PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 21 de abril de 2024

Regionalização do continente americano baseada na posição das terras

Usando como critério a posição ocupada pelas terras do continente americano, podemos dividi-lo em três partes: América do Norte, América Central e América do Sul, como vemos a seguir.


A América do Norte corresponde à porção do continente situado no Hemisfério Norte. Incluem-se aí o Canadá, os Estados Unidos da América e o México.

A América Central é a menor porção da América. Corresponde a um território alongado que liga a América do Norte à América do Sul. 

A América Central possui duas porções: uma porção continental, formada por uma faixa estreita de terra, situada entre os Oceanos Atlântico e Pacífico, denominada istmo. A outra porção é formada por vários países situados em ilhas. Essa porção insular é também conhecida, de uma forma geral, como Antilhas ou Caribe, dividindo-se em: Grandes Antilhas, Pequenas Antilhas e Bahamas. Compreendem as Grandes Antilhas os arquipélagos (conjuntos de ilhas) e ilhas de maior dimensão, como Cuba, Ilha Hispaniola (onde se localizam o Haiti e República Dominicana), Porto Rico e Jamaica. As menores ilhas, como Anguilla, Antígua e Barbuda e Guadalupe são algumas das muitas ilhas que compõem as Pequenas Antilhas. Ao norte de Cuba, localiza-se o arquipélago que forma os Bahamas, com mais de 700 ilhas. Cabe destacar que muitas dessas ilhas e arquipélagos não são países independentes, mas sim territórios pertencentes a países como Reino Unido, França e Estados Unidos.
A América do Sul corresponde à porção do continente cujas terras encontram-se predominantemente no Hemisfério Sul, embora uma pequena parte de seu território esteja também no Hemisfério Norte. Os países que a compõem são: Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname, Equador, Peru, Chile, Bolívia, Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil. Além da Guiana Francesa, que é uma colônia de dominação francesa.

Referência:
Fundação CECIERJ.

Nenhum comentário: