FASA 2017/1 - Leia o trecho a seguir. “[...] Getúlio elegeu-se a 3 de outubro de 1950, com 48,7% dos votos nacionais. Na Câmara, porém, vencera a oposição a Vargas. Das 304 cadeiras, a maioria coube ao PSD (112), seguido pela UDN (81), pelo PTB (51), e pelo PSP (24). As restantes ficaram divididas entre os pequenos partidos.” RODRIGUES, Marly. A década de 50. Populismo e metas desenvolvimentistas no Brasil. São Paulo: Editora Ática, 1992. p. 44.
Ao assumir o governo brasileiro com apenas 25% da bancada da câmara (cadeiras do PTB e do PSP), Getúlio Vargas precisou criar condições de governabilidade e garantir a existência e o funcionamento de seu governo. A estratégia adotada por ele nesse cenário foi:
a) relegar a ideia de levar o povo consigo para o Catete e lotear o governo, distribuindo ministérios entre vários partidos, inclusive a UDN.
b) apelar para o povo com a promoção de medidas populistas, fazendo um governo plebiscitário que deu aumento de 100% para o salário-mínimo.
c) cometer suicídio, já que seu governo não conseguia garantir governabilidade diante de uma Câmara que lhe era absolutamente hostil.
d) dar um golpe de Estado e estabelecer no Brasil um governo autoritário com a eliminação dos partidos políticos e da ação parlamentar.
RESPOSTA:
Letra A.
Nenhum comentário:
Postar um comentário