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quinta-feira, 30 de junho de 2022

Questão de História - ENEM 2013 - Meta de Faminto

ENEM 2013 - 
Meta de Faminto 
JK – Você agora tem automóvel brasileiro, para correr em estradas pavimentadas com asfalto brasileiro, com gazolina brasileira. Que mais quer? 
JECA – Um prato de feijão brasileiro, seu doutô! THEO. In: LEMOS, R. (Org.) Uma história do Brasil através da caricatura (1840-2001). Rio de Janeiro: Bom TExto, Letras & Expressões. 2001. 

A charge ironiza a política desenvolvimentista do governo Juscelino Kubitschek, ao 
a) evidenciar que o incremento da malha viária diminuiu as desigualdades regionais do país. 
b) destacar que a modernização das indústrias dinamizou a produção de alimentos para o mercado interno. 
c) enfatizar que o crescimento econômico implicou aumento das contradições socioespaciais. 
d) ressaltar que o investimento no setor de bens duráveis incrementou os salários de trabalhadores. 
e) mostrar que a ocupação de regiões interioranas abriu frentes de trabalho para a população local.

RESPOSTA:
Letra C.

A charge enfoca um aspecto pouco divulgado do desenvolvimentismo juscelinista. Os benefícios desse processo direcionaram-se para os setores urbanos da sociedade, sem alcançar o homem do campo, ainda preso a uma estrutura arcaica, opressora e espoliadora.

Questão de História - ENEM 2013 - A escravidão não há de ser suprimida no Brasil por uma guerra servil, muito menos por insurreições ou atentados locais.

ENEM 2013 - A escravidão não há de ser suprimida no Brasil por uma guerra servil, muito menos por insurreições ou atentados locais. Não deve sê-lo, tampouco, por uma guerra civil, como o foi nos Estados Unidos. Ela poderia desaparecer, talvez, depois de uma revolução, como aconteceu na França, sendo essa revolução obra exclusiva da população livre. É no Parlamento e não em fazendas ou quilombos do interior, nem nas ruas e praças das cidades, que se há de ganhar, ou perder, a causa da liberdade. 
NABUCO, J. O abolicionismo (1883). Rio de Janeiro: Nova Fronteira; São Paulo: Publifolha, 2000 (adaptado). 

No texto, Joaquim Nabuco defende um projeto político sobre como deveria ocorrer o fim da escravidão no Brasil, no qual 
a) copiava o modelo haitiano de emancipação negra. 
b) incentivava a conquista de alforrias por meio de ações judiciais. 
c) optava pela via legalista de libertação. 
d) priorizava a negociação em torno das indenizações aos senhores. 
e) antecipava a libertação paternalista dos cativos.

RESPOSTA:
Letra C.

Joaquim Nabuco foi um dos principais políticos que lutaram no período imperial pela abolição da escravidão no Brasil. Em seu texto, demostra sua argumentação de que a abolição deveria seguir um caminho legalista, ou seja, que fosse feita de maneira pacifica como concessão da elite e não por uma via popular como ocorreu no Haiti e na França.

Questão de História - ENEM 2013 - As imagens, que retratam D. Pedro I e D. Pedro II, procuram transmitir determinadas representações políticas

ENEM 2013 - 
As imagens, que retratam D. Pedro I e D. Pedro II, procuram transmitir determinadas representações políticas acerca dos dois monarcas e seus contextos de atuação. A ideia que cada imagem evoca é, respectivamente: 
a) Habilidade militar – riqueza pessoal. 
b) Liderança popular – estabilidade política. 
c) Instabilidade econômica – herança europeia. 
d) Isolamento político – centralização do poder. 
e) Nacionalismo exacerbado – inovação administrativa.

RESPOSTA:
Letra B.

A primeira imagem “Proclamação da independência” de Moreaux busca fazer uma representação imagética destacando o protagonismo de D. Pedro I para angariar o apoio popular na ocasião da independência do Brasil, em um período em que o Império do Brasil se iniciara. Já a segunda imagem de M. D. Ferrez demonstra uma imagem de D. Pedro II em sua velhice, com uma face serena buscando retratar a estabilidade do Império.

Questão de História - ENEM 2013 - Tendo encarado a besta do passado olho no olho, tendo pedido e recebido perdão e tendo feito correções

ENEM 2013 - Tendo encarado a besta do passado olho no olho, tendo pedido e recebido perdão e tendo feito correções, viremos agora a página – não para esquecê-lo, mas para não deixá-lo aprisionar-nos para sempre. Avancemos em direção a um futuro glorioso de uma nova sociedade sul-africana, em que as pessoas valham não em razão de irrelevâncias biológicas ou de outros estranhos atributos, mas porque são pessoas de valor infinito criadas à imagem de Deus. Desmond Tutu, no encerramento da Comissão da Verdade na África do Sul. Disponível em: http://td.camara.leg.br. Acesso em 17 dez. 2012 (adaptado). 
No texto, relaciona-se a consolidação da democracia na África do Sul à superação de um legado 
a) populista, que favorecia a cooptação de dissidentes políticos. 
b) totalitarista, que bloqueava o diálogo com os movimentos sociais. 
c) segregacionista, que impedia a universalização da cidadania. 
d) estagnacionista, que disseminava a pauperização social. 
e) fundamentalista, que engendrava conflitos religiosos.

RESPOSTA:
Letra C.

O texto transcreve a fala do bispo negro sul africano Desmond Tutu, de confissão anglicana e principal articulador – depois de Nelson Mandela – do fim do apartheid. Este regime segregacionista, instituído em 1948 e suprimido em 1994, estabeleceu direitos políticos diferenciados para os quatro grupos étnicos em que a população da África do Sul foi classificada: brancos (minoria dominante política e eco no mi ca men - te), indianos, mestiços e negros. O fim do apartheid definiu a África do Sul como uma democracia no plano político, ainda que não o seja nos níveis social e econômico.

Questão de História - ENEM 2013 - As Brigadas Internacionais foram unidades de combatentes formadas por voluntários de 53 nacionalidades

ENEM 2013 - As Brigadas Internacionais foram unidades de combatentes formadas por voluntários de 53 nacionalidades dispostos a lutar em defesa da República espanhola. Estima-se que cerca de 60 mil cidadãos de várias partes do mundo – incluindo 40 brasileiros – tenham se incorporado a essas unidades. Apesar de coordenadas pelos comunistas, as Brigadas contaram com membros socialistas, liberais e de outras correntes político-ideológicas. 
SOUZA, I. I. A Guerra Civil Europeia. História Viva, n. 70, 2009 (fragmento). A Guerra Civil Espanhola expressou as disputas em curso na Europa na década de 1930. 

A perspectiva política comum que promoveu a mobilização descrita foi o(a) 
a) crítica ao stalinismo. 
b) combate ao fascismo. 
c) rejeição ao federalismo. 
d) apoio ao corporativismo. 
e) adesão ao anarquismo.

RESPOSTA:
Letra B.

Após as forças antimonarquistas proclamarem a República na Espanha em 1931, a direita se organizou para tirar do poder o novo governo formado por socialistas e liberais. A direita era formada, sobretudo, por membros da Falange, um partido fascista que tinha como líder o general Francisco Franco, estes se definiam como Nacionalistas. O conflito entre os nacionalistas e os republicanos teve início em 1936 e atraiu voluntários provenientes de vários países que lutaram em ambos os lados do conflito. Do lado da esquerda, os voluntários formaram as Brigadas Internacionais, que tinham como principal objetivo a luta contra o fascismo franquista.

Questão de História - ENEM 2013 - Na imagem, da década de 1930, há uma crítica à conquista de um direito pelas mulheres, relacionado com

ENEM 2013 - 
Na imagem, da década de 1930, há uma crítica à conquista de um direito pelas mulheres, relacionado com 
a a) redivisão do trabalho doméstico. 
b) liberdade de orientação sexual. 
c) garantia da equiparação salarial. 
d) aprovação do direito ao divórcio. 
e) obtenção da participação eleitoral.

RESPOSTA:
Letra E.

Foi somente na década de 1930 que o voto feminino foi instituído no Brasil, especificamente no ano de 1932, durante o governo de Getúlio Vargas através do Código eleitoral provisório. Todavia, todas as restrições ao voto feminino somente foram eliminadas na Constituição de 1934. Tal lei insere-se no contexto da primeira onda feminista do final do século XIX e primeiras décadas do século XX, em que as mulheres lutavam por direitos.

Questão de Geografia - ENEM 2013 - Então, a travessia das veredas sertanejas é mais exaustiva que a de uma estepe nua.

ENEM 2013 - Então, a travessia das veredas sertanejas é mais exaustiva que a de uma estepe nua. Nesta, ao menos, o viajante tem o desafogo de um horizonte largo e a perspectiva das planuras francas. Ao passo que a outra o afoga; abrevia-Ihe o olhar; agride-o e estonteia-o; enlaça-o na trama espinescente e não o atrai; repulsa-o com as folhas urticantes, com o espinho, com os gravetos estalados em lanças, e desdobra-se lhe na frente léguas e léguas, imutável no aspecto desolado; árvore sem folhas, de galhos estorcidos e secos, revoltos, entrecruzados apontando rijamente no espaço ou estirando-se flexuosos palo solo, lembrando um bracejar imenso, de tortura, da flora agonizante… 
Cunha. E. Os sertões. Disponível em: http://pt. scribd.com. Acesso em 2 jun. 2012. 
Os elementos da paisagem descritos no texto correspondem a aspectos biogeográficos presentes na 
a) composição de vegetação xerófila. 
b) formação de florestas latifoliadas. 
c) transição para mata de grande porte. d) adaptação à elevada salinidade. 
e) homogeneização da cobertura perenifólia.

RESPOSTA:
Letra A.

O trecho de Os Sertões – de Euclides da Cunha – trás uma narrativa na região do sertão nordestino, marcado pelo sistema biogeográfico da Caatinga, onde se tem formação de xerófilas, marcantes pela vegetação cactácea, adaptada ao clima seco e quente do semiárido brasileiro.

Questão de Geografia - ENEM 2013 - De todas as transformações impostas pelo meio técnico-científico-informacional à logística de transportes

ENEM 2013 - De todas as transformações impostas pelo meio técnico-científico-informacional à logística de transportes, interessa-nos mais de perto a intermodalidade. E por uma razão muito simples: o potencial que tal “ferramenta logística” ostenta permite que haja, de fato, um sistema de transportes condizente com a escala geográfica do Brasil. 
HUERTAS. D. M. O papel dos transportes na expansão recente da fronteira agrícola brasileira. Revista Transporte y Territorio. Universidade de Buenos Aires, n. 3, 2010 (adaptado). 

A necessidade de modais de transporte interligados, no território brasileiro, justifica-se pela(s) 

a) variações climáticas no território, associadas à interiorização da produção. 
b) grandes distâncias e a busca da redução dos custos de transporte. 
c) formação geológica do país, que impede o uso de um único modal. 
d) proximidade entre a área de produção agrícola intensiva e os portos. 
e) diminuição dos fluxos materiais em detrimento de fluxos imateriais.

RESPOSTA:
Letra B.

O Brasil é um país de dimensões continentais, sendo que seu território abriga uma grande diversidade de terrenos, cuja transposição requer a utilização de variados meios de transporte. Em razão das grandes distâncias apresentadas entre as áreas de produção agrícola e os locais de escoamento, somadas à opção histórica do País pelo modal rodoviário, há um consequente aumento nos custos das mercadorias transportadas. Desta forma, levando-se em consideração as necessidades logísticas do País, a intermodalidade, caracterizada pela utilização de diferentes meios de transporte que se adaptem à natureza do produto transportado e às distâncias a serem per - corridas, leva a uma otimização no transporte de mercadorias e a uma consequente redução nos custos.

Questão de Geografia - ENEM 2013 - Na imagem, visualizam-se um método de cultivo e as transformações provocadas no espaço geográfico.

ENEM 2013 - 
Na imagem, visualizam-se um método de cultivo e as transformações provocadas no espaço geográfico. O objetivo imediato da técnica agrícola utilizada é 
a) controlar a erosão laminar. 
b) preservar as nascentes fluviais. 
c) diminuir a contaminação química. 
d) incentivar a produção transgênica. 
e) implantar a mecanização intensiva.

RESPOSTA:
Letra A.

O método de cultivo visualizado na imagem é o de terraceamento ou curvas de nível. Essa prática dificulta a erosão laminar pela água das chuvas ou da irrigação, já que é retirada a declividade do terreno a partir dos terraços (degraus) feitos no relevo irregular.

Questão de Geografia - ENEM 2013 - TEXTO I A nossa luta é pela democratização da propriedade da terra

ENEM 2013 - 

TEXTO I
A nossa luta é pela democratização da propriedade da terra, cada vez mais concentrada em nosso país. Cerca de 1% de todos os proprietários controla 46% das terras. Fazemos pressão por meio da ocupação de latifúndios improdutivos e grandes propriedades, que não cumprem a função social, como determina a Constituição de 1988. Também ocupamos as fazendas que têm origem na grilagem de terras públicas.
Disponível em: www.mst.org.br. Acesso em: 25 ago. 2011 (adaptado).

TEXTO II
O pequeno proprietário rural é igual a um pequeno proprietário de loja: quanto menor o negócio mais difícil de manter, pois tem de ser produtivo e os encargos são difíceis de arcar. Sou a favor de propriedades produtivas e sustentáveis e que gerem empregos. Apoiar uma empresa produtiva que gere emprego é muito mais barato e gera muito mais do que apoiar a reforma agrária.
LESSA, C. Disponível em: www.observadorpolitico.org.br. Acesso em: 25 ago. 2011 (adaptado).

Nos fragmentos dos textos, os posicionamentos em relação à reforma agrária se opõem. Isso acontece porque os autores associam a reforma agrária, respectivamente, à
a) redução do inchaço urbano e à crítica ao minifúndio camponês. 
b) ampliação da renda nacional e à prioridade ao mercado externo. 
c) contenção da mecanização agrícola e ao combate ao êxodo rural. 
d) privatização de empresas estatais e ao estímulo ao crescimento econômico. 
e) correção de distorções históricas e ao prejuízo ao agronegócio.

RESPOSTA:
Letra E.

Os textos possuem posições diferentes relacionadas à reforma agrária. No texto I, o autor relaciona a concentração de terra no Brasil a uma origem histórica, em que desde o período colonial há uma formação de grandes latifúndios improdutivos nas mãos de poucos. Já o texto II, o autor está preocupado com o prejuízo do agronegócio, pois a utilização de pequenas propriedades somente gera prejuízos.

Questão de Geografia - ENEM 2013 - Na imagem, estão representados dois modelos de produção.

ENEM 2013 - 
Na imagem, estão representados dois modelos de produção. A possibilidade de uma crise de superprodução é distinta entre eles em função do seguinte fator: 
a) Origem de matéria-prima. 
b) Qualificação de mão de obra. 
c) Velocidade de processamento. 
d) Necessidade de armazenamento. 
e) Amplitude do mercado consumidor.

RESPOSTA:
Letra D.

No “modelo 1”, observa-se o modo de produção fordista; no “modelo 2”, o modelo toyotista (flexível). Do “modelo 1” para o “modelo 2”, desaparece o estoque. Assim, a possibilidade de uma crise de superprodução é distinta entre ambos por causa da necessidade de armazenamento do modelo fordista (“modelo 1”). O toyotismo não necessita de armazena - mento, já que não gera estoque.

Questão de Geografia - ENEM 2013 - Trata-se de um gigantesco movimento de construção de cidades, necessário para o assentamento residencial dessa população

ENEM 2013 - Trata-se de um gigantesco movimento de construção de cidades, necessário para o assentamento residencial dessa população, bem como de suas necessidades de trabalho, abastecimento, transportes, saúde, energia, água etc. Ainda que o rumo tomado pelo crescimento urbano não tenha respondido satisfatoriamente a todas essas necessidades, o território foi ocupado e foram construídas as condições para viver nesse espaço. 
MARICATO. E. Brasil, cidades: alternativas para a crise urbana. Petrópolis Vozes. 2001. 
A dinâmica de transformação das cidades tende a apresentar como consequência a expansão das áreas periféricas pelo(a) a) crescimento da população urbana e aumento da especulação imobiliária. 
b) direcionamento maior do fluxo de pessoas, devido à existência de um grande número de serviços. 
c) delimitação de áreas para uma ocupação organizada do espaço físico, melhorando a qualidade de vida. 
d) implantação de políticas públicas que promovem a moradia e o direito à cidade aos seus moradores. 
e) reurbanização de moradias nas áreas centrais, mantendo o trabalhador próximo ao seu emprego, diminuindo os deslocamentos para a periferia.

RESPOSTA:
Letra A.

As cidades brasileiras estão constantemente em transformação, a partir da ação de diversos atores, entre eles os agentes imobiliários, que interferem na valorização e especulação de certas áreas das cidades, que vão atrair grande contingente populacional, havendo o crescimento da população urbana.

Questão de Geografia - ENEM 2013 - Nos últimos decênios, o território conhece grandes mudanças em função de acréscimos técnicos que renovam

ENEM 2013 - Nos últimos decênios, o território conhece grandes mudanças em função de acréscimos técnicos que renovam a sua materialidade, como resultado e condição, ao mesmo tempo, dos processos econômicos e sociais em curso. 
SANTOS, M. SILVEIRA; M.L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2004 (adaptado). 

A partir da última década, verifica-se a ocorrência no Brasil de alterações significativas no território, ocasionando impactos sociais, culturais e econômicos sobre comunidades locais, e com maior intensidade, na Amazônia Legal, com a 
a) reforma e ampliação de aeroportos nas capitais dos estados. 
b) ampliação de estádios de futebol para a realização de eventos esportivos. 
c) construção de usinas hidrelétricas sobre os rios Tocantins, Xingu e Madeira. 
d) instalação de cabos para a formação de uma rede informatizada de comunicação. 
e) formação de uma infraestrutura de torres que permitem a comunicação móvel na região.

RESPOSTA:
Letra C.

Nos últimos anos, a fronteira econômica avançou sobre a Amazônia Legal no que diz respeito aos meios energéticos. Com a construção de gigantescas hidrelétricas, diversos hectares são destruídos pelos alagamentos das áreas de barragem, já que os rios da Amazônia não são caudalosos, necessitando da técnica para transformar as paisagens do norte do Brasil e o melhor aproveitamento energético das usinas.

Questão de Geografia - ENEM 2013 - Taxa de fecundidade total Brasil 1940-2010

ENEM 2013 - 
O processo registrado no gráfico gerou a seguinte consequência demográfica: 
a) Decréscimo da população absoluta. 
b) Redução do crescimento vegetativo. 
c) Diminuição da proporção de adultos. 
d) Expansão de políticas de controle da natalidade. 
e) Aumento da renovação da população economicamente

RESPOSTA:
Letra B.
O crescimento vegetativo é a diferença entre duas taxas: a natalidade e a mortalidade. No Brasil, a taxa de mortalidade teve uma queda acentuada a partir da década de 1950, enquanto a natalidade manteve-se alta até a década de 1980, implicando um elevado crescimento vegetativo. Com a queda da natalidade a partir da década seguinte, a tendência é a queda do crescimento vegetativo. É necessário que se perceba que a taxa de natalidade difere da taxa de fecundidade. Enquanto a natalidade é o produto da divisão do número de nascimentos pela população absoluta multiplicado por mil, a taxa de fecundidade é o número médio de filhos que as mulheres têm, em um determinado período. A conclusão sobre a redução do crescimento vegetativo utilizando-se a taxa de fecundidade é, portanto, feita por aproximação.

Questão de Geografia - ENEM 2013 - Ninguém desconhece a necessidade que todos os fazendeiros têm de aumentar o número de seus trabalhadores.

ENEM 2013 - Ninguém desconhece a necessidade que todos os fazendeiros têm de aumentar o número de seus trabalhadores. E como até há pouco supriam-se os fazendeiros dos braços necessários? As fazendas eram alimentadas pela aquisição de escravos, sem o menor auxílio pecuniário do governo. Ora, se os fazendeiros se supriam de braços à sua custa, e se é possível obtê-los ainda, posto que de outra qualidade, por que motivo não hão de procurar alcançá-los pela mesma maneira, isto é, à sua custa? 
Resposta de Manuel Felizardo de Souza e Mello, diretor geral das Terras Públicas, ao Senador Vergueiro. In: ALENCASTRO, L.F. (Org.) História da vida privada no Brasil. São Paulo: Cia das Letras, 1998 (adaptado). 
O fragmento do discurso dirigido ao parlamentar do Império refere-se às mudanças então em curso no campo brasileiro, que confrontaram o Estado e a elite agrária em torno do objetivo de 
a) fomentar ações públicas para ocupação das terras do interior. 
b) adotar o regime assalariado para proteção da mão de obra estrangeira. 
c) definir uma política de subsídio governamental para o fomento da imigração. 
d) regulamentar o tráfico interprovincial de cativos para sobrevivência das fazendas. 
e) financiar a fixação de famílias camponesas para estímulo da agricultura de subsistência.

RESPOSTA:
Letra C.

O texto se refere a debates existentes no contexto das discussões sobre a forma de trabalho adotada após um possível fim do trabalho escravo no período Imperial. O senador Vergueiro deixa claro que o governo imperial não desejava possuir uma política de subsídio para o fomento da imigração, argumentando que os fazendeiros deveriam contratar imigrantes para trabalhar em suas fazendas com o seu próprio capital.

Questão de Geografia - ENEM 2013 - Os mapas representam distintos padrões de distribuição de processos socioespaciais.

ENEM 2013 - 
Os mapas representam distintos padrões de distribuição de processos socioespaciais. Nesse sentido, a menor incidência de disputas territoriais envolvendo povos indígenas se explica pela 
a) fertilização natural dos solos. 
b) expansão da fronteira agrícola. 
c) intensificação da migração de retorno. 
d) homologação de reservas extrativistas. 
e) concentração histórica da urbanização.

RESPOSTA:
Letra E.
No primeiro mapa, é possível observar as maiores aglomerações populacionais no Brasil, neste caso, traduz-se como as áreas mais urbanizadas, já que a maior parcela da população reside nas áreas urbanas. Desta forma, vimos que são exatamente nessas áreas onde os conflitos pela posse da terra são menores, localizados junto ao litoral, em que ocorreu o início do processo de colonização de nosso país.

Questão de Geografia - ENEM 2013 - Embora haja dados comuns que dão unidade ao fenômeno da urbanização na África, na Ásia e na América Latina

ENEM 2013 - Embora haja dados comuns que dão unidade ao fenômeno da urbanização na África, na Ásia e na América Latina, os impactos são distintos em cada continente e mesmo dentro de cada país, ainda que as modernizações se deem com o mesmo conjunto de inovações. 
ELIAS, D. Fim do século e urbanização no Brasil. Revista Ciência Geográfica, ano IV, n. 11, set/dez. 1988. 
O texto aponta para a complexidade da urbanização nos diferentes contextos socioespaciais. 
Comparando a organização socioeconômica das regiões citadas, a unidade desse fenômeno é perceptível no aspecto 
a) espacial, em função do sistema integrado que envolve as cidades locais e globais. 
b) cultural, em função da semelhança histórica e da condição de modernização econômica e política. 
c) demográfico, em função da localização das maiores aglomerações urbanas e continuidade do fluxo campo-cidade. 
d) territorial, em função da estrutura de organização e planejamento das cidades que atravessam as fronteiras nacionais. 
e) econômico, em função da revolução agrícola que transformou o campo e a cidade e contribuiu para fixação do homem ao lugar.

RESPOSTA:
Letra C.

Apesar de muitas cidades estarem afastadas e apresentarem características socioeconômicas e culturais distintas, podemos observar fenômenos correlatos como o demográfico, no qual certos lugares apresentam grandes aglomerações urbanas, atraídas por uma melhor infraestrutura, havendo o deslocamento das áreas rurais em direção às urbanas.

Questão de Geografia - ENEM 2013 - No esquema, o problema atmosférico relacionado ao ciclo da água acentuou-se após as revoluções industriais.

ENEM 2013 - 
No esquema, o problema atmosférico relacionado ao ciclo da água acentuou-se após as revoluções industriais. Uma consequência direta desse problema está na 
a) redução da flora. 
b) elevação das marés. 
c) erosão das encostas. 
d) laterização dos solos. 
e) fragmentação das rochas.

RESPOSTA:
Letra A.

Uma consequência do ciclo da água após as revoluções industriais está atrelada à redução da flora pela chuva ácida, pois com o aumento da emissão de poluentes na atmosfera pelas fábricas e carros nos grandes centros, acabam entrando em contato com as partículas de chuvas, tornando-as ácidas, que precipitam em rios, solos e montanhas, prejudicando o crescimento das vegetações e de animais marinhos dessas áreas.

Questão de Filosofia - ENEM 2013 - Para que não haja abuso, é preciso organizar as coisas de maneira que o poder seja contido pelo poder.

ENEM 2013 - Para que não haja abuso, é preciso organizar as coisas de maneira que o poder seja contido pelo poder. Tudo estaria perdido se o mesmo homem ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo, exercesse esses três poderes: o de fazer leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar os crimes ou as divergências dos indivíduos. Assim, criam-se os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, atuando de forma independente para a efetivação da liberdade, sendo que esta não existe se uma mesma pessoa ou grupo exercer os referidos poderes concomitantemente. 
MONTESQUIEU, B. Do espírito das leis. São Paulo Abril Cultural, 1979 (adaptado). 
A divisão e a independência entre os poderes são condições necessárias para que possa haver liberdade em um Estado. Isso pode ocorrer apenas sob um modelo político em que haja 
a) exercício de tutela sobre atividades jurídicas e políticas. 
b) consagração do poder político pela autoridade religiosa. 
c) concentração do poder nas mãos de elites técnico-científicas. 
d) estabelecimento de limites aos atores públicos e às instituições do governo. 
e) reunião das funções de legislar, julgar e executar nas mãos de um governante eleito.

RESPOSTA:
Letra D.

Importante filósofo, político e escritor francês, Montesquieu é considerado um dos principais filósofos do Iluminismo. Montesquieu era contra o absolutismo monárquico, entre as suas principais críticas estava a concentração do poder nas mãos do rei. Nesse sentido, defendia a tripartição dos poderes políticos baseado na independência e harmonia entre os poderes executivo, legislativo e judiciário.

Questão de Filosofia - ENEM 2013 - Nasce daqui uma questão: se vale mais ser amado que temido ou temido que amado.

ENEM 2013 - Nasce daqui uma questão: se vale mais ser amado que temido ou temido que amado. Responde-se que ambas as coisas seriam de desejar; mas porque é difícil juntá-las, é muito mais seguro ser temido que amado, quando haja de faltar uma das duas. Porque dos homens se pode dizer, duma maneira geral, que são ingratos, volúveis, simuladores, covardes e ávidos de lucro, e enquanto lhes fazes bem são inteiramente teus, oferecem-te o sangue, os bens, a vida e os filhos, quando, como acima disse, o perigo está longe; mas quando ele chega, revoltam-se. 
MAQUIAVEL, N. O príncipe. Rio de Janeiro: Bertrand, 1991. 
A partir da análise histórica do comportamento humano em suas relações sociais e políticas. Maquiavel define o homem como um ser 
a) munido de virtude, com disposição nata a praticar o bem a si e aos outros. 
b) possuidor de fortuna, valendo-se de riquezas para alcançar êxito na política. 
c) guiado por interesses, de modo que suas ações são imprevisíveis e inconstantes. 
d) naturalmente racional, vivendo em um estado pré-social e portando seus direitos naturais. 
e) sociável por natureza, mantendo relações pacíficas com seus pares.

RESPOSTA:
Letra C.

O escritor florentino Nicolau Maquiavel teve uma importância inovadora como fundador da política moderna ao separar ética de política. Maquiavel acreditava que a natureza humana é essencialmente má e os indivíduos deveriam conseguir ganhos a partir do menor esforço. Como cita no texto, os homens “duma maneira geral, são ingratos, volúveis, simuladores, covardes e ávidos de lucro,” portanto sempre guiados por interesses.

Questão de Filosofia - ENEM 2013 - TEXTO I Há já algum tempo eu me apercebi de que, desde meus primeiros anos, recebera muitas falsas opiniões como verdadeiras

TEXTO I
Há já algum tempo eu me apercebi de que, desde meus primeiros anos, recebera muitas falsas opiniões como verdadeiras, e de que aquilo que depois eu fundei em princípios tão mal assegurados não podia ser senão mui duvidoso e incerto. Era necessário tentar seriamente, uma vez em minha vida, desfazer-me de todas as opiniões a que até então dera crédito, e começar tudo novamente a fim de estabelecer um saber firme e inabalável.
DESCARTES, R. Meditações concernentes à Primeira Filosofia. São Paulo: Abril Cultural, 1973 (adaptado).

TEXTO II
É o caráter radical do que se procura que exige a radicalização do próprio processo de busca. Se todo o espaço for ocupado pela dúvida, qualquer certeza que aparecer a partir daí terá sido de alguma forma gerada pela própria dúvida, e não será seguramente nenhuma daquelas que foram anteriormente varridas por essa mesma dúvida.
SILVA, F. L. Descartes: a metafísica da modernidade. São Paulo: Moderna, 2001 (adaptado)


A exposição e a análise do projeto cartesiano indicam que, para viabilizar a reconstrução radical do conhecimento, deve-se
a) retomar o método da tradição para edificar a ciência com legitimidade. 
b) questionar de forma ampla e profunda as antigas ideias e concepções. 
c) investigar os conteúdos da consciência dos homens menos esclarecidos. 
d) buscar uma via para eliminar da memória saberes antigos e ultrapassados. 
e) encontrar ideias e pensamentos evidentes que dispensam ser questionados.

RESPOSTA:
Letra B.

Os textos enfatizam o papel questionador do cognoscente, que deve deixar de lado toda concepção anterior, e o termo “radical” empregado no texto II tem o sentido de raiz, portanto, de profundo. Descartes introduziu o ceticismo metodológico, que consiste no exercício de afastar toda dúvida até se chegar ao conhecimento.

Questão de Filosofia - ENEM 2013 - Os produtos e seu consumo constituem a meta declarada do empreendimento tecnológico.

ENEM 2013 - Os produtos e seu consumo constituem a meta declarada do empreendimento tecnológico. Essa meta foi proposta pela primeira vez no início da Modernidade, como expectativa de que o homem poderia dominar a natureza. No entanto, essa expectativa, convertida em programa anunciado por pensadores como Descartes e Bacon e impulsionado pelo Iluminismo, não surgiu “de um prazer de poder”, “de um mero imperialismo humano”, mas da aspiração de libertar o homem e de enriquecer sua vida, física e culturalmente. 
CUPANI, A. A tecnologia como problema filosófico: três enfoques, Scientiae Studia. São Paulo, v. 2 n. 4, 2004 (adaptado). 

Autores da filosofia moderna, notadamente Descartes e Bacon, e o projeto iluminista concebem a ciência como uma forma de saber que almeja libertar o homem das intempéries da natureza. Nesse contexto, a investigação científica consiste em 
a) expor a essência da verdade e resolver definitivamente as disputas teóricas ainda existentes. 
b) oferecer a última palavra acerca das coisas que existem e ocupar o lugar que outrora foi da filosofia. c) ser a expressão da razão e servir de modelo para outras áreas do saber que almejam o progresso. d) explicitar as leis gerais que permitem interpretar a natureza e eliminar os discursos éticos e religiosos. e) explicar a dinâmica presente entre os fenômenos naturais e impor limites aos debates acadêmicos.

RESPOSTA:
Letra C.

Os pensadores Descartes e Bacon e os iluministas valorizam a razão como meio de libertação do homem, não somente das leis da igreja, mas também as leis da natureza. Nesse sentido a ciência surge como meio de conhecer e dominar a natureza, e se torna principal meio para se chegar a razão e ao progresso humano.

Questão de Filosofia - ENEM 2013 - Quando ninguém duvida da existência de um outro mundo, a morte é uma passagem que deve ser celebrada entre parentes e vizinhos.

ENEM 2013 - Quando ninguém duvida da existência de um outro mundo, a morte é uma passagem que deve ser celebrada entre parentes e vizinhos. O homem da Idade Média tem a convicção de não desaparecer completamente, esperando a ressurreição. Pois nada se detém e tudo continua na eternidade. A perda contemporânea do sentimento religioso fez da morte uma provação aterrorizante, um trampolim para as trevas e o desconhecido. 
DUBY, G. Ano 2000 na pista do nossos medos. São Paulo: Unesp, 1998 (adaptado). 

Ao comparar as maneiras com que as sociedades têm lidado com a morte, o autor considera que houve um processo de 
a) mercantilização das crenças religiosas. 
b) transformação das representações sociais. 
c) disseminação do ateísmo nos países de maioria cristã. d) diminuição da distância entre saber científico e eclesiástico. 
e) amadurecimento da consciência ligada à civilização moderna.

RESPOSTA:
Letra B.

O texto de Georges Duby mostra o quanto as representações sociais mudaram ao longo do tempo. Na Idade Média, a sociedade era muito influenciada pelo cristianismo, e a representação social feita da morte estava muito relacionada a uma passagem para a “vida eterna” em outro mundo. Na sociedade contemporânea, há uma diminuição da religiosidade, o que acarreta a diminuição das crenças sobre a morte, transformando-a em um total desconhecido, e sendo assim, em algo que provoca medo e temor nas pessoas.

Questão de Filosofia - ENEM 2013 - O edifício é circular. Os apartamentos dos prisioneiros ocupam a circunferência.

ENEM 2013 - O edifício é circular. Os apartamentos dos prisioneiros ocupam a circunferência. Você pode chamá-los, se quiser, de celas. O apartamento do inspetor ocupa o centro; você pode chamá-lo, se quiser de alojamento do inspetor. A moral reformada; a saúde preservada; a indústria revigorada; a instrução difundida; os encargos públicos aliviados; a economia assentada, como deve ser, sobre uma rocha; o nó górdio da Lei sobre os Pobres não cortado, mas desfeito – tudo por uma simples ideia de arquitetura! 
BENTHAM, J. O panóptico. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. 

Essa é a proposta de um sistema conhecido como panóptico, um modelo que mostra o poder da disciplina nas sociedades contemporâneas, exercido preferencial - mente por mecanismos 
a) religiosos, que se constituem como um olho divino controlador que tudo vê. 
b) ideológicos, que estabelecem limites pela alienação, impedindo a visão da dominação sofrida. 
c) repressivos, que perpetuam as relações de dominação entre os homens por meio da tortura física. 
d) sutis, que adestram os corpos no espaço-tempo por meio do olhar como instrumento de controle. 
e) consensuais, que pactuam acordos com base na compreensão dos benefícios gerais de se ter as próprias ações controladas.

RESPOSTA:
Letra D.

O conceito do panóptico foi utilizado no século XVIII, pelo filósofo e jurista Jeremy Bentham, que projetou o conceito de prisão circular, na qual o observador central poderia ver todos os locais onde estivessem os presos.

Questão de Filosofia - ENEM 2013 - A felicidade é, portanto, a melhor, a mais nobre e a mais aprazível coisa do mundo, e esses atributos

ENEM 2013 - A felicidade é, portanto, a melhor, a mais nobre e a mais aprazível coisa do mundo, e esses atributos não devem estar separados como na inscrição existente em Delfos “das coisas, a mais nobre é a mais justa, e a melhor é a saúde; porém a mais doce é ter o que amamos”. Todos estes atributos estão presentes nas mais excelentes atividades, e entre essas a melhor, nós a identificamos como felicidade. 
ARISTOTELES. A Política. São Paulo: Cia das Letras, 2010. 
Ao reconhecer na felicidade a reunião dos mais excelentes atributos, Aristóteles a identifica como 
a) busca por bens materiais e títulos de nobreza.
b) plenitude espiritual e ascese pessoal. 
c) finalidade das ações e condutas humanas. 
d) conhecimento de verdades imutáveis e perfeitas. 
e) expressão do sucesso individual e reconhecimento público.

RESPOSTA:
Letra C.

A concepção aristotélica de felicidade estava ligada à ética, ou seja, às boas ações humanas baseadas em regras que nortearão a vida em sociedade. Para Aristóteles, a felicidade não provém de um entretenimento, mas de uma ação, do trabalho e do esforço. A felicidade é assim uma busca e um progresso. Dessa maneira, a felicidade deveria estar ligada à finalidade das ações e condutas humanas.

Questão de Filosofia - ENEM 2013 - Até hoje admitia-se que nosso conhecimento se devia regular pelos objetos

ENEM 2013 - Até hoje admitia-se que nosso conhecimento se devia regular pelos objetos; porém, todas as tentativas para descobrir, mediante conceitos, algo que ampliasse nosso conhecimento malogravam-se com esse pressuposto. Tentemos, pois, uma vez, experimentar se não se resolverão melhor as tarefas da metafísica, admitindo que os objetos se deveriam regular pelo nosso conhecimento. KANT, I. Crítica da razão pura. Lisboa: Calouste-Guibenkian, 1994 (adaptado). O trecho em questão é uma referência ao que ficou conhecido como revolução copernicana da filosofia. Nele, confrontam-se duas posições filosóficas que 
a) assumem pontos de vista opostos acerca da natureza do conhecimento. 
b) defendem que o conhecimento é impossível, restando-nos somente o ceticismo. 
c) revelam a relação de interdependência entre os dados da experiência e a reflexão filosófica. 
d) apostam, no que diz respeito às tarefas da filosofia, na primazia das ideias em relação aos objetos. 
e) refutam-se mutuamente quanto à natureza do nosso conhecimento e são ambas recusadas por Kant.

RESPOSTA:
Letra A.

No livro Crítica da Razão Pura, o filósofo alemão Immanuel Kant (1724-1804), faz uma crítica à real natureza do conhecimento. Acreditava que em uma primazia das ideias sobre os objetos para a produção do conhecimento, como é demonstrado no texto.

Questão de Sociologia - ENEM 2013 - Um trabalhador em tempo flexível controla o local do trabalho, mas não adquire maior controle

ENEM 2013 - Um trabalhador em tempo flexível controla o local do trabalho, mas não adquire maior controle sobre o processo em si. A essa altura, vários estudos sugerem que a supervisão do trabalho é muitas vezes maior para os ausentes do escritório do que para os presentes. O trabalho é fisicamente descentralizado e o poder sobre o trabalhador, mais direto. 
SENNETT R. A corrosão do caráter, consequências pessoais do novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 1999 (adaptado). 
Comparada à organização do trabalho característica do taylorismo e do fordismo, a concepção de tempo analisada no texto pressupõe que 
a) as tecnologias de informação sejam usadas para democratizar as relações laborais. 
b) as estruturas burocráticas sejam transferidas da empresa para o espaço doméstico. 
c) os procedimentos de tercerização sejam aprimorados pela qualificação profissional. 
d) as organizações sindicais sejam fortalecidas com a valorização da especialização funcional. 
e) os mecanismos de controle sejam deslocados dos processos para os resultados do trabalho.

RESPOSTA:
Letra E.

O Taylorismo consiste no controle do trabalho pelo adestramento dos movimentos humanos e, portanto, pelos processos do trabalho; enquanto a acumulação flexível conta com alta robotização e qualificação do trabalhador, de quem se espera a tomada de decisões, o que pressupõe o controle sobre resultados obtidos.

Questão de Sociologia - ENEM 2013 - Vida social sem internet?

ENEM 2013 - 
A charge revela uma crítica aos meios de comunicação, em especial à internet, porque 
a) questiona a integração das pessoas nas redes virtuais de relacionamento. 
b) considera as relações sociais como menos importantes que as virtuais. 
c) enaltece a pretensão do homem de estar em todos os lugares ao mesmo tempo. 
d) descreve com precisão as sociedades humanas no mundo globalizado. 
e) concebe a rede de computadores como o espaço mais eficaz para a construção de relações sociais.

RESPOSTA:
Letra A.

Devido ao uso das redes sociais, muitas pessoas acabam deixando suas interações sociais do “mundo real” em segundo plano, pois a internet acaba promovendo conexão com um número maior de pessoas em tempo real e que estão em diferentes locais do planeta.

Questão de Sociologia - ENEM 2013 - Própria dos festejos juninos, a quadrilha nasceu como dança aristocrática. oriunda dos salões franceses,

ENEM 2013 - Própria dos festejos juninos, a quadrilha nasceu como dança aristocrática. oriunda dos salões franceses, depois difundida por toda a Europa.

No Brasil, foi introduzida como dança de salão e, por sua vez, apropriada e adaptada pelo gosto popular. Para sua ocorrência, é importante a presença de um mestre “marcante” ou “marcador”, pois é quem determina as figurações diversas que os dançadores desenvolvem. Observa-se a constância das seguintes marcações: “Tour”, “En avant”, “Chez des dames”, “Chez des chevaliê”, “Cestinha de flor”, “Balancê”, “Caminho da roça”, “Olha a chuva”, “Garranchê”, “Passeio”, “Coroa de flores”, “Coroa de espinhos” etc.

No Rio de Janeiro, em contexto urbano, apresenta transformações: surgem novas figurações, o francês aportuguesado inexiste, o uso de gravações substitui a música ao vivo, além do aspecto de competição, que sustenta os festivais de quadrilha, promovidos por órgãos de turismo.

CASCUDO, L. C. Dicionário do folclore brasileiro. Rio de Janeiro: Melhoramentos, 1976.

As diversas formas de dança são demonstrações da diversidade cultural do nosso país. Entre elas, a quadrilha é considerada uma dança folclórica por
a) possuir como característica principal os atributos divinos e religiosos e, por isso, identificar uma nação ou região. 
b) abordar as tradições e costumes de determinados povos ou regiões distintas de uma mesma nação. 
c) apresentar cunho artístico e técnicas apuradas, sendo, também, considerada dança-espetáculo. 
d) necessitar de vestuário específico para a sua prática, o qual define seu país de origem. 
e) acontecer em salões e festas e ser influenciada por diversos gêneros musicais.

RESPOSTA:
Letra B.

A quadrilha pode ser considerada uma dança folclórica porque ela carrega tradições e costumes de determinados povos ou regiões. Segundo o texto, a dança quadrilha teve origem nos salões franceses, sendo posteriormente difundida por toda a Europa e chegando também ao Brasil. Aqui, porém, perdeu-se o caráter aristocrático e a quadrilha ganhou popularidade, sofrendo adaptações regionais.

Questão de Sociologia - ENEM 2013 - TEXTO I Ela acorda tarde depois de ter ido ao teatro e à dança; ela lê romances, além de desperdiçar o tempo a olhar

ENEM 2013 - TEXTO I
Ela acorda tarde depois de ter ido ao teatro e à dança; ela lê romances, além de desperdiçar o tempo a olhar para a rua da sua janela ou da sua varanda; passa horas no toucador a arrumar o seu complicado penteado; um número igual de horas praticando piano e mais outras na sua aula de francês ou de dança.

Comentário do Padre Lopes da Gama acerca dos costumes femininos [1839] apud SILVA, T. V. Z. Mulheres, cultura e literatura brasileira. Ipotesi — Revista de Estudos Literários, Juiz de Fora, v. 2. n. 2, 1998.

TEXTO II
As janelas e portas gradeadas com treliças não eram cadeias confessas, positivas; mas eram, pelo aspecto e pelo seu destino, grandes gaiolas, onde os pais e maridos zelavam, sonegadas à sociedade, as filhas e as esposas.

MACEDO, J. M. Memórias da Rua do Ouvidor [1878]. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 20 maio 2013 (adaptado).

A representação social do feminino comum aos dois textos é o(a)
a) submissão de gênero, apoiada pela concepção patriarcal de família. 
b) acesso aos produtos de beleza, decorrência da abertura dos portos. 
c) ampliação do espaço de entretenimento, voltado às distintas classes sociais. 
d) proteção da honra, mediada pela disputa masculina em relação às damas da corte. 
e) valorização do casamento cristão, respaldado pelos interesses vinculados à herança.

RESPOSTA:
Letra A.

Os textos enfatizam aspectos comportamentais do papel da mulher em sociedades tradicionais: no texto I, a visão construída de mulher ideal, educada e arrumada, porém controlada e sonegada à sociedade, o que é enfatizada no texto II.

Questão de Sociologia - ENEM 2013 - Tenho 44 anos e presenciei uma transformação impressionante na condição de homens e mulheres gays nos Estados Unidos.

ENEM 2013 - Tenho 44 anos e presenciei uma transformação impressionante na condição de homens e mulheres gays nos Estados Unidos. Quando nasci, relações homossexuais eram ilegais em todos os Estados Unidos, menos Illinois. Gays e lésbicas não podiam trabalhar no governo federal. Não havia nenhum político abertamente gay. Alguns homossexuais não assumidos ocupavam posições de poder, mas a tendência era eles tormarem as coisas ainda piores para seus semelhantes. 
ROSS, A. Na máquina do tempo. Época, ed. 766, 28 jan. 2013. 
A dimensão política da transformação sugerida no texto teve como condição necessária a 
a) ampliação da noção de cidadania. 
b) reformulação de concepções religiosas. 
c) manutenção de ideologias conservadoras. 
d) implantação de cotas nas listas partidárias. 
e) alteração da composição étnica da população.

RESPOSTA:
Letra A.

O texto fala do processo de ampliação dos direitos dos homossexuais nos EUA, onde a orientação sexual deixa de ser um impedimento para que os indivíduos exerçam sua plena cidadania sem se cerceado. Tal quadro está ligado a uma maior luta contra o preconceito, contra minorias que vêm ocupando cada vez mais os debates na história recente das sociedades ocidentais.

Questão de Sociologia - ENEM 2013 - A África também já serviu como ponto de partida para comédias bem vulgares, mas de muito sucesso, como Um príncipe em Nova York e Ace Ventura

ENEM 2013 - A África também já serviu como ponto de partida para comédias bem vulgares, mas de muito sucesso, como Um príncipe em Nova York e Ace Ventura: um maluco na África; em ambas, a África parece um lugar cheio de tribos doidas e rituais de desenho animado. A animação O rei Leão, da Disney, o mais bem-sucedido filme americano ambientado na África, não chegava a contar com elenco de seres humanos. 
LEIBOWITZ, E. Filmes de Hollywood sobre África ficam no clichê. Disponível em: http://noticias.uol.com.br. Acesso em 17 abr, 2010. 
A produção cinematográfica referida no texto contribui para a constituição de uma memória sobre a África e seus habitantes. Essa memória enfatiza e negligencia, respectivamente, os seguintes aspectos do continente africano: 
a) A história e a natureza. 
b) O exotismo e as culturas. 
c) A sociedade e a economia. 
d) O comércio e o ambiente. 
e) A diversidade e a política.

RESPOSTA:
Letra B.

O texto ressalta filmes em que a África é vista em uma visão estereotipada, ressaltando seu exotismo e um olhar etnocêntrico desse continente. Por outro lado, tais filmes negligenciam a riqueza cultural dos povos africanos, assim como sua contribuição para a história do homem, construindo uma memória sobre a África partindo de pressupostos preconceituosos e etnocêntricos.

Questão de Geografia - FUVEST 1994 - O movimento pendular da população que se verifica, diariamente, com bastante intensidade

FUVEST 1994 - O movimento pendular da população que se verifica, diariamente, com bastante intensidade, em quase todas as grandes cidades brasileiras está associado a 
a) movimentos rítmicos sazonais, resultantes da homogeneidade do espaço urbano. 
b) uma modalidade de transumância para aproveitar trabalhadores temporários nas áreas centrais. 
c) expansão horizontal urbana e periferização da mão-de-obra. 
d) um intenso nomadismo gerado pela especulação imobiliária com verticalização da mancha urbana 
e) movimentos rítmicos sazonais ligados às atividades do setor terciário.

RESPOSTA:
Letra C.

Questão de Geografia - FUVEST 1994 - A continuidade espacial de várias áreas urbanas, fenômeno conhecido como conurbação

FUVEST 1994 - A continuidade espacial de várias áreas urbanas, fenômeno conhecido como conurbação, pode desencadear mudanças climáticas na escala local, algumas delas já detectadas em cidades brasileiras. As mais significativas são 
a) a supressão da brisa urbana e a redução da pluviosidade. 
b) o aumento da umidade relativa e o desaparecimento das inversões térmicas. 
c) a diminuição da insolação e a redução da temperatura. 
d) a diminuição da nebulosidade e a melhor distribuição da pluviosidade ao longo do ano. 
e) a formação de "ilhas de calor" e o aumento da nebulosidade.

RESPOSTA:
Letra E.

Questão de Geografia - FUVEST 1994 - O aproveitamento dos rios da Bacia Platina para a produção de energia hidroelétrica interessa aos países que compõem o MERCOSUL

FUVEST 1994 - O aproveitamento dos rios da Bacia Platina para a produção de energia hidroelétrica interessa aos países que compõem o MERCOSUL. Considerando a posição geográfica dos mesmos, pode-se afirmar que 
a) Argentina e Uruguai são privilegiados porque aí os rios têm escoamento mais regular. 
b) Argentina e Chile obtêm toda sua energia graças aos cursos d'água que descem dos Andes. 
c) A Bolívia está em melhor situação por ter parte de seu território na Bacia Platina e parte na Bacia Amazónica. 
d) Brasil e Paraguai são favorecidos porque estão nos altos cursos onde o potencial é maior. 
e) Uruguai e Paraguai não podem obter energia hidroelétrica porque seus rios são de planície.

RESPOSTA:
Letra D.

Questão de História - FUVEST 1994 - Naquela época não tinha maquinaria, meu pai trabalhava na enxada. Meu pai era de Módena, minha mãe era de Carpi

FUVEST 1994 - "Naquela época não tinha maquinaria, meu pai trabalhava na enxada. Meu pai era de Módena, minha mãe era de Carpi e ficaram muito tempo na roça. Depois a família veio morar nessa travessa da Avenida Paulista; agora está tudo mudado, já não entendo nada dessas ruas".

Este trecho do depoimento de um descendente de imigrantes, transcrito na obra Memória e Sociedade, de Ecléa Bosi, constitui um documento importante para a análise 
a) do processo de crescimento urbano paulista no início do século atual, que desencadeou crises constantes entre fazendeiros de café e industriais. 
b) da imigração europeia para o Brasil, organizada pelos fazendeiros de café nas primeiras décadas do século XX, baseada em contratos de trabalho conhecidos como "sistema de parceria". 
c) da imigração italiana, caracterizada pela contratação de mão de-obra estrangeira para a lavoura cafeeira, e do posterior processo de migração e de crescimento urbano de São Paulo. 
d) do percurso migratório italiano promovido pelos governos italiano e paulista, que organizavam a transferência de trabalhadores rurais para o setor manufatureiro. 
e) da crise da produção cafeeira da primeira década do século XX, que forçou os fazendeiros paulistas a desempregar milhares de imigrantes italianos, acelerando o processo de industrialização.

RESPOSTA:
Letra C.

Questão de História - FUVEST 1994 - O fato relevante do período entre 1790 e 1830 é a formação da classe operária

FUVEST 1994 - "O fato relevante do período entre 1790 e 1830 é a formação da classe operária". 
"Os vinte e cinco anos após 1795 podem ser considerados como os anos da longa contrarrevolução". 
[Durante esse período] "o povo foi submetido, simultaneamente, à intensificação de duas formas intoleráveis de relação: a exploração económica e a opressão política". Estas frases, extraídas de A Formação da Classe Operária Inglesa do historiador E.P. Thompson, relaciona-se ao quadro histórico decisivo na formação do mundo contemporâneo, no qual se situam: 
a) a revolução comercial e a reforma protestante. 
b) o feudalismo e o liberalismo. 
c) a revolução industrial e a revolução francesa. 
d) o capitalismo e a contrarreforma. 
e) o socialismo e a revolução russa.

RESPOSTA:
Letra A.

Questão de História - FUVEST 1994 - Entre as mudanças ocorridas no Brasil Colônia durante a União Ibérica (1580-1640), destacam-se

FUVEST 1994 - Entre as mudanças ocorridas no Brasil Colônia durante a União Ibérica (1580-1640), destacam-se 
a) a introdução do tráfico negreiro, a invasão dos holandeses no Nordeste e o início da produção do tabaco no Recôncavo Baiano. 
b) a expansão da economia açucareira no . Nordeste, o estreitamento das relações com a Inglaterra e a expulsão dos jesuítas. 
c) a incorporação do Extremo-Sul, o início da exploração do ouro em Minas Gerais e a reordenação administrativa do território. 
d) a expulsão dos holandeses do Nordeste, a intensificação da escravização indígena e a introdução das companhias de comércio monopolistas. 
e) a expansão da ocupação interna pela pecuária, a expulsão dos franceses e o incremento do bandeirismo.

RESPOSTA:
Letra E.

Com a invalidação do Tratado de Tordesilhas, a União Ibérica reforçou as ações coloniais que promoveram a interiorização do nosso território. Sob esse aspecto, destacamos a grande contribuição dada pelo bandeirantismo e o desenvolvimento da atividade pecuarista. Paralelamente, destacamos o processo de expulsão dos colonos franceses que tentaram invadir as terras brasileiras na região do Rio de Janeiro.

Questão de História - FUVEST 1994 - As aldeias de índios estão forçadas a entregar certa quantidade de seus membros aptas para realizar trabalhos

FUVEST 1994 - "As aldeias de índios estão forçadas a entregar certa quantidade de seus membros aptas para realizar trabalhos (...), durante um prazo determinado. Esses índios são compensados com certa quantidade de dinheiro e destinados aos mais variados serviços."

Este trecho da obra de Sérgio Bagú, Economia da sociedade colonial, apresenta as condições de trabalho compulsório 
a) dos diversos grupos indígenas das áreas colonizadas por espanhóis e portugueses. 
b) dos grupos indígenas das áreas espanholas submetidos à instituição da "mita". 
c) dos grupos indígenas das áreas portuguesas submetidos às regras da "guerra justa. 
d) dos grupos indígenas das áreas agrícolas de colonização espanhola submetidos ao regime de "encomienda". 
e) dos grupos indígenas das áreas portuguesas e espanholas originários das "missões" dos jesuítas.

RESPOSTA:
Letra B.

Questão de História - FUVEST 1994 - Durante o século XVI, a Europa conheceu um processo inflacionário profundamente perturbador

FUVEST 1994 - Durante o século XVI, a Europa conheceu um processo inflacionário profundamente perturbador - conhecido como "revolução dos preços"- que provocou uma acentuada transferência de renda entre os grupos sociais e, até mesmo, entre países. Esse processo foi causado
A) pela consolidação dos Estados Absolutistas que mantinham Cortes e gastos extraordinários.
B) pelas guerras de religião que obrigaram os Estados a constituir exércitos poderosos e caros.
C) pela abertura das rotas de comércio marítimo com a Ásia, inundando a Europa com especiarias e produtos de todo tipo.
D) pela chegada, em grande quantidade, de prata e ouro da América espanhola.
E) pelas guerras entre as monarquias mais poderosas para conquistar a Itália e manter a hegemonia na Europa.

RESPOSTA:
Letra D.

Questão de História - FUVEST 1994 - Sobre as invasões dos "bárbaros" na Europa Ocidental, ocorridas entre os séculos III e IX, é correto afirmar que

FUVEST 1994 - Sobre as invasões dos "bárbaros" na Europa Ocidental, ocorridas entre os séculos III e IX, é correto afirmar que
a) foi uma ocupação militar violenta que, causando destruição e barbárie, acarretou a ruína de todas as instituições romanas.
b) se, por um lado, causaram destruição e morte, por outro contribuíram, decisivamente, para o nascimento de uma nova civilização, a da Europa Cristã.
c) apesar dos estragos causados, a Europa conseguiu, afinal, conter os bárbaros, derrotando-os militarmente e, sem solução de continuidade, absorveu e integrou os seus remanescentes.
d) se não fossem elas, o Império Romano não teria desaparecido, pois, superada a crise do século III, passou a dispor de uma estrutura socioeconômica dinâmaica e de uma constituição política centralizada.
e) os godos foram os povos menos importantes, pois quase não deixaram marcas de sua presença.

RESPOSTA:
Letra B.

Questão de História - FUVEST 1994 - Sobre o surgimento da agricultura — e seu uso intensivo pelo homem — pode-se afirmar que

FUVEST 1994 - Sobre o surgimento da agricultura — e seu uso intensivo pelo homem — pode-se afirmar que 
a) foi posterior, no tempo, ao aparecimento do Estado e da escrita. 
b) ocorreu no Oriente Próximo (Egito e Mesopotâmia) e dai se difundiu para a Ásia (índia e China), Europa e, a partir desta, para a América. 
c) coam tantas outras invenções, teve origem na China donde se difundiu até atingir a Europa e, por último, a América. 
d) ocorreu, em tempos diferentes, no Oriento Próximo (Egito e Mesopotâmia), na Ásia (índia e China) e na América (México e Peru). 
e) de todas as invenções fundamentais, como a criação de animais, a metalurgia e o comércio, foi a que menos contribuiu para o ulterior progresso material do homem.

RESPOSTA:
Letra D.

Questão de Geografia - ENEM 2006 - A Montanha pulverizada

ENEM 2006 - A Montanha pulverizada

Esta manhã acordo e
não a encontro.
Britada em bilhões de lascas
deslizando em correia transportadora
entupindo 150 vagões
no trem-monstro de 5 locomotivas
— trem maior do mundo, tomem nota —
foge minha serra, vai
deixando no meu corpo a paisagem
mísero pó de ferro, e este não passa.
Carlos Drummond de Andrade. Antologia poética. Rio de Janeiro: Record, 2000.

A situação poeticamente descrita acima sinaliza, do ponto de vista ambiental, para a necessidade de
I - manter-se rigoroso controle sobre os processos de instalação de novas mineradoras.
II - criarem-se estratégias para reduzir o impacto ambiental no ambiente degradado.
III - reaproveitarem-se materiais, reduzindo-se a necessidade de extração de minérios.

É correto o que se afirma
a) apenas em I. 
b) apenas em II. 
c) apenas em I e II. 
d) apenas em II e III. 
e) em I, II e III.

RESPOSTA:
Letra E.

Questão de Geografia - ENEM 2006 - A tabela a seguir apresenta dados relativos a cinco países.

ENEM 2006 - 
A tabela a seguir apresenta dados relativos a cinco países.
Com base nessas informações, infere-se que 
a) a educação tem relação direta com a saúde, visto que é menor a mortalidade de filhos cuja mães possuem maior nível de escolaridade, mesmo em países onde o saneamento básico é precário. 
b) o nível de escolaridade das mães tem influência na saúde dos filhos, desde que, no país em que eles residam, o abastecimento de água favoreça, pelo menos, 50% da população. 
c) a intensificação da educação de jovens e adultos e a ampliação do saneamento básico são medidas suficientes para se reduzir a zero a mortalidade infantil. 
d) mais crianças são acometidas pela diarréia no país III do que no país II. 
e) a taxa de mortalidade infantil é diretamente proporcional ao nível de escolaridade das mães e independe das condições sanitárias básicas.

RESPOSTA:
Letra A.

O nível de escolaridade das mães reflete as condições socioeconômicas do grupo familiar. Quanto mais elevado o nível educacional das mães, melhores serão os meios de criação e de sobrevivência dos filhos, mesmo em áreas onde o saneamento básico seja precário. Levando-se em conta os países com precariedade de saneamento básico, as mães com maior escolaridade tenderão a dar melhores condições de sobrevivência a seus filhos.

Questão de Geografia - ENEM 2006 - No primeiro semestre de 2006, o Movimento Global pela Criança, em parceria com o UNICEF,

ENEM 2006 -No primeiro semestre de 2006, o Movimento Global pela Criança, em parceria com o UNICEF, divulgou o relatório Salvando vidas: o direito das crianças ao tratamento de HIV e AIDS. Nesse relatório, conclui-se que o aumento da prevenção primária ao vírus deverá reduzir o número de novos casos de infecção entre jovens de 15 a 24 anos de idade, como mostra o gráfico a seguir.
Com base nesses dados, analise as seguintes afirmações. 
I. Ações educativas de prevenção da transmissão do vírus HIV poderão contribuir para redução, em 2008, de mais de 20% dos novos casos de infecção entre os jovens, em relação ao ano de 2005. 
II. Ações educativas relativas à utilização de preservativos nas relações sexuais reduzirão em 25% ao ano os novos casos de AIDS entre os jovens. 
III. Sem o aumento de medidas de prevenção primária, estima-se que, em 2010, o aumento de novos casos de infecção por HIV entre os jovens será, em relação ao ano de 2005, 50% maior. 
É correto apenas o que se afirma em 
a) I. 
b) II. 
c) III. 
d) I e II. 
e) II e III.

RESPOSTA:
Letra A.

Questão de Geografia - ENEM 2006 - Os benefícios do pedágio dentro da cidade

ENEM 2006 - 
Com base nessas informações, assinale a opção correta a respeito do pedágio nas cidades mencionadas. 
a) A preocupação comum entre os países que adotaram o pedágio urbano foi o aumento de arrecadação pública. 
b) A Europa foi pioneira na adoção de pedágio urbano como solução para os problemas de tráfego em avenidas. 
c) Caso a prefeitura da cidade brasileira mencionada adote a cobrança do pedágio em vias urbanas, isso dará seqüência às experiências implantadas sucessivamente em Cingapura, Noruega, Coréia do Sul e Inglaterra. 
d) Nas experiências citadas, houve redução do volume de tráfego coletivo e individual na proporção inversa do aumento da velocidade no trânsito. 
e) O número de cidades europeias que já adotaram o pedágio urbano corresponde ao dobro do número de cidades asiáticas que o fizeram.

RESPOSTA:
Letra C.

A adoção do pedágio urbano, mais do que ampliar a arrecadação, visou onerar o tráfego em algumas vias. Com isso, o volume de veículos, principalmente de uso individual, diminuiria, como de fato ocorreu, e haveria uma otimização na circulação.

Questão de Geografia - ENEM 2006 - Em certas regiões litorâneas, o sal é obtido da água do mar pelo processo de cristalização por evaporação.

ENEM 2006 - Em certas regiões litorâneas, o sal é obtido da água do mar pelo processo de cristalização por evaporação. Para o desenvolvimento dessa atividade, é mais adequado um local 
a) plano, com alta pluviosidade e pouco vento. 
b) plano, com baixa pluviosidade e muito vento. 
c) plano, com baixa pluviosidade e pouco vento. 
d) montanhoso, com alta pluviosidade e muito vento. 
e) montanhoso, com baixa pluviosidade e pouco vento.

RESPOSTA:
Letra B.

As condições geográficas para a formação de salinas nas áreas litorâneas são o relevo plano, baixo, com baixa pluviosidade e muito vento.

Questão de Geografia - ENEM 2006 - Considerando-se que seja mantida a tendência de utilização de recursos energéticos observada ao longo do período 1970-2002

ENEM 2006 - Texto para a questão.

Para se discutirem políticas energéticas, é importante que se analise a evolução da Oferta Interna de Energia (OIE) do país. Essa oferta expressa as contribuições relativas das fontes de energia utilizadas em todos os setores de atividade. O gráfico a seguir apresenta a evolução da OIE no Brasil, de 1970 a 2002.
Considerando-se que seja mantida a tendência de utilização de recursos energéticos observada ao longo do período 1970-2002, a opção que melhor complementa o gráfico como projeção para o período 2002-2010 é



RESPOSTA:
Letra C.

Considerando-se a tendência observada no gráfico da questão anterior, OIE, podemos projetar para o período 2002 – 2010 o aumento da oferta de energia proveniente da cana, a redução da lenha e carvão, o aumento do gás natural e a estabilidade da hidreletricidade e petróleo.

Questão de Geografia - ENEM 2006 - Com base nos dados do gráfico, verifica-se que, comparado ao do ano de 1970, o percentual de oferta de energia oriunda de recursos renováveis

ENEM 2006 - Para se discutirem políticas energéticas, é importante que se analise a evolução da Oferta Interna de Energia (OIE) do país. Essa oferta expressa as contribuições relativas das fontes de energia utilizadas em todos os setores de atividade. O gráfico a seguir apresenta a evolução da OIE no Brasil, de 1970 a 2002.
Com base nos dados do gráfico, verifica-se que, comparado ao do ano de 1970, o percentual de oferta de energia oriunda de recursos renováveis em relação à oferta total de energia, em 2002, apresenta contribuição a) menor, pois houve expressiva diminuição do uso de carvão mineral, lenha e carvão vegetal. 
b) menor, pois o aumento do uso de derivados da cana-de-açúcar e de hidreletricidade não compensou a diminuição do uso de lenha e carvão vegetal. 
c) maior, pois houve aumento da oferta de hidreletricidade, dado que esta utiliza o recurso de maior disponibilidade no país. 
d) maior, visto que houve expressivo aumento da utilização de todos os recursos renováveis do país. 
e) maior, pois houve pequeno aumento da utilização de gás natural e dos produtos derivados da cana-de-açúcar. 

RESPOSTA:
Letra B.

Em relação à oferta total de energia em 2002, a contribuição de energia oriunda de recursos renováveis – hidroelétrica, lenha, carvão vegetal, derivados de cana – foi menor, sendo inferior a 50%, levando-se em conta que o aumento do uso de derivados da cana e hidreletricidade não compensou a diminuição do uso de lenha e carvão vegetal.

quarta-feira, 29 de junho de 2022

Questão de Geografia - ENEM 2006 - A ocupação predatória associada à expansão da fronteira agropecuária e acelerada pelo plantio da soja tem deflagrado

ENEM 2006 - A ocupação predatória associada à expansão da fronteira agropecuária e acelerada pelo plantio da soja tem deflagrado, com a perda da cobertura vegetal, a diminuição da biodiversidade, a erosão do solo, a escassez e a contaminação dos recursos hídricos no bioma cerrado. Segundo ambientalistas, o cerrado brasileiro corre o risco de se transformar em um deserto. A respeito desse assunto, analise as afirmações abaixo. 
I. Considerando-se que, em 2006, restem apenas 25% da cobertura vegetal original do cerrado e que, desse percentual, 3% sejam derrubados a cada ano, estima-se que, em 2030, o cerrado brasileiro se transformará em deserto. 
II. Sabe-se que a eventual extinção do bioma cerrado, dada a pobreza que o caracteriza, não causará impacto sistêmico no conjunto dos biomas brasileiros. 
III. A substituição de agrotóxicos por bioinseticidas reduz a contaminação dos recursos hídricos no bioma cerrado. 
É correto o que se afirma 
a) apenas em I. 
b) apenas em III. 
c) apenas em I e II. 
d) apenas em II e III. 
e) em I, II e III.

RESPOSTA:
Letra B.

A despeito de restarem apenas 25% da cobertura vegetal original do cerrado, conforme o texto, a uma taxa de derrubada de 3% a cada ano, restará em 2030 aproximadamente 50% da cobertura remanescente. A devastação do cerrado comprometerá um dos biomas mais complexos do mundo, trazendo grande impacto aos demais biomas brasileiros.

Questão de Geografia - ENEM 2006 - A análise de esporos de samambaias e de pólen fossilizados contidos em sedimentos pode fornecer pistas

ENEM 2006 - A análise de esporos de samambaias e de pólen fossilizados contidos em sedimentos pode fornecer pistas sobre as formações vegetais de outras épocas. No esquema a seguir, que ilustra a análise de uma amostra de camadas contínuas de sedimentos, as camadas mais antigas encontram-se mais distantes da superfície.

Essa análise permite supor-se que o local em que foi colhida a amostra deve ter sido ocupado, sucessivamente, por 
a) floresta úmida, campos cerrados e caatinga. 
b) floresta úmida, floresta temperada e campos cerrados. 
c) campos cerrados, caatinga e floresta úmida. 
d) caatinga, floresta úmida e campos cerrados. 
e) campos cerrados, caatinga e floresta temperada.

RESPOSTA:
Letra A.

A caracterização da vegetação pode ser evidenciada pelas estruturas fossilizadas: Floresta úmida: esporos de samambaias e pólen de cipós e epífitas. Campos cerrados: predominância de pólen de gramíneas. Caatinga: abundância de pólen de cactos.