PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Exercícios de Literatura sobre O Guarani, de José de Alencar - com gabarito

Questão 01 - FUVEST 2001 - Assim, o amor se transformava tão completamente nessas organizações*, que apresentava três sentimentos bem distintos: um era uma loucura, o outro uma paixão, o último uma religião. ............ desejva; .......... amava; ........... adorava. (* organizações = personalidades) 
(José de Alencar, O Guarani) 
Neste excerto de O Guarani, o narrador caracteriza os diferentes tipos de amor que três personagens masculinas do romance sentem por Ceci. Mantida a seqüência, os trechos pontilhados serão preenchidos corretamente com os nomes de 
a) Álvaro / Peri / D. Diogo. 
b) Loredano / Álvaro / Peri. 
c) Loredano / Peri / D. Diogo. 
d) Álvaro / D. Diogo / Peri. 
e) Loredano / D. Diogo / Peri.

Questão 02 - ITA 2007 - O romance O Guarani, de José de Alencar, publicado em 1857, é um marco da ficção romântica brasileira. Dentre as características mais evidentes do projeto romântico que sustentam a construção dessa obra, destacam-se 
I. a figura do protagonista, o índio Peri, que é um típico herói romântico, tanto pela sua força física como pelo seu caráter; 
II. o amor do índio Peri por Cecília, uma moça branca, sendo que esse amor segue o modelo medieval do amor cortês; 
III. o fato de o livro ser ambientado na época da colonização do Brasil pelos portugueses, dada a predileção dos românticos por narrativas históricas; 
IV. o final do livro marca o retomo a um passado mítico, pois Peri e Cecília simbolicamente regressam à época do dilúvio. 
Então, estão corretas: 
a) I e ll. 
b) I, II e III. 
c) I, II e IV. 
d) I, III e IV. 
e) todas.

Questão 03 - UFRGS 2003 - Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes à obra O Guarani, de José de Alencar. 
( ) Guarani, fruto da idealização romântica, sentimental e nacionalista do silvícola, está centrado na história sentimental e heroica do índio Peri e da amada, Cecília. 
( ) Frei Ângelo de Luca, conhecido como Loredano, alia-se a Peri para conter o ataque aimoré ao forte medieval dos Mariz. 
( ) plano traçado por Peri para vencer os selvagens implica envenerar-se e render-se ao chefe aimoré. 
( ) Na enchente do Paraíba, Peri, acompanhado de Cecília, lembra-se da lenda de Tamandaré, que escapa do dilúvio utilizado uma palmeira, e faz o mesmo. 
( ) A obra evidencia a visão do autor de que o povo brasileiro tem sua origem na mistura das raças branca e indígena, das quais Cecília e Peri são, respectivamente, representantes. 
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é 
A) V - F - V - V - V. 
B) F - F - V - F - V. 
C) F - F - F - V - V. 
D) F - V - V - F - F. 
E) V - V - F - F - F.

Questão 04 - UFRGS 2004 - Os trechos selecionados abaixo, de O Guarani; de José de Alencar, relacionam-se a algumas das personagens do romance, listadas na sequência. Identifique a relação, colocando nos parênteses o número correspondente à personagem cujas características aparecem no respectivo trecho. 
( ) "Homem de valor, experimentado na guerra, ativo, afeito a combater os índios, prestou grandes serviços nas descobertas e explorações do interior de Minas e Espírito Santo. Em recompensa do seu merecimento, o governador Mem de Sá lhe havia dado uma sesmaria de uma légua com fundo sobre o sertão, [...]" 
( ) "No pequeno jardim da casa do Paquequer, uma linda moça se embalançava indolentemente numa rede de palha presa aos ramos de uma acácia silvestre, [...] Os grandes olhos azuis, meio cerrados, às vezes se abriam languidamente como para se embeberem de luz, e abaixavam de novo as pálpebras rosadas. [...] Os longos cabelos louros, enrolados negligentemente em ricas tranças, descobriam a fronte alva, [...]" 
( ) “[...] a portinha interior do jardim abriu-se, e outra moça, roçando apenas a grama com o seu passo ligeiro, aproximou-se [...] era o tipo brasileiro em toda a sua graça e formosura, com o encantador contraste de languidez e malícia, de indolência e vivacidade. Os olhos grandes e negros, o rosto moreno e rosado, cabelos pretos, lábios desdenhosos, sorriso provocador, [...]" 
( ) "Nessa noite, [...] ia dar um passo que, na sua habitual timidez, ele comparava quase com um pedido formal de casamento; tinha resolvido fazer a moça aceitar, malgrado seu, o mimo que recusara, deitando-o na sua janela; esperava que, encontrando-o no dia seguinte, Cecília lhe perdoaria o seu ardimento, e conservaria a sua prenda." 
( ) "Nessa muda contemplação, [...] esqueceu tudo. Que lhe importava o precipício que se abria a seus pés para tragá-lo ao menor movimento, e sobre o qual planava num ramo fraco que vergava e se podia partir a todo o instante! Era feliz: tinha visto sua senhora; ela estava alegre, contente e satisfeita; podia ir dormir e repousar."

1. Aires Gomes 
2. Álvaro 
3. Antônio de Mariz 
4. Cecília 
5. Diogo de Mariz 
6. Isabel 
7. Lauriana 
8. Loredano 
9. Peri 

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é 
A) 3 - 4 - 6 - 2 - 9. 
B) 1 - 6 - 7 - 5 - 8. 
C) 3 - 6 - 7 - 5 - 9. 
D) 1 - 4 - 7 - 8 - 2. 
E) 5 - 7 - 6 - 2 - 8.

Questão 05 - FEI-SP  - O Guarani foi publicado em 1857 e na época gerou uma grande repercussão. O autor desse romance é: 
a) Machado de Assis. 
b) Álvares de Azevedo. 
c) José Lins do Rego. 
d) José de Alencar. 
e) Gonçalves Dias.

Questão 06 - FEI-SP  - Em O Guarani, o autor procura valorizar as origens do povo brasileiro e transformar certos personagens em heróis, com traços do caráter do “bom selvagem”: pureza, valentia e brio. Essa tendência é típica do: 
a) romance urbano. 
b) romance regionalista. 
c) romance indianista. 
d) poemas épicos. 
e) poemas históricos.

GABARITO
01 - B
02 - E
03 - A
04 - A
05 - D
06 - C

Nenhum comentário: