PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 29 de junho de 2023

Exercícios de História sobre a Revolução de 1930 - com gabarito

1 - IDECAN 2017 - A Revolução de 1930 foi um movimento armado liderado por Estados insatisfeitos com os resultados das eleições presidenciais e que resultou no Golpe de Estado. O Golpe derrubou o então presidente da república Washington Luís, em 24 de outubro de 1930, impediu a posse do presidente eleito Júlio Prestes e colocou fim à República Velha. De acordo com a afirmativa, quais são os estados que lideraram a Revolução de 1930? 
A) São Paulo, Paraná e Bahia. 
B) Pernambuco, Goiás e Santa Catarina. 
C) Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraíba. 
D) Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Alagoas.

2 - MPE-GO 2020 - Dentre os fatos abaixo enumerados, não pode ser considerada causa da eclosão da Revolução de 1930 liderada por Getúlio Vargas: 
a) O apoio de Washington Luís a causa getulista. 
b) A crise que atingiu a economia cafeeira. 
c) O assassinato de João Pessoa, candidato a vice-presidente na chapa de Getúlio Vargas. 
d) A suspeita de fraude nas eleições presidenciais que elegeram Júlio Prestes.

3 - EsFCEx 2022 - Ao analisar a Revolução de 1930, o historiador Boris Fausto considerou que Um novo tipo de Estado nasceu após 1930, distinguindo-se do Estado oligárquico não apenas pela centralização e pelo maior grau de autonomia como também por outros elementos. 
(Boris Fausto, História do Brasil. Adaptado) 

Entre esses outros elementos constitutivos do Estado brasileiro, após 1930, é correto apontar que houve atuação relativa à questão 
A) política, dirigida para o fortalecimento das casas legislativas em todas as instâncias e o gradativo enfraquecimento das prerrogativas do Poder Executivo, principalmente no nível federal. 
B) econômica, voltada progressivamente para o objetivo de priorizar a modernização da agricultura de exportação, especialmente do café do Sudeste e do algodão nordestino. 
C) cultural, preocupada com a ampliação da liberdade de produção artística, ao mesmo tempo em que a expansão das transmissões radiofônicas foi deliberadamente entravada. 
D) educacional, promovendo a universalização da educação primária em todo território nacional, além da proibição de qualquer forma de ensino religioso na escola pública. 
E) social, voltada a dar algum tipo de proteção aos trabalhadores urbanos, incorporando-os, posteriormente, a uma aliança de classes promovida pelo poder estatal.

4 - UFOP 2010/2 - Do ponto de vista político, a chamada “Revolução de 1930” foi um golpe de Estado resultante de uma série de crises inter-relacionadas que ocorreram durante a década de 20. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma dessas crises: 
A) Crise econômica do setor agrário exportador. 
B) Crise das Forças Armadas, ocasionada pelo tenentismo. 
C) Crise do sistema eleitoral republicano, baseado no parlamentarismo. 
D) Crise da aliança política conhecida como “café-com-leite”.

5 - UNIFESP 2008 - “A política do estado brasileiro, depois da Revolução de 1930, nas palavras do cientista político Décio Saes, “será combatida, pelo seu caráter ‘intervencionista’ e pelo ‘artificialismo’ dos seus efeitos; de outro lado, a política de reconhecimento das classes trabalhadoras urbanas será criticada pelo seu caráter ‘demagógico’, ‘massista’ e ‘antielitista’”. (in: História Geral da Civilização Brasileira, III, 3, 1981, p. 463.) 
As críticas ao Estado brasileiro pós-1930 eram formuladas por setores que defendiam 
a) os interesses dos usineiros e, no plano político, o coronelismo. 
b) posições afinadas com o operariado e, no plano político, o populismo. 
c) os interesses agro-exportadores e, no plano político, o liberalismo. 
d) as burguesias comercial e financeira e, no plano político, o conservadorismo. 
e) posições identificadas com as classes médias e, no plano político, o tenentismo.

6 - CEDERJ 2022/1 - A Revolução de 1930 estabeleceu um novo caminho para o desenvolvimento brasileiro que está associado à crise das oligarquias do café e 
A) à crise mundial de 1929, à industrialização por substituição de importações, ao crescimento do setor manufatureiro. 
B) às revoluções socialistas como a russa de 1917, à industrialização por substituição de exportações, ao crescimento do setor agrícola. 
C) ao suicídio de Getúlio Vargas, à industrialização por substituição de importações, ao crescimento das indústrias frigoríficas do sul. 
D) à política americana do New Deal, à industrialização por substituição de exportações, ao crescimento das camadas médias urbanas.


GABARITO
1 - C
2 - A
3 - E
4 - C
5 - C
6 - A

Exercícios de História sobre as capitanias hereditárias - com gabarito

1 - UNIMONTES 2019 - As capitanias hereditárias, do ponto de vista da administração colonial, podem ser consideradas o marco inicial da colonização do Brasil pelos portugueses. Acerca das capitanias hereditárias, pode-se afirmar que os capitães donatários podiam: 
a) Fundar vilas, doar sesmarias, aplicar a justiça e alistar colonos para fins militares. 
b) Vender a capitania a quem oferecesse melhores preços no mercado europeu. 
c) Dividir a capitania a terceiros que podiam ajudá-los na tarefa de defesa e povoamento. 
d) Extinguir a capitania quando quisessem, facilitando, assim, a organização da justiça.

2 - UNICENTRO 2014/1 - Uma das tentativas de colonização do Brasil recém-descoberto foi o estabelecimento das capitanias hereditárias. Das quinze capitanias, apenas duas cumpriram sua missão de exploração das novas terras. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, essas capitanias. 
a) Itamaracá e Pernambuco. 
b) Itamaracá e São Vicente. 
c) Pernambuco e São Vicente. 
d) Pernambuco e São Tomé. 
e) São Tomé e São Vicente.

3 - IFRR 2017/2 - As capitanias hereditárias eram uma forma de administração do território colonial português na América. Basicamente eram formadas por faixas de terra que partiam do litoral para o interior, comandadas por donatários e cuja posse era passada de forma hereditária. 
Para o melhor aproveitamento para a administração da colônia, a Coroa Portuguesa delega a exploração e a colonização aos interesses privados, contudo o seu desenvolvimento foi desigual. 

Assim o desenvolvimento desigual das capitanias hereditárias deve ser explicado prioritariamente a partir 
a) da resistência oferecida pelas comunidades primitivas à escravidão. 
b) dos ataques de estrangeiros que burlavam o mono pólio do pau-brasil. 
c) das dificuldades de comunicação com Portugal. 
d) da falta de talento administrativo dos donatários. 
e) da falta de capital inicial suficiente para enfrentar as despesas da instalação da agromanufatura do açúcar.

4 - UNESP 2014/2 - Em 1534, a Coroa portuguesa estabeleceu o regime de capitanias hereditárias no Brasil Colônia. Entre as funções dos donatários, podemos citar 
a) a nomeação de funcionários e a representação diplomática. 
b) a erradicação de epidemias e o estímulo ao crescimento demográfico. 
c) a interação com os povos nativos e a repressão ao trabalho escravo. 
d) a organização de entradas e bandeiras e o extermínio dos indígenas. 
e) a fundação de vilas e cidades e a cobrança de impostos.

5 - FATEC 2002 - O sistema de Capitanias Hereditárias 
a) deixou sua marca na História do Brasil, pois estimulou o povoamento e fez funcionar satisfatoriamente a produção e o comércio na colônia. 
b) gerou uma administração política centralizada nas mãos dos capitães donatários e desvinculada do governo português. 
c) foi regulamentado por dois documentos legais: a Carta de Doação, que estipulava os direitos e deveres dos donatários, e a Carta Foral, que definia as condições da posse de capitania. 
d) foi adotado devido à presença de estrangeiros no litoral, à péssima situação econômica de Portugal e ao sucesso do sistema, já utilizado nas ilhas do Atlântico. 
e) dava ao capitão donatário um poder limitado sobre sua capitania, uma vez que o rei ficava com a terra quando ocorresse sua morte.

6 - ESA 2006 - Dentre as quinze Capitanias Hereditárias fundadas no Brasil a partir de 1530, somente duas progrediram até 1550: 
a) Pernambuco e São Vicente 
b) Maranhão e Ceará 
c) Itamaracá e Porto Seguro 
d) Ilhes e Porto seguro 
e) São Tomé e Santana

GABARITO
1 - A
2 - C
3 -  E
4 - E
5 - D
6 - A

Exercícios de Literatura sobre Inocência, de Visconde de Taunay - com gabarito

1 - UNICENTRO 2023 - Leia o trecho do romance, a seguir. 
– Deixe-me falar, deixe contar-lhe o que me enche o peito... Depois ficarei sossegada... Sou filha dos sertões; nunca morei em povoados, nunca li em livros, nem tive quem me ensinasse coisa alguma... Se eu o magoar, desculpe, será sem querer... Lembra-me que, há já um tempão, pararam aqui umas mulheres com uns homens e eu perguntei a papai por que é que ele não as mandava entrar cá para dentro, como é de costume com famílias... O pai me respondeu: – Não, Nocência, são mulheres perdidas, de vida alegre. Fiquei muito assombrada. – Mas, então, melhor, se são alegres hão de divertir-me. – Aquilo é gente airada, sem-vergonha, secundou ele. – Tive tanto dó delas que mecê não imagina. Depois fui espiar... caíam tontas no chão... pitavam e cantavam muito alto com modos tão feios, que me fizeram corar por elas! E são os homens que fazem ficar ansim as coitadas! ... Antes morrer... 
(TAUNAY, Visconde de. Inocência. 2. ed. Porto Alegre: L&PM, 2008, p.140.) 

Sobre o romance Inocência, assinale a alternativa correta. 
a) Ao se apresentar como “filha dos sertões”, a personagem reforça a condição de Inocência como uma das importantes vertentes da prosa ficcional brasileira, o romance sertanejo do século XIX, em contraste com a ficção contemporânea que deixa de focalizar a vida do interior brasileiro. 
b) A falta de experiências da protagonista em concentrações urbanas é uma justificativa para a condição vulnerável de Inocência, exposta, portanto, sem maior resistência, de modo despreparado, às estratégias e às artimanhas de Manecão e Cirino para seduzi-la. 
c) A identificação entre a protagonista do romance e as “mulheres perdidas” representa o papel libertário de Inocência, que se insurge contra as normas sociais por meio de uma conscientização política muito fundamentada e amadurecida. 
d) O relato do diálogo entre a protagonista e o pai assim como a ressalva de uma eventual e involuntária mágoa causada a Cirino significam que a sabedoria de Inocência se expressa pela ironia calculada, a despeito do pequeno conhecimento livresco. 
e) A compaixão expressa por Inocência no episódio narrado a Cirino corresponde à preservação de sua pureza, que, nutrida pelo ambiente sertanejo dentro do qual circula, lhe proporciona interpretar como degradante aquela cena promovida pelas mulheres.

2 - UNICENTRO 2007/1 - Relativamente ao romance Inocência, de Taunay, todas as afirmativas abaixo são procedentes, EXCETO 
A) O autor desenvolve toda a história em cenário e meio tipicamente sertanejo. 
B) Numa atmosfera agreste e idílica, a gente rústica do sertão de Mato Grosso vive seus conflitos. 
C) Pereira decide casar a filha com Manecão, homem honrado e rude tal como o pai de Inocência. 
D) Órfã de mãe desde o nascimento, Inocência é criada pelo pai, Pereira, mineiro afetuoso mas turrão. 
E) Inocência, que vivia, desde menina, apaixonada pelo prático Cirino, deixa de aceitar o noivado imposto pelo pai.

3 - PUC-PR 2015 - Sobre o romance Inocência, de Visconde de Taunay, é CORRETO afirmar: 
a) É uma das principais obras da primeira fase do Romantismo, na qual ocorre uma idealização do caráter do indígena, retratado como exemplo de pureza e inocência. 
b) É com este romance que se inaugura o Naturalismo no Brasil, que, em seguida, terá em Aluísio Azevedo seu principal representante. c) É umas das principais obras da primeira fase do Modernismo brasileiro, representando com candura a vida e os costumes do sertão. 
d) Embora pertencendo ao Romantismo, já antecipa características do Realismo/Naturalismo, sobretudo, por sua caracterização do ser humano como produto do meio. 
e) Embora pertencendo ao Realismo, já traz traços do Naturalismo, sobretudo na caracterização do personagem Tico, um anão mudo que é o responsável pela reviravolta da trama.

4 - UFPR 2013 - Os capítulos do romance Inocência, de Visconde de Taunay, são introduzidos por epígrafes de autores variados, dentre as quais citamos: 
1. “Semeai promessas; a ninguém causam desfalque, e o mundo é rico de palavras. / A esperança quando outros nela creem faz ganhar muito tempo. – Ovídio, A arte de amar”. (Capítulo 3) 
2. “Sganarelo — De toda a parte vem gente procurar-me, e, se as coisas continuarem assim, sou de parecer que de uma vez devo dedicar-me à Medicina. Acho que de todos os ofícios é este o preferível, porque, ou se faça bem ou mal, sempre no fim há dinheiro. – Molière, O médico à força”. (Capítulo 3) 3. “Onde há mulheres, aí se congregam todos os males a um tempo. – Menandro”. (Capítulo 5) 
4. “Considerai a arte da composição das asas da borboleta: a regularidade das escamas, cobrindo-as, como se fossem penas; a variedade das cambiantes cores; a tromba enrolada, com que suga o alimento no seio das flores; as antenas, órgãos delicados do tato, que lhe coroam a cabeça cercada de uma rede admirável de mais de mil e duzentos olhos... – Bernardin de Saint-Pierre, Harmonias da Natureza”. (Capítulo 21) 
5. “Eis que vi um cavalo amarelo, e quem o montava era a morte. – São João, Apocalipse”. (Capítulo 30) 

A respeito da relação entre as epígrafes e o texto de Taunay, é correto afirmar: 
a) As ideias apresentadas pelas epígrafes não são ensinamentos morais preconizados pelo romance, já que o narrador e a trama romanesca desautorizam ideias como as das epígrafes 2 e 3, que expressam pensamentos de personagens. 
b) Por causa do diálogo construído entre a trama romanesca e as epígrafes de autores estrangeiros, o romance de Taunay assume um caráter universalizante, o que o distingue dos romances regionalistas, que tratam de questões nacionais. 
c) As epígrafes trazem para o romance ideias alheias que são discutidas pelos personagens, ao modo dos romances de ideias, nos quais são debatidos fragmentos de discursos de renomados poetas, ficcionistas e filósofos. 
d) O texto ficcional desenvolve as ideias sugeridas pelas epígrafes: a epígrafe 1 serve de comentário ao episódio no qual Cirino ilude os padres do Colégio do Caraça, estimulando-os a acreditarem que ele é médico formado. 
e) O romance dissemina ideias estrangeiras por meio das epígrafes oriundas de diferentes culturas e também pelos ensinamentos de Meyer, o naturalista alemão cujas ideias são responsáveis por civilizar os personagens sertanejos.

5 - ACAFE 2012/1 - Em relação a Cirino, personagem da obra Inocência, de Visconde de Taunay, é correto o que se afirma em: 
a) “Homem já de alguma idade, o recém chegado era gordo, de compleição sanguínea, rosto expressivo e franco. Trajava à mineira e parecia, como realmente era, morador daquela localidade.” 
b) Aprendeu a receitar e passou a fazer excursões pelo interior, medicando as pessoas, utilizando-se “de alguns conhecimentos de valor positivo, outros que a experiência lhe ia indicando ou que a voz do povo e a superstição ministravam”. 
c) Padrinho de Inocência, morava “para lá das Parnaíbas, já nos terrenos Gerais”. 
d) Depois de descobrir uma nova espécie de borboleta e denominá-la Papilio Innocentia, em homenagem à beleza de Inocência, continua a sua viagem.

GABARITO
1 - E
2 - E
3 - D
4 - A
5 - B

Exercícios de Sociologia sobre relativismo cultural - com gabarito

1 - UNICENTRO 2023 - Leia o texto a seguir. Como ser pensante, o resultado mais importante desta viagem, para mim, está no fortalecimento do meu ponto de vista de que a ideia de indivíduo “culturado” (culto) é simplesmente relativa: o valor de uma pessoa deve ser atribuído pela sua Herzenbildung (cultura do coração). Esta qualidade está presente ou ausente entre os esquimós tanto quanto entre nós. 
(BOAS, Franz. Diário de viagem de Franz Boas. (23 dez. 1883). IN: CASTRO, Celso (org.) Antropologia Cultural. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.) 

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o conceito expresso no texto. 
a) Cultura de Massa
b) Cultura Erudita 
c) Cultura Popular 
d) Etnocentrismo 
e) Relativismo cultural

2 - UniCesumar 2018 - A perspectiva antropológica que busca considerar as diferentes culturas segundo seus próprios termos e critérios, cujos costumes e práticas devem ser compreendidos em relação ao seu contexto específico, sem a imposição de valores e normas externos, é 
a) o Etnocentrismo. 
b) a Interpretação cultural. 
c) o Evolucionismo. 
d) o Relativismo cultural. 
e) o Estruturalismo.

3 - UNCISAL 2015 - Em Paris, na década de 1560, alguns tupinambás foram trazidos da Baía da Guanabara para conhecer os franceses. Na ocasião, através de um intérprete, Michel de Montaigne indagou sobre seus costumes, sua visão de mundo e até suas opiniões sobre a França. No brilhante artigo “Dos canibais”, ele demonstra ter compreendido bem o significado do canibalismo tupinambá, que horrorizava os europeus: os inimigos aprisionados são honrados como grandes guerreiros ao serem mortos e devorados, transmitindo sua coragem aos vencedores. Sorrateiramente, Montaigne compara a prática com as guerras civis que estavam ocorrendo entre huguenotes e católicos franceses, e seus horrendos métodos para obter informações, castigar ou simplesmente torturar os inimigos mútuos – todos franceses. Corpos despedaçados, chumbo derretido derramado nos ouvidos, queima nas fogueiras. Quem é o selvagem nessa comparação? Montaigne sugere que a repulsa e as críticas a costumes diferentes brotam da visão interna de cada cultura, que pensa que os seus são os hábitos mais naturais e corretos – o que mais tarde a antropologia iria nomear de etnocentrismo. 
Disponível em: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/capa/bom-selvagem-mau-selvagem. Acesso em: 28 out. 2014. 

Ao comparar alguns comportamentos culturais dos tupinambás com o momento histórico vivido pela França, denunciando as visões internas de cada cultura, Montaigne antecipa o conceito de etnocentrismo e lança no pensamento ocidental a noção de 
a) etnocídio. 
b) xenofobia. 
c) aculturação. 
d) relativismo cultural. 
e) colonialismo cultural.

4 - UNICENTRO 2013/2 - Ter uma visão de mundo, avaliar determinado assunto de certa ótica, nascer e conviver em uma classe social, pertencer a uma etnia, ser homem ou mulher são algumas das condições que nos levam a pensar na diversidade humana, cultural e ideológica, e, consequentemente, na alteridade, isto é, no outro ser humano, que é igual a cada um de nós e, ao mesmo tempo, diferente” (TOMAZINI, 2007). 

A qual conceito o fragmento citado pode ser associado? 
a) Padrão Cultural. 
b) Relativismo Cultural. 
c) Etnocentrismo. 
d) Identidade Cultural. 
e) Cultura Popular.

GABARITO
1 - E
2 - D
3 - D
4 - B

Exercícios de Literatura sobre Torto Arado, de Itamar Vieira Junior - com gabarito

1 - UNICENTRO 2023 - Leia, a seguir, o trecho de Torto arado. 
Na escola, sem Bibiana ao meu lado para me ajudar, minha vida se tornou um tormento. Desde o início, minha mãe avisou à dona Lourdes, a nova professora, da minha mudez. Ela foi cuidadosa, no começo, e bastante generosa para me ensinar as tarefas. Àquela altura eu já sabia ler, graças muito mais aos esforços de minha irmã mais velha e minha mãe, do que da professora sem paciência que dava aula na casa de dona Firmina. Para mim era o suficiente. Diferente de Bibiana, que falava em ser professora, eu gostava mesmo era da roça, da cozinha, de fazer azeite e de despolpar o buriti. Não me atraía a matemática, muito menos as letras de dona Lourdes. Não me interessava por suas aulas em que contava a história do Brasil, em que falava da mistura entre índios, negros e brancos, de como éramos felizes, de como nosso país era abençoado. Não aprendi uma linha do Hino Nacional, não me serviria, porque eu mesma não posso cantar. Muitas crianças também não aprenderam, pude perceber, estavam com a cabeça na comida ou na diversão que estavam perdendo na beira do rio, para ouvir aquelas histórias fantasiosas e enfadonhas sobre os heróis bandeirantes, depois os militares, as heranças dos portugueses e outros assuntos que não nos diziam muita coisa. 
(VIEIRA JÚNIOR, Itamar. Torto arado. São Paulo: Todavia, 2019. p. 97.) 

Com base no trecho de Torto arado, assinale a alternativa correta. 
a) O trecho, assim como o restante do romance, é narrado em primeira pessoa por Belonísia, irmã de Bibiana. 
b) O fato de essa narrativa aparecer na proximidade da metade do romance significa que a perspectiva de Bibiana, com seu conformismo e resignação, é superada dali em diante. 
c) A ressalva quanto ao cuidado e à generosidade da professora no início daquela experiência escolar aponta para as grandes expectativas de aprendizagem em Belonísia. 
d) O prazer de lidar com a roça representa a dificuldade da personagem e narradora para desenvolver um espírito crítico na abordagem de questões relativas ao conhecimento. 
e) O desinteresse pelas aulas decorre da pouca relevância atribuída àqueles assuntos e da distância daquilo em relação à realidade vivida por Belonísia e por seus colegas.

2 - UESB 2023Leia o trecho a seguir da obra Torto arado do escritor brasileiro Itamar Vieira Junior: 
A agressividade de Tobias cresceu nos meses que se seguiram, a ponto de minha mãe fazer chegar a mim um recado de meu pai: estava preocupado comigo e queria que voltasse para a casa. Não seria vergonha alguma para a família meu retorno. Apenas queria zelar por sua filha, para que nada de ruim acontecesse. Tobias reclamava por pouca coisa, e quase sempre a culpa de tudo estava em mim. Bebia grande quantidade de cachaça, seus olhos ficavam vermelhos e pousavam no meu corpo quase sempre para acompanhar os insultos que me dirigia: lembrar que eu era muda, que passado tanto tempo não havia gerado filho como minha irmã, que não cozinhava bem, que perdia muito tempo adornando o quintal, que não queria me ver na companhia de Maria Cabocla. 
VIEIRA JUNIOR, Itamar. Torto arado. São Paulo: Todavia, 2019. 

Considerando o excerto da obra Torto arado, do escritor baiano Itamar Vieira Junior, e tendo em vista características, contexto histórico e tendências da literatura contemporânea, assinale a alternativa INCORRETA. 
A) Torto arado aborda questões recorrentes na literatura contemporânea, como conflitos identitários e a condição social de representantes das minorias. 
B) Assim como a geração de 1930, conhecida como a fase Regionalista do Modernismo, a literatura contemporânea, por vezes, apresenta um discurso engajado com causas sociais. 
C) O excerto apresenta uma situação típica do patriarcalismo e suas implicações para a condição feminina, que é reduzida ao seu “papel” de gênero na sociedade. 
D) A literatura de autoria feminina e o protagonismo de personagens negros surgem no Brasil a partir do Modernismo com escritoras como Rachel de Queiroz e Conceição Evaristo. 
E) A representação da condição feminina na literatura contemporânea subverte a tradição romântica focada na idealização da mulher e das relações amorosas.

3 - FGV 2022 - É um romance brasileiro de 2019 escrito pelo autor baiano Itamar Vieira Junior. Conta a história de duas irmãs, Bibiana e Belonísia, marcadas por um acidente de infância, e que vivem em condições de trabalho escravo contemporâneo em uma fazenda no sertão da Chapada Diamantina. O romance foi originalmente publicado em Portugal, pela editora Leya, após vencer o prêmio de mesmo nome. No Brasil, é publicado pela editora Todavia. Além do Prémio Leya, venceu também importantes competições como o Prêmio Jabuti 2020 e o Prêmio Oceanos 2020. (adap. wikipedia) 

O texto refere-se ao romance 
A) Torto Arado. 
B) Baixo Esplendor. 
C) Tudo é Rio. 
D) Vista Chinesa. 
E) Anos de Chumbo e Outros Contos.
 
GABARITO
1 - E
2 - D
3 - A

Exercícios de Pedagogia sobre Dermeval Saviani - com gabarito

Questão 01 - CISCOPAR 2015 - O método pedagógico da Pedagogia Histórico-Crítica contempla as seguintes etapas: prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e prática social final. O principal defensor dessa tendência pedagógica é: 
A) Lev Vygotsky. 
B) John Dewey. 
C) Jean Piaget. 
D) Paulo Freire. 
E) Dermeval Saviani.

Questão 02 - AMEOSC 2015 - Dermeval Saviani é o idealizador da pedagogia por ele denominada: 
A) Histórico-social. 
B) Histórico-crítica. 
C) Moderna-crítica. 
D) Moderno-social.

Questão 03 - EsFCEx 2020 - Para Saviani (2010), no âmbito do escolanovismo, “aprender a aprender” significava a “capacidade de buscar conhecimento por si mesmo, de adaptar-se a uma sociedade que era entendida como um organismo em que cada indivíduo tinha um lugar e cumpria um papel determinado em benefício de todo corpo social”. De acordo com o autor, esse lema foi ressignificado e retomado no final do século XX no Brasil, e, na atualidade, “aprender a aprender” relaciona-se à necessidade de 
A) capacitar-se para produzir em massa produtos pouco diversificados, para atender demandas homogêneas, utilizando tecnologia estável. 
B) atender às demandas de educação de trabalhadores a partir de uma rigorosa definição de fronteiras entre as ações intelectuais e ações instrumentais. 
C) planejar a educação de modo a dotá-la de organização racional, capaz de minimizar as interferências subjetivas que prejudicam a sua eficiência. 
D) constante atualização do indivíduo, exigida pela necessidade de ampliar a esfera da empregabilidade. 
E) “aprender a fazer”, em um processo de ensino cuja concepção, planejamento, foco e controle do ensino ficam a cargo de especialistas habilitados e neutros.

Questão 04 - IBFC 2013 - Esse educador brasileiro integrou o movimento por renovação da educação brasileira. Foi um dos signatários do documento intitulado “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova”. Essa descrição se refere a: 
a) Paulo freire. 
b) Darcy Ribeiro. 
c) Dermeval Saviani. 
d) Anisio Teixeira.

Questão 05 - Instituto Excelência 2019 - "A Pedagogia Histórico-Crítica não é outra coisa senão aquela pedagogia empenhada decididamente em colocar a educação a serviço da referida transformação das relações de produção". Idealizador da Pedagogia denominada Histórico-Crítica foi: 
a) Libâneo 
b) Dermeval Saviani 
c) Paulo Freire 
d) Nenhuma das alternativas.

GABARITO
01 - E
02 - B
03 - D
04 - C
05 - B

Exercícios de Pedagogia sobre Vygotsky - com gabarito

Questão 01 - FUNRIO 2014 - A Zona de Desenvolvimento Proximal é a distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto. Este conceito é de 
A) Piaget. 
B) Paulo Freire. 
C) Vygotsky. 
D) Wallon. 
E) Rubens Alves.

Questão 02 - AMEOSC 2021 - Vygotsky foi um psicólogo da Bielorrússia, considerado um dos teóricos educacionais mais importante da história, com estudos voltados para a área do desenvolvimento do aprendizado e a conexão com as relações sociais durante o processo educativo. Um dos conceitos abordados pelo teórico é o da Zona de Desenvolvimento Real compreendido como: 
A) O conjunto conhecimento consolidado, ou seja, algo que determinado indivíduo já sabe e é capaz de resolver sozinho. 
B) As funções que ainda não amadureceram, mas estão em processo de maturação, isto é, que amadurecerão mais cedo ou mais tarde.
C) Distância que medeia entre o nível atual de desenvolvimento da criança, determinado pela sua capacidade atual de resolver problemas individualmente. 
D) O conjunto de atividades que a criança não consegue realizar sozinha, mas que com a ajuda de alguém ela consegue resolver.

Questão 03 - MS CONCURSOS 2016 - Assinale a alternativa com o nome do pensador pioneiro da noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida. 
a) Jean Piaget
b) Lev Vygotsky 
c) Henri Wallon 
d) Paulo Freire

Questão 04 - AMEOSC 2020 - O conceito de zona de desenvolvimento proximal, que marca a distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial, foi criado por: 
A) Paulo Freire. 
B) Jean Piaget. 
C) Emília Ferreiro. 
D) Lev Vygotsky.

Questão 05 - AMEOSC 2021 - As Tendências Pedagógicas são importantes contribuições, pois apresentam diferentes concepções sobre o desenvolvimento da aprendizagem. Analise o fragmento a seguir: Segundo _______________, o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio. Esse teórico afirma que para ocorrer a aprendizagem, a interação social deve acontecer dentro da zona de desenvolvimento proximal, que seria a distância existente entre aquilo que o sujeito já sabe, seu conhecimento real, e aquilo que o sujeito possui potencialidade para aprender, seu conhecimento potencial. 
Assinale a alternativa que completa o espaço com o nome do autor que defende essa abordagem teórica. 
A) Lev Vygotsky 
B) Paulo Freire 
C) Jean Piaget 
D) Dermeval Saviani

Questão 06 - FUMARC 2013 - O conceito de Mediação Simbólica de Vygotsky diz respeito 
A) a signos da linguagem e escrita. 
B) ao conceito adotado por Piaget após a leitura de Vygotsky. 
C) à relação professor/aluno mediada pelo conhecimento escolar. 
D) à relação que o homem estabelece com o mundo, mediada por instrumentos e signos.

Questão 07 - IMPARH 2019 - Para Vygotsky, a aprendizagem é um processo de apropriação de conhecimentos, habilidades, signos, valores, que engloba o intercâmbio ativo do sujeito com o mundo cultural onde ele está inserido. Assim, Vygotsky fala acerca de dois tipos de aprendizagens de conceitos: 
A) populares e filosóficos. 
B) espontâneos e científicos. 
C) lógicos e espirituais. 
D) pedagógicos e matemáticos.

Questão 08 - AMEOSC 2018 - A abordagem histórico-cultural apresenta a importância da interação social para o desenvolvimento cognitivo e do processo de ensino-aprendizagem. O precursor dessa teoria foi: 
A) Lev Vygotsky. 
B) Jean Piaget. 
C) Luiz Carlos Cagliari. 
D) Paulo Freire.

Questão 09 - MetroCapital Soluções 2021 - De acordo com _________________ aprendizado não é desenvolvimento; entretanto, o aprendizado, adequadamente, organizado resulta em desenvolvimento mental e põe em movimento vários processos de desenvolvimento que, de outra forma, seriam impossíveis de acontecer. Assim, o aprendizado é um aspecto necessário e universal do processo de desenvolvimento das funções psicológicas, culturalmente, organizadas e, especificamente, humanas. Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto: 
A) Vygotsky. 
B) Paulo Freire. 
C) Henri Wallon. 
D) Celestin Freinet. 
E) Maria Montessori.

Questão 10 - AMEOSC 2022 -___________ descreveu a zona de desenvolvimento proximal como sendo a distância entre o nível de desenvolvimento real determinado pela resolução independente de problemas e o nível de desenvolvimento potencial determinado pela resolução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com colegas mais capazes. Assinale a alternativa que preenche a lacuna corretamente: 
A) Lev Vygotsky 
B) Luiz Carlos Cagliari 
C) Paulo Freire 
D) Jean Piaget

Questão 11 - FAU 2022 - O brincar é um importante processo psicológico, fonte de desenvolvimento e aprendizagem, constituindo -se de uma atividade humana criadora, em que a criança utiliza -se da imaginação, fantasia e realidade que lhe auxiliam a desenvolver formas de interpretar o mundo. E ainda, no brincar, a criança consegue separar pensamento (significado de uma palavra) de objetos, e a ação surge das ideias, não das coisas. Esta definição é elaborada por: 
A) Vygotsky. 
B) Emília Ferrero. 
C) Paulo Freire. 
D) Selma Garrido Pimenta. 
E) Florestan Fernandes.

Questão 12 - CLICK 2014 - Pensador importante em sua área e época, foi pioneiro no conceito de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida, estamos falando de: 
A) Vigotski
B) Paulo Freire
C) Jean Piaget
D) Rousseau

Questão 13 - AMEOSC 2020 - A psicologia histórico-cultural é a denominação dada à escola psicológica fundada por 
A) Piaget. 
B) Jung. 
C) Paulo Freire. 
D) Vygotsky.

Questão 14 - AMEOSC 2021 - Analise a informação: "O processo de aprendizagem da aquisição da linguagem se dá pela aplicação da zona do desenvolvimento proximal (o real e o potencial), ou seja, numa comunicação, a criança num meio social de interatividade com o adulto, em que facilita o aprendizado e absorção de novas palavras numa troca linguística e comunicativa". A informação apresentada possui elementos que caracterizam o legado deixado por: 
A) Paulo Freire. 
B) Cagliari. 
C) Vigotsky. 
D) Emília Ferreiro.

Questão 15 - FEPESE 2021 - Dos autores abaixo, qual deles defende a importância da imitação e da mediação semiótica no processo de aprendizagem e desenvolvimento humano?
A) Piaget 
B) Vigotski 
C) Paulo Freire 
D) Decroly 
E) Skinner

Questão 16 - AMEOSC 2021 - Leia o texto abaixo:
“A aprendizagem é, então, percebida como ocorrendo no que se denomina de Zona de Desenvolvimento Proximal. Esse espaço é caracterizado pelas interações entre aprendizes e parceiros mais competentes, explorando o nível real em que o aluno está e o seu nível em potencial para aprender sob a orientação de um parceiro mais competente.” O texto se refere às ideias de: 
A) Vygotsky. 
B) Piaget. 
C) Paulo Freire. 
D) Cagliari.

Questão 17 - AMEOSC 2021 - De acordo com________________, a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) é fomentada pela interação de um indivíduo aprendiz com outros indivíduos com maior experiência. O uso dessa abordagem na prática educacional necessita que o professor ou instrutor identifique a Zona Proximal e a estimule rumo ao progresso conjunto. Isso faz com que o caminho de aprendizagem seja o condutor do aprendiz da Zona de Desenvolvimento Proximal ao Nível de Desenvolvimento. Após análise, marque a alternativa CORRETA. 
A) Piaget. 
B) Paulo Freire. 
C) Cagliari. 
D) Vygotsky.

Questão 18 - 

GABARITO
01 - C
02 - A
03 - B
04 - D
05 - A
06 - D
07 - B
08 - A
09 - A
10 - A
11 - A
12 - A
13 - D
14 - C
15 - B
16 - A
17 - D
18 - D

Exercícios de Literatura sobre o Trovadorismo - com gabarito

1 - EsPCEx 2013 - É correto afirmar sobre o Trovadorismo que 
a) os poemas são produzidos para ser encenados. 
b) as cantigas de escárnio e maldizer têm temáticas amorosas. 
c) nas cantigas de amigo, o eu lírico é sempre feminino. 
d) as cantigas de amigo têm estrutura poética complicada. 
e) as cantigas de amor são de origem nitidamente popular.

2 - ESPM 2014/1 - O amor cortês foi um gênero praticado desde os trovadores medievais europeus. Nele a devoção masculina por uma figura feminina inacessível foi uma atitude cons­tante. A opção cujos versos confirmam o exposto é: 
a) Eras na vida a pomba predileta (...) Eras o idílio de um amor sublime. Eras a glória, - a inspiração, - a pátria, O porvir de teu pai! (Fagundes Varela) 
b) Carnais, sejam carnais tantos desejos, Carnais sejam carnais tantos anseios, Palpitações e frêmitos e enleios Das harpas da emoção tantos arpejos... (Cruz e Sousa) 
c) Quando em meu peito rebentar-se a fibra, Que o espírito enlaça à dor vivente, Não derramem por mim nenhuma lágrima Em pálpebra demente. (Álvares de Azevedo) 
d) Em teu louvor, Senhora, estes meus versos E a minha Alma aos teus pés para cantar-te, E os meus olhos mortais, em dor imersos, Para seguir-lhe o vulto em toda a parte. (Alphonsus de Guimaraens) 
e) Que pode uma criatura senão, entre criaturas, amar? amar e esquecer amar e malamar, amar, desamar, amar? (Manuel Bandeira)

3 - Mackenzie - Sobre a poesia trovadoresca em Portugal, é INCORRETO afirmar que:
a) refletiu o pensamento da época, marcada pelo teocentrismo, o feudalismo e valores altamente moralistas.
b) representou um claro apelo popular à arte, que passou a ser representada por setores mais baixos da sociedade.
c) pode ser dividida em lírica e satírica.
d) em boa parte de sua realização, teve influência provençal.
e) as cantigas de amigo, apesar de escritas por trovadores, expressam o eu-Iírico feminino.

4 - UFMG - Interpretando historicamente a relação de vassalagem entre homem amante/mulher amada, ou mulher amante/homem amado, pode-se afirmar que: 
a) o Trovadorismo corresponde ao Renascimento. 
b) o Trovadorismo corresponde ao movimento humanista. 
c) o Trovadorismo corresponde ao Feudalismo. 
d) o Trovadorismo e o Medievalismo só poderiam ser provençais. 
e) tanto o Trovadorismo como Humanismo são expressões da decadência medieval.

5 - Mackenzie - Assinale a alternativa incorreta a respeito do Trovadorismo em Portugal.
a) Durante o Trovadorismo, ocorreu a separação entre poesia e a música.
b) Muitas cantigas trovadorescas foram reunidas em livros ou coletâneas que receberam o nome de cancioneiros.
c) Nas cantigas de amor, há o reflexo do relacionamento entre o senhor e vassalo na sociedade feudal: distância e extrema submissão.
d) Nas cantigas de amigo, o trovador escreve o poema do ponto de vista feminino.
e) A influência dos trovadores provençais é nítida nas cantigas de amor galego-portuguesas.

GABARITO
01 - C
02 - D
03 - B
04 - C
05 - A

quarta-feira, 28 de junho de 2023

Exercícios de Filosofia sobre Immanuel Kant - com gabarito

1 - UFT 2023 -  Immanuel Kant (1724-1804): “Esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo. O homem é o próprio culpado dessa menoridade se a causa dela não se encontra na falta de entendimento, mas na falta de decisão e coragem de servir-se de si mesmo sem a direção de outrem. Sapere aude! Tem coragem de fazer uso de teu próprio entendimento, tal é o lema do esclarecimento.” 
(KANT, I. Resposta à pergunta: Que é “Esclarecimento”. In. Textos Seletos. 2ª. Ed. Petrópolis: Vozes, 1985, p. 100). 

Assinale, conforme a indicação do texto, a alternativa CORRETA: 
a) A menoridade tem uma causa específica e retrata a falta de fé do homem. 
b) Ousar saber é ter a coragem de fazer uso de seu próprio entendimento. 
c) Cada um tem seu lema e isso é produto de coragem. 
d) O homem é um ser constantemente culpado pelo seu entendimento.

2 - UNISC 2023 -  Immanuel Kant, filósofo de origem alemã, viveu no século XVIII e é considerado um dos grandes pensadores da Modernidade. Manteve uma relação polêmica com a religião por defender “que somente podemos conhecer aquilo que podemos intuir”. Foi, também, o filósofo que formulou as grandes linhas da Moral, desfazendo seu relativismo e empregando forças para descobrir as máximas ou leis morais universais. Nesse sentido, formulou uma lei moral máxima, entendida como princípio categórico. 

Assinale a alternativa que representa o imperativo categórico de Kant. 
a) “Só sei que nada sei”. 
b) “Aja de tal maneira a tornar a tua ação uma lei universal”. 
c) “Penso, logo existo”. 
d) “Quem comete uma injustiça é sempre mais infeliz que o injustiçado”. 
e) “Avida é um processo constante de morrer”.

3 - UEA 2021 - Esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo. O homem é o próprio culpado dessa menoridade se a causa dela não se encontra na falta de entendimento, mas na falta de decisão e coragem de servir-se de si mesmo sem a direção de outrem. 
(Immanuel Kant. Immanuel Kant: textos seletos, 2010. Adaptado.) 

De acordo com o texto, o esclarecimento é 
a) o dever de abdicar de todo regramento na atividade de pensar. 
b) passar da heteronomia (sujeição à vontade de terceiros) para a autonomia. 
c) a adoção de uma lógica geral como condição necessária para um correto pensar. 
d) a recusa completa da legitimidade da coerência do pensamento alheio. 
e) aceitar uma forma de pensar baseada em argumentos de autoridade.

4 - UNICENTRO 2021 - Leia o texto a seguir:
 “Age apenas segundo uma máxima tal que possas ao mesmo tempo querer que ela se torne lei universal.” 

Sobre o texto acima, assinale a alternativa que apresenta corretamente a concepção ética e o filósofo que a escreveu. 
a) Contratualismo moral, de John Rawls. 
b) Ética de virtudes, de Alasdair MacIntyre. 
c) Ética do dever, de Immanuel Kant. 
d) Ética não consequencialista, de Thomas Michael Scanlon. 
e) Utilitarismo hedonista, de Jeremy Bentham.

5 - UFU 2021/2 - Podemos dizer que o objetivo de Kant, ao escrever a Crítica da Razão Prática, era demonstrar que a lei moral provém da ideia de liberdade, por isso a razão pura é também prática no sentido de que a ideia racional de liberdade determina por si mesma a vida moral e com isso demonstra sua própria liberdade. 

De acordo com trecho acima, conclui-se que, para Kant, o agir moral deve fundar-se 
a) na noção de felicidade. 
b) nos ditames da razão. 
c) nas sensações físicas. 
d) na natureza humana.

6 - ENEM 2020 Digital - Princípios práticos são subjetivos, ou máximas, quando a condição é considerada pelo sujeito como verdadeira só para a sua vontade; são, por outro lado, objetivos, quando a condição é válida para a vontade de todo ser natural. 
KANT, I. Crítica da razão prática. Lisboa: Edições 70, 2008. 
A concepção ética presente no texto defende a 
a) universalidade do dever. 
b) maximização da utilidade. 
c) aprovação pelo sentimento. 
d) identificação da justa medida. 
e) obediência à determinação divina.

GABARITO
01 - B
02 - B
03 - B
04 - C
05 - B
06 - A

Exercícios de Filosofia sobre Friedrich Nietzsche - com gabarito

1 - UEG 2018/1 - Friedrich Nietzsche (1844-1900) é um importante e polêmico pensador contemporâneo, particularmente por sua famosa frase “Deus está morto”. Em que sentido podemos interpretar a proclamação dessa morte? 
a) O Deus que morre é o Deus cristão, mas ainda vive o deus-natureza, no qual o homem encontrará uma justificativa e um consolo para sua existência sem sentido. 
b) Não fomos nós que matamos Deus, ele nos abandonou na medida em que não aceitamos o fato de que essa vida só poderá ser justificada no além, uma vez que o devir não tem finalidade. 
c) O Deus que morre é o deus-mercado, que tudo nivela à condição de mercadoria, entretanto o Deus cristão poderá ainda nos salvar, desde que nos abandonemos à experiência de fé. 
d) A morte de Deus não se refere apenas ao Deus cristão, mas remete à falta de fundamento no conhecimento, na ética, na política e na religião, cabendo ao homem inventar novos valores. 
e) A morte de Deus serve de alerta ao homem de que nada é infinito e eterno, e que o homem e sua existência são momentos fugazes que devem ser vividos intensamente.

2 - UNESP 2021 - Pode acontecer que, para a educação do verdadeiro filósofo, seja preciso que ele percorra todas as gradações nas quais os “trabalhadores da filosofia” estão instalados e devem permanecer firmes: ele deve ter sido crítico, cético, dogmático e histórico e, ademais, poeta, viajante, moralista e vidente e “espírito livre”, tudo enfim para poder percorrer o círculo dos valores humanos, dos sentimentos de valor, e poder lançar um olhar de múltiplos olhos e múltiplas consciências, da mais sublime altitude aos abismos, dos baixios para o alto. Mas tudo isso é apenas uma condição preliminar da sua incumbência. Seu destino exige outra coisa: a criação de valores. 
(Friedrich Nietzsche. Além do bem e do mal, 2001. Adaptado.) 

No texto, Nietzsche propõe que a formação do filósofo deve 
a) assegurar e manter os poderes políticos do governante. 
b) conhecer e extrapolar as práticas de vida, os sentimentos e os valores presentes na sociedade. 
c) privilegiar e fortalecer o papel da religião nas atitudes críticas perante a vida e os humanos. 
d) restringir-se ao terreno da reflexão na busca por uma verdade absoluta. 
e) retomar a origem una e indivisível dos humanos, na busca de sua liberdade de natureza.

3 - CESGRANRIO 2010 - Nietzsche aponta, quando se refere à morte de Deus, em seu diagnóstico da Modernidade, à(ao) 
A) perda do referencial em valores absolutos. 
B) queda do prestígio das religiões e dos fundamentalismos na modernidade. 
C) conquista tecnológica operada pela ciência. 
D) fato de a existência preceder à essência. 
E) argumento teológico da existência de Deus.

4 - UFU 2020 - Leia a descrição dos dois conjuntos de valores morais do filósofo Friedrich Nietzsche (1844 - 1900). 
Uma moral é caracterizada por valorizar a saúde, a vida e não acreditar em qualquer valoração no além da vida ou ideal ascético. A outra moral tem como principal característica a valoração da bondade e da virtude. 

Assinale a alternativa que apresenta os conceitos que são definidos por esses dois conjuntos de valores morais. 
a) Moral dos padres e moral protestante. 
b) Moral do senhor e moral dos nobres. 
c) Moral dos escravos e moral religiosa. 
d) Moral dos nobres e moral do escravo.

5 - UPE 2017 - Sobre a consciência crítica, considere o texto a seguir: 
O homem é corda estendida entre o animal e o Super-homem: uma corda sobre um abismo; perigosa travessia, perigoso caminhar; perigoso olhar para trás, perigoso tremer e parar. O que é de grande valor no homem é ele ser uma ponte e não um fim; o que se pode amar no homem é ele ser uma passagem e um acabamento. Eu só amo aqueles que sabem viver como que se extinguindo, porque são esses os que atravessam de um para outro lado. 
NIETZSCHE, Friedrich. Assim Falou Zaratustra. São Paulo, 1999, p. 27. 

O filósofo Nietzsche elucida, sobre a consciência crítica e a filosofia, que 
a) o valor da natureza íntima do homem está na pura razão e não na vontade de viver. 
b) a dimensão existencial tem importância e conduz à exaltação da vida e à superação do homem. 
c) a virtude do homem está na superação do existir para alcançar a salvação. 
d) o homem deve renunciar à vida e buscar o sentido do super-homem na transcendência. 
e) a consciência crítica é a supressão da vontade de viver, já que o homem é o Super-homem.

6 - UEMA 2013 - Nietzsche celebrizou-se e tornou-se até venerado por muitos por haver filosofado, no dizer comum, a ―golpes de martelo‖, uma vez que realizou críticas radicais à filosofia de tradição socrático-platônica, ao cristianismo e, inclusive, à ciência. 

Nietzsche desferiu golpes impiedosos a essas categorias da cultura ocidental, porque 
a) desarticularam a moral histórica, impedindo a vontade de potência subjetiva no ocidente. 
b) desmotivaram a vontade de potência humana, conforme paradigmas da filosofia e da ciência. c) impuseram uma moral de rebanho, capaz de atrofiar a vontade de potência dos indivíduos. d) determinaram a ―morte de Deus‖, privando-se da competência de arrebanhar os homens. e) preservaram a tradição atrofiando, consequentemente, a possibilidade de atualização de uma moral universal.

7 - UEG 2016/2 - Para Nietzsche, uma educação superior da humanidade exigiria uma transvaloração de todos os valores que têm como frente de combate a transvaloração platônico-cristã. Em relação à transvaloração proposta por Nietzsche, nota-se que 
a) visa retirar o homem da alienação na qual se encontra, mostrando que tudo já está decidido e escolhido para nós. 
b) sustenta uma visão metafísica que valoriza e postula uma possível realidade para além do mundo sensível. 
c) implica uma valorização dos valores presentes eliminando a ideia de um mundo metafísico de verdades eternas. 
d) visa aprofundar a cisão platônico-cristã entre esse mundo (o empírico) e o outro mundo (o mundo-verdade). 
e) opera uma inversão de valores, na medida em que considera os valores vigentes como sintoma de decadência.

8 - UFU 2014/2 - Assinale a alternativa que indica a “moral do senhor”, de acordo com Nietzsche. 
a) Os princípios metafísicos e morais dos diálogos de Platão. 
b) A força, a criatividade, a saúde e o amor à vida. 
c) Os princípios éticos e morais, que se encontram na Bíblia. 
d) O ódio e o ressentimento dos fracos contra os mais fortes.

GABARITO
01 - D
02 - B
03 - A
04 - D
05 - B
06 - C
07 - E
08 - B

Exercícios de Português sobre antônimos - com gabarito

1 - EsPCEx 2016 - Assinale a alternativa em que as palavras são antônimas. 
a) escrupuloso/diligente 
b) ambicioso/ modesto 
c) didático/facilitador 
d) protocolar/cerimonioso 
e) habilidoso/jeitoso

2 - Crescer Consultorias 2017 - É antônimo de supressão: 
A) Eliminação. 
B) Acréscimo. 
C) Revogação. 
D) Abolição.

3 - WIG 2023 - Qual é o antônimo de "rápido"? 
A) Lento. 
B) Eficiente. 
C) Ágil. 
D) Veloz.

4 - IBGP 2021 - O ANTÔNIMO de ileso é: 
A) Conjuminado. 
B) Teso. 
C) Fomentado. 
D) Prejudicado.

5 - Crescer Consultorias 2018 - O antônimo da palavra “muito” é: 
A) Pouco. 
B) Vários. 
C) Bastante. 
D) Excessivo.

6 - GS Assessoria e Concursos 2021 - Assinale o antônimo da palavra feliz. 
a) Alegre. 
b) Amoroso. 
c) Feio. 
d) Infeliz. 
e) Obeso

7 - Nosso Rumo 2020 - Assinale a alternativa cujas palavras são ANTÔNIMAS. 
A) estupefato/ perplexo 
B) leviano/ ponderado 
C) complexo/ rigoroso 
D) incisivo/ detalhista 
E) oneroso/ pesado

8 - RBO 2017 - Assinale a alternativa que apresenta duas palavras antônimas. 
A) recente/ antigo 
B) original/ novo 
C) verde/ imaturo 
D) recorrente/ reincidente

GABARITO
1 - B
2 - B
3 - A
4 - D
5 - A
6 - D
7 - B
8 - A

Exercícios de Literatura sobre Fernando Pessoa - com gabarito

1 - UFRGS 2016 - Assinale a alternativa CORRETA a respeito da vida e da obra do poeta português Fernando Pessoa. 
a) Pessoa foi um dos líderes da revista de literatura Orpheu, juntamente com Mário de Sá-Carneiro e Eça de Queiroz. 
b) A criação da revista de literatura Orpheu identifica Pessoa como um dos fundadores do Modernismo português. 
c) Pessoa foi responsável pelo espírito derrotista, em que Portugal estava mergulhado no final do século XIX. 
d) Os heterônimos de Pessoa, tais como Álvaro de Campos e Ricardo Reis, podem ser vistos como pseudônimos, utilizados pelo poeta para burlar a censura. 
e) A criação de heterônimos é uma prática comum aos poetas colaboradores da revista Orpheu.

2 - PUC-RS 2019 - Considerando as particularidades de cada um dos heterônimos de Fernando Pessoa, é possível afirmar que os versos 
“Há metafísica bastante em não pensar em nada. 
O que penso eu do mundo? 
Sei lá o que penso do mundo! 
Se eu adoecesse pensaria nisso.” 

pertencem a 

a) Alberto Caeiro. 
b) Álvaro de Campos. 
c) Ricardo Reis. 
d) Sá-Carneiro.

3 - UM-SP - A respeito de Fernando Pessoa, é incorreto afirmar que: 
a) não só assimilou o passado lírico de seu povo, como refletiu em si as grandes inquietações humanas do começo do século. 
b) os heterônimos são meios de conhecer a complexidade cósmica impossível para uma só pessoa. 
c) Ricardo Reis simboliza uma forma humanística de ver o mundo do espírito da Antiguidade Clássica. 
d) junto com Mário de Sá-Carneiro, dirige a publicação do segundo número de Orpheu, em 1926. 
e) a Tabacaria, de Alberto Caeiro, mostra seu desejo de deixar o grande centro em busca da simplicidade do campo.

4 - Unilus 2021 - Atente para a declaração abaixo, do poeta português Fernando Pessoa: Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa: “Navegar é preciso, viver não é preciso”. Quero para mim o espírito desta frase, transformada a forma para a casar com o que sou: viver não é necessário, o que é necessário é criar. 

Nessa declaração, Fernando Pessoa 
a) demonstra que mesmo um poeta criativo não imagina o quanto navegar importava para os velhos marujos. 
b) retoma uma frase de antigos navegadores para contestá-la em nome do espírito da literatura moderna. 
c) recorre a uma frase tradicional de navegadores antigos para valorizar sua presente necessidade de artista. d) considera que a criação poética não é tão fascinante quanto a vida que os antigos marujos deviam prezar. e) traduz o sentido enigmático de uma frase gloriosa atribuída aos antigos navegadores portugueses.

5 - URCA 2017/1
Segue o Teu Destino
Segue o teu destino,
Rega as tuas plantas,
Ama as tuas rosas.
O resto é a sombra
De árvores alheias.
A realidade
Sempre é mais ou menos
Do que nós queremos.
Só nós somos sempre
Iguais a nós próprios.
Suave é viver só.
Grande e nobre é sempre
Viver simplesmente.
Deixa a dor nas aras
Como exvoto
aos deuses.
Vê de longe a vida.
Nunca a interrogues.
Ela nada pode
Dizerte.
A resposta
Está além dos deuses.
Mas serenamente
Imita o Olimpo
No teu coração.
Os deuses são deuses
Porque não se pensam.
Ricardo Reis, in "Odes"

São heterônimos de Fernando Pessoa: 
a) Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos. 
b) Ricardo Reis, João Ubaldo e Álvares de Azevedo. 
c) Umberto Eco, Álvares de Azevedo e Ricardo Reis. 
d) Álvaro de Campos. Saramago e Alberto Caeiro. 
e) Fernando Veríssimo, Ricardo Reis e João Ubaldo.

GABARITO
1 - B
2 - A
3 - E
4 - C
5 - A

Exercícios de Português sobre mal e mau - com gabarito

1 - MARANATHA Assessoria 2023 - Assinale a alternativa em que se pode ver o emprego correto de mal/mau. 
a) Mal me levantei, já senti uma dor intensa nas costas. 
b) Meu filho se saiu mau nas provas do trimestre na escola. 
c) O bem e o mau são duas facetas da condição humana. 
d) A solidão é sempre um mal sentimento.

2 - OBJETIVA 2023Considerando-se o uso de “mal” e “mau”, analisar os itens abaixo: 
I. O mal pode estar presente ali. 
II. Obviamente era mau agouro. 
III. Judite ficava mau só de pensar em camarões. 
IV. Ele mau sabia que ela chegaria a qualquer minuto. 

Estão CORRETOS: 
a) Somente os itens I e II. 
b) Somente os itens II e IV. 
c) Somente os itens I e III. 
d) Todos os itens.

3 - PM-MG 2017 - Complete as frases com mau ou mal: 
I - Os guardas responsáveis pela segurança do condomínio atuaram muito ________ na execução dos serviços. 
II - Um __________ terrível abateu-se sobre o condomínio. 
III - O __________ tempo acabou com a temporada de sol, consequentemente, as piscinas do condomínio ficaram vazias. 

Marque a sequência CORRETA: 
A) Mau – mau – mal. 
B) Mal – mal – mau. 
C) Mal – mau – mal. 
D) Mal – mal – mal.

4 - Alternative Concursos 2023 - Assinale a alternativa que fez uso incorreto da palavra mal
a) Todo mal deve ser evitado.
b) Não desejo mal a ele. 
c) O menino passou mal a noite. 
d) Ele foi um mal marido. 
e) O vestido foi mal costurado.

5 - CETREDE 2023 -  Leia as afirmativas a seguir. 
I. ______ ela chegou, eu saí. 
II. O _____ está em todos os lugares. 
III. Marta está muito _______. 

Marque a opção que preenche CORRETA e respectivamente as lacunas. 
a) Mal / mal / mal. 
b) Mau / mau / mau. 
c) Mal / mau / mal. 
d) Mau / mal / mau. 
e) Mal / mal / mau.

6 - OBJETIVA 2022 - Considerando-se o emprego de “mau/mal”, analisar os itens abaixo: 
I. É preciso deixar de lado os maus sentimentos. 
II. Essa não é uma história sobre o bem e o mau. 
a) Os itens I e II estão corretos. 
b) Somente o item I está correto. 
c) Somente o item II está correto. 
d) Os itens I e II estão incorretos.

7 - GUALIMP 2020 - Leia com atenção: 
I. “Você está sendo _____!” 
II. “Estou me sentindo _____!” 
III. “Como não se preparou, era evidente que iria ____ na prova.” 

Preenchem respectivamente as lacunas acima as respectivas palavras: 
A) mal – mau – mau. 
B) mal – mal – mal. 
C) mau – mal – mal. 
D) mau – mau – mau.

8 -  ABCP 2020 - A respeito da ortografia: 
I- O ____das pessoas é a descrença; 
II- O candidato escreve muito ____. 

Preenchem adequadamente as lacunas acima, as respectivas palavras: 
a) Mau – Mal. 
b) Mau – Mau.
c) Mal – Mal. 
d) Mal – Mau. 

9 - IBADE 2020 - Assinale a alternativa em que a palavra “MAL” foi empregada CORRETAMENTE. 
A) Ele fez mal uso do produto. 
B) Todos diziam que o pai era mal. 
C) Mal chegou e teve que ir embora. 
D) Agiu como mal empregado. 
E) O objeto estava com mal funcionamento.

10 - GUALIMP 2019 - Marque o uso indevido de MAU e MAL: 
A) As alunas leem muito mal. 
B) Patrícia foi mal à prova. 
C) Este menino é um mau exemplo para os colegas. 
D) Ele teve um mal dia, por isso dormiu mal.

GABARITO
1 - A
2 - A
3 - B
4 - D
5 - A
6 - B
7 - C
8 - A
9 - C
10 - D

segunda-feira, 26 de junho de 2023

Exercícios de Geografia sobre o Índice de Desenvolvimento Humano - com gabarito

1 - CESGRANRIO  2011 - O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de um país é obtido através da média aritmética de três índices, cada um deles permitindo classificar o país em uma escala de 0 a 1. Os três índices classificam o país em termos do(a) 
A) número de óbitos por 1.000 habitantes, do percentual de pessoas abaixo da linha de pobreza e da participação infantil na força de trabalho. 
B) mortalidade infantil, da participação feminina na força de trabalho e do coeficiente de Gini. 
C) mortalidade infantil, do tempo de escolaridade e do Produto Interno Bruto. 
D) expectativa de vida ao nascer, do percentual de população urbana e do nível de instrução. 
E) expectativa de vida ao nascer, do tempo de escolaridade e da renda per capita.

2 - CESGRANRIO  2012 - O índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de um país aumentará se determinados indicadores sociais melhorarem. Dentre esses indicadores que influenciam diretamente o IDH, figura a(o) 
A) expectativa de vida ao nascer 
B) curva de Lorenz 
C) taxa de desemprego 
D) grau de urbanização da população 
E) tamanho da força de trabalho

3 - VUNESP 2016 - O Índice de Desenvolvimento Humano – IDH foi criado em 1990 com o objetivo de fornecer informações para que o Estado possa investir em políticas públicas voltadas para o ser humano. Dessa forma, o IDH é uma medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de desenvolvimento humano em desenvolvidos, em desenvolvimento ou subdesenvolvidos. Trata-se de uma medida que sintetiza o desenvolvimento de um país, estado, município ou região. Pode-se afirmar que o IDH 
A) é variável numa escala de 0 (zero) a 5 (cinco). 
B) baseia-se no salário médio da população e em seu grau de escolaridade. 
C) corresponde ao produto interno bruto per capita. 
D) utiliza-se de três dimensões básicas: renda, educação e saúde. 
E) é calculado com base na taxa de mortalidade infantil.

4 - FUNDATEC 2019 - O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), criado pela ONU na década de 1990, atualmente resulta do cruzamento de três indicadores básicos: 
A) Educação, renda e longevidade. 
B) Saneamento, saúde e segurança. 
C) Higiene, segurança e educação. 
D) Educação, saúde e moradia. 
E) Saneamento básico, segurança e educação.

5 - AMEOSC 2019 - O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma unidade de medida utilizada para aferir o grau de desenvolvimento de uma determinada sociedade. Este dado é formado a partir dos seguintes quesitos, exceto: 
A) Indicador educação, que se refere à quantidade média de anos de estudo de uma população. 
B) A variável saúde avalia basicamente a expectativa de vida média do país. 
C) Economia, a valorização da moeda de um país em relação ao padrão dólar. 
D) A renda estabelece a divisão do produto interno bruto pelo número de habitantes de um país.

6 - IESES 2019 - O conceito de desenvolvimento humano nasceu definido como um processo de ampliação das escolhas das pessoas para que elas tenham capacidades e oportunidades para serem aquilo que desejam ser. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é utilizado como referência em estudos comparativos das condições de vida das populações. Para se calcular o IDH são necessários três indicadores: 
a) PIB per capta, o número de empregos com carteira assinada e o índice de arborização das vias públicas. b) PIB per capta, percentual de pessoal ocupado e o nível de instrução. 
c) O PIB per capita, a expectativa de vida ao nascer, nível de instrução. 
d) A quantidade de trabalhadores abaixo da linha da pobreza, o percentual de esgotamento sanitário e o PIB per capita.

7 - CESGRANRIO 2010 - Amartya Sen e outros colaboradores criaram o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), como forma de avaliar o grau de desenvolvimento e as condições de vida de um país. Tal índice combina a renda média com indicadores de 
A) nível educacional e de longevidade. 
B) igualdade racial e de produção per capita. 
C) desemprego e de concentração da renda. 
D) nível educacional e de mortalidade infantil. 
E) liberdade empresarial e de situação política

GABARITO
01 - E
02 - A
03 - D
04 - A
05 - C
06 - C
07 - A

Exercícios de Filosofia sobre a Maiêutica - com gabarito

1 - CESGRANRIO 2010 -  Quais os procedimentos mais típicos da maiêutica socrática? 
A) Devir e plano de imanência. 
B) Ironia e dialética. 
C) Espanto e rigor. 
D) Dialética e método experimental. 
E) Observação da natureza e dialética.

2 - FEPESE 2018 - O método socrático de induzir as pessoas a descobrirem as suas próprias verdades, que deu origem ao método pedagógico que permite ao professor dirigir as pesquisas do aluno, deixando que ele descubra a verdade por seus próprios meios, também é conhecido como:
A) Indução. 
B) Dedução.
C) Summerhill.
D) Semiótica. 
E) Maiêutica.

3 - UFU 2017/2 - A respeito do método de Sócrates, assinale a alternativa que apresenta a definição correta de maiêutica. 
a) Um método sintético, que ignora a argumentação dos interlocutores e prontamente define o que é o objeto em discussão. 
b) Uma estratégia sofística, que é empregada para educar a juventude na prática da retórica, visando apenas ao ornamento do discurso. 
c) Um método analítico, que interroga a respeito daquilo que é tido como a verdadeira justiça, o verdadeiro belo, o verdadeiro bem. 
d) Uma iluminação divina, que deposita na mente do filósofo o conhecimento profundo das coisas da natureza.

4 - FEPESE 2021 - O método socrático de induzir as pessoas a descobrirem suas próprias verdades, que trazem em si sem saber, é conhecido como: 
A) Sofisma. 
B) Indução. 
C) Dialética. 
D) Maiêutica. 
E) Fusão de Horizonte

5 - Unichristus 2019/2 - (...) Sócrates criou um método de investigação do conhecimento por intermédio da ideia de “trazer o conhecimento à luz” por meio de sucessivas questões para chegar à verdade. Esse caminho usado por Sócrates era um verdadeiro “parto”, em que ele induzia os seus discípulos a praticarem mentalmente a busca da verdade última. O princípio da filosofia de Sócrates estava na frase “conhece-te a ti mesmo”. Antes de lançar-se em busca de qualquer verdade, o homem deve analisar-se e reconhecer a própria ignorância. Sócrates inicia sua discussão e conduz seu interlocutor a tal reconhecimento, por meio do diálogo, que é a primeira fase do seu método em busca da verdade (...). 
Disponível em: http://pgl.gal/. Acesso em: 5 fev. 2019. 

O método socrático de busca do conhecimento é denominado de 
a) Escolástica. 
b) Maiêutica. 
c) Patrística. 
d) Contratualismo. 
e) Empirismo. 

GABARITO
01 - B
02 - E
03 - C
04 - D
05 - B

Questão de Filosofia - Unichristus 2019/2 - (...) Sócrates criou um método de investigação do conhecimento por intermédio da ideia de

Unichristus 2019/2 - (...) Sócrates criou um método de investigação do conhecimento por intermédio da ideia de “trazer o conhecimento à luz” por meio de sucessivas questões para chegar à verdade. Esse caminho usado por Sócrates era um verdadeiro “parto”, em que ele induzia os seus discípulos a praticarem mentalmente a busca da verdade última. O princípio da filosofia de Sócrates estava na frase “conhece-te a ti mesmo”. Antes de lançar-se em busca de qualquer verdade, o homem deve analisar-se e reconhecer a própria ignorância. Sócrates inicia sua discussão e conduz seu interlocutor a tal reconhecimento, por meio do diálogo, que é a primeira fase do seu método em busca da verdade (...). 
Disponível em: http://pgl.gal/. Acesso em: 5 fev. 2019. 

O método socrático de busca do conhecimento é denominado de 
a) Escolástica. 
b) Maiêutica. 
c) Patrística. 
d) Contratualismo. 
e) Empirismo. 

RESPOSTA:
Letra B.

Questão de Filosofia - FEPESE 2021 - O método socrático de induzir as pessoas a descobrirem suas próprias verdades, que trazem em si sem saber, é conhecido como:

FEPESE 2021 - O método socrático de induzir as pessoas a descobrirem suas próprias verdades, que trazem em si sem saber, é conhecido como: 
A) Sofisma. 
B) Indução. 
C) Dialética. 
D) Maiêutica. 
E) Fusão de Horizontes.

RESPOSTA:
Letra D.