UECE 2024/1 - No último século de sua existência como estado independente, Atenas se empenhou em duas grandes guerras. A guerra com a Pérsia, conhecida como as Guerras Médicas e a guerra contra Esparta, conhecida como a Guerra do Peloponeso. Sobre a Guerra do Peloponeso é correto afirmar que
A) teve o efeito de revigorar a democracia em Atenas e de tornar o estado a força principal na Grécia.
B) a Liga do Peloponeso, uma coligação de cidades gregas, era comandada por Atenas com o objetivo de subjugar Esparta.
C) a vitória de Atenas fez com que ela se apossasse do tesouro da Liga do Peloponeso e o usasse para os seus próprios fins.
D) provocou o enfraquecimento dos gregos e possibilitou a dominação da Macedônia.
RESPOSTA:
Letra D.
A Guerra do Peloponeso, que ocorreu entre 431 a.C. e 404 a.C., foi travada entre Atenas, liderando a Liga de Delos, e Esparta, liderando a Liga do Peloponeso. Durante a guerra, Atenas, que era conhecida por seu sistema democrático, enfrentou dificuldades significativas. A longa duração e os custos financeiros da guerra tiveram impactos negativos na economia ateniense. Além disso, uma epidemia de peste assolou Atenas, causando grande devastação e contribuindo para a perda de vidas e enfraquecimento da cidade. Ao final da Guerra do Peloponeso, em 404 a.C., Atenas foi derrotada por Esparta, resultando na imposição do domínio espartano sobre a cidade. A democracia em Atenas sofreu um golpe considerável, com a instauração de um governo oligárquico conhecido como os Trinta Tiranos. Esse período foi marcado por repressão e instabilidade política. O enfraquecimento mútuo das Cidades-Estado gregas após a Guerra do Peloponeso abriu espaço para a ascensão de Filipe II da Macedônia e, posteriormente, de seu filho Alexandre, o Grande. A conquista da Grécia por Alexandre marcou o fim do período clássico e o início do helenístico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário