PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 5 de novembro de 2024

Questão - A América do Sul é um subcontinente localizado na porção mais austral

A América do Sul é um subcontinente localizado na porção mais austral da América. Ao longo da sua extensão latitudinal, ela é cortada pelas seguintes linhas imaginárias:
A) Linha do Equador e Trópico de Capricórnio.
B) Trópico de Câncer e Círculo Polar Ártico.
C) Meridiano de Greenwich e Trópico de Capricórnio.
D) Trópico de Capricórnio e Trópico de Câncer.
E) Círculo Polar Ártico e Trópico de Capricórnio.

RESPOSTA:
Letra A.

A América do Sul está localizada na porção centro-sul do planeta Terra. Desse modo, ela é cortada, mais ou norte, pela Linha do Equador, e, mais ao sul, pelo Trópico de Capricórnio.

Questão - Como é corretamente denominado o processo de concentração da economia

Como é corretamente denominado o processo de concentração da economia em atividades como o comércio e os serviços?
A) Planificação
B) Terciarização
C) Estatização
D) Neoliberalismo
E) Keynesianismo

RESPOSTA:
Letra B.

A terciarização é um processo de expansão das atividades terciárias na economia. Ele representa uma maior concentração das atividades econômicas de um país e/ou região nas atividades terciárias.

As dificuldades de Thiago Leifert

O apresentador Tiago Leifert participou do podcast “Fala, Brasólho!”, no canal do Youtube Desimpedidos há alguns anos atrás.

Tiago Leifert decidiu desabafar no podcast sobre o motivo “trágico” que o fez abandonar seu curso na PUC e o apresentador virou motivo de piada nas redes por expor um “problema” muito distante da vida dos trabalhadores brasileiros, maioria essa que não possui ao menos acesso ao ensino superior.


“Na PUC (faculdade), eu tive muita dificuldade. Quando descobriram que meu pai trabalhava na Globo, minha vida na PUC acabou, essa é a grande verdade.

“Tinha um professor, que foi o grande motivo de eu ter desistido da faculdade. Ele falava assim, no meio da aula: ‘tem playboyzinho aqui que veio comprar diploma, né? Papai trabalha na grande mídia, está resolvido já’. Assim, na minha cara, juro por Deus”, relatou o ex-apresentador.

Tiago segue com sua "triste história" e relata que, após a "perseguição", deixou a PUC e foi estudar nos Estados Unidos.

Calendário Dezembro de 2024 para imprimir e colorir

Foi incluído neste arquivo, o calendário  de Dezembro de 2024 para colorir e preencher os dias do mês. Assim, o calendário poderá ser construído pelo próprio estudante.

As coordenadas geográficas extremas do México

As coordenadas extremas que enquadram o território mexicano são: 

Ao norte , o México atinge 32° 43' 06'' de latitude norte e 114° 45' de longitude oeste no local denominado Monumento 206 , na cidade mexicana de Los Algodones, estado da Baixa Califórnia , fronteira com os Estados Unidos, constituindo o extremo norte. 

Ao sul , o México atinge 14° 32' 27'' de latitude norte e 92° 13' 0'' de longitude oeste na foz do rio Suchiate perto de Ciudad Hidalgo, na fronteira com a Guatemala, ao sul de Tapachula, estado de Chiapas, constituindo o extremo sul. 

A oeste , o México atinge 118° 27' 24'' de longitude oeste e 32° 43' 06'' de latitude norte no local denominado Punta Roca Elefante na Ilha de Guadalupe, no Oceano Pacífico, sendo um ponto de referência insular. No entanto, o ponto extremo do território continental do México corresponde a 32° 32' N 117° 5' W perto de Tijuana, estado de Baja California. 

Ao leste , o México atinge 86° 42' 36'' de longitude oeste e 21° 11' de latitude norte no extremo sudeste de Isla Mujeres, estado de Quintana Roo, no Oceano Atlântico, sendo um ponto de referência insular. No entanto, o ponto extremo do território continental corresponde a 21° 8' N 86° 44' W perto de Cancún, Quintana Roo.

segunda-feira, 4 de novembro de 2024

Questão - FEPESE 2024 - Analise o texto abaixo: O El Niño caracteriza-se pelo........................mais intenso das águas

Analise o texto abaixo: O El Niño caracteriza-se pelo........................mais intenso das águas superficiais do Oceano........................ nas suas porções leste e central. 
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto. 
A) resfriamento • Pacífico 
B) resfriamento • Atlântico 
C) aquecimento • Atlântico 
D) aquecimento • Pacífico 
E) aquecimento • Índico

RESPOSTA:
Letra D.

O El Niño é um fenômeno climático natural descrito como o aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico na sua porção equatorial.

Questão - ENEM 2024 - O Círio de Nazaré é uma festa que ocorre, anualmente, na cidade de Belém do Pará

ENEM 2024 - O Círio de Nazaré é uma festa que ocorre, anualmente, na cidade de Belém do Pará, no segundo domingo do mês de outubro. Sua estrutura ritualística tem origem no catolicismo devocional que surge em Portugal por volta do século XV. Até 1789, a festa em louvor a Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, era marcada pelas ladainhas e novenas. Em 1790, a Igreja Católica autorizou a realização de festa em homenagem à Virgem. A primeira procissão ocorreu em 1793. Existindo há mais de duzentos anos, a Festa congrega um extenso mosaico de elementos integrados em diferentes planos e graus de intensidade. 
ALMEIDA. I. M. A. Revisitando o Círio de Nazaré a partir da lente sociológica de Eidorfe Moreira. Boletim do Museu Paraense Emilio Goeldi, n. 3, set.-dez. 2015 (adaptado). 

O reconhecimento da festa descrita no texto, como patrimônio histórico, encontra sustentação no(a) 
a) instituição de políticas públicas de âmbito local. 
b) registro de bens culturais de natureza imaterial. 
c) tombamento de sítios arqueológicos de propriedade privada. 
d) salvaguarda de elementos sacros de expressão regional. 
e) categorização de manifestações cristãs de caráter oficial.

RESPOSTA:
Letra B.

O Círio de Nazaré, procissão que tem sua origem em Portugal por volta do século XV, chegou ao Brasil no período colonial. Na região de Belém do Pará passou por diversas reelaborações até alcançar sua atual identidade. O reconhecimento de uma manifestação religiosa como patrimônio imaterial decorre de políticas públicas estabelecidas pelo Estado brasileiro. Na década de 1930, foi criado o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), transformado, posteriormente, em Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional que, na década de 2000, passou a considerar também o registro de patrimônios dessa natureza como bens culturais.  

Questão - ENEM 2024 - A pessoa com deficiência de qualquer modalidade — seja visual, auditiva, física ou mental

ENEM 2024 - A pessoa com deficiência de qualquer modalidade — seja visual, auditiva, física ou mental — encontra-se em uma posição de grande vulnerabilidade em relação às pessoas sem deficiência, sendo frequentemente marcante a assimetria das relações de poder na interação entre ambas. Tal assimetria de relação hierárquica é multiplicada conforme a severidade de cada caso, sendo ampliada se a pessoa com necessidades especiais pertencer a um outro grupo de risco, por exemplo, se for mulher ou criança. 
PASIAN, M. S. A negligência parental e a relação com a deficiência: o que mostra a pesquisa nacional. Revista Educação Especial, n. 53, set.-dez. 2015 (adaptado). 

A realidade abordada no texto indica a necessidade de se promover uma ética interpessoal centrada no 
a) cuidado, proteção e valorização dos indivíduos. 
b) entendimento, perdão e tolerância dos responsáveis. 
c) cerceamento, arregimentação e controle de entidades. 
d) regramento, legislação e responsabilização de culpados. 
e) ensimesmamento, interiorização e indulgência dos agentes.

RESPOSTA:
Letra A.

Questão - ENEM 2024 - Atribuo a causa desse florescimento estéril a um sistema de educação

ENEM 2024 - Atribuo a causa desse florescimento estéril a um sistema de educação falso, extraído de livros sobre o assunto escrito por homens que, ao considerar as mulheres mais como fêmeas do que como criaturas humanas, estão mais ansiosos em torná-las damas sedutoras do que esposas afetuosas e mães racionais. O entendimento do sexo feminino tem sido tão distorcido por essa homenagem ilusória de que as mulheres civilizadas de nosso século, com raras exceções, anseiam apenas inspirar amor, quando deveriam nutrir uma ambição mais nobre e exigir respeito por suas capacidades e virtudes. 
WOLLSTONECRAFT, M. Reivindicação dos direitos da mulher. São Paulo: Boitempo, 2016. 

Nesse texto, escrito no século XVIII, a autora reivindica para as mulheres a 
a) recuperação de sua participação política. 
b) equiparação de ganhos salariais. 
c) valorização de seu papel social. 
d) distinção de padrões biológicos. 
e) ocupação de cargos públicos.

RESPOSTA:
Letra C.

A autora questiona a construção da ideia do que é ser mulher elaborada por homens e difundida por meio da educação e dos livros. Dessa forma, reivindica para elas respeito por suas capacidades e virtudes, valorizando o seu papel social.

Questão - ENEM 2024 - Como conclusão provisória, parece então que a globalização

ENEM 2024 - Como conclusão provisória, parece então que a globalização tem, sim, o efeito de contestar e deslocar as identidades centradas e “fechadas” de uma cultura nacional. Ela tem um efeito pluralizante sobre as identidades, produzindo uma variedade de possibilidades e novas posições de identificação, e tornando as identidades mais posicionais, mais políticas, mais plurais e diversas; menos fixas, unificadas ou trans-históricas. HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2011. 

De acordo com o texto, o processo apresentado contribuiu para 
a) elevar a renda da população. 
b) abandonar os valores morais. 
c) estabelecer a igualdade racial. 
d) fortalecer as pautas das minorias. 
e) inverter os fluxos das migrações.

RESPOSTA:
Letra D.

Ao tomar o conceito de identidade a partir da pluralidade e não em aspectos homogeneizantes, as pautas minoritárias se fortalecem, a ponto de que a construção da humanidade passa a alicerçar-se nas divergências sociais.

Questão - ENEM 2024 - Memes e fake news: o impacto na educação das crianças

ENEM 2024 - Memes e fake news: o impacto na educação das crianças

Há quem diga que o Brasil nunca mais foi o mesmo depois dos memes. Na economia da velocidade, alguns apostam no humor, outros no engajamento político, e tem gente investindo alto na mentira também. Diante desse cenário, uma pergunta se torna essencial: será que todo mundo está conseguindo traduzir as mensagens postadas, curtidas e compartilhadas? 

Essa dúvida incentivou uma professora de língua portuguesa a desenvolver uma proposta de leitura e análise crítica de memes com estudantes do ensino fundamental, na rede pública do Distrito Federal, na cidade de Samambaia. “Percebi que muitos alunos e pais estavam divulgando conteúdos sem saber o que havia por trás das palavras”, relata a professora.

“O que antes era engraçado para os alunos passou a ser visto com outros olhos”, afirma a professora. Para ela, que utilizou a representação da criança em memes de WhatsApp como material gerador das discussões em sala de aula, aguçar o olhar sobre-essas mensagens impacta diretamente a atitude de postar, curtir e compartilhar conteúdos ao estimular o uso consciente da informação que circula nas plataformas de mídia social.
 
Letramento político e midiático é um desafio intergeracional. Em tempos de notícias falsas, de imagens manipuladas e de memes sendo usados como triunfo da verdade de cada um, checagem de informação e interpretação de texto acabam se tornando moedas valiosas. 
Disponível em: https://lunetas.com.br. Acesso em: 15 jan. 2024 (adaptado). 

Ao abordar a relação dos memes com a educação, a reportagem sustenta uma crítica à 
a) falta de fiscalização no uso de aplicativos de mensagens por crianças. 
b) divulgação de informação manipulada em postagens virtuais. 
c) utilização de ferramentas digitais no trabalho educacional. 
d) exploração de conteúdos humorísticos nas mídias sociais. 
e) propagação de mensagens com objetivos políticos.

RESPOSTA:
Letra B.

O texto explicita uma crítica à prática de divulgar conteúdos falsos ou maliciosos pelas redes sociais, descrita no trecho pela atitude de disseminá-los “sem saber o que havia por detrás das palavras”. Para combater esse comportamento, a professora fez com que, a partir do “letramento político e midiático”, postagens que, a princípio foram mal interpretadas pelos alunos, fossem compreendidas como exemplos de manipulação e desinformação.

Questão - ENEM 2024 - Os Jogos Olímpicos já não são mais os mesmos.

ENEM 2024 - Os Jogos Olímpicos já não são mais os mesmos. E isso não é nem uma crítica, nem um elogio. É uma constatação. Esse movimento começou com o vôlei de praia tornando-se esporte olímpico em 1996, passou pela chegada do BMX Racing como primeiro “radical” a entrar no programa em 2008, e agora atinge seu momento mais insólito com a inclusão do break dance como modalidade dos Jogos de Paris, em 2024. Para os mais tradicionalistas, o cruzamento da linha que delimitava o que é esporte e o que é cultura e arte é uma afronta ao espírito dos Jogos Olímpicos. Skate e surfe, que há anos têm competições na televisão, pareciam estar na divisa entre esses dois mundos, o limite do aceitável pelos puristas. O break dance estaria do lado de “lá” dessa fronteira. Para o Comitê Olímpico Internacional, a decisão faz parte de uma estratégia de se comunicar com jovens urbanos que se exercitam e se entretêm de uma maneira muito diferente da dos seus avós. 
Disponível em: www.uol.com.br. Acesso em: 19 nov. 2021 (adaptado) 
A mudança no programa olímpico mencionada no texto mostra que o esporte está se 
a) aproximando da aventura. 
b) mantendo em sua forma padrão. 
c) tornando uma forma de dança. 
d) afastando de elementos culturais. 
e) adaptando às demandas do seu tempo.

RESPOSTA:
Letra E.

Por meio de uma abordagem histórica dos jogos olimpícos ao longo de três décadas, o texto revela que algumas modalidasdes esportivas, como o break dance, foram incluídas no programa olimpíco como consequência de mudanças culturais e geracionais ocorridas na sociedade.

Questão - ENEM 2024 - O festival folclórico de Parintins, no Amazonas, anunciou que o Boi Caprichoso levou, em 2018

ENEM 2024 - O festival folclórico de Parintins, no Amazonas, anunciou que o Boi Caprichoso levou, em 2018, seu 23.o título — contra 31 do adversário Boi Garantido. Desde o fim do evento que não paro de cantar duas músicas que aprendi no Bumbódromo (arena onde ocorre o espetáculo). Revezo entre “meu amor, eu sou feliz, ééé azul o meu país”, obviamente do boi azul, o Caprichoso; e “vermelhou o curral, a ideologia avermelhou”, do boi vermelho, o Garantido. Esse revezamento seria proibido em Parintins, cidade tão dividida entre as torcidas dos bois. Em Parintins, você tem de ter um lado. Há aqueles que tentam fugir e dizem que são “garanchoso”, com os quais me identifiquei, mas esses são vistos com certo desdém. 

DYNLEWICZ, L. Disponível em: https://viagem.estadao.com.br. Acesso em: 22 nov. 2018 (adaptado). 

A apropriação de elementos como rivalidade, competitividade, torcida e gritos de guerra pelo festival de Parintins evidencia a a) escolha de um local específico para a festa. 
b) importância atribuída pelos turistas aos bois. 
c) interação social estabelecida após o evento. 
d) aproximação da manifestação folclórica com o esporte. 
e) composição de enredos musicais pelos “garanchosos”.

RESPOSTA:
Letra D.

Ao longo do texto, Luciana Dyniewicz retrata o Festival de Parintins como a uma competição esportiva. Para isso, a autora se utiliza de termos que remetem ao universo do esporte, como “adversário”, “arena” e “torcidas”. Dessa forma, pode-se inferir que a disputa entre o Boi Caprichoso e o Boi Garantido, apesar de fazer parte do universo folclórico, flerta com a dinâmica dos esportes, em que há competividade e rivalidade entre torcidas.

Questão - ENEM 2024 - A mudança do clima nas cidades brasileiras

ENEM 2024 - A mudança do clima nas cidades brasileiras é um desafio de adaptação e equidade. Inundações, alagamentos e ondas de calor são cada vez mais frequentes e intensas. Cidades precisam se adaptar com urgência, a começar pelas áreas e populações mais vulneráveis. Implementar soluções baseadas na natureza de forma sistêmica pode contribuir para a redução de desastres relacionados às mudanças do clima e ainda gerar múltiplos benefícios para a economia, o ambiente e as pessoas. EVERS. H. et al. Soluções baseadas na natureza para adaptação em cidades. 
Disponível em: www.wribrasil.org.br. Acesso em: 19 out. 2023 (adaptado). 

Qual medida atenua os problemas abordados no texto? 
a) Criação de faixas sinalizadoras. 
b) Incineração de resíduos sólidos. 
c) Implantação de parques públicos. 
d) Verticalização de espaços centrais. 
e) Construção de estacionamentos privados.

RESPOSTA:
Letra C.

A excessiva impermeabilização do solo urbano afeta diretamente o regime hidrológico e o clima das cidades, agravando a ocorrência de inundações, de alagamentos e os efeitos de ondas de calor. Nesse sentido, a implantação de parques públicos poderia atenuar esses problemas, com áreas verdes para aumentar a infiltração da água no solo e para melhorar o conforto térmico das cidades.

Questão - ENEM 2024 - Era uma vez um país, uma cidade, uma praça, algumas mães... Las Madres de Plaza de Mayo!

ENEM 2024 - Era uma vez um país, uma cidade, uma praça, algumas mães... Las Madres de Plaza de Mayo! Silenciosas, com lenços brancos na cabeça, rondavam a Praça de Maio. Incansáveis, caminharam por dias, meses, anos. Foram chamadas de loucas. Em silêncio, criaram um fato político, escancararam as entranhas da repressão, desafiaram o aparato militar e suas dores ecoaram pelo mundo. Como observou Oliveira, “à luz do dia, sob as janelas do ditador, sob chuva, sob sol, no silêncio entrecortado de gritos, faziam ouvir como que a alucinação de uma litania, que ecoou no país, na América Latina e alémmar”. Era impossível ignorá-las, estavam lá, sempre em silêncio, mas estavam lá. 
GONÇALVES, R. De antigas e novas loucas: Madres e Mães de Maio contra a violência de Estado. Lutas Sociais, n. 29, jul.-dez. 2012. 

Qual problema de âmbito nacional argentino o movimento social mencionado expôs ao mundo? 
a) Violação dos direitos humanos. 
b) Insegurança da juventude periférica. 
c) Naturalização da violência doméstica. 
d) Ampliação das desigualdades sociais. 
e) Relativização dos princípios democráticos.

RESPOSTA:
Letra A.

O movimento intitulado “Las Madres de Plaza de Mayo” (“As mães da Praça de Maio”) foi organizado por mulheres argentinas que protestaram por seus filhos desaparecidos e assassinados durante a ditadura militar no país (1976-1983), sendo assim, denunciavam violações dos direitos humanos.

Questão - ENEM 2024 - TEXTO I As novelas brasileiras foram as primeiras a aparecer na TV russa

ENEM 2024 -

TEXTO I 
“As novelas brasileiras foram as primeiras a aparecer na TV russa ainda na época de Gorbachov, nos anos 1980. Elas causaram sensação. Houve casos anedóticos, como quando o Parlamento da Federação Russa terminou a sessão mais cedo para ver o último capítulo de Escrava Isaura”, conta o russo Anatoli Sostanov, consultor na área de TV internacional e ex-diretor da emissora estatal russa Canal. 
Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 16 out. 2021. 

TEXTO II 
As novelas de maior impacto em Angola foram as produções brasileiras. Fizeram tanto sucesso que um mercado popular, na época era o maior a céu aberto na África, chegou a receber o nome de Roque Santeiro, novela brasileira exibida naquele pais na década de 1980. A influência das produções brasileiras fez com que os angolanos conhecessem o Brasil por meio das novelas. Além de entreter, os folhetins brasileiros até hoje ditam a moda em Angola. Figurinos e acessórios de personagens se transformam em uma verdadeira febre e influenciam o comportamento. 
Disponível em: https://tvbrasil.ebc.com.br. Acesso em: 16 out. 2021 (adaptado). 

Embora situados em continentes diferentes com práticas sociais distintas, Rússia e Angola se aproximam, conforme os textos I e II, no aspecto
a) cultural, ao subjetivarem costumes da teledramaturgia estrangeira. 
b) econômico, ao importarem confecções de estilistas famosos. 
c) geográfico, ao encurtarem distâncias de caráter ideológico. 
d) antropológico, ao adaptarem valores de povos tradicionais. 
e) político, ao adotarem sistemas de governos democráticos.

RESPOSTA:
Letra A.

Os dois textos fazem referência à teledramaturgia brasileira – mais precisamente, às novelas – de grande aceitação em diversos países do mundo nos anos 1980, incluindo Angola e União Soviética, mas também em países como Cuba e Turquia. O texto II ainda chama atenção para a forma como essas produções influenciaram comportamentos e até vestimentas, evidenciando, portanto, o processo de subjetivação através de produtos culturais.

Questão - ENEM 2024 - O que alicerça, portanto, o acolhimento de refugiados pelos Estados

ENEM 2024 - O que alicerça, portanto, o acolhimento de refugiados pelos Estados gira em torno da fronteira erguida entre inclusão e exclusão, admissão e rejeição, desejáveis e indesejáveis; ao mesmo tempo, enseja vulnerabilidade, indefinição e incerteza a esses migrantes internacionais forçados. 
MOREIRA, J. B. Refugiados no Brasil. REMHU, n. 43, jul.-dez. 2014. 

A eliminação, para os refugiados, do tipo de fronteira descrita no texto necessita de políticas públicas de 
a) planejamento familiar. 
b) segregação territorial. 
c) homogeneização cultural. 
d) diferenciação étnico-racial. 
e) integração socioeconômica.

RESPOSTA:
Letra E.

A política de refugiados está em destaque no cenário internacional, principalmente quando a pauta é a recepção destas pessoas. Desta forma, para ocorrer o real processo de acolhimento dos refugiados, é necessário debater como as fronteiras, que demarcam delimitações, precisam integrar socioeconomicamente estas pessoas.

Questão - ENEM 2024 - O que as capas da revista Travel in Brazil, publicadas entre 1941 e 1944

ENEM 2024 - 
O que as capas da revista Travel in Brazil, publicadas entre 1941 e 1944 pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), evidenciam? 
a) Estereótipos da cultura nacional. 
b) Exploração da população pobre. 
c) Preconceitos de ordem racial. 
d) Política de censura midiática. 
e) Projeto de pais industrial.


RESPOSTA:
Letra A.

Os cartazes apresentados foram produzidos durante o Estado Novo (1937-1945) pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), órgão responsável pela propaganda ideológica do regime varguista, bem como pela censura a qualquer manifestação cultural contrária aos ditames do governo. As três imagens fazem parte de um esforço para construir uma identidade nacional, fundindo os estereótipos de diferentes regiões em uma caracterização promotora de um maior conhecimento sobre o País – também no exterior, no contexto da aproximação do Brasil com os Estados Unidos (1941- 1944).

Questão - ENEM 2024 - Cada objeto é, em si mesmo, um sistema funcionando sistemicamente.

ENEM 2024 - Cada objeto é, em si mesmo, um sistema funcionando sistemicamente. Um grande supermercado ou shopping center seria incapaz de existir se não fossem servidos por vias rápidas, estacionamentos adequados e acessíveis, sistemas de transportes públicos com horários regulares e conhecidos e se, no seu próprio interior, as atividades não estivessem subordinadas a uma coordenação. Esse é o caso dos armazéns, dos silos etc. Os portos, a rede rodoviária de um país e, sobretudo, a rede ferroviária são exemplos de objetos complexos e sistêmicos. SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica, tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996 (adaptado). De acordo com o texto, o território torna-se cada vez mais dotado de objetos com a finalidade de intensificar a 
a) desindustrialização da economia. 
b) desregulamentação do mercado. 
c) concentração da produção. 
d) distribuição de renda. 
e) dinamização dos  fluxos.

RESPOSTA:
Letra E.

A construção do território, de acordo com o texto, está se tornando cada vez mais vinculada à criação de uma dinâmica de rede (fluxos) de interligação entre os espaços produtivos e consumidores. Vale apontar que essa diretriz da construção do espaço visa a favorecer o fluxo e a produção de capital.

Questão - ENEM 2024 - A 26.ª Conferência do Clima das Nações Unidas

ENEM 2024 - A 26.ª Conferência do Clima das Nações Unidas foi realizada com a perspectiva de que os países tornassem ainda mais ambiciosos os compromissos assumidos no enfrentamento das mudanças climáticas, de modo a evitar que a temperatura global se eleve acima de 1,5 ºC, marca que já vinha sendo discutida desde o Acordo de Paris, de 2015. A pressão do setor empresarial, que se posicionou de maneira contundente nesta COP-26, gerou impacto positivo. 
O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) capitaneou, por meio do movimento Empresários pelo Clima, a adesão de 119 CEOs de importantes empresas e 14 instituições do setor privado, de setores tão diversos como agronegócio, alimentício, aviação, elétrico, fannacêutico, finanças, infraestrutura, logística, papel e celulose, petroquímico, saúde, tecnologia, telefonia e varejo. 
O Brasil deixa a conferência com o compromisso de fazer valer sua meta e reduzir 50% dos gases de efeito estufa até 2030 em relação aos níveis de 2005 – anteriormente, a meta de redução era de 43%. 
GROSSI, M. A mais plural das COPs e a lição de casa para o Brasil. Disponível em: www.nexojornal.com.br. Acesso em: 24 nov. 2021 (adaptado).
Conforme o texto, o compromisso assumido pelo Brasil foi resultado dos tensionamentos promovidos por a) povos ribeirinhos e segmentos culturais. 
b) blocos econômicos e instituições militares. 
c) grupos científicos e universidades públicas. 
d) organismos supranacionais e sociedade civil. 
e) agentes governamentais e demanda turística.

RESPOSTA:
Letra D.

A COP 26, ocorrida em 2021 no Reino Unido, terminou com o Brasil reafirmando diversos compromissos ambientais resultados da forte pressão de organizações supranacionais, tal como o Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e da sociedade civil como um todo. Vale ressaltar que, embora grupos científicos e de universidades públicas também tenham exercido pressão, elas não foram tão efetivas quanto a dos setores privados mencionados no texto.

Questão - ENEM 2024 - A internet fortalece o engajamento e a visibilidade de populações tradicionais e indígena

ENEM 2024 - A internet fortalece o engajamento e a visibilidade de populações tradicionais e indígenas por meio de redes sociais, rádios e veículos de mídia digital. Ela também promove a criação e o fortalecimento de mercados e a inovação nos sistemas de financiamento, integrando pequenos agricultores e produtores da comunidade florestal a cadeias de abastecimento maiores. 
GROTTERA, C.; CASTRO, L. M.; BRITO, M. C. Como a tecnologia pode ser uma aliada na conservação ambiental. Nexo Jornal, 14 ago. 2021. 

A adoção da tecnologia mencionada amplia a rentabilidade das comunidades citadas ao possibilitar o(a): a) Valorização da economia local. 
b) Elaboração de projetos culturais. 
c) Estabelecimento de regras comerciais. 
d) Incremento da infraestrutura educacional. 
e) Homogeneização da qualificação profissional.

RESPOSTA:
Letra A.

Diversas comunidades têm se aproveitado do uso de novas técnicas e de tecnologias (principalmente da internet) para terem a sua cultura e a economia local conhecida e valorizada nos mais diversos locais do mundo. Vale enfatizar que essa prática também é adotada como forma de preservação dos costumes tradicionais dessas comunidades.

Questão - ENEM 2024 - TEXTO I Uma única árvore joga entre 300 e 1 000 litros de água

ENEM 2024 - TEXTO I 

Uma única árvore joga entre 300 e 1 000 litros de água por dia para a atmosfera. Considerando a demanda mínima que uma pessoa consorne de água, ou seja, 120 litros por dia, uma única árvore pode ser capaz de produzir água para até oito pessoas. 
MAGNO, C. Estudiosos explicam o motivo de chover tanto em Belém. Disponivel em: www.diarioonline.com.br. Acesso em: 6 nov. 2021. 

TEXTO II 
A Amazônia perdeu diariamente uma área de floresta maior do que 4 mil campos de futebol apenas em setembro de 2021. Em todo o mês, foram devastados 1224 km2, o que corresponde ao tamanho da cidade do Rio de Janeiro e é a pior marca para setembro em 10 anos. Os dados são do Sistema de Alerta de Desmatarnento (SAD) do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), que monitora a floresta por meio de imagens de satélites. 
FREITAS, A. Desmatamento na Amazônia em setembro foi o maior para o período em 10 anos. Disponível em: www.cnnbrasil.com.br. Acesso em: 6 nov. 2021. 

Para a região amazônica, a relação entre as informações dos textos indica uma redução do(a)
a) circulação de ventos alísios.
b) aquecimento dos solos locais. 
c) média de temperatura oceânica. 
d) índice de refletividade superficial. 
e) intensidade de chuvas convectivas.

RESPOSTA:
Letra E.

A relação dos textos indica a redução das chuvas convectivas, uma vez que esse tipo de chuva ocorre a partir da intensa evaporação e a da posterior condensação no sentido vertical. Parte do vapor de água é proveniente da grande concentração de árvores na Amazônia e, por essa razão, o avanço do desmatamento reduziria tal processo.

Questão - ENEM 2024 - Em 1960, a primeira pílula anticoncepcional foi comercializada nos EUA

ENEM 2024 - Em 1960, a primeira pílula anticoncepcional foi comercializada nos EUA, e, em poucos anos, o método contraceptivo se difundiu pelo mundo, inclusive no Brasil, Em nosso país, a chegada das pílulas anticoncepcionais foi simultânea às discussões neomalthusianas sobre a crise demográfica, à aceleração dos processos de modernização e ao boom da indústria farmacêutica multinacional. 
DIAS, T. M. et al. A pílula da oportunidade: discursos sobre as pílulas anticoncepcionais em A Gazeta da Farmácia, 1960-1981. História, Ciências, Saúde — Manguinhos, n. 3, jul.-set. 2018 (adaptado). 

Qual foi o efeito social resultante do avanço tecnológico mencionado no texto? 
a) O afastamento da autoridade médica na regulação da fecundidade. 
b) A superação do discurso da moralidade pela ação da mídia estatal. 
c) A ampliação do debate público sobre o planejamento familiar. 
d) A centralização da pesquisa científica pelo sistema privado de saúde. 
e) O enrijecimento das doutrinas religiosas sobre a organização da vida doméstica.

RESPOSTA:
Letra C.

Como parte dos avanços tecnológicos ocorridos durante o século XX, a pílula anticoncepcional trouxe mudanças comportamentais significativas em todo o mundo. Os costumes e os valores tradicionais relacionados às relações familiares foram questionados, e até mesmo entidades religiosas rígidas em suas ortodoxias viram-se obrigadas a debater e a fazer concessões. No contexto mais amplo e global, os avanços tecnológicos recentes têm promovido mudanças sociais e culturais de grande relevância.

Questão - ENEM 2024 - Espaços públicos não são produtos dados e acabados,

ENEM 2024 - Espaços públicos não são produtos dados e acabados, uma instituição que, uma vez estabelecida, traria a paz da consensualidade e a perfeita igualdade. São os lugares em que os problemas aparecem e se transformam em debates, em diálogo e em possibilidade de ajuste e compromissos. Por isso, não anulam os conflitos, ao contrário, são canais de comunicação e de visibilidade de oposições. 
GOMES, P. C. C. Espaço público, espaços públicos. Geographia, n. 44, set.-dez. 2018 (adaptado). 

As características descritas no texto exibem a importância dos espaços públicos para a 
a) prática do lazer. 
b) vigilância da sociedade. 
c) erradicação da violência. 
d) construção da democracia. 
e) diversificação do trabalho.

RESPOSTA:
Letra D.

Espaços públicos, como parques, praças e vias abertas ao público são caracterizadas pela maior interação cultural e social da população. Dessa forma, a intensificação dos fluxos de informações aumenta a prática do debate e das diferenças de opiniões, características marcantes da democracia.

Questão - ENEM 2024 - O rompimento da barragem de Fundão

ENEM 2024 - O rompimento da barragem de Fundão levou muito consigo. A lama soterrou sonhos e modificou de forma permanente centenas de vidas nascidas e criadas em Bento Rodrigues e Paracatu, em Mariana (MG). Mas não somente. Ao se estender ao longo do rio, outras famílias e histórias foram atingidas de formas diferentes. Ao fugirem dos rejeitos que rapidamente tomaram as localidades, deixaram para trás os resquícios da vida que tiveram até o 5 de novembro de 2015. Nada jamais seria igual. SANTOS, P. Histórias soterradas. Curinga, n. 19, nov. 2016 (adaptado). 
Conforme o texto, o evento gerou o seguinte impacto na relação entre as pessoas e o seu espaço vivido: 
a) Flexibilização de parâmetros ambientais. 
b) Consolidação de identidades regionais. 
c) Fragilização de vínculos afetivos. 
d) Supressão de práticas exploratórias. 
e) Recuperação de tradições ancestrais.

RESPOSTA:
Letra C.

O rompimento da barragem de rejeitos, em Bento Rodrigues (MG), ocorrido em novembro de 2015, foi considerado um dos maiores desastres ambientais do Brasil. O texto reforça que as famílias atingidas foram forçadas a “deixar para trás os resquícios da vida”, modificando permanentemente o cotidiano da população afetada e, consequentemente, fragilizando os vínculos afetivos construídos nessas localidades.

Questão - ENEM 2024 - TEXTO I Um terremoto de magnitude 5,9 atingiu a cidade de Valparaíso,

ENEM 2024 - 
TEXTO I
Um terremoto de magnitude 5,9 atingiu a cidade de Valparaíso, na costa chilena. O terremoto ocorreu a uma profundidade de 112 quilômetros. Terremoto de magnitude 5,9 atinge Valparaíso, no Chile. Disponível em: www.cnnbrasil.com.br. Acesso em: 6 nov. 2021 (adaptado).

TEXTO II
Um tremor de terra de magnitude 4,8 foi registrado no município de Atalaia do Norte, no interior do estado do Amazonas. O abalo é de magnitude considerada mediana para os níveis do Brasil. Os eventos dessa região costumam ser resultado das atividades da placa de Nazca. Tremor de terra de magnitude 4,8 é registrado no interior do Amazonas. Disponível em: https://g1.globo.com. Acesso em: 6 nov. 2021 (adaptado).

TEXTO III
Moradores usaram as redes sociais para relatar tremores de terra no interior de São Paulo. As atividades foram registradas nas cidades de Júlio Mesquita e Guaimbê e tiveram magnitude 3,0 na escala Richter, o que é considerado pequeno e sem previsão de danos. Moradores do interior de SP relatam tremores de terra. Disponível em: https://noticias.r7.com. Acesso em: 6 nov. 2021 (adaptado).

As diferenças entre os eventos geológicos relatados decorrem de distintas posições geográficas das cidades em relação a: 
a) Planícies costeiras. 
b) Bacias continentais.
c) Zonas de subducção. 
d) Áreas de denudação. 
e) Vertentes escarpadas.

RESPOSTA:
Letra C.

A chamada zona de subducção na América do Sul encontra-se ao longo do litoral oeste do subcontinente, nas costas de Chile, Peru e Equador, onde o movimento convergente das Placas Sul-americana e de Nazca provoca o afundamento (a subducção) da Placa de Nazca (mais densa), liberando energia que provoca os tremores. A intensidade dos tremores varia conforme a proximidade das localidades à zona de contato. Assim, Valparaíso no Chile, mais próxima, apresentará tremores de maior intensidade, reduzindo-se para Atalaia do Norte, no estado do Amazonas, e menor ainda em Júlio Mesquita e Guaimbê, em São Paulo.

Questão - ENEM 2024 - A desproporção de velocidade e tempo de duração

ENEM 2024 - 

A desproporção de velocidade e tempo de duração nos tipos de inundação destacados é condicionada pela 
a) variabilidade solar anual. 
b) temperatura média mensal. 
c) declividade do relevo local. 
d) dinâmica tectônica regional. 
e) gradação da turbidez fluvial.


RESPOSTA:
Letra C.

As diferenças nos tempos de ocorrência de inundações ocorrem por uma série de fatores, como a intensidade e volume das precipitações atmosféricas; o tipo de cobertura do solo, em que coberturas vegetais preservadas apresentam maior capacidade de retenção das águas; e a declividade do terreno, em que áreas de maior declividade apresentam mais velocidade no fluxo de escoamento das águas.

domingo, 3 de novembro de 2024

Questão - ENEM 2024 - O Black Lives Matter vai para além do nacionalismo estreito

ENEM 2024 - O Black Lives Matter vai para além do nacionalismo estreito que pode prevalecer no seio das comunidades negras, que se limita a apelar aos negros a amar os negros, viver como os negros e comprar produtos dos negros, e mantém à frente do movimento homens negros heterossexuais. Bleck Lives Matter estima as vidas dos negros e negras homossexuais e transexuais, pessoas incapacitadas, negros sem documentos ou com antecedentes criminais, mulheres e as vidas de todos os negros de todo o espectro de gêneros. LA BOTZ, D. O movimento Black Lives Matter organiza-se e procura definir-se politicamente Disponível em. www ufes br Acesso em- 4 out. 2021 (adaptado)

A reivindicação do movimento norte-americano apresentada no texto consiste na necessidade de 
A) manter a conquista de direitos sociais. 
B) integrar a diversidade do grupo identitário. 
C) priorizar a preservação de culturas africanas. 
D) defender a adoção de valores supremacistas. 
E) permitir a permanência do modelo androcêntrico.

RESPOSTA:
Letra B.

A atuação de movimentos sociais, como o Black Lives Matter, é caracterizada no fortalecimento da integração de minorias, como as citadas no texto, ao conjunto de aspirações do movimento. 

Questão - ENEM 2024 - Texto I Dubai, 2000. Texto II Dubai, 2020.

ENEM 2024 - 
A comparação entre as imagens de satélite indica a ocorrência de um processo de 
A) conservação de lugares afetivos. 
B) aumento de áreas desertificadas. 
C) redefinição de fronteiras nacionais. 
D) artificialização do espaço geográfico. 
E) mudança da dinâmica macroclimática.

RESPOSTA:
Letra D.

O processo de artificialização do espaço geográfico pode ser observado a partir da construção de ilhas artificiais na orla de Dubai com o passar dos anos, que correspondem ao reflexo dos amplos investimentos oriundos da indústria petrolífera no setor turístico da cidade.

Questão - ENEM 2024 - No Brasil, os remanescentes de antigos quilombos, "mocambos"

ENEM 2024 - No Brasil, os remanescentes de antigos quilombos, "mocambos", "comunidades negras rurais", "quilombos contemporâneos", "comunidades quilombolas" ou "terras de preto" referem-se a um mesmo patrimônio territorial e cultural inestimável, que só recentemente passaram a ter atenção do Estado e ser do interesse de algumas autoridades e organismos oficiais. ANJOS, R. S. A. Cartografia e quilombos. territórios étnicos africanos no Brasil. Africana Studia, n. 9, 2007.

Na esfera de ação do Estado, com a Constituição de 1988, os espaços mencionados tornaram-se objeto de 
A) iniciativas de planejamento familiar. 
B) projetos de reorientação religiosa. 
C) programas de moradias sustentáveis. 
D) políticas de inserção social. 
E) medidas de homogeneização educacional.

RESPOSTA:
Letra D.

A Constituição de 1988 garantiu, desde então, diversos direitos sociais, como acesso a terra, moradia, educação, saúde, alimentação, entre outros, para intensificar as políticas de inserção social. Assim, o Estado brasileiro passa a entender que os remanescentes de antigos quilombos, “mocambos”, “comunidades negras rurais”, “quilombos contemporâneos”, “comunidades quilombolas” ou “terras de pretos” fazem parte do mesmo patrimônio territorial e cultural e, que devem, portanto, ser respeitados como direitos inalienáveis, tanto no que diz respeito às garantias de posse da terra como da valorização da memória histórica.

Questão - ENEM 2024 - A finalidade mais marcante em toda a história dos mapas,

A finalidade mais marcante em toda a história dos mapas, desde o seu início, teria sido a de estarem sempre voltados à prática, principalmente a serviço da dominação, do poder. Sempre registraram o que mais interessava a uma minoria, fato este que acabou estimulando o incessante aperfeiçoamento deles. MARTINELLI, M. Mapas da geografia e cartografia temática. São Paulo. Contexto, 2011 (adaptado).

No texto, a cartografia é apresentada como um instrumento usado essencialmente para a 
A) preservação de espaços naturais. 
B) emancipação de sujeitos marginais. 
C) revalorização de culturas reprimidas. 
D) inversão de hierarquias estabelecidas. 
E) sustentação de hegemonias territoriais.

RESPOSTA:
Letra E.

De acordo com o trecho do texto do enunciado da questão "A finalidade mais marcante em toda a história dos mapas, desde o seu início, teria sido a de estarem sempre voltados à prática, principalmente a serviço da dominação do poder". Isso faz referência à função política sempre presente nos ideais representados por um mapa, especificamente quanto à manutenção de hegemonias territoriais, ou seja, o que expressa a superioridade no espaço por meio da cartografia.

Questão - ENEM 2024 - O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU)

ENEM 2024 - O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) é, junto com a Assembleia-Geral, um dos principais órgãos de tomada de decisão dentro da entidade. O Conselho lida com questões de segurança e paz internacionais, além de recomendar a admissão de novos membros à Assembleia-Geral e aprovar mudanças na Carta das Nações Unidas. Cinco dos quinze membros são permanentes e podem vetar resoluções, o que ocorreu 261 vezes até 2020. GOMES, L.; PREITO, N. O funcionamento do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Disponível em• www.nexojornal com.br. Acesso em: 10 nov 2021 (adaptado)

A composição e o funcionamento do organismo internacional apresentados revelam a seguinte característica das relações internacionais entre os países-membros: 
A) Igualdade militar. 
B) Assimetria política. 
C) Consenso multipolar. 
D) Equilíbrio estratégico. 
E) Soberania compartilhada.

RESPOSTA:
Letra B.

Responsável pela manutenção da paz e da segurança internacional, o Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) é um órgão da ONU composto por 15 membros, sendo 5 permanentes e 10 rotativos. Os membros permanentes são: China, Estados Unidos, Reino Unido, França, Federação Russa. Já os membros rotativos são modificados em ciclos de 2 anos. O poder de veto é de uso exclusivo dos membros permanentes, independentemente do apoio internacional para o projeto em questão. Este poder dos membros permanentes revela uma assimetria política em importantes discussões das relações internacionais.

Tema da redação do Enem 2024 é Desafios para a valorização da herança africana no Brasil

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 é: “ Desafios para a valorização da herança africana no Brasil ”. 
A informação foi confirmada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O ministro da Educação, Camilo Santana, postou a informação na rede social X, antigo Twitter.

Tema da redação 2024 do Enem anunciado pelo Inep.