PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 30 de junho de 2020

Decotelli pede demissão do cargo de ministro da Educação

Após série de polêmicas envolvendo o currículo do economista, Decotelli pede demissão do MEC antes mesmo de tomar posse.

Carlos Alberto Decotelli enviou sua carta de demissão ao presidente Jair Bolsonaro nesta terça-feira (30). Ele deixa o Ministério da Educação, cargo para o qual foi nomeado na última quinta-feira (25), mas não chegou a tomar posse.
Decotelli pede demissão do Ministério da Educação | Poder360

A decisão se dá após uma série de polêmicas em torno do currículo de Decotelli. Instituições como a argentina Universidade de Rosário e a alemã Universidade de Wüppertal negaram que ele tenha concluído seu doutorado e pós-doutorado, respectivamente. Na noite desta segunda-feira (29), a Faculdade Getúlio Vargas (FGV) emitiu uma nota negando também que Decotelli tenha integrado o time de professores e pesquisadores da instituição.

Ainda, o título de mestre do economista foi questionado após denúncias feitas nas redes sociais que apontavam plágios na dissertação. Decotelli teria copiado trechos inteiros de um relatório do Banco do Estado do Rio Grande do Sul sem citar a fonte.

A pressão pela saída de Decotelli do cargo cresceu após as polêmicas até mesmo por parte de setores militares e bolsonaristas. Contudo, em entrevista realizada ontem (29), Carlos Decotelli afirmou: "Sou ministro". O próprio presidente também havia declarado que "equívocos não impedem a posse".

Fonte: TV CULTURA.

Questão de Geografia - Qual o foco do interesse brasileiro ao participar de missões de paz e aproximar suas relações diplomáticas com outras potências regionais?

  • Qual o foco do interesse brasileiro ao participar de missões de paz e aproximar suas relações diplomáticas com outras potências regionais?
Resposta: A participação do Brasil em missões de paz e suas relações diplomá- ticas com outras potências regionais visam à conquista de uma vaga no Conselho de Segurança da ONU.

quarta-feira, 24 de junho de 2020

Eclipse lunar acontece em julho e será visível no Brasil

O próximo fenômeno astronômico acontece no dia 5 de julho e poderá ser observado em diversas cidades brasileiras; serão 3 eclipses visíveis ainda em 2020.
No último domingo (21), o eclipse solar com "anel de fogo" impressionou milhares de espectadores na Ásia e África.

Infelizmente, não foi possível ver esse fenômeno a olho nu na América do Sul, mas os brasileiros poderão presenciar três eclipses ainda em 2020.

Nos dias 5 de julho e 30 de novembro, acontecerá um eclipse lunar penumbral, em que a Lua será levemente ofuscada pela sombra da Terra. Nas duas ocasiões, o fenômeno será visível em diversas cidades do Brasil.

O fenômeno do mês de julho começará à 1h30, já o de novembro terá início às 5h32, no horário de Brasília.

Já no dia 14 de dezembro ocorrerá um dos principais eventos astronômicos deste ano: um eclipse solar total, que é quando toda a luz solar direta é ocultada pela Lua. O fenômeno será visível em alguns países da América da Sul, incluindo Argentina, Chile e Brasil, às 14h05, horário de Brasília.

Fonte: TV Cultura.

19 anos sem Milton Santos, o geógrafo da globalização

No dia 24 de junho de 2001, morria um dos maiores intelectuais do Brasil e do mundo. Ao longo de seus 75 anos de vida, o baiano Milton Almeida dos Santos, natural de Brotas de Macaúbas, na Chapada Diamantina, deixou um legado de mais de 40 livros e centenas de artigos em que se debruça sobre o território, a globalização, as relações entre o espaço geográfico e as socioeconômicas e culturais historicamente construídas, entre muitos outros conceitos e reflexões que modificaram a ciência geográfica até então desenvolvida no Brasil e no mundo.



Intelectual de grande prestígio e influência internacional, Milton Santos também foi um defensor da democracia e um crítico incansável das desigualdades presentes em nossa sociedade. Seus estudos traçaram um diálogo intenso entre a geografia e outras áreas do conhecimento, principalmente a história, a sociologia e a filosofia. Dessa forma, ampliou a capacidade da geografia observar, compreender e explicar eventos e situações que dizem respeito ao espaço mas que não se limitam a sua esfera física.

Reconhecido como criador de uma nova geografia, seus estudos tecem uma relação indissociável entre teoria e empiria (prática). Para Milton Santos, a teoria geográfica deve refletir sobre a realidade concreta dos países subdesenvolvidos. No entanto, essa realidade concreta apenas se revela por meio da teoria. Trata-se, assim, de dois campos que devem estar em constante diálogo no fazer da ciência geográfica.

Milton servidor público e jornalista

Além de sua atuação como professor e pesquisador universitário, Milton Santos se destacou pela postura engajada, tanto à frente do jornal baiano A Tarde, em que foi jornalista e redator durante 10 anos, entre 1954 e 1964, como em cargos públicos, ao presidir a Fundação Comissão de Planejamento Econômico da Bahia, entre 1962 e 1964, por exemplo.

No jornalismo, Milton Santos apresentou críticas sociais incisivas, entre elas a denúncia a situação precária dos trabalhadores rurais locais. Algumas de suas ideias são consideradas avançadas até hoje. É o caso do imposto sobre fortunas proposto como forma de enfrentamento ao cenário de profundas desigualdades socioeconômicas presentes no Brasil.

Após o golpe militar de 1964, esses posicionamentos, considerados subversivos, o fizeram perder o cargo de professor na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e ficar preso por 60 dias no quartel de Cabula, em Salvador, de onde foi liberado ao sofrer um pré-infarto e um derrame facial. Após sua libertação, o quadro político brasileiro na época o obrigou a se exilar no exterior, onde já tinha diversos convites para lecionar e desenvolver pesquisas acadêmicas.


Milton educador

Para a educação, a contribuição de Milton Santos é fundamental. Por muito tempo, o estudo da geografia se limitava à memorização de nomes de localidades, rios, dados estatísticos e à explicação isolada de fenômenos naturais. A partir da obra de Milton Santos, entender como, ao longo da história e em nosso cotidiano, as relações sociais atuam no espaço geográfico, e vice-versa, se tornou fundamental para compreender a complexidade do mundo em que vivemos.

Fonte: CENPEC.

terça-feira, 23 de junho de 2020

Cisne morre "de coração partido" após jovens lhe esmagarem ovos no ninho

Um cisne fêmea morreu "de coração partido" depois de um grupo de jovens ter atacado o ninho do animal com tijolos, esmagando-lhe os ovos que a ave chocava. O caso, ocorrido no Reino Unido, está a dar que falar na imprensa inglesa e a comover os internautas.
Segundo o Manchester Evening News, o triste episódio começou com o ataque de "um grupo de vândalos" que atirou os tijolos para cima do ninho. Segundo ativistas dos direitos dos animais, que acompanham os animais do Canal de Manchester, em Bolton, dos seis ovos que a fêmea tinha apenas três sobreviveram. Com o stress, o macho acabou por abandonar a fêmea – os cisnes são conhecidos por acasalar para toda a vida, em condições normais, pelo que o ataque acabou por motivar o abandono.

Michael Mason, ativista de uma associação local, explicou o que se seguiu nas redes sociais: "Depois ela foi atacada por cães e por patos, que acabaram por lhe destruir mais dois ovos. Ficou só com um. Abandonada pelo parceiro ficou de coração partido. Foi encontrada morta no ninho esta manhã. Só me apetece chorar, ela morreu de tristeza", descreveu.

Segundo a associação Swan Sanctuary, que resgata cisnes em perigo, é normal que, quer a perda de ovos ou o abandono do parceiro cause um processo de luto igual ao dos humanos, que só por vezes é ultrapassado com o cisne sobrevivente a mudar-se para outro curso de água ou mesmo migrar.

No caso deste cisne a dor da perda do ‘marido’ e dos ovos revelou-se demais.

Fonte: Correio da Manhã (Portugal).

Terremoto de magnitude 7,4 atinge o México

Abalo foi sentido no centro da capital, a Cidade do México, que está a centenas de quilômetros de distância do epicentro. Em Oaxaca, uma pessoa morreu.

Um forte terremoto de magnitude 7,4 atingiu a costa sul do México nesta terça-feira (23), de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Na região de Oaxaca, a mais atingida, houve ao menos uma morte.

O abalo foi sentido no centro da capital, a Cidade do México, que está a centenas de quilômetros de distância do epicentro. O tremor chegou a fazer soar os alertas de autoridades para a possibilidade de tsunami na costa do Pacífico.
Alerta de tsunami

As autoridades americanas emitiram um alerta de tsunami para as costas do sul do México, Guatemala, El Salvador e Honduras, após um forte terremoto em território mexicano que abalou nesta terça-feira a América Central.

Este alerta emitido pelo Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico cobre um raio de 1 mil km ao redor do epicentro do terremoto, no estado mexicano de Oaxaca.

A empresa SkyAlert, que tem rede própria de sensores, afirmou mais cedo sobre a possibilidade de tsunami, e recomenda que as pessoas não fiquem próximas à costa nas regiões de Oaxaca – onde há praias frequentadas por turistas – e Chiapas.

Fonte: G1.

segunda-feira, 22 de junho de 2020

Bolsonaro decreta o "fim" do auxílio emergencial de 600 reais

O presidente Jair Bolsonaro, afirmou novamente nesta tarde que não pretende dar continuidade ao pagamento do auxílio emergencial de 600 reais. Em entrevista após o lançamento do programa Tv Agromais, da TV Bandeirantes, Bolsonaro afirmou:
“União não aguenta outro desse mesmo montante que por mês nos custa cerca de 50 bilhões de reais. Se o país se endividar demais, vamos ter problema” e ainda “vai ser negociado com a Câmara, presidente da Câmara, presidente do Senado, um valor um pouco mais baixo e prorrogar por mais dois meses talvez a gente suporte, mas não o valor cheio de 600 reais“.

O que Bolsonaro e seus economistas não explicam é, como o governo não tem recursos para pagar 50 bilhões a cerca de 100 milhões de pessoas que estão desempregadas, sem qualquer tipo de assistência, mas consegue distribuir cerca de 1,6 trilhões de reais a meia dúzia de banqueiros e algumas dezenas de grandes empresas, muitas delas, inclusive, grandes devedoras do Estado brasileiro.

Fonte: Diário Causa Operária.

Os sobrenomes mais comuns na América do Sul

A maior parte da América do Sul ganhou a independência da Espanha, no início do século 19, mas muitos dos mais sobrenomes populares em todo o continente hoje são de origem espanhola. Gonzalez é o sobrenome mais comum na Argentina, Chile, Paraguai e Venezuela. É um patronímico do nome pessoal espanhol Gonzalo, que originalmente vem do alemão "gun“ ", que significa" batalha ".



Silva é o sobrenome mais comum no Brasil,com sua origem de Portugal. A variação “da Silva” ocupa a 22ª colocação, com pouco mais de 1 milhão no Brasil. Mas a origem de ambos é a mesma: como um sobrenome toponímico (de origem geográfica), deriva do termo latino silva, que significa “selva” ou “floresta”. Com a presença dos romanos na Península Ibérica, muitos lusitanos incorporaram Silva ao nome próprio. Séculos depois, grande parte carregava o termo quando chegou ao Brasil, engrossando os números com a abolição da escravatura.

No Peru, o sobrenome mais comum tem raízes indígenas. Estima-se que um em cada 55 peruanos compartilhe o sobrenome Aymaran Quispe, que deriva do Aymaran “qhispi”, que significa “vidro” ou “pedra preciosa”.

Na Guiana, o sobrenome mais comum é Persaud, uma forma alterada do Prasad indiano. Este nome deriva do sânscrito "prasāda", que significa "favor", "graça" ou "oferenda". Imigrantes indianos e descendentes de colonos indianos representam cerca de 40% da população da Guiana.

Fonte: The Fools.

sábado, 20 de junho de 2020

Questão de Geografia - Por que o Oriente Médio é considerado uma das principais áreas estratégicas do mundo?

  • Por que o Oriente Médio é considerado uma das principais áreas estratégicas do mundo?
Resposta: O Oriente Médio é considerado uma das principais áreas estratégicas do mundo em virtude de sua localização entre Ásia, Europa e África e de sua importância econômica como região detentora das maiores reservas mundiais de petróleo em terra.

LEIA TAMBÉM:

A sequência dessas questões: ATIVIDADE 01 - ATIVIDADE 02 (A) - ATIVIDADE 02 (B) - ATIVIDADE 03 - ATIVIDADE 04  - ATIVIDADE 05  - ATIVIDADE 06 - 

terça-feira, 16 de junho de 2020

Estamos em uma Pandemia

O blog Poeta Ambulante acabou de publicar um novo poema, para lê-lo acesse:
https://poetaambulantew.blogspot.com/2020/06/estamos-em-uma-pandemia.html?m=1

Estamos em uma Pandemia / Wilane Henrique - Poeta Ambulante


Para ver mais cards como esse acima, acesse:
https://poetaambulantew.blogspot.com/p/cards.html?m=0


Veja também os poemas mais lidos:
Você escreve poemas? Quer ter a oportunidade de publicar no blog Poeta Ambulante? É só entrar em contato conosco pelo seguinte email: ambulantepoeta@gmail.com



segunda-feira, 15 de junho de 2020

Questão de Geografia - Como é o modo de vida dos povos nativos do Norte e Extremo Norte da Rússia?

  • Como é o modo de vida dos povos nativos do Norte e Extremo Norte da Rússia?
Resposta: Os povos nativos que habitam o norte e o extremo norte da Rússia vivem em meio a condições ambientais adversas, caracterizadas, sobretudo, por temperaturas extremamente baixas. Eles se ocupam exclusivamente da caça, da pesca e da criação de cães e de renas, geralmente associada ao nomadismo.

LEIA TAMBÉM:

A sequência dessas questões: ATIVIDADE 01 - ATIVIDADE 02 - ATIVIDADE 03 - ATIVIDADE 04 -

sexta-feira, 12 de junho de 2020

quarta-feira, 10 de junho de 2020

Questão de Geografia - Quais são as principais atividades econômicas da Índia?

  • Quais são as principais atividades econômicas da Índia?
Resposta: Destacam-se na Índia os parques industriais, as reservas de recursos minerais, como petróleo e carvão, a agricultura pra- ticada em grandes áreas do território (que geram os maiores postos de trabalho), além do setor de serviços, que emprega alta tecnologia, e o telemarketing.

LEIA TAMBÉM:

A sequência dessas questões: ATIVIDADE 01 - ATIVIDADE 02 - ATIVIDADE 03 (A) - ATIVIDADE 03 (B) -  ATIVIDADE 03 (C) -   ATIVIDADE 04 - ATIVIDADE 05 -

sexta-feira, 5 de junho de 2020

Questão de Geografia - Como as condições naturais presentes onde vivem os beduínos influenciam diretamente o modo de vida desses povos?

  • Como as condições naturais presentes onde vivem os beduínos influenciam diretamente o modo de vida desses povos?
Resposta: Como consequência do clima quente e seco, os beduínos sobrevivem do pastoreio, já que a agricultura não se desenvolve de forma favorável nessas condições. As espécies de animais criadas também variam de acor- do com a região em que vivem, atreladas às características climáticas. As tendas em que se abrigam também são confeccionadas com materiais resistentes a esse clima.