar de encontro;
- alta concentração de negros (pardos e pretos) e descendentes de indígenas, de acordo com a região brasileira;
- grau de vitimização das pessoas, sobretudo a letal, acima da média da cidade.

Para acessar a publicação completa "O que é favela, afinal?  siga o link aqui!