1. Explique por que a maneira como a pergunta foi formulada tem efeito persuasivo.
RESPOSTA: A pergunta contém uma crítica, evidenciada pela palavra “ainda”, que sugere atraso e, assim, chama para a ação.
2. Qual é o efeito do uso de “bem” nesse texto?
RESPOSTA: “Bem” marca a intenção de encurtar, interromper a conversa.
3. Como se explica que, supostamente, o filho do interlocutor conheça o bicho - -preguiça se ele ainda não visitou o zoológico?
RESPOSTA: No contexto do anúncio, o “bicho-
-preguiça” é o pai ou a mãe que não
levou o filho ao zoológico, e não uma
referência ao animal.
4. A ilustração antropomorfiza o bicho-preguiça. Como e com qual objetivo isso é feito?
RESPOSTA: A antropomorfização se dá com a
figura de um bicho-preguiça que dorme
como uma pessoa; ele não se agarra nos
galhos, como faz o animal. Esse recurso
reforça a ideia de que o bicho-preguiça
do texto é uma referência àqueles que
deixaram de levar os filhos ao zoo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário