1. As telas apresentam elementos relativos ao universo dos transportes.
a) Na primeira, qual é a contribuição da figura do bonde para a construção da imagem da cidade de São Paulo? Não deixe de considerar o ano em que foi pintada.
RESPOSTA: A referência ao bonde contribui
para sugerir uma cidade que começa
a se modernizar.
b) Que outros elementos contribuem para o mesmo efeito?
RESPOSTA: Os edifícios, o poste de luz, a bomba de gasolina, as estruturas de ferro
sustentando o viaduto e o letreiro com
os algarismos.
c) É correto afirmar que, na segunda tela, o trem surge com o mesmo propósito? Explique sua resposta.
RESPOSTA: Não. A tela tem como foco o grupo
humano; o trem contribui para marcar
sua condição de pobreza e não para
indicar o progresso da cidade.
2. Na tela São Paulo, Tarsila mostra a influência da vanguarda cubista. A tela revela a simplificação e a geometrização das formas, visíveis tanto em elementos retilíneos quanto arredondados. Apresente exemplos de cada grupo.
RESPOSTA: Elementos retilíneos:
passeio público, contorno dos prédios,
bonde; elementos arredondados: árvore no primeiro plano, curso do rio,
bomba de gasolina, poste de iluminação, torres de suporte do viaduto.
3. Observe, novamente, a tela 2ª classe.
a) O que chama atenção na representação do rosto das pessoas à porta do vagão?
RESPOSTA: Os rostos estão deformados.
b) Qual é o efeito expressivo dessa forma de representação?
RESPOSTA: Os rostos sugerem sofrimento e podem provocar a comoção do público.
Nenhum comentário:
Postar um comentário