PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 28 de março de 2013

Questão de Geografia - Vestibular - O país da soja

Questão de Geografia da UERJ 2013 - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - O país da soja
Nas últimas décadas, o avanço do cultivo da soja no Brasil, além de incorporar novas áreas, causou diversas modificações nos ecossistemas do país.
Identifique dois biomas brasileiros que sofreram expressiva degradação em função da recente expansão da soja no território nacional.
Aponte, também, dois fatores que explicam o elevado crescimento de sua produção na região central do Brasil. 

Resposta comentada:
O recente avanço da cultura da soja sobre grandes porções do território brasileiro gerou um conjunto de impactos do ponto de vista ambiental, como, por exemplo, o desmatamento de significativas extensões de vegetação natural. Entre os biomas mais atingidos pela substituição de suas espécies por esse cultivo estão os campos limpos, no sul do país; o cerrado, na parte central; e a Amazônia, ao norte do território.
Entre os fatores que contribuem para a expansão da soja na região central do país estão o baixo valor da terra; o estabelecimento e o desenvolvimento das agroindústrias nessa área; as melhorias efetuadas no sistema de transporte regional; o relevo plano, com pequenas inclinações, que favorece substancialmente a mecanização; o desenvolvimento tecnológico para a produção de soja, executado por empresas de pesquisa agrícola, como a Embrapa; a concessão de incentivos fiscais pelos governos federal e estadual para a abertura de novas áreas de produção, a aquisição de máquinas e a construção de silos e armazéns.

Questão de Geografia - Vestibular - Política da Boa Vizinhança

Questão de Geografia da UERJ 2010 - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Política externa estadunidense para a América Latina na década de 1940.
Você já foi à Bahia?
As artes são frequentemente utilizadas como instrumento de propaganda política e ideológica. Os desenhos de Disney, por exemplo, foram peça importante para a estratégia geopolítica dos E.U.A. para a América Latina, como se observa no texto acima.
Essa estratégia geopolítica norte-americana foi concretizada na década de 1940 por meio de um conjunto de ações que ficou conhecido como:
(A) Aliança para o Progresso
(B) Política da Boa Vizinhança
(C) América para os Americanos
(D) Doutrina do Destino Manifesto
Alternativa correta: (B)
Comentário da questão:
No período da Segunda Guerra Mundial, a política externa norte-americana para a América Latina foi marcada pela estratégia de estreitamento dos laços com os principais países dessa parte do continente. Essa política ficou conhecida como "Política da Boa Vizinhança" justamente por ser pautada em iniciativas que visavam a construir uma visão positiva do "gigante" do norte. Dentre essas iniciativas, merece destaque a propaganda político-ideológica feita por meio das produções dos Estúdios Disney, que tinham por objetivo fundamental difundir uma percepção coletiva da existência de fortes vínculos cooperativos entre as nações do continente americano.

Questão de Geografia - Vestibular - As diferenças socioeconômicas do mundo contemporâneo

Questão de Geografia da UERJ 2010 - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - As diferenças socioeconômicas do mundo contemporâneo

A técnica de anamorfose, utilizada nas figuras abaixo, representa a área de cada país de forma proporcional à grandeza considerada, no caso, a distribuição social da renda.
Identifique um país com repartição equilibrada da riqueza e a região com maior disparidade na sua distribuição de renda. Apresente também duas causas socioeconômicas para a desigual distribuição de renda no Brasil.
Resolução comentada
Nos dois cartogramas estão representadas, pela técnica de anamorfose, as dimensões territoriais de cada país em proporção à parcela da renda mundial que está em poder dos 10% mais ricos ou dos 10% mais pobres dessas sociedades. A análise desses dois extremos da estrutura social, sob o ponto de vista da renda, permite inferir se a distribuição social da riqueza está ou não muito concentrada, nos diferentes países e regiões do globo.
A partir dessa ótica, é possível identificar os seguintes países com bom nível de distribuição da renda: Japão, Coreia do Sul, EUA, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e os países da Europa Ocidental. O grande contraste entre a área da América Latina no primeiro e no segundo cartogramas indica a maior concentração de renda nessa região em relação às demais.
O Brasil se encontra entre as nações com processo bastante acentuado de concentração da riqueza, em função, dentre outras causas socioeconômicas, de sua concentração fundiária histórica, da debilidade dos serviços sociais públicos que oferece, do nível relativamente baixo de formalização de seus trabalhadores e do período prolongado de inflação elevada registrado no final do século XX.

Questão de Geografia - Vestibular - Energia Nuclear no Brasil

Questão de Geografia da UERJ 2010 -Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Energia Nuclear no Brasil

Há 34 anos, os governos do Brasil e da Alemanha firmavam programa de cooperação que previa a construção de oito centrais termonucleares, além de usinas de enriquecimento de urânio e de reprocessamento do combustível nuclear.
Além das irregularidades apontadas na reportagem, o atual programa nuclear brasileiro tem como principal problema:
(A) risco de poluição ambiental
(B) inviabilidade da tecnologia adotada
(C) ausência de fontes de investimentos
(D) indisponibilidade de mão-de-obra qualificada

Alternativa correta: (A)
Comentário da questão:
Criado em 1975, pelo governo do presidente Ernesto Geisel, o programa nuclear brasileiro previa investimentos vultosos, por meio de parceria entre o Estado e empresas alemãs. Em princípio, o Brasil deveria se tornar referência em tecnologia nuclear na América Latina. Transformações políticas subsequentes, no entanto, frustraram sensivelmente essa pretensão. De acordo com a reportagem, o país hoje enfrenta sérios problemas de segurança nuclear, com destaque para os riscos de poluição ambiental, face ao contexto internacional de crescentes denúncias sobre acidentes e de expansão da defesa de fontes energéticas alternativas.

Questão de Geografia - Vestibular - Tensões geopolíticas e econômicas na América Latina

Questão de Geografia da UERJ -Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Tensões geopolíticas e econômicas na América Latina
A capa da revista ilustra mudanças políticas na tradicional relação entre os Estados latino-americanos, antes aliados na busca de maior autonomia.
Uma dessas mudanças pode ser exemplificada por:
(A) estatização dos recursos naturais da Bolívia
(B) implementação da política livre-cambista da Argentina
(C) ampliação do movimento de privatizações na economia da Venezuela
(D) incorporação do socialismo cubano ao projeto nacionalista da Colômbia

Alternativa correta: (A)
Países da América do Sul vêm implementando novas políticas diante do avanço do neoliberalismo. A combinação entre a história da luta por independência, as ações nacionalistas e as críticas ao capitalismo com mobilizações coletivas próximas do socialismo cubano, transformado em símbolo, configura um quadro de oposição à política de globalização associada aos EUA. A estatização dos recursos naturais pela Bolívia, mesmo afetando um país aliado como o Brasil, é um exemplo de ação nacionalista.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Concurso SEE MG 2011 - Saiu a 2ª convocação para exame médico pré-admissional - PEB

A listagem com data e horário de perícia dos candidatos nomeados foi divulgada nesta segunda-feira (25-03) e o início dos exames admissionais é dia 03-04. Confira as listas:
 Os candidatos nomeados devem providenciar todos os exames exigidos no item 1.3 da nota de esclarecimento nº6. Para outras informações os candidatos podem entrar em contato com a SCPMSO pelo telefone (31) 3239-6310 ou pelo e-mail scpmso.informa@planejamento.mg.gov.br
No dia da perícia, o candidato deve apresentar uma série de documentos, além dos resultados de exames laboratoriais exigidos em edital. A lista dos exames exigidos, assim como todas as informações necessárias sobre a perícia média podem ser encontradas na nota de esclarecimento 06, disponível no site da Seplag. Recomenda-se que o candidato leia atentamente esse documento assim que sua nomeação for publicada.
Educação nomeia mais três mil professores aprovados no último concurso público. Foto: Divulgação SEE
Educação nomeia mais três mil professores aprovados no último concurso público. Foto: Divulgação SEE
Neste segundo lote de publicações, foram nomeados três mil docentes, para os cargos de Professor de Educação Básica nas disciplinas de Artes, Biologia/Ciências, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna Espanhol, Língua Estrangeira Moderna Inglês, Português, Matemática e Química.
Concurso
O concurso público da Secretaria de Educação foi realizado em 2012 e abriu, no total, 21.377 vagas para diversas carreiras da educação. Para os cargos de professores foram abertas 13.993 vagas em todo o Estado no último concurso público. A Secretaria de Educação pode nomear os aprovados ao longo de todo o prazo de validade do certame, que é de dois anos, prorrogável por mais dois, a partir da homologação.
O concurso da Secretaria de Estado de Educação disponibilizou vagas para professor nas áreas de Arte, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna - Espanhol, Língua Estrangeira Moderna - Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Química, Sociologia e para atuação nos anos iniciais do ensino fundamental. Para o cargo de professor, o concurso exigiu formação de nível superior.
Cerca de 4,5 mil candidatos aprovados para os cargos administrativos já foram nomeados e estão em exercício.
Com informações da Agência Minas.
Para mais informações acesse este link aqui! 

UERJ - Questões de vestibular sobre fontes de energia

Assuntos: petróleo, biocombustíveis, efeito estufa, aquecimento global, energia eólica e fotovoltaica
(Questão 01 - UERJ 2008) O uso da energia nuclear ainda é considerado uma opção polêmica. Pela análise do gráfico, pode-se identificar o período em que os investimentos nessa forma de gerar energia alcançaram o seu auge.

Adaptado de L' Atlas du Le Monde Diplomatique. Paris: Armand Colin, 2006.
As duas conjunturas que explicam os altos investimentos nesse período são:
(A) política da Detente e crise ambiental
(B) integração européia e Guerra do Golfo
(C) crise do petróleo e corrida armamentista
(D) enfraquecimento da OPEP e Guerra Fria

Comentário da questão:
De acordo com o gráfico, o apogeu dos investimentos em energia nuclear corresponde ao período entre 1968 e 1985. A partir do reconhecimento desse recorte temporal e recorrendo aos necessários conhecimentos prévios acerca da economia e da geopolítica do período, é possível apontar as duas explicações para o fenômeno em questão:
Crise do petróleo: a acentuada elevação dos preços dessa fonte de energia na década de 1970 estimulou a busca por fontes alternativas, dentre as quais se destaca a nuclear, especialmente atraente para países com elevado desenvolvimento tecnológico e carentes de reservas de combustíveis fósseis.
Corrida armamentista: além do propósito de diversificação da matriz energética, os investimentos na energia nuclear também foram intensificados pelo interesse das grandes potências de produzir materiais físseis para fins militares. Essa estratégia era particularmente importante em um contexto geopolítico baseado na dissuasão do antagonista pelo estoque acumulado de ogivas nucleares.

(Questão 02 - UERJ 2008)
Lula defende biocombustíveis das críticas crescentes

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a produção de biocombustíveis pelo Brasil rejeitando as críticas de que ela acelera o aumento dos preços dos alimentos em todo o mundo e prejudica o meio ambiente.
As crescentes críticas são um desafio à diplomacia brasileira e ao auge das exportações agrícolas, que transformaram o Brasil no maior exportador mundial de etanol derivado da cana-de-açúcar.
Competidores e críticos tentaram relacionar várias das exportações agrícolas do país, da carne à soja, com a destruição do meio ambiente e com más condições de trabalho.
RAYMOND COLITT, em 16/04/2008
Adaptado de www.estadao.com.br
O debate a respeito do uso de biocombustíveis não envolve apenas questões ambientais, mas também diferentes interesses econômicos. Neste último caso, encontram-se países e empresas que lucram com a utilização em larga escala dos combustíveis fósseis e produtores de biocombustíveis. Nesse campo de lutas, o Brasil emerge como um potencial ator de primeira grandeza, posicionando-se no centro dessa polêmica.
Um alegado risco ambiental decorrente da maior produção de biocombustíveis no Brasil e uma vantagem territorial que fundamenta a defesa desta política de Estado, respectivamente, são:
(A) desertificação - abundância de recursos hídricos
(B) degradação dos solos - predomínio de solos férteis
(C) desmatamento - disponibilidade de terras não cultivadas
(D) disseminação de pragas - ocorrência de climas temperados

Comentário da questão:
A possibilidade de ampliar a participação dos biocombustíveis na matriz energética mundial abriu um debate que envolve argumentos ambientais, técnicos e econômicos. Nesse quadro, o Brasil se destaca como um dos países com maior potencial para produzir biocombustíveis em larga escala e de forma eficiente, tanto do ponto de vista econômico quanto do ambiental. Apesar disso, uma das críticas apontadas pelos ambientalistas diz respeito à possibilidade de ampliação do desmatamento, sobretudo na Amazônia, agravando o ritmo já preocupante desse problema na região. Por outro lado, o governo brasileiro argumenta que o país é um caso único de nação com ampla extensão de terras ainda não cultivadas em terras já desmatadas e subutilizadas, seja porque estão ociosas, seja porque estão dedicadas a atividades de baixa produtividade, como a pecuária extensiva.
(Questão 03 - UERJ 2012)  A Conferência de Copenhagen (COP-15), em 2009, foi mais uma reunião realizada com o objetivo de estabelecer um novo acordo global sobre clima, baseado no conceito do desenvolvimento sustentável.
 Apresente a meta principal da proposta de desenvolvimento sustentável. Em seguida, defina os processos planetários denominados “efeito estufa” e “aquecimento global”.  
Comentário da questão:
Uma da principais propostas do Relatório Brundtland, elaborado nos anos 1980, foi a do desenvolvimento sustentável, que estabelecia o propósito de organizar o sistema socioeconômico mundial de modo a garantir as necessidades das gerações atuais, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as próprias demandas. Essa preocupação resultou do crescimento da consciência internacional a respeito do agravamento dos problemas climáticos em escala global. Dentre esses problemas, está o do “Aquecimento Global”, ou seja, o aumento da temperatura terrestre causado pela acumulação crescente de gases de efeito estufa na atmosfera, em função de atividades humanas, como o uso de combustíveis fósseis e outros processos em nível industrial. Ele se diferencia do “Efeito Estufa”, processo natural que ocorre quando as ondas de calor irradiadas pela superfície terrestre encontram os gases de efeito estufa, aquecendo a atmosfera em escala global.
(Questão 04 - UERJ 2013)
A ampliação do uso de fontes de energia renováveis e não poluentes representa uma das principais esperanças para a redução dos impactos ambientais sobre o planeta.
Considerando os gráficos, a distribuição espacial da produção instalada das energias eólica e fotovoltaica é explicada sobretudo pela seguinte característica dos países que mais as utilizam:
(A) matriz elétrica limpa
(B) perfil climático favorável
(C) densidade demográfica reduzida
(D) desenvolvimento tecnológico avançado
  
Comentário da questão:
A energia solar e a energia eólica fazem parte do rol de fontes alternativas aos combustíveis fósseis, principalmente em virtude de duas características: elas são renováveis e não emitem gases poluentes durante o processo de geração. O fator que representa um limite para sua maior disseminação mundial é o alto custo tecnológico de seu desenvolvimento e utilização. Nos dois mapas, estão representados os países com produção mais relevante de energia elétrica a partir dessas duas fontes. Nota-se que a utilização de ambas é mais significativa em países ricos e com nível tecnológico avançado, e não necessariamente em países com as condições naturais mais favoráveis. No caso da energia solar fotovoltaica, os países com clima desértico seriam naturalmente mais favorecidos para geração a partir da incidência solar do que a Alemanha e o Japão, os dois países com maior capacidade instalada dessa fonte, em 2004. No caso da fonte eólica, o predomínio da Europa Ocidental e dos Estados Unidos não é explicado por nenhum fator natural que privilegie esses espaços. Uma exigência para a construção de parques eólicos, por exemplo, é a disponibilidade de espaço, atributo que não é abundante na Europa Ocidental, que é densamente povoada.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Calendário Agrícola - Sazonalidade

"Conhecimento. É tudo que precisamos para evoluir. Seja ele tradicional ou técnico, o saber é base forte para a evolução.
Sabendo da importância do clima para o planejamento das atividades agrícolas este infográfico mostra informações sobre o melhor período para o plantio e a colheita das principais culturas do país".




Com informações do Ministério Do Desenvolvimento Agrário

terça-feira, 19 de março de 2013

Viagem do Conhecimento - Edição 2013 - A maior Olimpíada de Geografia do Brasil

Viagem do Conhecimento - Edição 2013 - A maior Olimpíada de Geografia do Brasil

domingo, 10 de março de 2013

Magistério: Concurso Público da Secretaria de Estado da Educação - SEDUC/RS 2013

O Concurso do Magistério da Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul - SEDUC RS, oferece dez mil vagas em todo o Estado. As inscrições podem ser feitas até quarta-feira, 13 de março de 2013, no site da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH). O prazo de validade do concurso público é de dois anos, prorrogável por igual período. Este é o segundo concurso para professores realizado pela Seduc nesta gestão.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela Internet, no Formulário Eletrônico de Inscrição específico, disponível no site da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH): www.fdrh.rs.gov.br, órgão responsável pela execução do concurso público.

O valor de inscrição é de R$ 129,70 (nível superior) e R$ 56,87 (nível médio) e o pagamento da taxa deverá ser feito, impreterivelmente, até o dia 14 de março de 2013, por meio de boleto bancário. As provas serão realizadas nos municípios-sede das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), em data a ser informada com antecedência mínima de dez dias, conforme expresso no Edital.

Atendendo à legislação, há vagas para cotistas. Dez por cento são vagas destinadas a candidatos com deficiência e 16% para negros. As provas serão por área de conhecimento e habilitação para os candidatos da Educação Básica e por área de conhecimento e eixo tecnológico para os candidatos da Educação Profissional.

Provas

O concurso terá duas provas, a objetiva, eliminatória e com 80% de peso na nota final, e a de títulos, classificatória. As provas objetivas serão compostas por dois módulos, com conteúdo específico, dependendo do cargo escolhido. Para aprovação no Concurso, o candidato deverá alcançar o percentual mínimo de 60% do total das questões de cada um dos módulos que compõem a prova objetiva, conforme previsto no Anexo 8 do Edital. O candidato que não alcançar o percentual será eliminado automaticamente.
Clique aqui para ter acesso ao site da FDRH.

Acesse a página oficial do Suburbano Digital no Facebook
Clicando em CURTIR você acompanha as mais recentes novidades sobre Educação e variedades. 
Participe com a gente. Compartilhe!

sexta-feira, 8 de março de 2013

Resultado do PEP 2013 - Confira a lista dos classificados

PEP divulga lista dos classificados - Programa de Educação Profissional PEP 2013-  Blog de Geografia
Já saiu o resultado oficial do exame de seleção dos candidatos para os cursos do Programa de Educação Profissional - PEP,  da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais - SEE MG. Confira o resultado no link abaixo.
Resultado Oficial do PEP 2013 - Resultado Oficial do PRONATEC 2013 

O PEP 2013 e o PRONATEC irão beneficiar os candidatos aprovados, proporcionando a realização de um curso técnico gratuito. Esse benefício deve ser recebido pelos futuros alunos com muita seriedade e responsabilidade. 

PEP: para alunos da rede estadual que estejam cursando a 2ª ou 3ª séries do Ensino Médio ou EJA Presencial e para egressos do Ensino Médio de qualquer rede, desde que não estejam cursando o ensino superior.

PRONATEC: para alunos da 1ª, 2ª, ou 3ª séries do Ensino Médio ou EJA Presencial das redes públicas municipais, estadual ou federal e, conforme Medida Provisória (MP 593/2012) também poderão se inscrever os egressos do ensino médio de qualquer rede.


Acesse a página oficial do Suburbano Digital no Facebook
Clicando em CURTIR você acompanha as mais recentes novidades sobre Educação e variedades. 
Participe com a gente. Compartilhe!
Foto: Divulgado em www.pepminas.com.br, o gabarito oficial das provas realizadas no último domingo, 13. Acesse: http://migre.me/cOm7t
Acompanhe o calendário
- 19/02/2013: publicação do resultado do processo seletivo
- 25/02 a 1º/03/2013: matrícula dos candidatos aprovados 
- 04/03 a 08/03/2013: matrícula para os candidatos excedentes
- 04/2013: início das aulas para os matriculados

quinta-feira, 7 de março de 2013

SEE MG - Já saiu 1ª convocação para exame médico pré-admissional - PEB

Professor de Educação Básica nas disciplinas de Física, Língua Estrangeira Moderna Espanhol, Língua Estrangeira Moderna Inglês e Português

EDITAL SEPLAG/SEE Nº. 01 /2011 - Concurso SEE MG 2011 - Convocação para exame pré admissional para o cargo de Professor da Educação Básica  - .pdf
Concurso público para provimento de cargos das carreiras de Professor da Educação Básica, Analista Educaciona, Especialista em Educação Básica, Assistente Técnico Educacional e Assistente Técnico de Educação Básica, do quadro de pessoal da Secretaria de Estado da Educação.
Professor de Educação Básica nas disciplinas de Física, 
Língua Estrangeira Moderna Espanhol, Língua Estrangeira Moderna Inglês e Português

Foi publicada no Diário Oficial dos Poderes do Estado de terça-feira (05-03) a primeira lista de professores aprovados no último concurso público da Secretaria de Estado de Educação (SEE). Na edição foram publicadas as nomeações de 1.763 docentes, para os cargos de Professor de Educação Básica nas disciplinas de Física, Língua Estrangeira Moderna Espanhol, Língua Estrangeira Moderna Inglês e Português. Até julho deste ano, serão nomeados cerca de 11,7 mil.
As nomeações serão publicadas em grupos, de modo a facilitar a realização dos exames admissionais dos novos servidores. No total, foram abertas 13.993 vagas para os cargos de professores em todo o Estado no último concurso público. A Secretaria de Educação pode nomear os aprovados ao longo de todo o prazo de validade do certame, que é de dois anos, prorrogável por mais dois, a partir da homologação
A Superintendência Central de Perícia Médica e Saúde Ocupacional  - SCPMSO -  informa:

IMPORTANTE
A listagem com data e horário de perícia foi divulgada hoje 07.03.2013 (quinta - feira). Os candidatos que forem nomeados já devem providenciar todos os exames exigidos no item 1.3 da Nota de Esclarecimento nº 06.



Acesse a página oficial do Suburbano Digital no Facebook
Clicando em CURTIR você acompanha as mais recentes novidades sobre Educação e variedades. Participe com a gente!

terça-feira, 5 de março de 2013

SEE MG - Quase dois mil professores aprovados em concurso público da Educação têm suas nomeações publicadas

Nomeações serão publicadas em grupos e, até julho deste ano, cerca de 11,7 mil serão nomeados

Foi publicada no Diário Oficial dos Poderes do Estado desta terça-feira (05-03) a primeira lista de professores aprovados no último concurso público da Secretaria de Estado de Educação (SEE). Na edição de hoje foram publicadas as nomeações de 1.763 docentes, para os cargos de Professor de Educação Básica nas disciplinas de Física, Língua Estrangeira Moderna Espanhol, Língua Estrangeira Moderna Inglês e Português. Até julho deste ano, serão nomeados cerca de 11,7 mil.
As nomeações serão publicadas em grupos, de modo a facilitar a realização dos exames admissionais dos novos servidores. No total, foram abertas 13.993 vagas para os cargos de professores em todo o Estado no último concurso público. A Secretaria de Educação pode nomear os aprovados ao longo de todo o prazo de validade do certame, que é de dois anos, prorrogável por mais dois, a partir da homologação.
Uma vez publicada a nomeação, O aprovado deve se submeter a exame médico pré-admissional, a ser realizado pela Superintendência Central de Perícia Médica e Saúde Ocupacional (SCPMSO), da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). As perícias são realizadas em unidade central ou unidades regionais da Superintendência e o cronograma de convocação dos candidatos é divulgado no ambiente do site da Seplag dedicado a informações sobre o concurso público. É de responsabilidade do candidato acompanhar o cronograma de realização dos exames no site da Seplag.
No dia da perícia, o candidato deve apresentar uma série de documentos, além dos resultados de exames laboratoriais exigidos em edital. A lista dos exames exigidos, assim como todas as informações necessárias sobre a perícia média podem ser encontradas na nota de esclarecimento 06, disponível no site da Seplag. Recomenda-se que o candidato leia atentamente esse documento assim que sua nomeação for publicada.
A listagem com data e horário de perícia dos candidatos nomeados deve ser divulgada na próxima quinta-feira (07-03) e a previsão para início dos exames admissionais é dia 11-03. Para outras informações os candidatos podem entrar em contato com a SCPMSO pelo telefone (31) 3239-6310 ou pelo e-mail scpmso.informa@planejamento.mg.gov.brO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .
Concurso
O concurso público da Secretaria de Educação foi realizado em 2012 e abriu, no total, 21.377 vagas para diversas carreiras da educação. Cerca de 4,5 mil candidatos aprovados para os cargos administrativos já foram nomeados e estão em exercício. Nesta segunda etapa de nomeações, serão publicados os atos dos professores.
O concurso da Secretaria de Estado de Educação disponibilizou vagas para professor nas áreas de Arte, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna - Espanhol, Língua Estrangeira Moderna - Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Química, Sociologia e para atuação nos anos iniciais do ensino fundamental. Para o cargo de professor, o concurso exigiu formação de nível superior.
Remuneração e 1/3 da jornada
Todos os professores admitidos por concurso terão remuneração inicial de R$1.386,00 para uma jornada de trabalho de 24 horas semanais, no sistema unificado de remuneração. O valor é, proporcionalmente, 47,42% superior ao piso nacional estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC) que é R$ 1.567,00 para uma jornada de 40 horas semanais.
Além de uma remuneração acima do piso do magistério, os novos professores da rede estadual mineira iniciarão seus trabalhos com mais tempo para o planejamento de aulas. Minas Gerais regulamentou, no final do ano de 2012, a jornada de trabalho dos professores.
Com a promulgação da Lei Estadual 20.592, os docentes da rede pública estadual passaram a contar com 1/3 da jornada de trabalho para desenvolvimento de atividades extraclasse (oito horas) e os outros 2/3 para atividades de docência (16 horas). Anteriormente, a jornada de trabalho do professor reservava seis horas para as atividades extraclasse e 18 horas para as atividades em sala de aula.
Da carga horária extraclasse, o Governo de Minas permite que o professor cumpra metade em local de sua livre escolha e a outra metade na escola. Do período que deve passar na escola, o professor ainda pode utilizar 50% para atividades de capacitação. Outra inovação da Lei é que, a partir de agora, os professores que excederem sua carga horária de aulas por meio da extensão de jornada ou exigência curricular poderão incorporar gradualmente os benefícios da jornada excedente para fins de aposentadoria.

Para ver a lista de hoje, 05/03/2013, acesse http://jornal.iof.mg.gov.br/xmlui/handle/123456789/86794#
Escolha "Diário do Executivo". A lista de nomeações começa na página 05.

Acesse a página oficial do Suburbano Digital no Facebook
Clicando em CURTIR você acompanha as mais recentes novidades sobre Educação e variedades. Participe com a gente! 
 Suburbano Digital - Oficial - Facebook
Com informações daSecretaria de Estado de Educação (SEE)

segunda-feira, 4 de março de 2013

Concurso SEE MG 2011 - Convocação para exame pré admissional para o cargo de Professor da Educação Básica

EDITAL SEPLAG/SEE Nº. 01 /2011 - Concurso SEE MG 2011 - Convocação para exame pré admissional para o cargo de Professor da Educação Básica  - .pdf
Concurso público para provimento de cargos das carreiras de Professor da Educação Básica, Analista Educaciona, Especialista em Educação Básica, Assistente Técnico Educacional e Assistente Técnico de Educação Básica, do quadro de pessoal da Secretaria de Estado da Educação. 
A Superintendência Central de Perícia Médica e Saúde Ocupacional  - SCPMSO -  informa:

A listagem com data e horário de perícia será divulgada em 07.03.2013 (quinta - feira). Os candidatos que forem nomeados já devem providenciar todos os exames exigidos no item 1.3 da Nota de Esclarecimento nº 06.

Data prevista para início dos exames médicos pré admissionais:  11.03.2013.
Acesse a página oficial do Suburbano Digital no Facebook
Clicando em CURTIR você acompanha as mais recentes novidades sobre Educação e variedades. Participe com a gente!