PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Questão de Geografia - FUVEST 2021 - Agosto de 2020 mostrou-se favorável à geração de energia eólica no Brasil.

FUVEST 2021 - Agosto de 2020 mostrou-se favorável à geração de energia eólica no Brasil. Em uma mesma semana, o Operador Nacional do Sistema Elétrico registrou três recordes de geração média de energia e, no dia 6 de agosto, os sistemas chegaram a produzir 9.049 MWmed. Este montante é suficiente para abastecer 94,4% da demanda elétrica de todos os estados da região Nordeste. Disponível em http://www.ons.org.br/Paginas/Noticias/. Adaptado. Sobre a produção de energia eólica, responda: a) Cite qual é o elemento do clima que dá origem à energia eólica. b) Explique um aspecto ambiental positivo e um negativo associado à produção de energia eólica. c) Explique um impacto social positivo e um negativo associado à produção de energia eólica.

RESPOSTA:
a) O elemento do clima que dá origem à energia eólica é o vento. 

b) Dentre os aspectos ambientais positivos associados à energia eólica, destacam-se: Trata-se de uma fonte energética renovável. A energia eólica não emite gases de efeito estufa ou outros gases poluentes para a atmosfera em seu processo de geração de eletricidade. Em relação aos aspectos negativos associados à energia eólica, destacam-se: a influência na circulação de aves na região, pois é possível que as usinas eólicas alterem seus comportamentos migratórios e causem a morte de aves ao baterem acidentalmente nas hélices; impactos ao meio ambiente local, como o desmatamento, o desmonte e a compactação de dunas e do solo, além da destruição de ecossistemas costeiros, como as restingas e os manguezais. 

c) A produção de energia eólica pode ter como impacto social positivo a geração de investimentos e a criação de empregos nas regiões onde são implantadas para a construção de infraestrutura e a operação do sistema elétrico. Além disso, a instalação de parques eólicos contribui para a diversificação da matriz energética de um país, o que reduz a vulnerabilidade no fornecimento de energia devido a fatores adversos, como o aumento do preço dos combustíveis fósseis ou a redução dos índices pluviométricos (que afetam a recarga de reservatórios de hidrelétricas). Em relação aos impactos sociais negativos decorrentes da energia eólica, há interferências em comunidades próximas aos locais dos parques eólicos devido ao ruído emitido pelo sistema eólico. Outro impacto negativo é a poluição visual, que além de incomodar a população local, também pode reduzir a atratividade turística de determinadas áreas, como já é relatado em algumas áreas na região Nordeste. Também há registros de impactos envolvendo comunidades tradicionais, como indígenas, quilombolas e pescadores, que podem ser afetadas devido ao avanço do desmatamento e da destruição de ecossistemas. Por fim, há registros de comunidades tradicionais que perdem o acesso a determinadas áreas das regiões onde vivem, o que pode prejudicar a pesca e o extrativismo, por exemplo.

Nenhum comentário: