VUNESP 2021 - As manifestações recentes contra o racismo estrutural no Brasil e no mundo reatualizaram os princípios da declaração sobre a raça e os preconceitos raciais proclamada pela Conferência Geral da UNESCO, em 1978. Leia o trecho da Declaração a seguir. Artigo 1º
§1. Todos os seres humanos pertencem à mesma espécie e têm a mesma origem. Nascem iguais em dignidade e direitos e todos são parte integrante da humanidade.
§2. Todos os indivíduos e os grupos têm o direito de serem diferentes, de se considerarem diferentes e de serem vistos como tal. Contudo, a diversidade das formas de vida e o direito à diferença não podem, em quaisquer circunstâncias, servir de pretexto para os preconceitos raciais; não podem legitimar, de direito ou de fato, qualquer prática discriminatória, nem servir de fundamento para a política do apartheid, que constitui a mais extrema forma do racismo.
§3. A identidade de origem não afeta de modo algum o fato de os seres humanos poderem viver de forma diferente, nem prejudica a existência de diferenças baseadas na diversidade das culturas, do meio ambiente e da história, nem o direito de manter a identidade cultural.
Com relação ao texto, é correto afirmar que
(A) a capacidade racional humana é condicionada pelos progressos sociais de cada povo.
(B) a diversidade dos modos de viver autoriza formas políticas de tratamento social hierárquico.
(C) a humanidade se diferencia culturalmente segundo as condições étnicas e genéticas de origem.
(D) a diferença entre as realizações históricas dos povos se explica por seu grau de evolução cultural.
(E) a inventividade cultural está ligada a conhecimentos e experiências próprios das diversas sociedades.
RESPOSTA:
Letra E.
Nenhum comentário:
Postar um comentário