Questão 01 - CISCOPAR 2015 - O método pedagógico da Pedagogia Histórico-Crítica contempla as seguintes etapas: prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e prática social final. O principal defensor dessa tendência pedagógica é:
A) Lev Vygotsky.
B) John Dewey.
C) Jean Piaget.
D) Paulo Freire.
E) Dermeval Saviani.
Questão 02 - AMEOSC 2015 - Dermeval Saviani é o idealizador da pedagogia por ele denominada:
A) Histórico-social.
B) Histórico-crítica.
C) Moderna-crítica.
D) Moderno-social.
Questão 03 - EsFCEx 2020 - Para Saviani (2010), no âmbito do escolanovismo, “aprender a aprender” significava a “capacidade de buscar conhecimento por si mesmo, de adaptar-se a uma sociedade que era entendida como um organismo em que cada indivíduo tinha um lugar e cumpria um papel determinado em benefício de todo corpo social”. De acordo com o autor, esse lema foi ressignificado e retomado no final do século XX no Brasil, e, na atualidade, “aprender a aprender” relaciona-se à necessidade de
A) capacitar-se para produzir em massa produtos pouco diversificados, para atender demandas homogêneas, utilizando tecnologia estável.
B) atender às demandas de educação de trabalhadores a partir de uma rigorosa definição de fronteiras entre as ações intelectuais e ações instrumentais.
C) planejar a educação de modo a dotá-la de organização racional, capaz de minimizar as interferências subjetivas que prejudicam a sua eficiência.
D) constante atualização do indivíduo, exigida pela necessidade de ampliar a esfera da empregabilidade.
E) “aprender a fazer”, em um processo de ensino cuja concepção, planejamento, foco e controle do ensino ficam a cargo de especialistas habilitados e neutros.
Questão 04 - IBFC 2013 - Esse educador brasileiro integrou o movimento por renovação da educação brasileira. Foi um dos signatários do documento intitulado “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova”. Essa descrição se refere a:
a) Paulo freire.
b) Darcy Ribeiro.
c) Dermeval Saviani.
d) Anisio Teixeira.
Questão 05 - Instituto Excelência 2019 - "A Pedagogia Histórico-Crítica não é outra coisa senão aquela pedagogia empenhada decididamente em colocar a educação a serviço da referida transformação das relações de produção". Idealizador da Pedagogia denominada Histórico-Crítica foi:
a) Libâneo
b) Dermeval Saviani
c) Paulo Freire
d) Nenhuma das alternativas.
GABARITO
01 - E
02 - B
03 - D
04 - C
05 - B
Nenhum comentário:
Postar um comentário