UFU 2023/2 - Na assim chamada teoria das quatro causas, Aristóteles apresenta modos diferentes de explicar e ter conhecimento de certos fatos, uma vez que conhecer algo consiste em dizer por que algo ocorre. No livro II de sua Física, encontramos sua abordagem mais detalhada sobre o assunto. Um dos quatro tipos de causa é a causa final, que Aristóteles apresenta no seguinte trecho. Além disso, denomina-se ‘causa’ como o fim, ou seja, aquilo em vista de quê, por exemplo, do caminhar, a saúde; de fato, por que caminha? Dizemos ‘a fim de que tenha saúde’ e, assim dizendo, julgamos ter dado a causa. [194b32- 35].
ARISTÓTELES. Física I e II. Trad. Lucas Angioni. Campinas: Editora Unicamp, 2009. p. 48. (Fragmento).
Sobre o papel causal daquilo que é um fim, de acordo com a teoria das quatro causas, é INCORRETO afirmar que a causa final
A) exerce um papel de organização e estruturação daquilo de que é causa, de modo que é em função de determinado fim que algo é organizado de um certo modo.
B) é relevante para explicar fatos naturais e ações humanas, uma vez que são todos eles organizados por um fim que os dirige e os organiza.
C) determina que tipo de matéria é adequada para a constituição dos produtos das técnicas e artes, uma vez que, para tais produtos, o fim é a sua função.
D) na exata medida em que determina a organização material daquilo de que é causa, identifica-se com a chamada causa material.
RESPOSTA:
Letra D.
Sobre a teoria das quatro causas de Aristóteles, ele tem como
fundamento explicar o movimento e a transformação do ser. De tal
sorte, a alternativa incorreta é a letra “D” que aponta que a causa final
determina a organização material. Isso porque, a causa final determina
a finalidade, ou seja, “aquilo em vista de quê” e não a sua organização
material, que seria a causa material.
Nenhum comentário:
Postar um comentário