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domingo, 28 de agosto de 2022

Exercícios de Filosofia sobre a Escolástica - com gabarito

Questão 01 - CESMAC 2018/1 - O período da História da Filosofia denominado Escolástica, caracterizou-se por: 
a) deixar bem clara a separação entre a explicação racional (logos) e a explicação mítica das realidades que rodeiam o homem. 
b) colocar a Filosofia ao serviço da Teologia, no sentido de facilitar a aceitação dos dogmas da religião cristã. 
c) eleger as experiências empíricas como o mais seguro caminho para atingir a verdade que se busca sobre as coisas. 
d) considerar como única realidade as ideias que temos das coisas e, não, as coisas em si mesmas, tais quais nos aparecem, pelos sentidos. 
e) defender que a Razão ajuda o homem a chegar à Fé, a Fé ilumina a Razão, e a Razão, depois, ajuda a esclarecer os conteúdos da Fé.

Questão 02 - CESMAC 2019/1 - O Período da História da Filosofia que considera a Filosofia como sendo um instrumento para ajudar na compreensão dos dogmas do Cristianismo, chama-se: 
a) Iluminismo. 
b) Empirismo. 
c) Racionalismo. 
d) Patrística. 
e) Escolástica.

Questão 03 - ESPM 2019/1 - No século XIII surgiu a Escolástica, corrente filosófica que, a partir de então, dominou o pensamento medieval. (Rubim Santos Leão de Aquino. História das Sociedades: das Comunidades Primitivas às Sociedades Medievais) 
A Escolástica: 
a) teve em Santo Agostinho seu maior expoente e era teocêntrica; 
b) teve em Alberto Magno seu maior expoente e refutava o teocentrismo, pregando o antropocentrismo; 
c) teve em Tomás de Aquino seu principal expoente e foi uma tentativa de harmonizar a razão com a fé; 
d) considerava que a razão podia proporcionar uma visão completa e unificada da natureza ou da sociedade; 
e) pregava o recurso racional da força, sendo este mais importante do que o exercício da virtude ou da fé.

Questão 04 - CESMAC 2022 - Há uma importante corrente na História da Filosofia em que se defendia que a Filosofia era importante como ajuda para compreender melhor os dogmas da Teologia. Essa relevante corrente chama-se: 
a) Patrística. 
b) Escolástica. 
c) Espiritualismo. 
d) Renascimento. 
e) Teocentrismo.

Questão 05 - UEA 2018 - Se a tragédia havia absorvido e assimilado todas as formas de arte antecedentes, o mesmo se pode dizer do diálogo platônico. Mistura de todos os estilos e de todas as formas precedentes, o diálogo oscila entre a narrativa, o lirismo e o drama, entre a prosa e a poesia. Platão conseguiu realmente legar à posteridade o modelo de uma obra de arte nova, o do “romance”. Neste gênero literário, a poesia existe gradualmente subordinada à filosofia e durante muitos séculos, mais tarde, a mesma filosofia esteve subordinada à teologia. 
(Friedrich Wilhelm Nietzsche. A origem da tragédia, 2004. Adaptado.) 
Pode-se exemplificar o argumento sobre a submissão da filosofia à teologia, com 
a) o existencialismo sartriano. 
b) o ceticismo iluminista. 
c) o materialismo histórico. 
d) a dialética positivista. 
e) a escolástica medieval.

Questão 06 - CESMAC 2020/2 - Entre os grandes períodos da História da Filosofia Ocidental, houve um que defendia que a Filosofia devia estar ao serviço da Teologia, para, deste modo, facilitar a compreensão dos dogmas da religião cristã. Esse Período ficou conhecido como: 
a) Espiritualismo. 
b) Iluminismo. 
c) Racionalismo. 
d) Empirismo. 
e) Escolástica.

Questão 07 - CESMAC 2015/2 - Entre os grandes períodos da História da Filosofia, há um que inclui um sistema filosófico chamado Escolástica, o qual defende que a Razão é essencial para iluminar e ajudar a compreender as questões da fé. Esse período tem o nome de Filosofia: 
a) Antiga. 
b) Moderna. 
c) Contemporânea. 
d) Medieval. 
e) Racionalista.

Questão 08 - ESPM 2014/1 - Seu principal objetivo era demonstrar, por um raciocínio lógico formal, a autenticidade dos dogmas cristãos. A filosofia devia desempenhar um papel auxiliar na realização deste objetivo. Por isso a tese de que a filosofia está a serviço da teologia. 
(Antonio Carlos Wolkmer – Introdução à História do Pensamento Político) 
O texto deve ser relacionado com: 
a) a filosofia epicurista; 
b) a filosofia escolástica; 
c) a filosofia iluminista; 
d) o socialismo; 
e) o positivismo.

Questão 09 - UEA 2013 - A inteligência humana é incapaz de apreender a substância ou a essência íntima de Deus. O nosso conhecimento intelectual tem seu ponto de partida nos sentidos corporais, de tal modo que tudo o que não cai sob o domínio dos sentidos não pode ser apreendido pela inteligência humana, a não ser na medida que os objetos sensíveis permitem deduzir a existência de tais coisas. Ora, os objetos sensíveis não podem conduzir a nossa inteligência a enxergar neles aquilo que constitui a substância ou essência divina, pois se verifica uma diferença de nível entre os efeitos e o poder da coisa. E, todavia, os objetos sensíveis conduzem a nossa inteligência a um certo conhecimento de Deus, até ao ponto de conhecermos que Ele existe. 
(Santo Tomás de Aquino. Súmula contra os gentios, 1973. Adaptado.) 
Santo Tomás de Aquino (1225-1274) foi teólogo, filósofo e um dos mestres da Escolástica medieval. No excerto, ele sustenta que a inteligência humana, apesar de sua fragilidade, pode levar à comprovação da existência de Deus, considerando que é possível 
a) proceder do efeito para a causa e conhecer a causa do mundo sensível, que é Deus, nas relações que ela estabelece com as suas criações. 
b) deslocar-se do conhecimento da causa que produziu o mundo e tudo que existe para os objetos sensíveis. 
c) ter certeza que a razão humana pode se tornar infalível, caso o fiel esteja isento da poluição do pecado. d) concluir que, dado o caráter falível da razão humana, as verdades substanciais encontram-se nos decretos dos governos monárquicos. 
e) sentir a existência divina nos momentos de paz e de alegria interior, em meio às contrariedades da vida e às turbulências do mundo.

Questão 10 - UNCISAL 2013 - A Filosofia Medieval tem na Escolástica seu principal momento. Nela continua a ocorrer a subordinação da razão à Fé, sempre seguindo a doutrina cristã. Em sua formação, contudo, entraram outros elementos que não eram cristãos. Nas opções a seguir, assinale aquela que traz alguns desses elementos. 
a) Significativa influência do pensamento de Averróis, de Avicena e de Maimonides. 
b) A superioridade das verdades humanas sobre as verdades reveladas. 
c) Negação total dos princípios dialéticos, que corrompem a doutrina e pervertem a essência religiosa da Igreja Católica. 
d) Desvinculação dos interesses católicos, à medida que fundamenta o conhecimento racional advindo das universidades medievais. 
e) Pouca importância dada ao pensamento platônico, antes tão influente na Patrística.

Questão 11 - CESMAC 2016/2 - O período filosófico que se caracteriza por lançar mão da razão para melhor compreender os dogmas da fé e da teologia, chama-se: 
a) Racionalismo. 
b) Patrística. 
c) Empirismo. 
d) Escolástica. 
e) Existencialismo.

Questão 12 - CESMAC 2017/1 - A História da Filosofia foi sendo demarcada em Períodos distintos, conforme foi mudando a preocupação e o enfoque fundamentais dos filósofos, ao longo dos séculos. O Período que ficou caracterizado por estabelecer uma harmonização racional entre razão e fé, ou seja, por colocar a Filosofia ao serviço da Teologia, para facilitar a aceitação dos dogmas da religião cristã, ficou conhecido como: 
a) Patrística. 
b) Racionalismo. 
c) Iluminismo. 
d) Escolástica. 
e) Empirismo.

Questão 13 - CESMAC 2017/2 - Desde os primórdios da Filosofia, os grandes pensadores concentraram suas preocupações intelectuais em torno de três grandes núcleos: Deus, o Homem e o Cosmos. E conforme o enfoque maior ou menor da especulação filosófica num ou noutro núcleo, a História da Filosofia passou a dividir-se em períodos. Em um desses períodos, buscou-se encontrar caminhos que ajudassem a harmonizar a fé com a razão. Ou seja, valer-se da Filosofia para facilitar aceitação crítica dos dogmas da Teologia. Esse período ficou conhecido como: 
a) Patrística. 
b) Escolástica. 
c) Empirismo. 
d) Racionalismo. 
e) Criticismo.

GABARITO
01 - B
02 - E
03 - C
04 - B
05 - E
06 - E
07 - D
08 - B
09 - A
10 - A
11 - D
12 - D
13 - B

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