PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Revista Veja é criticada por chamar São Paulo de “capital do Nordeste”

Ana Luiza Menezes - 22/01/2021 18h27 | atualizado em 22/01/2021 19h11 Nesta sexta-feira (22), a capa da revista Veja São Paulo foi alvo de críticas por chamar a cidade de São Paulo de “capital do Nordeste”. Para vários usuários do Twitter, ao avaliar a realidade do Nordeste e sua relação com a região Sudeste, a revista apresentou uma “visão limitada”. – Tem 9 capitais no Nordeste, e eu posso garantir que nenhuma das nove é São Paulo – destacou um usuário.



– Capa da Veja São Paulo: “A Capital do Nordeste”. Quem aguenta um circo desses? – reclamou outro. – A cada segundo que eu olho pra essa capa da Veja São Paulo, me dá mais raiva. É por isso que eu falo mal. O tanto de preconceito, xingamento, desmerecimento do meu trabalho em 3 anos apenas porque vim do Nordeste, e os caras vêm dizer que são a capital? Me respeita – declarou outra pessoa. No Instagram, o conteúdo da revista também foi criticado. – Gente, não é possível que não teve um editor com o mínimo de senso pra barrar esse capa – observou uma mulher. – Tudo menos a capital do Nordeste. De péssimo gosto – disse outra.

Influenciadora associa mau cheiro à pele negra e causa polêmica




Isadora Farias foi acusada de racismo após afirmar que usa desodorante para a pele negra por "sério problema de cecê"; após a repercussão, ela pediu desculpas. "Não sou essa pessoa racista"

A influenciadora Isadora Farias causou polêmica ao falar sobre sua higiene pessoal em vídeo nas redes sociais. Em uma farmácia, ela contou que tem problemas de "cecê" - termo utilizado para o odor causado pela combinação de suor e bactérias normalmente presentes na pele - e afirmou que usa produtos para pele negra.

"Quem me segue há mais tempo sabe que eu tenho sério problema com 'cecê', eu tenho que passar desodorante bom. Inclusive às vezes eu compro de pele morena a negra porque o negócio aqui é punk", disse ela.

Fonte: MARIE CLAIRE.

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Questão - 88 - ENEM 2020 -

O planejamento deixou de controlar o crescimento urbano e passou a encorajá-lo por todos os meios possíveis e imagináveis. Cidades, a nova mensagem soou em alto e bom som, eram máquinas de produzir riquezas: o primeiro e principal objetivo do planejamento devia ser o de azeitar a máquina. HALL, P. Cidades do amanhã: uma história intelectual do planejamento e do projeto urbanos no século XX. São Paulo: Perspectiva. 2016 (adaptado). O modelo de planejamento urbano problematizado no texto é marcado pelo(a) 
a) primazia da gestão popular. 
b) uso de práticas sustentáveis. 
c) construção do bem-estar social. 
d) soberania do poder governamental. 
e) ampliação da participação empresarial. 

Resposta: Letra E.
Comentário: A cidade apresenta, entre outras características, elevada concentração de infraestruturas e serviços voltados ao atendimento de interesses sociais e econômicos. O planejamento, considerado como um instrumento que busca organizar a produção, a estruturação e a apropriação do espaço urbano, tem por objetivo desenvolver programas e serviços que visam a melhorar a qualidade de vida da população. Para atender as demandas de natureza econômica, o atual modelo de planejamento urbano tem sido marcado pela ampliação da participação empresarial, de modo beneficiar predominantemente os interesses voltados à reprodução do capital, sobrepondo-se em grande parte às medidas que visam atender as necessidades sociais.

Questão de Geografia - ENEM 2020 - Escudos antigos ou maciços cristalinos são blocos imensos de rochas antigas.

ENEM 2020 - Escudos antigos ou maciços cristalinos são blocos imensos de rochas antigas. Estes escudos são constituídos por rochas cristalinas (magmático-plutônicas), formadas em eras pré-cambrianas, ou por rochas metamórficas (material sedimentar) do Paleozoico. São resistentes, estáveis, porém bastante desgastadas. Correspondem a 36% da área territorial e dividem-se em duas grandes porções: o Escudo das Guianas (norte da Planície Amazônica) e o Escudo Brasileiro (porção centro-oriental brasileira). 
Disponível em: http://ambientes.ambientebrasil.com.br. Acesso em: 25 jun. 2015. 
As estruturas geológicas indicadas no texto são importantes economicamente para o Brasil por concentrarem 
a) fontes de águas termais. 
b) afloramentos de sal-gema. 
c) jazidas de minerais metálicos. 
d) depósitos de calcário agrícola. 
e) reservas de combustível fóssil.

Resposta: Letra C.

Os escudos cristalinos correspondem às estruturas geológicas mais antigas da Terra, formadas ao longo do pré-cambriano (éons arqueano e proterozoico), importantes economicamente devido à presença de jazidas de minerais metálicos, como ferro, manganês, bauxita, ouro, dentre outros. O Brasil destaca-se como um dos maiores exportadores mundiais de recursos minerais metálicos por causa da exploração de reservas situadas no Escudo das Guianas, como a Serra do Navio (AP), e no Escudo Brasileiro, como o Quadrilátero Ferrífero (MG).

LEIA TAMBÉM:

Questões de Geografia / ENEM 2020 - Questão 49 - Questão 53 - Questão 56 - Questão 59 - Questão 60 -  Questão 61 - Questão 63 - Questão 64 - Questão 68 -  Questão 69 - Questão 72 - Questão 77 - Questão 81 - Questão 83 - Questão 85 -  Questão 86 -  Questão 88 -   Questão 89 - (Caderno Amarelo)

Questão de Geografia - ENEM 2020 - A expansão das cidades e a formação das aglomerações urbanas no Brasil

ENEM 2020 - A expansão das cidades e a formação das aglomerações urbanas no Brasil foram marcadas pela produção industrial e pela consolidação das metrópoles como locais de seu desenvolvimento. Na segunda metade do século XX, as metrópoles brasileiras estenderam-se por áreas de ocupação contínua, configurando densas regiões urbanizadas. MOURA. R. Arranjos urbano-regionais no Brasil: especificidades e reprodução de padrões. Disponível em: w.w.w.ub.edu. Acesso em: 11 fev. 2015. O resultado do processo geográfico descrito foi o(a) 
a) valorização da escala local. 
b) crescimento das áreas periféricas. 
c) densificação do transporte ferroviário. 
d) predomínio do planejamento estadual. 
e) inibição de consórcios intermunicipais. 

Resposta: Letra B.

O crescimento das cidades brasileiras, a partir de meados do século XX, provocou a metropolização dos grandes espaços urbanos. Porém, a urbanização do Brasil foi marcada pela segregação socioespacial que levou à expansão das cidades para as áreas periféricas.

LEIA TAMBÉM:

Questões de Geografia / ENEM 2020 - Questão 49 - Questão 53 - Questão 56 - Questão 59 - Questão 60 -  Questão 61 - Questão 63 - Questão 64 - Questão 68 -  Questão 69 - Questão 72 - Questão 77 - Questão 81 - Questão 83 - Questão 85 -  Questão 86 -  Questão 88 -   Questão 89 - (Caderno Amarelo)

Questão de Geografia - ENEM 2020 - Zona de pastoreio e cultura do algodão e cereais do agreste (1963)

ENEM 2020 - 
A dinâmica produtiva apresentada na imagem tem como estratégia central 
a) separação pelo tipo de solo. 
b) exportação da colheita sazonal. 
c) priorização da tecnologia moderna. 
d) adequação pelo tempo da natureza. 
e) intensificação da atividade pecuária. 

Resposta: Letra D.

O diagrama, que mostra o uso do solo, com pastoreio, cultura de algodão e cereais no Agreste, evidencia que no mesmo solo, as diversas culturas executadas ao longo do ano adequam-se às situações impostas pela natureza (clima, ambiente etc.). Não há predomínio de uma única atividade e a região do Agreste não se caracteriza pelas exportações.

LEIA TAMBÉM:

Questões de Geografia / ENEM 2020 - Questão 49 - Questão 53 - Questão 56 - Questão 59 - Questão 60 -  Questão 61 - Questão 63 - Questão 64 - Questão 68 -  Questão 69 - Questão 72 - Questão 77 - Questão 81 - Questão 83 - Questão 85 -  Questão 86 -  Questão 88 -   Questão 89 - (Caderno Amarelo)

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Questão 44 - ENEM 2020

O suor para estar em competições nacionais e interna cionais de alto nível é o mesmo para homens e mulheres, mas não raramente as remunerações são menores para elas. Se no tênis, um dos esportes mais equânimes em termos de gênero, todos os principais torneios oferecem prêmios idênticos nas disputas femininas e masculinas, no futebol a desigualdade atinge seu ápice. Neymar e Marta são dois expoentes dessa paixão nacional. Ela já foi eleita cinco vezes a melhor jogadora do mundo pela Fifa. Ele conquistou o terceiro lugar na última votação para melhor do mundo. Mas é na conta bancária que a diferença entre os dois se sobressai.

Disponível em: http://apublica.org. Acesso em. 9 ago. 2017 (adaptado)


O esporte é uma manifestação cultural na qual se estabelecem relações sociais. Considerando o texto, o futebol é uma modalidade que 
a) apresenta proximidades com o tênis, no que tange às relações de gênero entre homens e mulheres. 
b) caracteriza por uma identidade masculina no Brasil, conferindo maior remuneração aos jogadores. 
c) traz remunerações, aos jogadores e jogadoras, proporcionais aos seus esforços no treinamento esportivo. 
d) resulta em melhor eficiência para as mulheres e, consequentemente, em remuneração mais alta às jogadoras. 
e) possui jogadores e jogadoras com a mesma visibilidade, apesar de haver expoentes femininas de destaque, como Marta.

Resposta: Letra B.
A questão de gênero é muito presente no meio esportivo. Ela é, inicialmente, refletida no acesso das mulheres às diversas modalidades, e mais recentemente, nas questões que envolvem prêmios e salários. No Brasil, a realidade do futebol, modalidade com maior investimento, reflete essas diferenças.

O futebol, no Brasil, é associado culturalmente à identidade masculina e isso se reflete, consequentemente, na remuneração diferente dos jogadores baseado, unicamente, no gênero: jogadores, como Neymar, costumam ter salários milionários, enquanto as jogadoras, como Marta, não tem uma remuneração equivalente, tal como evidenciado na imagem apresentada.

Questão de Sociologia - ENEM 2020 - É difícil imaginar que nos anos 1990

ENEM 2020 - É difícil imaginar que nos anos 1990, num país com setores da população na pobreza absoluta e sem uma rede de benefícios sociais em que se apoiar, um governo possa abandonar o papel de promotor de programas de geração de emprego, de assistência social, de desenvolvimento da infraestrutura e de promoção de regiões excluídas, na expectativa de que o mercado venha algum dia a dar uma resposta adequada a tudo isso. 
SORJ, B. A nova sociedade brasileira Rio de Janeiro: Jorge Zahar 2000 (adaptado). 

Nesse contexto, a criticada postura dos governos frente à situação social do país coincidiu com a priorização de que medidas? 
a) Expansão dos investimentos nas empresas públicas e nos bancos estatais. 
b) Democratização do crédito habitacional e da aquisição de moradias populares. 
c) Enxugamento da carga fiscal individual e da contribuição tributária empresarial. 
d) Reformulação do acesso ao ensino superior e do financiamento científico nacional. 
e) Reforma das políticas macroeconômicas e dos mecanismos de controle inflacionário. 

RESPOSTA: LETRA E.

Durante a década de 1990, o governo brasileiro realizou importantes reformas macroeconômicas, especialmente relacionadas ao controle inflacionário, bem como medidas voltadas ao combate ao déficit público. Tais medidas foram priorizadas pelo governo e se faziam necessárias para conter a crise econômica vivida pelo Brasil ao longo da década de 1980. Tratase ainda de um período caracterizado pela adoção de medidas econômicas desestatizantes, resultando na diminuição da participação do Estado na promoção de políticas sociais, e pela privatização de empresas públicas e bancos estatais.

Questão de Geografia - ENEM 2020 - Os seringueiros amazônicos eram invisíveis no cenário nacional nos anos 1970.

ENEM 2020 - Os seringueiros amazônicos eram invisíveis no cenário nacional nos anos 1970. Começaram a se articular como um movimento agrário no início dos anos 1980, e na década seguinte conseguiram reconhecimento nacional, obtendo a implantação das primeiras reservas extrativas após o assassinato de Chico Mendes. Assim, em vinte anos, os camponeses da floresta passaram da invisi - bilidade à posição de paradigma de desenvolvimento sustentável com participação popular. 
ALMEIDA, M. W. B. Direitos à floresta e ambientalismo: seringueiros e suas lutas. Revista Brasileira de Ciências Sociais, n. 55. 2004. 

De acordo com o texto, a visibilidade dos seringueiros amazônicos foi estabelecida pela relação entre 
a) crescimento econômico e migração de trabalhadores. 
b) produção de borracha e escassez de recursos naturais. 
c) reivindicação de terra e preservação de mata nativa. 
d) incentivo governamental e conservação de territórios. 
e) modernização de plantio e comércio de látex.

RESPOSTA: Letra C.

A exploração do látex mesmo tendo uma importância significativa no processo histórico-econômico da Amazônia, não teve em seus trabalhadores, os seringueiros, o mesmo destaque até a década de 1970. Estes eram personagens de pouco destaque no cenário nacional. A partir da década de 1980, começa um processo de articulação desses trabalhadores relacionado às questões agrárias e ambientais locais. Como resultados de lutas pela reivindicação da terra e pela garantia de seus trabalhos, conseguem criar e implantar as primeiras reservas extrativas na Amazônia, introduzindo conceitos novos como sustentabilidade e desenvolvimento.

LEIA TAMBÉM:

Questões de Geografia / ENEM 2020 - Questão 49 - Questão 53 - Questão 56 - Questão 59 - Questão 60 -  Questão 61 - Questão 63 - Questão 64 - Questão 68 -  Questão 69 - Questão 72 - Questão 77 - Questão 81 - Questão 83 - Questão 85 -  Questão 86 -  Questão 88 -   Questão 89 - (Caderno Amarelo)

Questão - 53 - ENEM 2020 -

O conjunto representado pelo agronegócio demanda condições específicas que passam a ser exigidas dos territórios. Como há uma elevação da formação de fluxos, materiais e imateriais, a crescente articulação com as escalas que vão do local ao global terminam por pressionar o Estado a agir visando uma instalação no território de fixos diversos, bem como de uma regulação específica. 
LIMA. R. C.; PENNA. N. A. A logística de transportes do agronegócio em Mato Grosso (Brasil). Confins, n. 26. fev. 2016. 

O mapa e o texto se complementam indicando que a expansão das rodovias se deu como resposta ao(à) 
a) alteração da matriz econômica. 
b) substituição do modal hidroviário. 
c) retração do contingente demográfico. 
d) projeção do escoamento produtivo. 
e) estagnação de lavouras policultoras. 

Resposta: Letra D.
O mapa e o texto se complementam indicando que a expansão das rodovias se deu como resposta à projeção do escoamento produtivo do agronegócio, com destaque para o Centro-Oeste, com uma maior formação de fluxos e a crescente articulação com as escalas local e global.

domingo, 17 de janeiro de 2021

Questão de Geografia - ENEM 2020 - A colisão entre uma placa continental e uma oceânica provocará a subducção

ENEM 2020 - A colisão entre uma placa continental e uma oceânica provocará a subducção desta última sob a placa continental, que, a exemplo dos arcos e ilhas, produzirá um arco magmático na borda do continente, composto por rochas vulcânicas acompanhado de deformações e metamorfismo tanto de rochas preexistentes como de parte das rochas formadas no processo. TEIXEIRA, W. et al. (Org.). Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos. 2000. Qual feição fisiográfica é gerada pelo processo tectônico apresentado? 
a) Planícies abissais. 
b) Planaltos cristalinos. 
c) Depressões absolutas. 
d) Bacias sedimentares. 
e) Dobramentos modernos. 

Resposta: Letra E.

Em uma área de limite convergente de placas tectônicas, ocorrem a subducção da placa oceânica e a sobreposição da placa continental, resultando em um dobramento moderno. Como exemplo, podemos citar a formação da Cordilheira dos Andes devido ao encontro entre a placa de Nazca, oceânica, e a placa Sul-Americana, continental.

LEIA TAMBÉM:

Questões de Geografia / ENEM 2020 - Questão 49 - Questão 53 - Questão 56 - Questão 59 - Questão 60 -  Questão 61 - Questão 63 - Questão 64 - Questão 68 -  Questão 69 - Questão 72 - Questão 77 - Questão 81 - Questão 83 - Questão 85 -  Questão 86 -  Questão 88 -   Questão 89 - (Caderno Amarelo)

Questão 05 - ENEM 2020 -



Resposta: Letra A.

A frase final “Mulheres não deveriam mais sofrer preconceito” aparece como resposta às sugestões de pesquisa, carregadas de preconceito, sobre o que mulheres não deveriam fazer (ter direitos, trabalhar, votar, lutar boxe). Dessa forma, a frase que se encontra na parte inferior do cartaz critica o tratamento discriminatório sofrido pelas mulheres.

Resolução Comentada e Gabarito do ENEM 2020


Resolução completa aqui:

Tema da prova de redação foi divulgado pelo Inep no início da tarde deste domingo (17/01/2021).

Tema da redação do Enem 2020 é "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira"

Tema da prova de redação foi divulgado pelo Inep no início da tarde deste domingo (17/01/2021).

A informação foi divulgada pelo ministro Milton Ribeiro em suas redes sociais.



Neste domingo, os participantes fazem as provas objetivas de linguagens e ciências humanas, com 45 questões cada, e a prova de redação. Os estudantes terão cinco horas e 30 minutos para resolver as questões. A prova termina às 19h.

Os participantes devem ficar na sala de aplicação da prova por, pelo menos, duas horas. Quem sair do local de prova antes das 15h30 será eliminado do Enem 2020. Quem desejar levar o caderno de questões para casa precisa ficar na sala de aplicação até às 18h30 no primeiro dia e até às 18h no segundo dia.

sábado, 16 de janeiro de 2021

Professor de Geografia diz que "detesta Milton Santos e esses militantes de esquerda"

"Sou da geografia, não sou bolsonarista, mas também não sou do lulopetismo corrupto, não sou defensor do aborto, eutanásia, ideologia do gênero, invasão de propriedades, discurso contrário à legítima defesa, porque a Geografia não defende nada disso. 


Detesto Milton Santos e esses militantes de esquerda com capa de geógrafos, mas não sabem nem o que é espaço, lugar, região, paisagem e território. Não sabem cartografia, relevo, clima, vegetação, população, não sabem nem ler e interpretar um mapa. Eu não preciso de Milton Santos e militantes da esquerda para estudar o espaço e os fenômenos que se dão nele."
Nota do blog:  LAMENTÁVEL.


Observação: o comentário original foi publicado em resposta a uma publicação do Facebook que compratilhou a publicação deste blog intitulada: "Quem é da Geografia e bolsonarista não leu Milton Santos".

Quem é da Geografia e bolsonarista não leu Milton Santos

Quem é da Geografia e bolsonarista não leu Milton Santos, Josué de Castro, Doreen Massey, David Harvey, Roberto Lobato Corrêa, Ana Fani A. Carlos... 


E se leu não entendeu absolutamente nada.

O comentário foi feito por Alexandre Chaves, na matéria postada aqui:

"Se você é professor de Geografia e é bolsonarista, você não é professor de Geografia"

Só pra deixar claro: 
Se você é professor de Geografia e é bolsonarista, você não é professor de Geografia. Não tem como. Um anula o outro.
Honre seu diploma e vire gente!

A postagem feita pelo professor Marcelo Bussola, em um grupo de professores de Geografia gerou um grande repercussão na rede social.

Depois, o professor desabafou em mais um post.

Desculpa se alguém se ofendeu com esse post, mas é a simples verdade! (E se se ofendeu, mereceu)
Não adianta de nada querer (ou pelo menos deveria) ensinar ciência em sala de aula e apoiar negacionista fora dela. 
Larguem de serem hipócritas e honrem seu diplomas e a educação desse país!
Bolsonarismo vai ficar na história como a pior época do Brasil! Até na ditadura a vacina era tratada como merece! 
Se vocês querem ficar do lado certo da história, parem de apoiar o discurso do ódio e o negacionismo! A Terra não é plana!!!!

segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Questão de Geografia - FUVEST 2021 - O Sistema Aquífero Guarani abrange parte dos territórios da Argentina, do Brasil, do Paraguai e do Uruguai.

FUVEST 2021 - O Sistema Aquífero Guarani abrange parte dos territórios da Argentina, do Brasil, do Paraguai e do Uruguai. Possui um volume acumulado de 37.000 km3 e área estimada de 1.087.000 km2. Na parte brasileira estende-se por oito Estados: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Disponível em https://www.mma.gov.br/. 

Sobre os aquíferos e seus usos para atividades humanas, é correto afirmar: 
a) Ocorrem em formações geológicas que contêm água em quantidades significativas que se movimentam no seu interior em condições naturais, permitindo seu uso para abastecimento público e estâncias turísticas de águas minerais e termais. 
b) Consistem em reservatórios de águas superficiais formados a partir de processos de vulcanismo e tectonismo em áreas de intensa atividade sismica; seus fluxos são passíveis de uso na produção de energia geotérmica obtida por meio do calor proveniente do interior do planeta Terra. 
c) Os aquíferos apresentam volume de proporções, contudo, os custos de tratamento inviabilizam sua utilização atividades humanas, limitando-se dessedentação animal. 
d) Os aquíferos são formados pela ação dos ventos que acumulam areia na superfície, facilitando a infiltração e acúmulo de água nas camadas mais profundas; seus usos para atividades humanas dependem da escavação de poços muito profundos com uso de tecnologia indisponível no pais. 
e) Os aquíferos estão em profundidades que impossibilitam seu uso para atividades humanas, incluindo aqueles usos destinados a fins menos nobres, como lavagem de calçadas e praças. 

Resposta
Letra A.

O Aquífero Guarani é formado pela infiltração de água em terrenos sedimentares porosos, que caracterizam os reservatórios subterrâneos. A alternativa A está correta, pois trata da formação das águas subterrâneas e do uso que se faz desses recursos para fins econômicos e para fins de dessedentação, em geral. As alternativas C e E estão incorretas, pois afirmam que não existe viabilidade para a utilização econômica dos aquíferos. As alternativas B e D estão incorretas porque explicam incorretamente a formação de aquíferos.

Questão 20 - Fuvest 2021 -

O acordo entre o Mercosul e a União Europeia está sendo discutido há cerca de 20 anos e prevê, entre outros elementos, a redução progressiva das tarifas de exportação entre os blocos. O Brasil, que é um grande exportador de produtos de origem agrícola para o mercado europeu, teria redução tarifária para a exportação de produtos como carnes, açúcar e etanol, dentre outros. Para a ratificação do acordo, o parlamento europeu aprovou uma resolução que manifesta a importância do compromisso dos países do Mercosul com a implementação do Acordo de Paris. A relutância em ratificar o acordo entre Mercosul e União Europeia, por parte de alguns países da UE em 2020, deveu-se, entre outros fatores, 
a) à desigual condição climática para produção de vinhos nos dois continentes. 
b) às políticas de incentivo à agricultura familiar na América Latina e especialmente ao PRONAF no Brasil. 
c) à difusão de SAFs, criados com o propósito de produção para consumo humano no Cone Sul. 
d) às declarações que cogitaram a retirada do Brasil da OMC meses antes da aprovação da resolução. 
e) aos graves problemas ambientais no Brasil, tais como desmatamento e queimadas.

Note e adote: OMC: Organização Mundial do comércio PRONAF: Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar SAFs: Sistemas Agroflorestais UE: união Europeia

Resposta: Letra E.
Comentário: O registro de elevados índices de desmatamento na Amazônia, decorrente da fragilização dos órgãos fiscalizadores como o Ibama, paralisou o processo de conclusão do acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia (UE), firmado recentemente, após 20 anos de negociação. Nos últimos meses, países como Bélgica, Áustria, Holanda e França anunciaram restrições ao acordo, apontando problemas ambientais no Brasil. Importa dores já boicotam produtos brasileiros, principa mente, aqueles vindos de áreas desmatadas, e exigindo rastreabilidade dos produtos.

domingo, 10 de janeiro de 2021

Questão de Geografia - FUVEST 2021 - Terremoto no estado da Bahia

FUVEST 2021 - 
O terremoto indicado na figura ocorreu no estado da Bahia no dia 30/08/2020, com magnitude 4,6 na escala Richter, atingindo cidades do Vale do Jiquiriçá e do Recôncavo Baiano. Sobre terremotos em geral, e sobre este especificamente, é correto afirmar: 
(A) São gerados por intrusões e maremotos, cuja violência durante as movimentações provoca fissuras na superfície. 
(B) São gerados em razão da presença de falhas geológicas e seu estudo traz conhecimento da geologia do território brasileiro. 
(C) Têm início pelo soerguimento da crosta, e o do dia 30/08/2020 teve sua origem na Bacia Amazônica. 
(D) Têm início com a divergência da crosta continental, e o do Recôncavo Baiano provocou impactos até na Serra Gaúcha. 
(E) São gerados pela abertura de falhas, importante para o conhecimento do núcleo do planeta Terra explorado na região.

Resposta: Letra B.

Entre os dias 30/08/2020 e 01/09/2020, a Bahia registrou 14 terremotos, todos na cidade de Amargosa, Recôncavo do estado, de acordo com a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR). O terremoto foi consequência da movimentação numa falha geológica ou falhamento, fratura existente nos blocos rochosos que compõem a superfície terrestre, com estruturas mais suscetíveis a esses deslocamentos. O Brasil encontra-se numa posição centralizada da Placa Sul-Americana, diferentemente de países que estão nas bordas das placas tectônicas, onde a movimentação é mais frequente e a consequente liberação de energia é mais forte; neste caso, não há relação com maremoto, soerguimento da crosta e com a abertura de falhas.

Questão de Geografia - FUVEST 2021 - O Monte Everest é o pico mais elevado do planeta, localizado na cordilheira do Himalaia, na fronteira da China e Nepal

FUVEST 2021 - O Monte Everest é o pico mais elevado do planeta, localizado na cordilheira do Himalaia, na fronteira da China e Nepal, com 8.848 metros de altitude. Possui cinco estações meteorológicas em diferentes altitudes funcionando desde 2019, entre elas a estação mais elevada do planeta (8.430m), que registra dados valiosos para a cliimatologia. Esse projeto foi liderado pelo Dr. Paul Andrew Mayewski, geógrafo e climatologista, cuja equipe projetou e treinou por meses para instalar a estação meteorológica em tal condição adversa em menos de 90minutos. 
Disponível em https://www.climadeensinar.com.br. Adaptado. 

A dificuldade de instalação da estação na altitude citada deve-se 
(A) às elevadas condições de umidade provenientes do derretimento de neve. 
(B) à ocorrência de chuvas intensas, que aumentam os riscos de avalanches. 
(C) às temperaturas reduzidas e à baixa concentração de oxigênio nessa altitude. 
(D) aos dias mais curtos nessa altitude, o que reduz o brilho solar. 
(E) à elevada pressão atmosférica, que produz ventos intensos nessa altitude.

Resposta: Letra C.

O Monte Everest, localizado na Cordilheira do Himalaia, junto à fronteira da China com o Nepal, possui 8.848 metros de altitude. A ideia de se instalar estações de pesquisa em grandes altitudes para os mais variados estudos encontra diversas dificuldades. A situação mais difícil se encontra na última estação, que está instalada acima de 8.400 metros, onde as temperaturas reduzidas, muitas vezes inferiores a 0ºC, e as baixas pressões atmosféricas tornam as condições de trabalho bastante árduas. Além disso, a forte precipitação de neve (principalmente no inverno), a difícil acessibilidade e os fortes e imprevisíveis ventos que ocorrem nessa altitude impõem outros obstáculos à instalação da base.

Questão 14 - Fuvest 2021




Sobre as projeções cartográficas apresentadas, suas formas e dimensões, é correto afirmar: 
(A) Interesses geopolíticos e comerciais forçaram distorções na projeção de Mercator, para fazer parecer mais curto o caminho ao novo continente, elemento corrigido a partir do século XIX, na projeção de Gall-Peters. 
(B) As três projeções apresentam distorções, uma vez que a Terra tem forma aproximada de um geoide e sua projeção num plano ficará distorcida. 
(C) As projeções de Mercator e Gall-Peters apresentam distorções pela falta de recursos técnicos no período em que foram feitas, mas o avanço computacional do século XX permitiu o fim das distorções na projeção de Robinson. 
(D) A projeção de Gall-Peters não apresentava distorções no momento de sua elaboração, mas a descoberta da Antártica e da Oceania, logo após sua proposição, forçou a adaptação e induziu distorções. 
(E) Todas as projeções apresentam distorções, uma vez que o formato da Terra não era conhecido até o século XX, o que gerou dúvidas sobre como essa projeção deveria ser executada.

RESPOSTA: LETRA B.

Comentário: O motivo das distorções é o fato de o planeta Terra ser esférico, mas sua projeção, o mapa, ser um plano.

Questão de Geografia - FUVEST 2021 - Observe o mapa com dados de 2020:

Observe o mapa com dados de 2020: 




Os países destacados em amarelo no mapa referem-se: 
(A) Ao bloco dos BRICS. 
(B) Aos novos integrantes da OCDE. 
(C) A países excluídos da OMC. 
(D) A países da OPEP. 
(E) A países membros da OTAN.

RESPOSTA: LETRA d.

A OPEP (Organização dos Países Produtores de Petróleo) surgiu em 1960 em oposição às empresas multinacionais que constituíam um oligopólio na área de produção, refino e distribuição de petróleo (as chamadas “Sete Irmãs do Petróleo”). Ao longo dos anos, a OPEP cresceu em importância no controle da produção de petróleo, constituindo-se em um cartel, tendo variado quanto aos países-membros, com a entrada de uns e a saída de outros, contando atualmente com Venezuela (América do Sul), Líbia, Argélia, Nigéria, Guiné Equatorial, Gabão, Congo, Angola (África) Irã, Iraque, Kuwait, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos (Ásia), ou seja, treze membros.

Veja o gabarito da prova da Fuvest 2021: 1ª fase

Veja o gabarito da prova da Fuvest 2021: 1ª fase
Primeira fase da Fuvest, o vestibular da USP - Universidade de São Paulo



De acordo com a Fundação Universitária para o Vestibular o gabarito oficial foi divulgado às 19:30h do dia 10 de Janeiro de 2021. Confira o gabarito da prova da Fuvest 2021, a primeira fase do vestibular 2021 para ingresso na USP - Universidade de São Paulo.

O gabarito oficial será postado AQUI!




Questão 69 - UNICAMP 2021 - 1ª fase

A região denominada Golfo Pérsico abrange, além do próprio golfo, os países que se situam inteira ou parcialmente no seu litoral, a saber: Kuwait, Bahrein, Qatar, Emirados Árabes Unidos e Omã. A Arábia Saudita também é considerada parte da região, pois, embora a maior parte de seu território seja continentalizada e as principais cidades se situem no interior ou próximas ao Mar Vermelho, ela tem mais de 600 quilômetros de litoral voltado para o Golfo, com algumas cidades costeiras (AdDammam, Al-Jubail) e complexas ligações viárias com Qatar, Bahrein e Kuwait. 
(L. A. B. Venturi, Água no Oriente Médio: o fluxo da paz. São Paulo: Editora Sarandi, 2015, p. 93.) 

Litoral é uma faixa de terra emersa, banhada pelo mar, que pode apresentar diferentes configurações. Para os países mencionados no texto, a presença do litoral em formato de Golfo é fundamental para o escoamento por via marítima do petróleo, a principal commodity do Oriente Médio. Assinale a alternativa que define corretamente “Golfo”. 
a) Reentrância do mar sobre o continente, possuindo grandes dimensões e com uma forma mais aberta para o mar. 
b) Parte do continente que avança para o oceano, com grandes extensões e cercada de água por quase todos os lados. 
c) Barreira formada no mar e localizada próxima da praia, podendo ser formada por rochas, corais e restos de animais marinhos. 
d) Canais que ligam rios com o mar, onde ocorre muita sedimentação, com a formação de bancos de areia e a deposição de detritos.

Resposta : Letra A.
Comentário: Um golfo é, como define a alternativa A, “uma reentrância do mar sobre o continente, possuindo grandes dimensões e com uma forma mais aberta que o mar”, diferenciando-a de “baía”, cuja proporção é menor. O exemplo apresentado é o Golfo Pérsico, mundialmente conhecido. O Golfo Pérsico, contudo, talvez não seja o melhor exemplo para a definição, pois seu contato com o mar aberto se dá através de um estreito, o Estreito de Ormuz, que, por sua vez, desemboca no Golfo de Omã, para, então, entrar em contato com o Mar da Arábia. Um bom exemplo de golfo, como a definição propõe, é o Golfo do México.

sábado, 9 de janeiro de 2021

Número 120 - Desenho para Imprimir e Colorir

 

Número 120 - Desenho para Imprimir e Colorir.


Número 119 - Desenho para Imprimir e Colorir

 

Número 119 - Desenho para Imprimir e Colorir.

Número 118 - Desenho para Imprimir e Colorir

 

Número 118 - Desenho para Imprimir e Colorir.

Número 117 - Desenho para Imprimir e Colorir

 

Número 117 - Desenho para Imprimir e Colorir.


Número 116 - Desenho para Imprimir e Colorir

 

Número 116 - Desenho para Imprimir e Colorir.

Número 115 - Desenho para Imprimir e Colorir

 

Número 115 - Desenho para Imprimir e Colorir.


Número 114 - Desenho para Imprimir e Colorir

Número 114 - Desenho para Imprimir e Colorir.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

RESOLUÇÃO SEE Nº 4.475 DE 06 DE JANEIRO DE 2021

Dispõe sobre critérios e define procedimentos para inscrição e classificação de candidatos à convocação para o exercício de funções do Quadro do Magistério na Rede Estadual de Ensino da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A SECRETÁRIA DE ESTADO ADJUNTA DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições, em conformidade com os artigos 116 e 122 da Lei nº 7.109/1977 e o Decreto 48.109/2020, e considerando a necessidade de definir critérios e procedimentos para inscrição e classificação de candidatos à convocação para o exercício de funções do Quadro do Magistério na Rede Estadual de Ensino da SEE/MG.

resolução completa aqui:

Datas importantes:


terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Número 113 - Desenho para Imprimir e Colorir

Número 113 - Desenho para Imprimir e Colorir.

Número 112 - Desenho para Imprimir e Colorir

 

Número 112 - Desenho para Imprimir e Colorir.

Número 110 - Desenho para Imprimir e Colorir

Número 110 - Desenho para Imprimir e Colorir.

Número 109 - Desenho para Imprimir e Colorir

Número 109 - Desenho para Imprimir e Colorir.

Número 108 - Desenho para Imprimir e Colorir

 

Número 108 - Desenho para Imprimir e Colorir.

Número 107 - Desenho para Imprimir e Colorir

 

Número 107 - Desenho para Imprimir e Colorir