Leia as afirmações abaixo: a respeito da obra do filósofo Søren Aabye Kierkegaard.
I) O dinamarquês Søren Aabye Kierkegaard é considerado o pai do racionalismo. Sua frase mais conhecida é “Penso, logo existo”. II) O pensamento de Søren Aabye Kierkegaard é marcado pelo objetivismo. Para ele, a filosofia deveria ser demonstrada por argumentos lógicos.
III) A filosofia de Søren Aabye Kierkegaard é sistemática e pretende incluir em um sistema integrado todas as grandes questões da filosofia.
IV) A problemática central de Søren Aabye Kierkegaard consiste na irracionalidade de nossa experiência do real; tinha uma preocupação filosófica com o “tornar-se cristão”.
V) A filosofia de Søren Aabye Kierkegaard apresenta um vocabulário técnico que possui um sentido próprio no interior de sua obra. Para compreender o que um conceito significa é preciso entender toda a sua obra. Com base nas afirmações acima, estão corretas:
a) Apenas I e IV;
b) Apenas II e IV;
c) Apenas IV;
d) Apenas II, III e V;
e) Apenas I, II, III e V
RESPOSTA:
Letra C.
Kierkegaard não elaborou uma filosofia sistemática. Seu pensamento era marcado pelo subjetivismo. Um conceito que ele trabalha em uma obra, por exemplo, o conceito de angústia, terá em cada obra um sentido próprio. Isso se deve, também, ao fato de que Kierkegaard escrevia fazendo uso do recurso da pseudomínia. Voltar a questão
Nenhum comentário:
Postar um comentário