PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Questão de Geografia - É uma faixa de transição entre o litoral oriental e o Sertão.

É uma faixa de transição entre o litoral oriental e o Sertão. Possui maior pluviosidade que o Sertão, devido ao relevo de chapadas, originando os chamados “brejos”, áreas úmidas com lavoura permanente. Tem o domínio de minifúndios e de policultura de subsistência e de pequena comercialização. Destacam-se o algodão, sisal ou agave, feijão, fumo, milho, café, além da pecuária facilitada por incentivos da Sudene. O texto refere-se ao(à): 
a) agreste. 
b) litoral setentrional. 
c) zona da mata. 
d) meio-norte. 
e) sul da Bahia.

RESPOSTA:
Letra A.

Questão de Geografia - É uma faixa de transição entre a Zona da Mata e o Sertão.

É uma faixa de transição entre a Zona da Mata e o Sertão. O planalto cristalino antigo da Borborema é a forma de relevo predominante. A maior pluviosidade permite uma policultura de subsistência em pequenas propriedades. As principais cidades são Campina Grande, na Paraíba, e Caruaru em Pernambuco. O texto refere-se ao: 
a) agreste. 
b) litoral setentrional. 
c) zona da mata. 
d) meio-norte. 
e) sul da Bahia.

RESPOSTA:
Letra A.

Questão de Geografia - USJT-SP - A vegetação em questão é muito parecida com a savana africana. Constituída por uma vegetação caducifólia

USJT-SP -  A vegetação em questão é muito parecida com a savana africana. Constituída por uma vegetação caducifólia, predominantemente arbustiva, de raízes profundas, galhos retorcidos e casca grossa, é uma formação plenamente adaptada ao clima tropical típico, com chuvas abundantes no verão e inverno bastante seco. Trata-se do(a): 
a) caatinga. 
b) mata dos cocais. 
c) cerrado.
d) mata de araucária. 
e) várzea. 

RESPOSTA:
Letra C.

Questão de Geografia - A ocupação desordenada das áreas planálticas cobertas por cerrados no entorno do Pantanal mato-grossense provocou:

A ocupação desordenada das áreas planálticas cobertas por cerrados no entorno do Pantanal mato-grossense provocou: 
a) o assoreamento dos rios que deságuam no rio Paraná. 
b) a redução da pesca nos rios da bacia do rio Paraná. 
c) a poluição das águas por mercúrio dos rios da bacia Amazônica. 
d) o grande assoreamento do rio Taquari, que é afluente do rio Paraguai. 
e) a poluição das águas por defensivos agrícolas no rio Madeira.

RESPOSTA:
Letra D.

Questão de Geografia - PUC-SP - A cobertura vegetal típica do Brasil central é a do cerrado. Esta vegetação está correlacionada com:

PUC-SP - A cobertura vegetal típica do Brasil central é a do cerrado. Esta vegetação está correlacionada com: 
a) os elevados índices de umidade. 
b) os solos ricos em húmus, porém muito permeáveis. 
c) o clima tropical, de estação seca bem marcada. 
d) o clima subtropical, de prolongada estação seca. 
e) os solos endurecidos por uma camada de seixos ferruginosos.

RESPOSTA:
Letra C.

Questão de Geografia - UNESP 2005 - O Estado em destaque no mapa não possui uma grande cidade para polarizar seu espaço geográfico.

UNESP 2005 - O Estado em destaque no mapa não possui uma grande cidade para polarizar seu espaço geográfico. Desse modo, as capitais dos Estados vizinhos disputam a área de influência sobre seu território.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o nome do Estado, a região geográfica de onde foi desmembrado e aquela à qual pertence na atualidade. 
a) Goiás – regiões Sudeste e Centro-Oeste 
b) Mato Grosso – regiões Centro-Oeste e Norte 
c) Tocantins – regiões Nordeste e Centro-Oeste 
d) Mato Grosso do Sul – regiões Centro-Oeste e Sudeste 
e) Tocantins – regiões Centro-Oeste e Norte 

RESPOSTA:
Letra E.

O Estado em destaque é o Tocantins, desmembrado do Estado de Goiás, que se localiza na Região Centro-oeste. A partir de 1988, Tocantins passou a fazer parte da Região Norte.

Questão de Geografia - UFAM - O Brasil tem a maioria de suas terras situadas nos hemisférios:

UFAM  - O Brasil tem a maioria de suas terras situadas nos hemisférios:
a) setentrional e ocidental 
b) setentrional e meridional 
c) oriental e meridional 
d) ocidental e oriental 
e) meridional e ocidental

RESPOSTA:
Letra E.

domingo, 30 de outubro de 2022

DEIXEM O NORDESTE VOTAR!

Segundo denúncias, estradas do Nordeste onde Lula lidera, estão cheias de blitz da Polícia Rodoviária Federal dificultando o acesso dos eleitores aos locais de votação.

A jornalista Daniela Lima (CNN) informou que o TSE está investigando de perto. 

O TSE intimou o diretor-geral da PRF, Silvinei Vasques, para explicar, o mais rápido possível, as razões pelas quais estão sendo realizadas blitz, não deixando o povo do Nordeste votar. DEIXEM O NORDESTE VOTAR!

sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Exercícios de História sobre o governo Afonso Pena - com gabarito

Questão 01 - FCC-SP  - Durante o governo de Afonso Pena (1906-09), o Brasil fez-se representar na Segunda Conferência Internacional de Paz, em Haia (1907), por Rui Barbosa, que defendeu: 
a) a ampliação do mar territorial a fim de proteger as nações subdesenvolvidas. 
b) a política pan-americana exposta na doutrina elaborada na presidência de Monroe. 
c) o princípio da igualdade de direitos das pequenas nações em relação às grandes potências. 
d) a criação de uma instituição nos moldes da Liga das Nações para garantia da paz mundial. 
e) a formação de um mercado comum na América Latina para favorecer o seu desenvolvimento econômico.

Questão 02 - O 6º Presidente da República do Brasil, Afonso Pena, foi um mineiro fiel representante da política do “café-com-leite”. Seu mandato presidencial deve ser relacionado a qual dos slogans apresentados entre as alternativas abaixo? 
a) “Governar é povoar”. 
b) “Governar é abrir estradas”. 
c) “Cinquenta anos em cinco”. 
d) “Quadriênio progressista”.

Questão 03 - Explique o lema do governo de Afonso Pena: “Governar é povoar”.

GABARITO
01 - C
02 - A
03 - O presidente Afonso Pena tinha uma grande preocupação com a ocupação de territórios ainda inabitados no interior do Brasil, fato que o levou a promover uma grande imigração, não só para abastecer as fazendas de café da região Sudeste, como era de costume até então, mas também para promover o povoamento, principalmente da região Sul. Afonso Pena também realizou uma grande expansão de linhas telegráficas pelo interior do Brasil, através do marechal Cândido Rondon. 

Questão de História - O 6º Presidente da República do Brasil, Afonso Pena, foi um mineiro fiel representante da política do “café-com-leite”.

O 6º Presidente da República do Brasil, Afonso Pena, foi um mineiro fiel representante da política do “café-com-leite”. Seu mandato presidencial deve ser relacionado a qual dos slogans apresentados entre as alternativas abaixo? 
a) “Governar é povoar”. 
b) “Governar é abrir estradas”. 
c) “Cinquenta anos em cinco”. 
d) “Quadriênio progressista”.

RESPOSTA:
Letra A.

Questão de História - Explique o lema do governo de Afonso Pena: “Governar é povoar”.

Explique o lema do governo de Afonso Pena: “Governar é povoar”.

RESPOSTA:
O presidente Afonso Pena tinha uma grande preocupação com a ocupação de territórios ainda inabitados no interior do Brasil, fato que o levou a promover uma grande imigração, não só para abastecer as fazendas de café da região Sudeste, como era de costume até então, mas também para promover o povoamento, principalmente da região Sul. Afonso Pena também realizou uma grande expansão de linhas telegráficas pelo interior do Brasil, através do marechal Cândido Rondon. 

Questão de História - FCC-SP - Durante o governo de Afonso Pena (1906-09), o Brasil fez-se representar na Segunda Conferência Internacional de Paz, em Haia (1907), por Rui Barbosa, que defendeu:

FCC-SP  - Durante o governo de Afonso Pena (1906-09), o Brasil fez-se representar na Segunda Conferência Internacional de Paz, em Haia (1907), por Rui Barbosa, que defendeu: 
a) a ampliação do mar territorial a fim de proteger as nações subdesenvolvidas. 
b) a política pan-americana exposta na doutrina elaborada na presidência de Monroe. 
c) o princípio da igualdade de direitos das pequenas nações em relação às grandes potências. 
d) a criação de uma instituição nos moldes da Liga das Nações para garantia da paz mundial. 
e) a formação de um mercado comum na América Latina para favorecer o seu desenvolvimento econômico.

RESPOSTA:
Letra C.

Questão de História - FAAP-SP - Foi agitado, marcado pela mais longa vigência do estado de sítio. Movimentos tenentistas marcaram o seu governo

FAAP-SP - Foi agitado, marcado pela mais longa vigência do estado de sítio. Movimentos tenentistas marcaram o seu governo: em 1924 surgiram revoltas no Amazonas, Sergipe, Pará e Rio Grande do Sul, porém a mais importante se deu em São Paulo, sob a chefia de Isidoro Dias Lopes. Os revoltosos chegaram a dominar a capital na Revolução de 1924. A Coluna Prestes levantou-se no Rio Grande do Sul em 1925, percorrendo grande parte do país e tentando levantar os camponeses contra o governo. Estamos falando do governo de: 
a) Marechal Deodoro. 
b) Prudente de Morais. 
c) Epitácio Pessoa. 
d) Artur Bernardes. 
e) Rodrigues Alves.

RESPOSTA:
Letra D.

Questão de História - Mackenzie-SP - As tropas gaúchas se juntaram às paulistas em abril de 1925, decidindo percorrer o Brasil

Mackenzie-SP - As tropas gaúchas se juntaram às paulistas em abril de 1925, decidindo percorrer o Brasil para propagar a ideia de revolução e levantar a população contra as oligarquias. Assim, 1.500 homens percorreram 24 mil km, enfrentaram tropas federais, estaduais e de coronéis, exilando-se na Bolívia em 1927. O texto descreve um importante movimento rebelde contra o governo Artur Bernardes. Identifique-o. 
a) Revolta de Juazeiro 
b) Revolta da Chibata 
c) Coluna Prestes 
d) Revolta de Canudos 
e) Revolução Federalista

RESPOSTA:
Letra C.

Questão de História - UFMG - O Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494:

UFMG - O Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494: 
a) foi elaborado segundo os mais modernos conhecimentos cartográficos, baseados nas teorias do geógrafo e astrônomo grego Ptolomeu. 
b) foi respeitado pelos portugueses até o século XVIII, quando novas negociações resultaram no Tratado de Madri. 
c) nasceu de uma atitude inovadora na época: a de resolver problemas políticos entre nações concorrentes pela via diplomática. 
d) resultou da ação dos monarcas espanhóis que resistiram à adoção da Bula Intercoetera, contrária aos seus interesses. 
e) surgiu da necessidade de definir a possessão do território brasileiro disputado por Portugal e Espanha.

RESPOSTA:
Letra C.

Questão de História - Fuvest-SP - Sobre o Tratado de Tordesilhas, assinado em 7 de junho de 1494, pode-se afirmar que objetivava:

Fuvest-SP - Sobre o Tratado de Tordesilhas, assinado em 7 de junho de 1494, pode-se afirmar que objetivava: 
a) demarcar os direitos de exploração dos países ibéricos, tendo como elemento propulsor o desenvolvimento da expansão comercial marítima. 
b) estimular a consolidação do reino português, por meio de exploração das especiarias africanas e da formação do exército nacional. 
c) impor a reserva de mercado metropolitano, por meio da criação de um sistema de monopólios que atingia todas as riquezas coloniais. 
d) reconhecer a transferência do eixo do comércio mundial do Mediterrâneo para o Atlântico, depois das expedições de Vasco da Gama às Índias. 
e) reconhecer a hegemonia anglo-francesa sobre a exploração colonial, após a destruição da invencível Armada de Filipe II, da Espanha.

RESPOSTA:
Letra A.

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Respostas do livro Biologia Hoje - Volume 1 - Ensino Médio

Exercícios de Biologia Hoje: Citologia • Reprodução e desenvolvimento • Histologia • Origem da vida , 1.º ano, com gabarito

EM CONSTRUÇÃO... APROVEITE QUE JÁ TEMOS VÁRIAS QUESTÕES PRONTAS, EM BREVE, O ACERVO ESTARÁ COMPLETO. TODOS OS DIAS NOVAS QUESTÕES SÃO ADICIONADAS.

Capítulo 01 - O fenômeno da vida
Atividades: 

Capítulo 02 - Como o cientista estuda a natureza

Capítulo 03 - A água e os sais minerais
Atividades:
 
Capítulo 04 - Carboidratos e lipídios
Atividades:
ATIVIDADE 01ATIVIDADE 02 - ATIVIDADE 03 - ATIVIDADE 04 - ATIVIDADE 05 - ATIVIDADE 06 - ATIVIDADE 07 - ATIVIDADE 08 - ATIVIDADE 09 - ATIVIDADE 10 - ATIVIDADE 11 - ATIVIDADE 12 - ATIVIDADE 13 - 

Capítulo 05 - Proteínas e vitaminas
Atividades:
ATIVIDADE 01ATIVIDADE 02 - ATIVIDADE 03 - ATIVIDADE 04 - ATIVIDADE 05 - ATIVIDADE 06 - ATIVIDADE 07 - ATIVIDADE 08 - ATIVIDADE 09 - ATIVIDADE 10 - ATIVIDADE 11 - ATIVIDADE 12 - ATIVIDADE 13 - ATIVIDADE 14 - ATIVIDADE 15 - ATIVIDADE 16 - 

Capítulo 06 - Uma visão geral da célula
Atividades:
ATIVIDADE 01 - 

Capítulo 07 - Membrana plasmática e citoplasma
Atividades:
ATIVIDADE 01 - 

Capítulo 08 - Respiração celular e fermentação
Atividades:
ATIVIDADE 01 - 

Capítulo 09 - Fotossíntese e quimiossíntese
Atividades:
ATIVIDADE 01 - 

Capítulo 10 - Núcleo, ácidos nucleicos e clonagem
Atividades:
ATIVIDADE 01 - 

Capítulo 11 - Cromatina, cromossomos e a divisão celular
Atividades:
ATIVIDADE 01 - 

Capítulo 12 - Reprodução
Atividades:
ATIVIDADE 01 - 

Capítulo 13 - Desenvolvimento embrionário dos animais
Atividades:
ATIVIDADE 01 - 

Capítulo 14 - Tecido epitelial
Atividades:
ATIVIDADE 01 - 

Capítulo 15 - Tecidos conjuntivos
Atividades:
ATIVIDADE 01 - 

Capítulo 16 - Sangue, linfa e sistema imunitário
Atividades:
ATIVIDADE 01 - 

Capítulo 17 - Tecido muscular
Atividades:
ATIVIDADE 01 - 

Capítulo 18 - Tecido nervoso
Atividades:
ATIVIDADE 01 - 

Capítulo 19 - Teorias sobre a origem da vida
Atividades:
ATIVIDADE 01 - 

Capítulo 20 - História da vida
Atividades:


terça-feira, 25 de outubro de 2022

Questão de Geografia - ENEM 2000 - Ao longo do século XX, a taxa de variação na população do Brasil foi sempre positiva (crescimento).

ENEM 2000 - Ao longo do século XX, a taxa de variação na população do Brasil foi sempre positiva (crescimento). Essa taxa leva em consideração o número de nascimentos (N), o número de mortes (M), o de emigrantes (E) e o de imigrantes (I) por unidade de tempo. É correto afirmar que no século XX: 
a) M > I + E + N. 
b) N + I > M + E. 
c) N + E > M + I. 
d) M + N < E + I. 
e) N < M - I + E.

RESPOSTA:
Letra B.

Questão de Geografia - ENEM 2003 - Ainda com base na tabela da questão anterior, é correto afirmar que a população brasileira:

ENEM 2003 - Ainda com base na tabela da questão anterior, é correto afirmar que a população brasileira: 
a) apresentou crescimento percentual menor nas últimas décadas. 
b) apresentou crescimento percentual maior nas últimas décadas. 
c) decresceu em valores absolutos nas cinco últimas décadas. 
d) apresentou apenas uma pequena queda entre 1950 e 1980. 
e) permaneceu praticamente inalterada desde 1950.

RESPOSTA:
Letra A.

Questão de Geografia - ENEM 2003 - O quadro abaixo mostra a taxa de crescimento natural da população brasileira no século XX.

ENEM 2003 - O quadro abaixo mostra a taxa de crescimento natural da população brasileira no século XX.
Analisando os dados podemos caracterizar o período entre 
A) 1920 e 1960, como de crescimento do planejamento familiar. 
B) 1950 e 1970, como de nítida explosão demográfica. 
C) 1960 e 1980, como de crescimento da taxa de fertilidade. 
D) 1970 e 1990, como de decréscimo da densidade demográfica. 
E) 1980 e 2000, como de estabilização do crescimento demográfico

RESPOSTA:
Letra B.

Questão de Literatura - MACK-SP - Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos; era talvez a mais atrevida criatura da nossa raça

MACK-SP - "Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos; era talvez a mais atrevida criatura da nossa raça e, com certeza, a mais voluntariosa." Virgília, descrita acima, é personagem do romance machadiano, introdutor do Realismo no Brasil: 
a) Memórias Póstumas de Brás Cubas. 
b) D. Casmurro. 
c) Memorial de Aires. 
d) A Mão e a Luva. 
e) nenhuma das anteriores.

RESPOSTA:
Letra A.

Questão de Literatura - ITA-SP - Marque a opção que identifica autor e obra a que pertence o seguinte excerto:

ITA-SP - Marque a opção que identifica autor e obra a que pertence o seguinte excerto: 
"(...) a verdade é que Marcela não possuía a inocência rústica, e mal chegava a entender a moral do código. 
Era boa moça, lépida, sem escrúpulos, um pouco tolhida pela austeridade do tempo, que lhe não permitia arrastar pelas ruas os seus estouvamentos e berlindas; luxuosa, impaciente, amiga de dinheiro e de rapazes. Naquele ano, morria de amores por um certo Xavier, sujeito abastado e tísico, – uma pérola." 
a) José de Alencar – Senhora 
b) Raul Pompéia – O Ateneu 
c) Joaquim Manuel de Macedo – A Moreninha 
d) Jorge Amado – Jubiabá 
e) Machado de Assis – Memórias Póstumas de Brás Cubas

RESPOSTA:
Letra E.

Questão de Literatura - FEI-SP - Qual a obra da qual foi extraído o seguinte fragmento e quem a escreveu?

FEI-SP - Qual a obra da qual foi extraído o seguinte fragmento e quem a escreveu? 
"Ideia só! Ideia sem pernas! As outras pernas não queriam correr nem andar. Muito depois é que saíram vagarosamente e levaram-me à casa de Capitu. quando ali cheguei, dei com ela na sala, na mesma sala, sentada na marquesa, almofada no regaço, cosendo em paz. Não me olhou no rosto, mas a furto e a medo, ou, se preferes a fraseologia do agregado, oblíqua e dissimulada." 
a) Machado de Assis – Memórias Póstumas de Brás Cubas 
b) Raul Pompéia – O Ateneu 
c) José de Alencar – Senhora 
d) Machado de Assis – Dom Casmurro 
e) Visconde de Taunay – Inocência.

RESPOSTA:
Letra D.

Questão de Geografia - Em 2013, o Serviço de Meteorologia da Austrália foi obrigado a adicionar novas cores na escala de temperatura

Em 2013, o Serviço de Meteorologia da Austrália foi obrigado a adicionar novas cores na escala de temperatura para indicar quando os termômetros registravam 50 °C ou mais. Observe o mapa ao lado e responda: de que maneira esse aumento de temperatura pode interferir no cotidiano das pessoas.

RESPOSTA:
O calor extremo torna o ambiente inóspito para as pessoas, em especial crianças e idosos, que tendem a sofrer mais com as ondas de calor, levando à morte em alguns casos extremos. Além disso, as elevadas temperaturas atrapalham o cotidiano de inúmeras maneiras, causando grande desconforto térmico e mal-estar.

Respostas do livro Biologia Hoje - Volume 3 - Ensino Médio

Exercícios de Biologia Hoje: Genética • Evolução • Ecologia , 3.º ano, com gabarito

EM CONSTRUÇÃO... APROVEITE QUE JÁ TEMOS VÁRIAS QUESTÕES PRONTAS, EM BREVE, O ACERVO ESTARÁ COMPLETO. TODOS OS DIAS NOVAS QUESTÕES SÃO ADICIONADAS.

Capítulo 01 - Primeira lei de Mendel
Atividades: 

Capítulo 02 - Segunda lei de Mendel

Capítulo 03 - Grupos sanguíneos e polialelia

Capítulo 04 - Interação gênica e pleiotropia

Capítulo 05 - Ligação gênica

Capítulo 06 - Sexo e herança genética

Capítulo 07 - As aplicações da genética molecular
Atividades: 

Capítulo 08 - Evolução: as primeiras teorias

Capítulo 09 - A teoria sintética: variabilidade genética e seleção natural

Capítulo 10 - A teoria sintética: genética das populações e formação de novas espécies

Capítulo 11 - Evolução: métodos de estudo

Capítulo 12 - A evolução Humana

Capítulo 13 - O campo de estudo da Ecologia
Atividades:

Capítulo 14 - Cadeias e teias alimentares
Atividades:

Capítulo 15 - Populações
Atividades:

Capítulo 16 - Relações entre os seres vivos
Atividades:

Capítulo 17 - Sucessão ecológica
Atividades: 

Capítulo 18 - Ciclos biogeoquímicos
Atividades: 

Capítulo 19 - Distribuição dos organismos 
Atividades:

Capítulo 20 - Poluição
Atividades:

Respostas do livro Biologia Hoje - Volume 2 - Ensino Médio

Exercícios de Biologia Hoje: Os Seres Vivos, 2.º ano, com gabarito

EM CONSTRUÇÃO... APROVEITE QUE JÁ TEMOS VÁRIAS QUESTÕES PRONTAS, EM BREVE, O ACERVO ESTARÁ COMPLETO.

Capítulo 01 - Classificação dos seres vivos
Atividades: 

Capítulo 02 - Vírus e procariontes
Atividades: 

Capítulo 03 - Protozoários e algas
Atividades: 

Capítulo 04 - Fungos
Atividades: 

Capítulo 05 - Briófitas e pteridófitas
Atividades: 
ATIVIDADE 01 - ATIVIDADE 02 - ATIVIDADE 03 - ATIVIDADE 04

Capítulo 06 - Gimnospermas e angiospermas
Atividades: 
ATIVIDADE 01ATIVIDADE 02 - ATIVIDADE 03 - ATIVIDADE 04 - ATIVIDADE 05 - ATIVIDADE 06 - ATIVIDADE 07 - ATIVIDADE 08 - ATIVIDADE 09 - ATIVIDADE 10 - ATIVIDADE 11 - ATIVIDADE 12 - ATIVIDADE 13 -

Capítulo 07 - Morfologia das angiospermas
Atividades: 

Capítulo 08 - Fisiologia vegetal
Atividades: 

Capítulo 09 - Poríferos e cnidários
Atividades: 

Capítulo 10 - Platelmintos e nematódeos
Atividades: 

Capítulo 11 - Moluscos e anelídeos
Atividades: 

Capítulo 12 - Artrópodes
Atividades: 

Capítulo 13 - Equinodermos e primeiros cordados
Atividades: 

Capítulo 14 - Peixes
Atividades: 
 
Capítulo 15 - Anfíbios e répteis
Atividades: 

Capítulo 16 - Aves e mamíferos
Atividades: 

Capítulo 17 - Nutrição
Atividades: 

Capítulo 18 - Respiração
Atividades: 

Capítulo 19 - Circulação
Atividades: 

Capítulo 20 - Sistema urinário
Atividades: 
ATIVIDADE 01ATIVIDADE 02 - ATIVIDADE 03 - ATIVIDADE 04 - ATIVIDADE 05 - ATIVIDADE 06 - ATIVIDADE 07 - ATIVIDADE 08 - ATIVIDADE 09 - ATIVIDADE 10 - ATIVIDADE 11 - ATIVIDADE 12 - ATIVIDADE 13 - ATIVIDADE 14 - ATIVIDADE 15 -

Capítulo 21 - Sistema endócrino
Atividades: 
ATIVIDADE 01ATIVIDADE 02 - ATIVIDADE 03 - ATIVIDADE 04 - ATIVIDADE 05 - ATIVIDADE 06 - ATIVIDADE 07 - ATIVIDADE 08 - ATIVIDADE 09 - ATIVIDADE 10 - ATIVIDADE 11 -

Capítulo 22 - Sistemas nervoso e sensorial
Atividades: