PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Exercícios sobre o Bioma Cerrado - com gabarito

Questão 01 - CS-UFG - 2018 - UFG - O bioma Cerrado passa por transformações aceleradas de suas paisagens, convertidas para pastagens e lavouras. E não há, de fato, uma política consistente de valorização e preservação das fitofisionomias e dos ambientes que ainda restam dos limites originais desse bioma. Em parte, essa devastação responde aos interesses do capital, nacional e internacional, que enxergam no Cerrado
(A) uma das últimas fronteiras agrícolas do mundo. 
(B) um dos hotsposts de biodiversidade do planeta.
(C) uma das áreas com grande potencial para a atividade ecoturística no mundo.
(D) um dos últimos territórios para a expansão das áreas urbanas no Brasil.

Questão 02 - CESGRANRIO - 2011 - Transpetro - O Cerrado é um bioma brasileiro composto por um conjunto de diferentes formações vegetais e ecossistemas, tendo como uma de suas características a(o)
(A) predominância de uma estação climática bem definida durante todo o ano, favorecendo a ocorrência de solos ricos em nutrientes básicos.
(B) inexistência de zonas transicionais com outros biomas, justificando a predominância de matas densas.
(C) adaptação ao clima predominantemente semiárido, resultando em plantas tortuosas, de folhas pequenas e finas.
(D) grande número de áreas protegidas por lei, figurando como Patrimônio Nacional na Constituição Federal.
(E) alto nível de endemismo das espécies, em função da alta variedade e especificidade dos ecossistemas locais.

Questão 03 - PUC-SP 2018.2 - O texto abaixo deve ser lido como apoio para responder a questão.
A imensa riqueza social e natural do Cerrado está ameaçada de se perder. No ritmo atual de devastação, o bioma como tal pode desaparecer para sempre já em 2030. As consequências socioambientais desse processo são dramáticas e ainda serão mais, como diversos analistas e organizações sociais vêm alertando, caso não seja feito um esforço articulado para impedir que essa expansão para a produção de commodities continue nos moldes de violência, predação e empobrecimento que a tem caracterizado. (Le Monde Diplomatique Brasil, março de 2018, nº128, suplemento especial)
O texto apresenta uma enorme preocupação com o 2º maior bioma em área do Brasil. Assinale a alternativa que apresenta de forma explícita fatos, características e tendências que podem ser identificados de forma implícita no texto. 
A) O desmate do Cerrado tem uma relação direta com o avanço da pecuária leiteira, atividade que cresce em um ritmo muito acelerado no Centro-Oeste brasileiro, transformando Goiás no 1º produtor de leite e derivados, ultrapassando Minas Gerais em 2017. 
B) O Cerrado conta hoje com algo em torno de 48% de sua cobertura original. O agronegócio, com destaque para o plantio da soja, carrega a bandeira do “campo moderno” e avança sobre a fronteira agrícola, transformando matas nativas em imensos desertos verdes. 
C) O solo que sustenta a imensa diversidade fitobotânica do cerrado é de grande fertilidade, chamado de massapê e tem origem na decomposição do gnaisse. O massapê é utilizado, sobretudo, para o plantio da laranja e da soja. 
D) O clima tropical úmido predomina no bioma Cerrado e, por apresentar chuvas bem distribuídas durante o ano, com índice pluviométrico de 1800mm/ano, se apresenta com uma vocação agrícola natural, importante para o plantio da soja. Essa característica faz do Centro-Oeste brasileiro, área com predomínio do cerrado, a região ideal para o cultivo da oleaginosa citada.

Questão 04 - UDESC - 2015.2 - Assinale a alternativa correta sobre o bioma do Cerrado brasileiro. 
A. ( ) A área nuclear fica no Brasil central, mas também pode ser encontrado em enclaves na floresta amazônica. 
B. ( ) Encontra-se hoje fortemente devastado, devido ao cultivo de cana-de-açúcar em toda a sua extensão. 
C. ( ) É uma formação vegetal aberta, devido à presença de grandes manadas de mamíferos. 
D. ( ) O clima neste bioma é chuvoso o ano todo, o que explica o fato de ser zona de nascentes de importantes rios brasileiros. 
E. ( ) A aparência tortuosa de seus arbustos é devido à carência de nutrientes no solo, como o ferro e o alumínio.

Questão 05 - CESPE - 2013 - SEDUC-CE - O bioma caracterizado pela presença marcante de árvores tortuosas de pequeno e médio porte, com cascas duras e grossas e folhas cobertas de pelos e por estações climáticas bem definidas, com uma época chuvosa e outra bastante seca, denomina-se
A) mata dos cocais.
B) veredas.
C) cerrado.
D) mata atlântica.
E) carrasco.

Questão 06 - IADES - 2016 - PC-DF - O cerrado é um complexo vegetacional que possui relações ecológicas e fisionômicas com outras savanas da América Tropical e de continentes como a África e a Austrália. Disponível em: . Acesso em: 11 maio 2016. A respeito do bioma cerrado, assinale a alternativa correta. 
(A) Além de possuir um solo pobre em nutrientes, com alta toxicidade em razão de grandes quantidades de alumínio, o solo também é muito seco, não havendo cerrado nas grandes bacias hidrográficas brasileiras.
(B) O cerrado é um bioma quase totalmente homogêneo, e não existem grandes diferenças entre as respectivas regiões de ocorrência.
(C) Entre as fitofisionomias do bioma cerrado, as de formação florestal têm predominância de espécies arbóreas, sendo elas a mata ciliar, a mata de galeria, a mata seca e o cerradão.
(D) O bioma cerrado não possui grande diversidade biológica, o que permite o uso dos solos para a agricultura, sem que haja impacto na fauna e flora brasileiras.
(E) Esse é o bioma de clima mais seco do Brasil, com duas estações bem definidas, representadas por invernos secos e verões chuvosos.

Questão 07 - NUCEPE - 2012 - PC-PI - Aponte, dentre as alternativas abaixo, o bioma terrestre brasileiro que se caracteriza por vegetação arbórea esparsa com o solo rico em gramíneas na estação chuvosa e clima quente com média de temperatura anual de 26° C:
A) Pampa.
B) Cerrado.
C) Caatinga.
D) Pantanal mato-grossense.
E) Floresta atlântica.

Questão 08 - CESGRANRIO - 2010 - Petrobras - O Bioma Cerrado, que é considerado um Hot Spot, tem sofrido um impacto muito grande em função do aumento das áreas agrícolas em locais originalmente ocupados com vegetação de cerrado. Tem-se como principais problemas relacionados a essa ocupação:
(A) aumento da sucessão primária, diminuição da biodiversidade e poluição do solo com agrotóxicos.
(B) aumento da capacidade de produção primária, da taxa de recrutamento e da competição por nutrientes.
(C) aumento da incidência de doenças, diminuição da biodiversidade e aumento da população de consumidores.
(D) diminuição da biodiversidade, poluição do solo com agrotóxicos e extinção de espécies endêmicas.
(E) erosão genética, erosão do solo e aumento da complexidade das cadeias alimentares.

Questão 09 - CS-UFG - 2018 - SANEAGO - GO - O Cerrado é um dos biomas brasileiros mais ameaçados diante da sua biodiversidade e está presente também no estado de Goiás. A ameaça deste bioma se deve
(A) à profundidade do solo e à pouca quantidade de nutrientes nele existente.
(B) às estações do ano bem definidas, sendo seca e chuvosa.
(C) à estrutura das árvores que possuem folhas rígidas e troncos retorcidos.
(D) às atividades humanas ligadas à agricultura e à pecuária.

Questão 10 - UNITINS - 2016 - A degradação do bioma Cerrado, causada principalmente pelo desmatamento para ocupação da agropecuária, provocou perda de biodiversidade e serviços ecológicos na abrangência de território brasileiro. É INCORRETO afirmar que se inclui nesse Domínio, o estado:
a) Paraná (parte sul)
b) Tocantins (parte sul)
c) Bahia (parte oeste)
d) Maranhão (parte sudoeste)
e) Minas Gerais (parte noroeste)

Questão 11 - UECE 2022.2 - O cerrado brasileiro é um hotspot para a conservação da biodiversidade mundial. No entanto, nas últimas décadas, vem sofrendo um acelerado processo de degradação associado, principalmente, às atividades de 
A) mineração de ouro e outros metais como o minério de ferro. 
B) exploração da água subterrânea de forma indiscriminada. 
C) expansão do ecoturismo nos rios da região. 
D) desmatamento para expansão do agronegócio.

GABARITO
01 - A
02 - E
03 - B
04 - A
05 - C
06 - C
07 - B
08 - D
09 - D
10 - A
11  - D

Exercícios sobre a Rio+20 - com gabarito

Questão 01 - VUNESP - 2012 - SPTrans - A Conferência Rio+20, realizada na cidade do Rio de Janeiro, de 13 a 22 de junho de 2012, mobilizou a atenção de segmentos da sociedade nacional e internacional. O seu foco principal foi a discussão sobre
(A) a paz mundial.
(B) a violência urbana.
(C) o desenvolvimento sustentável. 
(D) a crise do capitalismo Ocidental.
(E) o comércio entre as nações.

Questão 02 - CESGRANRIO - 2012 - A Rio+20 figura como um cenário-chave para o reordenamento discursivo e geopolítico global, em que – sob o rótulo de economia verde – se discute a consolidação dos mercados financeiros a partir da natureza, o maior controle empresarial dos recursos naturais e a legitimação do uso de novas tecnologias de alto risco, como nanotecnologia, biotecnologia, biologia sintética e geoengenharia. RIBEIRO, S. As novas fronteiras da mercantilização da natureza. Le Monde Diplomatique Brasil, ano 5, n. 53, dez. 2011. Suplemento especial, p.10. Adaptado. A Conferência das Nações Unidas Rio+20 tem especificamente como tema central a
(A) revisão do conceito de desemprego estrutural
(B) cooperação regional de economias emergentes
(C) metodologia europeia de unificação de moedas
(D) proposta inovadora de desarmamento planetário
(E) noção atualizada de desenvolvimento sustentável

Questão 03 - FGV - 2013 - MPE-MS - O documento final da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, também conhecida como Rio +20, foi intitulado simbolicamente “O futuro que queremos". Sobre essa conferência e seus resultados, assinale a afirmativa correta.
(A) O tema dos oceanos e da poluição marinha foi excluído do documento final, em função da pressão dos setores da indústria pesqueira da China e do Brasil.
(B) O documento reafirma o princípio de “responsabilidades comuns porém diferenciadas", pelo qual os países desenvolvidos têm maior responsabilidade sobre os impactos ambientais do que as nações pobres. 
(C) A Conferência estimulou as economias de alto carbono ao estabelecer prazos mais longos para a redução da emissão de gases poluentes e para o uso de fontes alternativas de energia.
(D) A Rio +20, diferentemente da Rio 92, separou o estabelecimento de uma economia sustentável dos temas da agenda social, como os direitos humanos e a erradicação da pobreza.
(E) O encontro estimulou a adoção de medidas rumo a uma “economia verde", entre as quais a criação de um fundo para subsidiar o uso de fontes de energia renováveis.

Questão 04 - CONSULTEC - 2013 - IPAC-BA - Uma das frases mais ouvidas na Cúpula dos Povos [Rio+20] era, justamente, que resta agora a Rio+40. Para os movimentos e entidades, de 1992 até hoje, não houve muitos avanços concretos na política ambiental. “Há 20 anos, o Fórum Global, também realizado no Aterro do Flamengo, denunciou os riscos que a humanidade e a natureza corriam, com a privatização e o neoliberalismo. Hoje afirmamos que, além de confirmar nossa análise, ocorreram retrocessos significativos em relação aos direitos humanos já reconhecidos. A Rio+20 repete o falido roteiro de falsas soluções defendidas pelos mesmos atores que provocaram a crise global. À medida que essa crise se aprofunda, mais as corporações avançam contra os direitos dos povos, a democracia e a natureza, sequestrando os bens comuns da humanidade para salvar o sistema econômico-financeiro”, denuncia a declaração final da Cúpula. (UMA DAS..., 2012, p. 15). A Rio+20 (Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável) envolveu uma série de conclusões, entre elas,
a) o fato de a temática da conferência ser restrita aos aspectos exclusivamente ambientais.
b) a de uma avaliação positiva, pelos ambientalistas, das mudanças ocorridas desde a Eco-92 e das resoluções da Rio+20. c) a da constatação de que a ampliação dos direitos humanos tem impactado, de forma negativa, o ambiente e os direitos dos animais.
d) a de que o excesso das privatizações e o neoliberalismo são os responsáveis pelas catástrofes naturais e pelas mudanças climáticas.
e) a de que os interesses econômicos e financeiros das grandes corporações têm sido um obstáculo para a adoção de medidas eficazes para se alcançar um equilíbrio socioambiental

Questão 05 - FCC - 2016 - Prefeitura de Teresina - PI - Durante a realização da Conferência Rio + 20, em 2012, foi estabelecido o “Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global” reconhecendo o papel central da educação na formação de valores e na ação social. Estabeleceu como princípios que a educação ambiental
I. deve ter como base o pensamento tradicional, em determinado lugar, em seu modo formal, promovendo a conservação da sociedade.
II. tem o propósito de formar cidadãos com consciência local e planetária, que respeitem a autodeterminação dos povos e a soberania das nações.
III. é neutra e não ideológica. É um ato apolítico mas crítico em todas as suas dimensões.
IV. deve estimular a solidariedade, a igualdade e o respeito aos direitos humanos, valendo-se de estratégias democráticas e da interação entre as culturas. 
Está correto o que consta APENAS em
(A) I, II e III. 
(B) I e III.
(C) II e IV. 
(D) I e IV.
(E) III e IV.

Questão 06 - SIGMA RH - 2013 - No dia 13 de junho de 2012 começou a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Foi a maior já realizada pelas Nações Unidas, com mais de 50 mil participantes entre líderes de governo, sociedade civil e mundo empresarial. Dia 22 de junho de 2012 o evento chega ao fim, com resultados tidos como pouco ambiciosos, mas de consenso. O nome dessa conferência é:
a) Eco2012.
c) Planeta Sustentável.
b) EcoRio.
d) Rio+20.

Questão 07 - ESAF - 2012 - MI (adaptada) - A questão ambiental entrou na agenda do mundo contemporâneo, notadamente a partir do fi m da Segunda Guerra Mundial. A Organização das Nações Unidas (ONU) organiza ou chancela encontros globais para a discussão mais aprofundada do tema, a exemplo da Eco- 92, ocasião em que se elaborou a Agenda 21. Em 2012, o Brasil sediou mais um desses fóruns mundiais, dedicado ao desenvolvimento sustentável e ao combate à pobreza, conhecido como:
 Vida e Natureza.
b) Planeta Sustentável.
c) Amazônia Verde.
d) SP 2012.
e) Rio+20.

Questão 12 - CESGRANRIO - 2013 - BNDES - O texto abaixo, de Frei Betto, foi publicado pouco antes do evento Rio+20. Em junho, o Brasil abrigará, no Rio, a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). Paralelo ao evento oficial, haverá a Cúpula dos Povos, que congrega os movimentos sociais e ambientais. A disputa será entre a “economia verde”, defendida pelos arautos do neoliberalismo e a “economia solidária”. [...] Constata a ONU que, embora tenha havido melhoria nos itens saúde e educação, comparados às décadas anteriores, ainda hoje cerca de 900 milhões de pessoas carecem de acesso à água potável, e 2,6 bilhões não dispõem de saneamento bá- sico [...]. Revista Caros Amigos. São Paulo: Abril. v. 16, n. 181, 20 abr. 2012, p. 16. A disputa a que o texto faz referência deve-se ao fato de os defensores da “economia solidária” acreditarem que não haverá preservação ambiental sem a adoção de medidas eficazes de 
(A) combate à corrupção dos políticos na esfera do poder municipal 
(B) alavancagem do aumento do volume produtivo do setor industrial 
(C) implementação de políticas agrárias para a produção de exportação 
(D) crescimento potencial energético com construção de novas hidrelétricas 
(E) superação do atual modelo de desenvolvimento predatório de distribuição desigual da riqueza

Questão 09 - IMAM - 2012 - Prefeitura de Lavras - MG - Vinte anos após a Cúpula da Terra, realizada no Rio em 1992, a Rio+20 será mais uma oportunidade de refletir sobre o futuro que queremos para o mundo nos próximos vinte anos. (http://www.rio20.info/2012/noticias-2/o-que-e-a-rio20. Acessado em 23/06/2012). Sobre a conferência Rio+ 20, é CORRETO afirmar que 
A ( ) nessa conferência, líderes mundiais, milhares de participantes do setor privado, ONGs e outros grupos se reuniram na intenção de discutir como é possível reduzir a pobreza, promover a justiça social e a proteção do meio ambiente. 
B) ( ) esta foi uma oportunidade histórica para refrear idéias que possam promover um futuro sustentável com mais postos de trabalho, com fontes de energia limpa, com mais segurança e com um padrão de vida decente para todos. 
C) ( ) tratou-se de mais um dos encontros mundiais sobre o desenvolvimento sustentável do nosso tempo, sem grande importância, objetivos ou maiores implicações políticas, diplomáticas e sociais para os países desenvolvidos ou em desenvolvimento. 
D) ( ) o objetivo principal da Conferência foi de não assumir o compromisso político com o desenvolvimento sustentável, tendo em vista a não relevância da avaliação das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto.

Questão 10 - FCC - 2013 - SEFAZ-SP - O documento O futuro que queremos, aprovado pela Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio +20), realizada no Rio de Janeiro em junho de 2012, propõe, entre outras medidas, 
(A) fortalecer e modernizar o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), reconhecendo-o como autoridade na definição de uma agenda global nessa área. 
(B) aumentar, progressivamente, a liberação de hidrofluorcarbonos (HFCs), a fim de tornar mais espessa a camada de ozônio que protege a Terra das radiações solares. 
(C) investir no ecoturismo e facilitar o microcrédito para moradores de comunidades dotadas de belezas naturais, excetuando dessa iniciativa os povos indígenas. 
(D) coibir a aquicultura, na medida em que compromete os sistemas marinhos naturais, põe em risco a saúde dos pescadores e afeta a segurança alimentar da população. (E) promover a gestão sustentável dos resíduos, por meio da aplicação do sistema de qualidade dos “5 esses”: senso de utilização, senso de arrumação, senso de limpeza, senso de saúde e senso de disciplina.

Questão 11 - FCC - 2012 - AL-SP - Em junho de 2012 ocorreu, na cidade do Rio de Janeiro, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável − a Rio+20. Para boa parte dos presentes, o resultado da reunião 
(A) reafirmou o compromisso das grandes potências com a redução das emissões de gases do efeito estufa, como foi o caso dos Estados Unidos. 
(B) foi considerado insatisfatório porque o documento final não apresentou avanços concretos para a resolução dos problemas ambientais. 
(C) destacou a necessidade de instituições, como o Banco Mundial e o FMI, passarem a ser gerenciados por representantes dos países emergentes. 
(D) modificou o status dos países em desenvolvimento que passaram a comandar as políticas ambientais nas Nações Unidas. 
(E) foi um avanço para a resolução de questões ambientais porque recuperou as propostas elaboradas do Protocolo de Quioto.

GABARITO
01 - C
02 - E
03 - B
04 - E
05 - C
06 - D
07 - E
08 - E
09 - A
10 - A
11 - B

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Exercícios sobre a Conferência do Clima de Copenhague, a COP 15 - com gabarito

Questão 01 - CESGRANRIO - 2010 - BACEN - Em dezembro de 2009, realizou-se a Conferência do Clima COP-15, em Copenhague, reunindo representantes de 193 nações. Das negociações e impasses, surge um acordo, sem força de lei, firmado por Brasil, Estados Unidos, China, Índia e África do Sul. Com relação ao acordo, analise as propostas a seguir.
I – A temperatura global não pode aumentar além de 2º C acima dos níveis pré-industriais.
II – Devem ser criados incentivos financeiros para projetos de REED (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação).
III – Cortes profundos nas emissões de CO₂ são necessários, e os países devem fornecer informações sobre a implementação de suas ações.
É(São) pertinente(s) ao acordo a(s) proposta(s)
(A) I, apenas.
(B) I e II, apenas.
(C) I e III, apenas.
(D) I, II e III. 
(E) II e III, apenas.

Questão 02 - MS CONCURSOS - 2010 - IPAS-GO - A Conferência do Clima de Copenhague, a COP15, é nossa maior oportunidade para salvar a civilização de um colapso causado pelo aquecimento global. As emissões humanas responsáveis pelas mudanças climáticas – oriundas principalmente da queima de combustíveis fósseis para transporte e energia e do desmatamento – têm que começar a cair já para evitar o pior. A crise do clima virou fator determinante para a riqueza e a pobreza das nações nas próximas décadas. Com base nessa informação e no documento final que estabelece as bases para negociação continuar como forma de salvar o planeta do efeito estufa, podese citar que o principal avanço nas negociações foi a participação de um país que esteve fora das negociações sobre o clima mundial desde o Protocolo de Kyoto, em 1997. Este país é o maior emissor de gazes poluentes e sua participação é vital para o sucesso de qualquer futuro tratado global.
Qual país é este?
a) Rússia.
b) China.
c) Estados Unidos. 
d) Reino Unido.

Questão 03 - FCC - 2012 - SEE-MG - Leia o texto.
Nas montanhas pobres, porém ricas em minérios do leste dos Estados Unidos conhecidas como Apalaches, o milionário do carvão Don Blankenship organiza um encontro para os "Amigos da América" escutarem música country e "saberem como os ambientalistas radicais e a América corporativa estão tentando destruir seus empregos". E na China os ambiciosos projetos de eletricidade renovável parecem um passo importante para abordar o aquecimento global, mas o progresso se retarda devido ao profundo favoritismo pelo combustível fóssil, mais barato. "Ninguém precisa se entusiasmar demais", diz Lu Qizhou, nomeado pelo governo para dirigir o grande grupo da indústria energética da China. A mudança do sistema de energia acionado a carvão será lenta e não vai superar "a capacidade do mercado de se adaptar". (http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultnot/2009/11/09/caminhando-para-um-impasse-em-copenhague.jhtm)
Sobre o conteúdo do texto, está correto afirmar que a
(A) pressão de grupos ambientalistas contra os combustíveis fósseis é uma das principais ameaças ao crescimento da economia mundial.
(B) carência em conhecimentos tecnológicos representa uma barreira para a mudança das matrizes energéticas nos países pobres.
(C) substituição dos combustíveis fósseis na matriz energética global é dificultada por diferentes interesses econômicos. 
(D) economia dos Estados Unidos é prejudicada pelos acordos internacionais, que só permitem o uso de combustíveis fósseis por países emergentes.

Questão 04 - CESGRANRIO - 2010 - IBGE - No final de 2009, foi realizada, em Copenhague, uma conferência das Nações Unidas, a COP-15, com o objetivo de discutir questões sobre a ecologia planetária. A conferência contou com a participação de presidentes de vários países, como os do Brasil e dos Estados Unidos, apontando propostas para um futuro melhor. Qual o foco dessa conferência?
(A) As alterações genéticas.
(B) As estruturas geológicas.
(C) As mudanças climáticas. 
(D) A diversidade biológica.

Questão 05 - CEFET-BA - 2010 - EBAL - A 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas teve como principal resultado o Acordo de Copenhague. A partir dessa informação, é correto afirmar:
A) A aprovação desse acordo foi unânime por parte da sociedade internacional e fortemente aceita pela ONU.
B) As metas brasileiras para redução das emissões de gases de efeito estufa baseiam-se, dentre outras medidas, na redução do desmatamento. 
C) O principal objetivo do referido acordo, visando estabelecer o tratado substituto do Protocolo de Kyoto, vigente de 2006 a 2010, foi plenamente alcançado, segundo seus participantes.
D) O texto do acordo considera o aumento-limite de temperatura de 3º Celsius, nos próximos anos, para proteger nações litorâneas do desaparecimento.
E) Os países desenvolvidos, conforme as exigências do IPCC, comprometeram-se em reduzir 80% de suas emissões até 2020.

Questão 06 - FGV - 2010 - CAERN - Em dezembro de 2009, ocorreu em Copenhague a COP-15, em que ficou definido o acordo climático, já assinado por mais de cem países. Dos cinco maiores emissores de gases de efeito estufa do mundo (China, EUA, União Europeia, Índia e Rússia), até março de 2010 somente um deles ainda não havia aderido ao acordo. Trata-se
(A) da China.
(B) dos EUA. 
(C) da União Europeia.
(D) da Índia.
(E) da Rússia.

Questão 07 - FCC - 2010 - SEFAZ-SP - Após duas semanas de negociações, com a participação de líderes de cerca de 190 países e com a intervenção direta do secretário geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, na 15ª Conferência das Nações Unidas sobre mudança climática (COP 15), realizada em Copenhague, em dezembro de 2009,
(A) foram tomadas decisões que invalidaram o protocolo de Kyoto.
(B) a maioria dos países optou pela redução na emissão de agentes poluentes na atmosfera, mediante tratado que entrou em vigor a partir de janeiro de 2010.
(C) não houve a produção de qualquer documento referente à redução dos agentes poluentes da atmosfera.
(D) foi assinado documento com valor legal, no qual ficaram definidas metas de redução da emissão de agentes poluentes para todos os países, com exceção dos mais pobres.
(E) houve um acordo, fechado entre Estados Unidos, Brasil, China, Índia e África do Sul, que foi apenas “anotado” pelos demais países, mas não aprovado.

Questão 08 - COSEAC - 2014 - UFF - Um dos acordos mais importantes celebrados sobre mudanças climáticas foi a 15ª Conferência das Nações Unidas sobre mudanças do clima COP 15, e o seu resultado foi o chamado “acordo de Copenhague”, em dezembro de 2009. Os principais pontos desse acordo são citados abaixo, EXCETO que:
(A) é de caráter vinculativo para os signatários.
(B) não especifica qual deve ser o corte das emissões necessárias.
(C) inclui o mercado de carbono para promover incentivos positivos para financiar ações.
(D) detalha o plano de mitigação de emissões em dois anexos.
(E) é de caráter não vinculativo para os signatários.

Questão 09 - CESPE - 2010 - UERN - Entre os dias 7 e 14 de dezembro de 2009, aconteceu, em Copenhague, capital da Dinamarca, a 15.ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, mais conhecida como COP-15. No que concerne aos resultados dessa conferência, assinale a opção correta. 
A)  Os EUA reafirmaram a posição de George W. Bush de duvidar da existência do aquecimento global.
B) A China sugeriu cortes agressivos de carbono para os países em desenvolvimento, mas o Brasil se recusou a cumpri-los.
C) O documento final da conferência tem validade, mas não tem força de cumprimento obrigatório entre os signatários. 
D) O principal embate se deu entre os EUA e a União Europeia, porque os europeus não quiseram cumprir as recomendações norte-americanas.
E) Os países em desenvolvimento concordaram em se submeter à redução obrigatória da emissão de gases poluentes até 2020.

Questão 10 - CESPE - 2010 - IPAJM - A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2009, realizada em Copenhague, terminou
A) com o estabelecimento de metas obrigatórias de redução das emissões de gás carbônico para os países, de acordo com seu estágio de desenvolvimento.
B) com a decisão de que os organismos financeiros internacionais não mais concederão crédito para atividades econômicas que contribuam para o aquecimento global.
C) com o estabelecimento de metas obrigatórias de redução de energia elétrica gerada por petróleo.
D) com a criação da Organização Mundial Ambiental, reunindo países e organismos internacionais especializados em meio ambiente, para gerenciar a crise ambiental.
E) sem um documento formal que estabelecesse metas, demonstrando a falta de consenso entre os países participantes.

GABARITO
01 - D
02 - C
03 - C
04 - C
05 - B
06 - B
07 - E
08 - E
09 - C
10 - E

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Exercícios sobre Energia eólica - com gabarito

Questão 01 - FGV - 2013 - AL-MT - Produzida a partir da força dos ventos – é abundante, renovável, limpa e disponível em muitos lugares. Essa energia é gerada por meio de aerogeradores, nas quais a força do vento é captada por hélices ligadas a uma turbina que aciona um gerador elétrico.” 
(Ministério do Meio Ambiente, mma.gov.br/clima/energia/energias‐renovaveis/) O fragmento acima refere‐se à energia
A) hidrelétrica.
B) nuclear.
C) solar.
D) eólica. 
E) térmica

Questão 02 - COLTEC 2015 - Leia o fragmento a seguir. A implantação de parques eólicos no Brasil é algo relativamente novo, tendo em vista que outros países, como por exemplo, a Dinamarca teve a instalação da primeira turbina eólica ligada à rede elétrica publica em 1976. No entanto (...), é indiscutível a importância de ter uma matriz energética limpa e renovável, e contribuir para o desenvolvimento sustentável, como é o caso da energia eólica. Disponível em: http://goo.gl/lKj8wQ. Acesso em: 28 jul. 2014. É CORRETO afirmar que uma das grandes vantagens de implantação de parques eólicos corresponde ao fato de 
A) a área ocupada pelo parque da usina eólica poder ser utilizada também para a agricultura e a pecuária. 
B) a implantação de parques eólicos necessitar apenas de pequenas áreas para sua instalação e funcionamento. 
C) o equipamento necessário à produção da energia poder ser implantado em residências e ter baixo custo. 
D) o parque de produção apresentar desenhos modulares, flexíveis e ajustáveis ao aumento do consumo.

Questão 03 - UPENET - 2014 - Prefeitura de Paulista - PE - Sobre a geração de energia eólica, é INCORRETO afirmar que
A) é considerada uma geração limpa pelo uso da fonte de combustível não poluidora (vento).
B) não produz ruído, pois são utilizados equipamentos com proteção acústica. 
C) a utilização de torres altas com grandes hélices causa um impacto visual negativo, sendo necessária a promoção de conscientização nas comunidades circunvizinhas do benefício ambiental proporcionado.
D) as torres altas com grandes hélices também produzem mudança na fauna, principalmente pela morte de aves e morcegos, sendo necessário efetuar acompanhamento do índice de mortes, gerando a necessidade de estudo da fauna no entorno dos parques antes da instalação.
E) outro efeito negativo é a interferência eletromagnética, sendo necessária a adoção de políticas de distanciamento entre os parques eólicos e as comunidades.

Questão 04 - IESES - 2015 - MSGás - Qual das opções de geração de energia abaixo é a única menos poluente que o Gás Natural?
a) Eólica. 
b) Óleo.
c) Lenha.
d) Carvão.

Questão 05 - ENEM 2012 - Suponha que você seja um consultor e foi contratado para assessorar a implantação de uma matriz energética em um pequeno país com as seguintes características: região plana, chuvosa e com ventos constantes, dispondo de poucos recursos hídricos e sem reservatórios de combustíveis fósseis. De acordo com as características desse país, a matriz energética de menor impacto e risco ambientais é a baseada na energia 
a) dos biocombustíveis, pois tem menos impacto ambiental e maior disponibilidade. 
b) solar, pelo seu baixo custo e pelas características do país favoráveis à sua implantação. 
c) nuclear, por ter menos risco ambiental a ser adequada a locais com menor extensão territorial, 
d) hidráulica, devido ao relevo, à extensão territorial do país e aos recursos naturais disponíveis. 
e) eólica, pelas características do país e por não gerar gases do efeito estufa nem resíduos de operação.

Questão 06  - Enem 2007 - Qual das seguintes fontes de produção de energia é a mais recomendável para a diminuição dos gases causadores do aquecimento global?
A) Óleo diesel.
B) Gasolina.
C) Carvão mineral.
D) Gás natural.
E) Vento.

Questão 07 - CESGRANRIO - 2014 - Petrobras - Apesar das vantagens ambientais apresentadas pelo uso da energia eólica, quando comparada às fontes de energia não renováveis, a instalação de parques ou usinas eólicas demanda a avaliação prévia dos possíveis impactos ambientais que podem ser causados na região. Qual dos seguintes impactos ambientais NÃO é passível de ser causado pela instalação de parques ou usinas eólicas?
(A) Interferência na transmissão de sinais de rádio e TV
(B) Interferência no comportamento migratório das aves
(C) Impactos visuais devido aos aerogeradores
(D) Emissão de ruídos que afetam a vizinhança
(E) Emissão de gases tóxicos e poluentes

Questão 08 - INSTITUTO MAIS - 2012 - Prefeitura de Santana de Parnaíba - SP - Assinale a alternativa que corresponde ao nome que se dá à energia contida nas massas de ar em movimento (vento), de grande importância para a preservação do meio ambiente, produzida com o emprego de turbinas também denominadas aerogeradores para a geração de eletricidade.
(A) Hidráulica.
(B) Eólica. 
(C) Solar.
(D) Nuclear.

Questão 09 - IADES - 2015 - ELETROBRAS - Atualmente, há muitas pesquisas em busca de novos métodos de geração de energia elétrica, e outras que procuram o aperfeiçoamento das existentes. A respeito das existentes,assinale a alternativa correta quanto ao tipo de energia que advém do vento.
a) Eólica. 
b) Biomassa.
c) Hidroelétrica.
d) Geotérmica.
e) Fotovoltaica.

Questão 10 - CPCON - 2015 - Prefeitura de Catolé do Rocha - PB - Fonte energética gerada a partir dos ventos. Fonte limpa e inesgotável e ainda de pouca utilização. Estamos falando da:
a) Energia hidráulica.
b) Energia eólica. 
c) Energia solar.
d) Energia nuclear.
e) Energia fóssil.

Questão 11 - FAUEL 2021 - A energia eólica é considerada uma fonte renovável e limpa. Marque a alternativa que indica a origem desse tipo de energia. 
a) Oceanos. 
b) Rios. 
c) Sol. 
d) Vento.

GABARITO
01 - D
02 - A
03 - B
04 - A
05 - E
06 - E
07 - E
08 - B
09 - A
10 - B
11 - D

terça-feira, 28 de agosto de 2018

Exercícios sobre a formação dos solos - com gabarito

Questão 01 - FGV - 2014 - Prefeitura de João Pessoa - PB - A partir do estudo dos solos em diversas regiões do mundo foram identificados cinco fatores principais da pedogênese: o clima, os organismos, o material de origem, o relevo e o tempo. Em geral, qualquer solo é produto da ação combinada desses cinco fatores, embora, em alguns casos, um dos fatores possa predominar. Sobre os fatores de formação do solo, assinale a afirmativa incorreta. 
(A) A temperatura e a umidade regulam o tipo e a intensidade de intemperismo das rochas, o crescimento dos organismos e a distinção entre os horizontes pedogenéticos. 
(B) Os microorganismos atuam na formação dos solos através da decomposição das rochas, auxiliando na produção de húmus que se acumula principalmente nos horizontes mais profundos. 
(C) O material de origem condiciona as características do solo, sobretudo na formação de solos jovens ou formados em climas frios e secos. 
(D) O relevo que condiciona uma rápida infiltração ou boa drenagem favorece o intemperismo químico, notadamente a oxidação e, portanto, a coloração avermelhada dos solos. 
(E) O tempo atua na diferenciação e no espessamento dos horizontes do solo.

Questão 02 - UECE - 2018.1 - Atente ao seguinte excerto: “Os solos são corpos naturais da superfície terrestre que ocupam áreas e expressam características (cor, textura, estrutura etc.) da ação combinada dos fatores associados aos mecanismos e processos de formação do solo”. 
Palmieri, F. e Larach, J. O I. Pedologia e Geomorfologia. Pág. 70. In. Geomorfologia e Meio Ambiente. Guerra, A. J. T. e Cunha, S. B. da. Rio de Janeiro. 1996. Bertrand Brasil. 
Considerando o excerto acima e os conceitos de formação do solo, é correto afirmar que solo pedológico é formado 
A) por uma camada de sedimentos silicosos de origem distrófica que recobre a superfície terrestre. 
B) por sedimentos alíticos distróficos com elevada acidez, fator que favorece a sua fertilidade natural. C) por material mineral pouco espesso, com boa presença se sódio geralmente derivado de rochas do cristalino. 
D) por um conjunto de fatores, dentre os quais encontra-se a ação integrada do clima e dos organismos sobre o material de origem.

Questão 03 - CESGRANRIO - 2010 - Prefeitura de Salvador - BA - A formação dos solos se dá por fatores como a ação do Sol, das chuvas e dos ventos, que constituem o fenômeno conhecido como intemperismo. Dessa forma, as rochas vão se fragmentando e alterando suas propriedades físicas e químicas. As partículas mais sujeitas aos efeitos do intemperismo são aquelas que compõem as camadas 
(A) de magma. 
(B) profundas. 
(C) superficiais. 
(D) intermediárias. 
(E) da rocha matriz.

Questão 04 - IESES - 2017 - IGP-SC - Quanto aos principais elementos que atuam na formação do solo, é correto afirmar que: 
a) Os principais elementos que interagem entre si na formação do solo são o tempo, clima, relevo, água e os seres vivos, inclusive o ser humano. 
b) Os principais elementos que interagem entre si na formação do solo são o tempo, clima, relevo, água e seres vivos. O ser humano, todavia, não tem nenhuma influência nesse processo. 
c) O tectonismo é o elemento mais importante para a formação dos solos, pois a movimentação das placas tectônicas gera a decomposição da rocha em grande escala. d) Apenas elementos da natureza (clima, relevo, água e seres vivos), pois as atividades humanas não exercem nenhuma influência na formação do solo.

Questão 05 - ESPP - 2012 - BANPARÁ  - Solos são corpos naturais, ocupam porções na superfície terrestre, suportam plantas e as edificações do homem e apresentam propriedades resultantes da atuação integrada do _____________ e dos(as) ______________, atuando sobre o material de origem, condicionado pelo(s) _______, durante um período de ____________. 
a) clima / organismos / relevo / tempo. 
b) clima / organismos / tempo / chuvas. 
c) tempo / organismos / clima / seca. 
d) tempo / organismos / relevo / chuvas. 
e) clima / chuvas / organismos / tempo.

Questão 06 - ESPP - 2012 - BANPARÁ - A teoria dos fatores de formação do solo tem por idéias principais as relacionadas abaixo, exceto: 
a) O solo não é apenas o produto de alteração das rochas, tampouco um amontoado de partículas orgânicas e inorgânicas. 
b) O solo possui zonas de acumulação e de perdas, chamado horizontes, que não existem no material de origem. 
c) O solo possui um perfil. 
d) O solo não tem relação com o clima e com o relevo. 
e) O solo possui um aumento de anisotropia comparado com o material de origem.

Questão 07 - ESPP - 2012 - BANPARÁ - Na formação dos solos o ____________________ fornece o material mineral. 
a) Clima. 
b) Relevo. 
c) Material de origem. 
d) Tempo. 
e) Homem.

Questão 08 - IESES - 2017 - IGP-SC - No tocante à formação dos solos, assinale a alternativa correta: 
a) O solo é formado a partir de processos internos do planeta Terra, como o vulcanismo e o movimento das placas tectônicas. 
b) Os solos se formam com mais facilidade em áreas com pouca ação dos ventos, da chuva, das variações climáticas e interferência dos seres vivos. 
c) O solo se forma a partir dos processos de intemperismo, que aceleram a decomposição das rochas de origem. 
d) Os solos do planeta Terra formaram-se há milhares de anos a partir do acúmulo de sedimentos que caíram no planeta Terra oriundos dos meteoros.

Questão 09 - UFT 2014.1 - “A formação dos solos é resultado da interação de muitos processos, tanto geomorfológicos como pedológicos. Esses processos retratam uma variabilidade temporal e espacial significativa, sendo dessa forma importante abordar os solos como um sistema dinâmico”.
Fonte: VITEE, A. C.; GUERRA, A. J.T. (ORGS) Reflexões sobre a geografia física no Brasil. 
2ª Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007. 
Geralmente os solos estão dispostos em camadas mais ou menos horizontais denominadas de horizontes do solo e são identificadas pelas letras O, A, B, C e R, com suas respectivas características. 
Todas as características abaixo estão relacionadas aos horizontes aos quais pertencem, com exceção do:
(A) horizonte O - corresponde ao acúmulo de material orgânico decomposto e incorporado aos horizontes inferiores
(B) horizonte A - apresenta grande atividade biológica e muitas raízes dos vegetais
(C) horizonte B - apresenta acúmulo de compostos de ferro, argila e quartzo
(D) horizonte C - camada superficial escura, normalmente o horizonte mais fértil do perfil
(E) horizonte R - camada mineral constituído da rocha matriz com algumas fendas

GABARITO
01 - B
02 - D
03 - C
04 - A
05 - A
06 - D
07 - C
08 - C
09 - D

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Exercícios sobre a Agenda 21 - com gabarito

Questão 01 - VUNESP - 2009 - CETESB - A Agenda 21
(A) deu origem à Conferência de Estocolmo de 72.
(B) deu origem ao Relatório Brundtland de 87.
(C) originou-se da ECO 92. 
(D) originou-se da Declaração de Leipzig de 95/97.
(E) originou-se do Protocolo de Quioto de 97/99.

Questão 02 - FCC - 2012 - TCE-AP - O objetivo central da Agenda 21 é:
(A) Cada nação é responsável por seu desenvolvimento e pela solução dos problemas ambientais por ela causados.
(B) Os problemas ambientais globais serão melhor equacionados se as diferentes nações pensarem em conjunto e não individualmente. 
(C) Os problemas ambientais globais devem ser resolvidos pelas nações mais ricas, já que elas são, em grande parte, as responsáveis por eles.
(D) Os problemas ambientais globais serão melhor equacionados se cada país solucionar seus próprios problemas ambientais.
(E) Não é responsabilidade das nações pobres resolver questões ambientais globais, pois elas não dispõem de recursos financeiros para essa tarefa.

Questão 03 - IADES - 2011 - PG-DF - A Agenda 21 buscou estabelecer uma nova ordem mundial baseada no conceito de 
(A) desenvolvimento sustentável. 
(B) igualdade e liberdade. 
(C) apropriação dos bens naturais. 
(D) bem estar social. 
(E) capital financeiro.

Questão 04 - FADESP - 2010 - Prefeitura de Juruti - PA - Em relação à Agenda 21, é correto afirmar que
(A) é um plano de ação estratégico, que constitui a mais ousada e abrangente tentativa já feita de promover, em escala planetária, um novo padrão de desenvolvimento. 
(B) trata-se de decisão consensual extraída de documento de quarenta capítulos, para o qual contribuíram governos e instituições da sociedade civil de 170 países. 
(C) é um ato internacional, com caráter mandatório e ampla adesão aos seus princípios, que tem favorecido a inserção de novas posturas frente aos usos dos recursos naturais. 
(D) é um compromisso firmado entre os países durante a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento em 2002, no Rio de Janeiro.

Questão 05 - FCC - 2002 - SEAD-AP - A Agenda 21, documento resultante da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento – RIO 92, foi formulada com o objetivo de 
(A) orientar os 21 países mais ricos do mundo para a preservação dos recursos ambientais. 
(B) registrar as discussões realizadas durante a conferência, que teve a duração de 21 dias. 
(C) garantir a participação do Brasil na II Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento. 
(D) planejar ações que promovam o crescimento econômico dos 21 países considerados os mais pobres do mundo. 
(E)) servir de guia para a promoção do desenvolvimento sustentável em todos os níveis, com vistas ao século 21.

Questão 06 - AOCP - 2009 - CASAN-SC - Qual documento surgiu em 1992 quando se realizou no Rio de Janeiro a Conferência das nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, conhecida como Rio-92 ou ECO-92? Assinale a alternativa correta. 
(A) Protocolo da Dinamarca. 
(B) Tratado de cooperação. 
(C) Conferência do Rio de Janeiro. 
(D) Agenda 21. 
(E) Protocolo de Kioto.

Questão 07 - CEC - 2014 - Prefeitura de Piraquara - PR - Assinale a alternativa que apresenta o “Documento que é instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica”: 
A) Convenção sobre mudanças climáticas 
B) Carta da Terra 
C) Convenção da Biodiversidade 
D) Agenda 21 
E) Protocolo de Quioto

Questão 08 - NC-UFPR - 2015 - ITAIPU BINACIONAL - A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento realizada no Rio de Janeiro em junho de 1992 (Eco-92) teve como um de seus principais resultados a Agenda 21, que se caracteriza por ser um: 
a) conjunto de conceitos relacionados com o desenvolvimento sustentável e com o desenvolvimento de lideranças. 
b) conjunto de metodologias relacionadas à formação de lideranças e à participação comunitária. 
c) instrumento de planejamento participativo para a construção de sociedades sustentáveis em âmbitos local e global. 
d) instrumento de formação de cidadãos para a gestão de recursos naturais em âmbito local e global. e) instrumento de planejamento participativo para preservação da biodiversidade em âmbitos local e global.

Questão 09 - CESGRANRIO - 2011 - Transpetro - A Agenda 21 é um instrumento de planejamento de ações para a construção de sociedades sustentáveis. Foi acordada por 179 países participantes da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, na cidade de(o) 
(A) Zurique, na Suíça 
(B) Johanesburgo, na África do Sul 
(C) Nova York, nos Estados Unidos 
(D) Kyoto, no Japão 
(E) Rio de Janeiro, no Brasil

Questão 10 - CESGRANRIO - 2014 - Petrobras - A Agenda 21 é um plano de ação para ser adotado global, nacional e localmente por organizações do sistema das Nações Unidas, por governos e pela sociedade civil, em todas as áreas em que a ação humana impacta o meio ambiente. Constitui a mais abrangente tentativa já realizada de orientar para um novo padrão de desenvolvimento para o século XXI, cujo alicerce é a sinergia da sustentabilidade ambiental, social e econômica, perpassando todas as suas ações propostas. NÃO é um dos princípios básicos da Agenda 21 a(o) 
(A) geração de um processo de planejamento participativo para planejamento do futuro de forma sustentável em níveis locais, regionais e globais. 
(B) formação de parcerias e de compromissos para a solução das problemáticas a curto, médio e longo prazos. 
(C) participação das organizações não governamentais na elaboração de planos estratégicos para controle dos gases que produzam o efeito estufa. 
(D) encaminhamento de propostas dentro de uma abordagem integrada e sistêmica das dimensões econômica, social, ambiental e político-institucional. 
(E) envolvimento de todos os atores sociais na discussão dos principais problemas, garantindo a sustentabilidade dos resultados.

GABARITO
01 - C
02 - B
03 - A
04 - A
05 - E
06 - D
07 - D
08 - C
09 - E
10 - C

Exercícios sobre Problemas Ambientais - com gabarito

Questão 01 - Colégio Pedro II 2016 - Leia a tirinha a seguir:
A cidade do Rio de Janeiro, apesar de tão rica em belezas naturais, sofre com problemas ambientais, causados pelo próprio homem. A alternativa que apresenta respectivamente uma relação causa-consequência na degradação do meio ambiente é
a) desmatamento sem controle – estiagem. 
b) enchente – alteração do curso d’agua de um rio.
c) reciclagem do lixo – criação de mais aterros sanitários.
d) maior poluição do ar – aumento da quantidade de fábricas e veículos.

Questão 02 - CESGRANRIO 2010 - A CONSERVAÇÃO É DESENVOLVIMENTO
As preocupações ambientais hoje estão todas mobilizadas pelo aquecimento global. Mas a degradação climática do mundo é apenas um dos sintomas de um desequilíbrio mais profundo, que também se mostra na taxa acelerada de extinção de espécies e no risco de desaparecimento de ecossistemas saudáveis.
Entrevista com DJOGHLAF, Ahmed, Secretário da ONU. Revista Época, jan. 2010.
Para além do aquecimento global, o Secretário chama a atenção para os atuais problemas ambientais relativos à
A) cultura de massa.
B) produção flexível.
C) economia de mercado.
D) ideologia ecológica.
E) diversidade biológica.

Questão 03 - FGV 2015 - O uso da floresta úmida para agricultura, normalmente envolvendo desmatamento, altera radicalmente as características ecológicas, tais como a vegetação, solos, ciclos de nutrientes e diversidade de espécies. Padrões míopes de uso da floresta úmida têm levantado preocupações amplamente compartilhadas. É importante examinar algumas dessas preocupações, incluindo alguns desses equívocos populares a respeito das consequências ambientais, para que se possa avaliar a agricultura pioneira em termos de seu custo ambiental e chances de sustentabilidade a longo pra o.” (FEARNSIDE, Philip. A floresta úmida tropical como um ecossistema. Disponível em http://philip.inpa.gov.br/)
Um dos problemas ambientais decorrentes das alterações sobre o ambiente natural em destaque é:
A) a perda de fertilidade do solo em razão da redução da serapilheira; 
B) maior formação dos rios voadores, responsáveis por chuvas no centro-sul brasileiro;
C) o aumento da erosão superficial decorrente da redução do processo de lixiviação do solo;
D) a maior atuação da massa tropical continental sobre a região, aumentando as estiagens;
E) a redução da amplitude térmica anual, com maior ocorrência do fenômeno da friagem.

Questão 04 - FCC 2016- Observe a imagem abaixo.

A imagem destaca um dos principais problemas ambientais no mundo atual, a saber:
A) expansão das áreas agrícolas, destruição das florestas tropicais, com a consequente redução da biodiversidade.
B) desertificação, que tem apresentado maior intensidade nas regiões semiáridas da África e da Ásia. 
C) falta de moradias adequadas para a população dos países pobres, com destaque para os países da África subsaariana.
D) abandono das áreas agrícolas em regiões semidesérticas, com migração em massa para países ricos.
E) destruição da produção agrícola em países pobres, devido ao aumento do número de tempestades.

Questão 05 - IDECAN - 2014 - Prefeitura de Duque de Caxias - RJ - O desenvolvimento e o crescimento dos centros urbanos, muitas vezes, não ocorrem de maneira planejada, ocasionando vários transtornos para seus habitantes. Alguns desses problemas são de grandeza ambiental e atrapalham as atividades da vida humana nesses locais. Tais problemas ambientais são causados por diversos fatores, principalmente pela ação do homem. São exemplos de problemas ambientais, EXCETO:
A) Efeito estufa.
B) Poluição do ar.
C) Poluição das águas.
D) Poluição visual e sonora.
E) Áreas de reflorestamento. 

Questão 06 - UFMT 2015 - A sociedade que adentra o século XXI enfrenta muitos problemas ambientais, fato que torna a Educação Ambiental uma atividade premente. Sobre essa questão, é INCORRETO afirmar: 
A) O desafio que se coloca é de formular uma educação ambiental que seja crítica e inovadora em dois níveis: formal e não formal. 
B) A análise e o enfrentamento dos problemas ambientais exigem atuação de profissionais de diversas áreas do conhecimento requerendo uma abordagem interdisciplinar. 
C) Faz-se necessário educar para o trânsito porque há relações diretas entre o uso dos veículos automotores, a poluição sonora e a poluição do ar. 
D) A educação ambiental requer acentuação da cisão homem-natureza como forma de estabelecer o distanciamento necessário para análise e compreensão dos problemas ambientais, conforme postula a racionalidade técnico-científica.

Questão 07 - AMAUC 2017 - A gestão dos resíduos sólidos (lixo) é um dos maiores problemas ambientais do mundo. Assinale abaixo a opção incorreta em relação ao manuseio adequado dos resíduos sólidos. 
a) utilização de composteira para transformar o lixo orgânico em adubo; 
b) separar os recicláveis dos orgânicos e rejeitos; 
c) instalação de aterros sanitários;
d) manutenção dos lixões a céu aberto; 
e) encontrar formas de reutilizar embalagens, dando novas utilidades aos resíduos;

Questão 08 - NUCEPE 2012 - Um dos problemas ambientais mais sérios com que se defronta, nos dias atuais, a humanidade, é a poluição da atmosfera terrestre. Contudo, nem todas as camadas da atmosfera sofrem diretamente os efeitos dessa poluição. Em que camada da atmosfera se concentra a poluição do ar? 
A) Mesosfera. 
B) Litosfera. 
C) Troposfera. 
D) Ionosfera. 
E) Termosfera.

Questão 09 - CESGRANRIO 2015 - O desmatamento e a queimada correspondem a dois graves problemas ambientais que têm contribuído para a degradação de nossos biomas. Em relação aos impactos ambientais causados no Brasil por esses dois problemas, considere as afirmativas a seguir. 
I - A prática cultural da queimada está relacionada, principalmente, à necessidade de obtenção de carvão vegetal para geração de energia. 
II - O bioma da caatinga concentra o maior número de focos de queimadas do país, devido à baixa umidade do seu clima, na maior parte do ano. 
III - Na Amazônia, as queimadas concentram-se principalmente no arco de desmatamento, que corresponde à área de expansão da fronteira agrícola. 
É correto o que se afirma em 
A) I, apenas 
B) II, apenas 
C) III, apenas 
D) II e III, apenas 
E) I, II e III

Questão 10 - CESGRANRIO 2015 - Segundo as previsões oriundas de pesquisas científicas, diversos são os efeitos ou as consequências dos chamados problemas ambientais em escala global. Nesse sentido, segundo estudos científicos, a elevação do nível dos oceanos é um efeito associado a um problema ambiental em escala global denominado 
(A) chuva ácida 
(B) efeito estufa 
(C) processo de desertificação 
(D) destruição da camada de ozônio 
(E) diminuição da biodiversidade

Questão 11 - FAFIPA 2016 - A tirinha de Carlos Ruas (http://www.umsabadoqualquer.com/) apresenta um dos grandes problemas ambientais da atualidade, muito discutido internacionalmente, inclusive discutido em um tratado internacional importantíssimo, que visa a sua melhora. Assim, com base na tirinha apresentada e no que foi dito, assinale a alternativa CORRETA.
Fonte: Carlos Ruas – Um Sábado Qualquer (http://www.umsabadoqualquer.com/)
A) Trata-se do aquecimento global, causado pelo aumento dos gases do Efeito Estufa, sendo o Protocolo de Quioto o principal documento internacional a seu respeito. 
B) Trata-se do aquecimento global, causado pelo aumento do buraco da Camada de Ozônio, sendo o Protocolo de Quioto o principal documento internacional a seu respeito. 
C) Trata-se do aquecimento global, causado pelo aumento dos gases do Efeito Estufa, sendo o Protocolo de Montreal o principal documento internacional a seu respeito. 
D) Trata-se do aquecimento global, causado pelo aumento do buraco da Camada de Ozônio, sendo o Protocolo de Montreal o principal documento internacional a seu respeito.

Questão 12 - CONSESP 2015 - Os problemas ambientais de âmbito no território brasileiro, relacionados à degradação da diversidade biológica, ocorrem desde a época da colonização, estendendo-se da subsequente exploração do pau-brasil, da cana, do café, do ouro até a atualidade com as práticas agropecuárias predatórias, o extrativismo vegetal, a industrialização e a má gestão dos resíduos urbanos, que têm causado agravantes de ordem rural e urbana. Observe as alternativas a seguir e assinale a única delas que não é consequência das degradações e problemas ambientais citados no texto. 
A) Perda da biodiversidade em razão do desmatamento e das queimadas. 
B) Degradação e esgotamento dos solos decorrentes das técnicas de produção inadequada. 
C) Aumento das atividades sísmicas e tsunamis que destroem áreas de ocupação humana. 
D) Escassez da água pelo mau uso e gerenciamento das bacias hidrográficas. 
E) Contaminação dos corpos hídricos por esgoto sanitário.

Questão 13 - EDUCA 2016 - O desmatamento é um dos mais graves problemas ambientais da atualidade, pois além de devastar as florestas e os recursos naturais, compromete o equilíbrio do planeta em seus diversos elementos, incluindo os ecossistemas, afetando gravemente também a economia e a sociedade. Existem alguns motivos que provocam ou intensificam a ocorrência do desmatamento, entre os quais, podemos mencionar, EXCETO: 
A) Expansão agropecuária. 
B) Atividade mineradora. 
C) Maior demanda por recursos naturais. 
D) Êxodo rural. 
E) Aumento das queimadas.

Questão 14 - FCC 2016 - O esgoto a céu aberto, aquele que corre pelas valas sem nenhuma forma de tratamento, é um dos problemas ambientais que mais afeta os brasileiros. A falta de saneamento é responsável, inclusive, por boa parte dos índices de mortalidade infantil. Considerando o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) relativamente ao problema acima, está correto afirmar que 
A) o acesso aos serviços de saneamento básico e sua cobertura expressam o grau de cidadania conquistada pelas populações. 
B) o ECA não aborda questões ambientais ou de saneamento básico como direitos da criança e do adolescente. 
C) as iniquidades presentes no país que produzem elevados índices de mortalidade infantil e juvenil estão relacionadas às atitudes dos gestores públicos. 
D) a garantia de acesso aos serviços de saneamento básico às famílias compõe o rol de condições para efetivação dos direitos de crianças e adolescentes. 
E) os municípios que não têm cobertura plena de acesso a saneamento básico deverão efetivá-la até o final do ano de 2019, sob pena de multa anual de R$ 10.000,00 reais.

Questão 15 - FUNCAB 2014 - Usinas de geração hidroelétrica podem causar problemas ambientais como:
A) emissão de CO₂ .
B) permitir o controle de inundações.
C) permitir que os rios se tornem navegáveis.
D) perda de um sistema natural de drenagem. 
E) dependência de fatores climáticos.

Questão 16 - ENEM 2007 - Um poeta habitante da cidade de Poços de Caldas – MG assim externou o que estava acontecendo em sua cidade: Hoje, o planalto de Poços de Caldas não serve mais. Minério acabou. Só mancha, “nunclemais”. Mas estão “tapando os buracos”, trazendo para cá “Torta II”1, aquele lixo do vizinho que você não gostaria de ver jogado no quintal da sua casa. Sentimentos mil: do povo, do poeta e do Brasil. 
Hugo Pontes. In: M.E.M. Helene. A radioatividade e o lixo nuclear. São Paulo: Scipione, 2002, p. 4. 

¹Torta II – lixo radioativo de aspecto pastoso. 

A indignação que o poeta expressa no verso “Sentimentos mil: do povo, do poeta e do Brasil” está relacionada com 
a) a extinção do minério decorrente das medidas adotadas pela metrópole portuguesa para explorar as riquezas minerais, especialmente em Minas Gerais. 
b) a decisão tomada pelo governo brasileiro de receber o lixo tóxico oriundo de países do Cone Sul, o que caracteriza o chamado comércio internacional do lixo. 
c) a atitude de moradores que residem em casas próximas umas das outras, quando um deles joga lixo no quintal do vizinho. 
d) as chamadas operações tapa-buracos, desencadeadas com o objetivo de resolver problemas de manutenção das estradas que ligam as cidades mineiras. 
e) os problemas ambientais que podem ser causados quando se escolhe um local para enterrar ou depositar lixo tóxico.

Questão 17 - VUNESP 2012 - A partir das últimas décadas, a questão ambiental tornou-se uma preocupação mundial. A grande maioria das nações do mundo reconhece a urgência em buscar soluções paia os problemas ambientais ou mesmo para reduzir ou eliminar fatores que podem contribuir para gerar impactos, tais como 
A) a redução do transporte ferroviário devido a poluição que provoca. 
B) a proibição de lançamento de novos satélites de comunicação. 
C) a intenção de substituir a energia nuclear por fontes de energia alternativas. 
D) a expansão de cultivos transgênicos que reduzem as pragas nas lavouras. 
E) o estímulo ao povoamento da Antártida como forma de controle ambiental.

GABARITO
01 - A
02  - E
03 - A
04 - B
05 - E
06 - D
07 - D
08 - C
09 - C
10 - B
11 - A
12 - C
13 - D
14 - D
15 - D
16 - E
17 - C

domingo, 26 de agosto de 2018

Exercícios sobre o Protocolo de Kyoto - com gabarito

Questão 01 - CESGRANRIO 2009 - O cuidado com o planeta em que vivemos vem recebendo mais atenção, nas últimas décadas, devido ao ritmo de degradação do ambiente natural. Um exemplo dessa atenção foi a assinatura do Protocolo de Kyoto, por vários países, com o objetivo de preservar a Terra. O Protocolo de Kyoto tem como tema principal a(o) 
A) vegetação. 
B) hidrografia. 
C) solo. 
D) relevo. 
E) clima.

Questão 02 - CESGRANRIO 2012 - O acordo estabelecido por diversos países, em 10 de dezembro de 1997, requerendo a limitação anual da emissão de CO2 pelos países industrializados, foi denominado 
(A) Protocolo de Quioto 
(B) Conferência do Rio 
(C) Cúpula de Joanesburgo 
(D) Conferência de Estocolmo 
(E) Conferência de Berlim

Questão 03 - FUNRIO 2016 - O Acordo de Paris foi aprovado na tarde de 12 de dezembro de 2015 pela Plenária da Conferência do Clima (COP 21). O texto elaborado se torna o novo marco jurídico de luta contra o aquecimento global e será "legalmente vinculante", obrigando todos os 196 países signatários a organizar estratégias para limitar o aumento médio da temperatura da Terra a 1,5ºC. O documento da COP 21 das Nações Unidas preverá US$ 100 bilhões por ano para projetos de adaptação dos efeitos do aquecimento a partir de 2020 e será o primeiro acordo universal da história para a luta contra as mudanças do clima, um marco desde o Protocolo assinado em 1997 na cidade de A) Berlim. 
B) Kyoto. 
C) Lima. 
D) Montreal. 
E) Varsóvia.

Questão 04 - AOCP  2016 - O Protocolo de Quioto, criado em 1997, firma acordos internacionais para, em conjunto, fixar metas de redução de emissão de gases de efeito estufa na atmosfera. Com intuito de ajudar os países a cumprirem suas metas, foram estabelecidos mecanismos de flexibilidade para permitir maior eficiência econômica na mitigação do efeito estufa. Dentre os mecanismos estabelecidos, está 
(A) o Banco de Projetos (BP). 
(B) o Mercado Brasileiro de Redução de Emissões (MBRE). 
(C) a Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD). 
(D) o Mecanismo de Compensação de Poluição (MCP). 
(E) o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL).

Questão 05 - ESAF 2013 - A partir de meados do século XX, amplia-se crescentemente o interesse pelo estudo das relações que os seres vivos mantêm entre si e com o ambiente no qual estão integrados. Acredita-se que o avanço da industrialização fez aumentar a preocupação com o impacto das atividades humanas sobre o meio ambiente. A ONU tem promovido encontros de grande amplitude para discutir o tema, o primeiro dos quais foi a conferência de Estocolmo, em 1972. Importante documento saído de uma dessas convenções (1992), teve seu marco inicial em 1997 e ratificado pelo Brasil em 2002. Ele fixa metas e prazos para a redução da emissão de gases ampliadores do efeito estufa. 
Trata-se de 
a) Convenção da Desertifi cação. 
b) Convenção da Diversidade Biológica. 
c) Convenção de Viena para a proteção da Camada de Ozônio. 
d) Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança. 
e) Protocolo de Kyoto.

Questão 06 - Itame 2016 - O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo foi criado pelo (a): 
(A) Toronto Conference on the Changing Atmosphere. 
(B) Eco 92. 
(C) Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática. 
(D) Protocolo de Kyoto.

Questão 07 - CESGRANRIO 2012 - O Protocolo de Kyoto estabeleceu que os solos agrícolas poderiam funcionar como um destino para o carbono sequestrado. O uso de tecnologias adequadas na agricultura tem um grande potencial para aumentar as quantidades de carbono sequestrado em solos cultivados. Um exemplo dessas tecnologias é 
(A) adoção de adubos organominerais 
(B) sistema de plantio direto 
(C) agricultura de precisão 
(D) plantio convencional 
(E) plantio em nível

Questão 08 - FCC 2012 - O Protocolo de Kyoto é um tratado internacional que visa a redução da emissão dos gases que agravam o efeito estufa. Uma de suas principais recomendações é que os países signatários devem proteger suas florestas, diminuindo os desmatamentos. Esta recomendação se baseia na seguinte afirmação: 
(A) As florestas absorvem uma grande quantidade de calor. 
(B) As florestas impedem o alastramento de desastres ambientais. 
(C) As florestas armazenam uma grande quantidade de carbono. 
(D) As florestas retêm um grande quantidade de água nas plantas.
(E) As florestas detêm a maior parte da biodiversidade do planeta.

Questão 09 - CS-UFG 2014- O protocolo de Kyoto objetiva firmar acordos e promover discussões internacionais para conjuntamente estabelecer metas de redução na emissão de gases-estufa na atmosfera, principalmente por parte dos países industrializados, além de criar formas de desenvolvimento de maneira menos impactante para aqueles países em pleno desenvolvimento. Um dos objetivos do protocolo de Kyoto é estabelecer propostas para reduzir essas emissões. Nesse caso, estabeleceu as regras do mecanismo de 
(A) desenvolvimento limpo. 
(B) desenvolvimento humano. 
(C) crescimento uniforme. 
(D) tratamento de emissões gasosas. 
(E) remoção de material particulado.

Questão 10 - CESGRANRIO - 2012 - Petrobras - O Protocolo de Kyoto apresentou metas de redução das emissões de gases de efeito estufa, estabelecendo mecanismos de flexibilização que visam à implementação dos compromissos acordados pelos países signatários. Qual é o mecanismo por meio do qual um país industrializado do Anexo I pode custear a implantação de um projeto que leve a reduções de emissões em outro país industrializado, contabilizando essas reduções em sua cota? 
(A) Comércio da Emissões 
(B) Implementação Conjunta 
(C) Redução Certificada de Emissões 
(D) Mecanismo de Desenvolvimento Limpo 
(E) Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação

Questão 11 - CESGRANRIO - 2013 - IBGE - O Protocolo de Quioto, resultado da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, estabeleceu três mecanismos adicionais de implementação, que complementam as medidas de redução da emissão e remoção dos gases de efeito estufa. Entre esses mecanismos, encontra-se o: (A) Relatório de Avaliação Ambiental 
(B) Estudo de Viabilidade Ambiental 
(C) Mecanismo de Desenvolvimento Limpo 
(D) Conceito de Desenvolvimento Sustentável 
(E) Sistema de Unidades de Conservação da Natureza

Questão 12 - UEA 2022 - Entre as causas do fracasso das políticas ambientais mundiais estabelecidas pelo protocolo de Kyoto, assinado em 1997, está 
a) o cumprimento das metas centralizado nos EUA. 
b) a exclusiva participação de países não industrializados. 
c) o baixo impacto ambiental da emissão de gases do efeito estufa. 
d) o reduzido compromisso prático dos países em desenvolvimento. 
e) a ampliação do uso de fontes energéticas renováveis.

Questão 13 - FUVEST 2018/19 - Transferência – 1ª Fase - O Protocolo de Kyoto refere-se
(A) ao acordo bilateral China-Japão para redução de testes nucleares.
(B) ao acordo internacional para redução da emissão de gases causadores do efeito estufa.
(C) ao termo de cooperação entre países do Leste Asiático para monitoramento de Tsunamis.
(D) ao tratado internacional para substituição de cultivos convencionais por cultivos transgênicos.
(E) à convenção asiática para controle da taxa de natalidade.

Questão 14 - FUVEST 2018 - Transferência – 1ª Fase - Após a assinatura do Protocolo de Quioto em 1997, estabeleceu-se a criação de um mercado mundial de créditos de carbono, relacionado à necessidade de redução das emissões de gases do efeito estufa. Sobre esse assunto, é correto afirmar que
a) os acordos internacionais resultam da busca de soluções comuns para os problemas ambientais, o que leva à superação de conflitos políticos e interesses divergentes.
b) o Protocolo de Quioto foi o primeiro acordo internacional resultante da Conferência de Estocolmo, na qual se debateram estratégias de desenvolvimento sustentável.
c) a venda de créditos de carbono tem estimulado os países altamente poluidores no desenvolvimento de tecnologia limpa e na alteração do padrão de produção-consumo.
d) esse mercado permite que países com altas taxas de emissões de carbono possam comprar cotas de países que produzem menos CO2.
e) as metas de redução da emissão de gases do efeito estufa são comuns a todos os países, uma vez que prevalece o princípio de que a responsabilidade é coletiva

Questão 15 - USP 2001 - O "Protocolo de Kyoto" refere-se à: 
a) Convenção Internacional sobre Mudanças Climáticas; 
b) Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos do Mar; 
c) Convenção Internacional para Conservação de Florestas; 
d) Convenção Internacional sobre Biodiversidade; 
e) Convenção Internacional sobre Patentes Biogenéticas.

Questão 16 - USP 2003 - O "Protocolo de Kyoto" trata de negociações internacionais referentes a 
a) destruição das florestas tropicais; 
b) uso sustentável dos recursos hídricos na escala planetária; 
c) transporte marítimo de petróleo; 
d) emissões de carbono e aquecimento global; 
e) registro de patentes biotecnológicas.

GABARITO
01 - E
02 - A
03 - B
04 - E
05 - E
06 - D
07 - B
08 - C
09 - A
10 - D
11 - C
12 - D
13 - B
14 - D
15 - A
16 - D