Discorra sobre os seguintes mitos a respeito da ciência:
a) superioridade;
b) correção;
c) neutralidade.
RESPOSTA:
a) Trata-se do problema da oposição extremada entre senso comum (saber sem fundamentação) e
ciência (saber fundamentado), que, a partir do positivismo, levou à valorização exagerada do saber
científico em detrimento de outras formas de conhecimento, como o mito, a religião, a arte e até a
filosofia. Desse modo, a ciência passou a ser vista
como um tipo de conhecimento superior.
b) Trata-se do problema de entender o conhecimento científico como o modo de pensar correto, até mesmo perfeito ou absoluto. A maioria das pessoas não se dá conta de que não
é bem assim. Não há certezas absolutas em
relação à validade de nenhuma teoria científica; elas são transitórias, o que já derruba esse
mito, pois o que é certo, perfeito, não deveria
ser substituído ou aperfeiçoado.
c) Trata-se do problema de entender a ciência
como algo à parte da sociedade e dos seres humanos, guiada apenas pela razão, que sabe ser
neutra, imparcial. Mas sabemos que a produção
científica e tecnológica se insere no conjunto dos
interesses das sociedades e, frequentemente, é
direcionada por verbas e financiamentos vinculados aos objetivos dos grupos que exercem poder social. Assim, o conhecimento científico não
é neutro, e muito menos sua aplicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário