ACAFE 2020/1 - O PLANO COHEN denunciava uma suposta insurreição comunista no Brasil. Seu conteúdo descrevia que os comunistas iriam tomar o poder e promover a instalação de um governo socialista. Propriedades seriam confiscadas, empresas passariam para a tutela do Estado, adversários políticos seriam eliminados. Em relação ao Plano Cohen, assinale a alternativa correta.
a) Serviu para desencadear uma grande perseguição aos movimentos de esquerda que atuavam durante o governo militar de Ernesto Geisel.
b) Foi o pretexto utilizado pelos militares para destituir João Goulart da presidência, e iniciar o período dos governos militares a partir de 1964.
c) Serviu como justificativa para Getúlio Vargas suspender as eleições e instituir o Estado Novo, em 1937.
d) Foi decisivo na vitória de Jânio Quadros nas eleições presidenciais pois Jânio afirmava que defenderia o país dos comunistas e iria defender a família brasileira e a propriedade privada.
RESPOSTA:
Letra C.
O Plano Cohen foi um suposto documento elaborado pelos militares com o objetivo de atribuir aos opositores de esquerda a ação de instaurar um regime comunista e derrubar o governo de Getúlio Vargas. A deflagração do Plano serviu como uma justificativa para a consolidação de um regime anticomunista conhecido com Estado Novo. Futuramente, descobriu-se que o Plano Cohen não passou de uma articulação dos integralistas para que fosse possível manter Getúlio Vargas no poder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário