UDESC 2012/2 - Assinale a alternativa incorreta sobre eventos e questões transcorridos ou relacionados ao período conhecido como Estado Novo.
a)Grupos estranhos ao projeto de nacionalização e formuladores de qualquer crítica e contestação do regime imposto estavam sujeitos às práticas repressivas, que foram aperfeiçoadas com a instalação do Estado Novo.
b)Em 1937, com o apoio dos integralistas, Getúlio Vargas estabeleceu um sistema totalitário de governo, cujas principais características eram a centralização política, o anticomunismo, a repressão política e a censura à imprensa.
c)O atentado contra o udenista Carlos Lacerda, a mando do chefe da guarda pessoal de Vargas, fez com que a população, a opinião pública e a oposição se voltassem contra Vargas que, acuado e sem saída política, cometeria suicídio.
d)O Estado Novo é caracterizado tanto pela aproximação como pelo controle dos trabalhadores. Na década de 1940 foram criados o salário mínimo, o imposto sindical e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
e)O Plano Cohen (falsa denúncia de plano comunista para o Brasil) foi um dos principais argumentos que legitimaria o estabelecimento de estado de guerra por Getúlio Vargas.
RESPOSTA:
Letra C.
Nenhum comentário:
Postar um comentário