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segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Exercícios de Literatura sobre Capitães da areia, de Jorge Amado - com gabarito

Questão 01 - ITA 2011 - Sobre o romance Capitães da areia, de Jorge Amado, é INCORRETO afirmar que 
a) se trata de um livro cuja personagem central é coletiva, um grupo de meninos de rua, e isso o aproxima de O cortiço. 
b) as principais personagens masculinas são Pedro Bala, Sem Pernas, Volta Seca, Pirulito e Professor, e a figura feminina central é Dora. 
c) há uma certa herança naturalista, visível na precoce e promíscua vida sexual dos adolescentes. 
d) os vestígios românticos aparecem em algumas cenas de jogos e brincadeiras infantis e na caracterização de Dora. 
e) todos os meninos acabam encontrando um bom rumo na vida, apesar das dificuldades.

Questão 02 - PUC-SP 2010 - Todos reconheceram os direitos de Pedro Bala à chefia, e foi dessa época que a cidade começou a ouvir falar nos Capitães da Areia, crianças abandonadas que viviam do furto. Nunca ninguém soube o número exato de meninos que assim viviam. Eram bem uns cem e destes mais de quarenta dormiam nas ruínas do velho trapiche. 
O trecho acima é do romance Capitães da Areia que, escrito em 1937, se inscreve entre os “romances proletários” de Jorge Amado. Considerando-o como um todo, é correto afirmar que 
a) destaca e exalta o tema da infância abandonada e delinquente, incentivada pelos interesses da imprensa local e admitida pelas autoridades policiais, caracterizando um cotidiano de ações marginais capazes de transtornar a sociedade baiana da época. 
b) consubstancia o percurso de aprendizagem do herói que supera a condição de origem e eleva o protagonista ao plano histórico do confronto social e político. 
c) a mãe de santo e o padre progressista, personagens do romance, ainda que pudessem representar a convergência sincrética de forças protetoras e elementos capazes de minimizar a orfandade dos Capitães, nada conseguem porque não têm influência sobre o bando. 
d) a prisão e a tortura de Pedro Bala no reformatório, confinado no cubículo escuro da cafua, apenas intensificam seu instinto de violência e a necessidade de vingança contra a sociedade. 
e) Pedro Bala, líder dos Capitães, ao final, vê-se derrotado no intento de realizar seu sonho de transformação social e é literalmente abandonado pelos demais porque Volta Seca junta-se ao bando de Lampião, Professor vai ser artista na capital, Pirulito ingressa na vida religiosa, Boa Vida torna-se sambista e o Gato adere à marginalidade em Ilhéus.

Questão 03 - UNITAU 2017 - Sobre Capitães da areia, de Jorge Amado, é CORRETO afirmar: 
a) É um romance de tensão mínima, depoimento lírico voltado para os marginais, esboço colorido e facilmente comunicável. 
b) É um romance de tensão crítica, apresenta um esquema de literatura ideológica, e todas as personagens são investigadas em sua profunda psicologia. 
c) É um romance de tensão interiorizada, com a subjetivação dos conflitos das personagens. 
d) É um romance de tensão transfigurada que faz a captação estética do meio em vez do pitoresco. 
e) É um romance de tensão interiorizada que faz a captação do pictórico em vez da captação estética do meio.

Questão 04 - UNITAU 2016 - Sobre Capitães da areia, de Jorge Amado, qual afirmativa abaixo NÃO é verdadeira? 
a) A personagem João José, o Professor, pivete-professor, é uma síntese da utopia da leitura. Para ele e com ele, ler e narrar tornam-se atitudes políticas. 
b) A heroicização das personagens, pequenos bandidos, no texto, não deixa de tratá-los como problemas. 
c) As personagens crescem, tornam-se adultos, entretanto continua a tensão que os opõe ao mundo, portanto trata-se um romance de tensão máxima. 
d) As personagens são, simbolicamente, portadoras da viabilização de um discurso socialista, portanto trata-se de um romance de tensão transfigurada. 
e) A espinha dorsal do romance é a desigualdade, e ele apresenta uma saída para isso na luta de classes.

Questão 05 - FACASPER 2016 - Sobre Capitães da areia, de Jorge Amado, é correto afirmar que o romance: 
a) mostra como a faixa litorânea do Nordeste, convertida em monopólio de classe, torna-se fator problemático do retardamento das relações de trabalho salariais e de prolongamento e sobrevivência de arcaísmos sociais e culturais. 
b) extrai o máximo de sentido para colocar as relações capitalistas num plano de continuidade com a experiência histórica da escravidão negra no Brasil, montando um cenário para realizar o grande espetáculo dos desfavorecidos pelo capitalismo. 
c) trata os personagens a partir de elementos mínimos que o uniformizam como “classe proletária”, incitando-os a um gesto de revolta para o qual são fundamentais a consciência política e a solidariedade do grupo. 
d) expressa os anseios de sucessivas gerações de transformar o Brasil em outro país. Os personagens, jovens, imaginam que uma força nova de mudança e transformação nasce, gloriosa, das ruínas sociais do abandono da infância, a se materializar em uma palavra que eles não pronunciam em momento algum: comunismo. 
e) toma os contrastes e desencontros sociais do país como referências para o propriamente dramático. Os dilemas existenciais e do intimismo, da tradição romântica, já não podem ser vistos nem compreendidos senão como aliados dos dilemas sociais.

Questão 06 -  UNIMONTES 2014 - Sobre o livro Capitães da Areia, de Jorge Amado, todas afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO 
a) Elaborada em linguagem erudita, a narrativa suprime construções populares e coloquiais dos personagens. 
b) O romance também apresenta discurso direto, evidenciando a predileção do autor pelos diálogos. 
c) O fragmento da obra intitulado “Cartas à Redação”, cujo recurso narrativo é a técnica do jornal, possui caráter de documento. 
d) A dimensão político-social do romance pode ser notada na apresentação dos episódios das práticas sexuais dos meninos.

Questão 07 - UNITAU 2018 - Capitães da areia, de Jorge Amado, é uma obra muito festejada do Modernismo brasileiro. Entretanto, algumas críticas lhe são imputadas. Sobre a questão da crítica à obra, qual das alternativas abaixo é INCORRETA? 
a) A obra, por sua tintura ideológica e humanista, extrapola os limites do romance de tensão mínima. 
b) A obra, apesar de suas marcas de depoimentos líricos, sentimentais, não alcança os limites do romance de tensão interiorizada. 
c) Na obra, há estereótipos, mais do que o tratamento estrutural dos conflitos sociais. 
d) Apesar dos matizes políticos, a obra não se caracteriza por arte revolucionária. 
e) Subjaz na obra um certo modelo da oralidade convencional da narração regionalista, mas não há aprofundamento das possibilidades polissêmicas da linguagem literária.

Questão 08 - FMABC 2011 - O romance Capitães da Areia, de Jorge Amado, começou a ser perseguido logo após seu aparecimento. Saiu às vésperas da decretação do Estado Novo e mesmo antes do golpe foi apreendido. Em 19 de Novembro de 1937, cerca de 800 exemplares foram queimados em praça pública pelas forças de repressão na Bahia. Deste romance é INCORRETO afirmar que 
a) traduz o sentido melodramático de pureza infantil abandonada e perseguida, no labirinto da cidade degradante e degradada de Salvador. 
b) calca-se na realidade social e política da cidade da Bahia, caracterizando a trajetória de um personagem que se desenvolve da vida lúmpen à luta proletária. 
c) representa, na relação entre Pedro Bala e Dora, a conjunção de amor e morte, suscitando compaixão pelos que, aos quinze anos, já são adultos e sofrem, apesar das trapaças e gargalhadas. 
d) é a denúncia candente da condição dos meninos de rua, desprotegidos socialmente e escorraçados por todos, inclusive pelos representantes religiosos da igreja e do candomblé. 
e) tem em Pedro Bala a figura central da narrativa e finaliza com a notícia da nova fuga, reiterando que qualquer um dos lares operários se abriria para abrigá-lo da polícia.

Questão 09 - FMABC 2012 - O romance Capitães da Areia, de Jorge Amado, foi escrito em 1937, durante a vigência do Estado Novo. Considerando a obra inteira, dela é INCORRETO afirmar que 
a) tanto a matéria jornalística, pseudo-reportagem, que dá apoio ao romance, quanto a literária que o consubstancia, mostram-se como objetos do imaginário, criados, portanto, pelo mesmo autor. 
b) enquadra-se no chamado romance social e proletário, do qual o autor é expoente, e expressa de modo veemente as relações entre política e literatura. 
c) o grupo é chamado de “capitães da areia” porque o cais é o seu quartel general e se constitui de bando de crianças delinquentes que vivem na cidade da Bahia (Salvador). 
d) a prisão e condenação de Pedro Bala, ao final do romance, é a consequência natural do desagregamento dos capitães após a morte de Dora, que aglutinava em torno de si todas as crianças. 
e) Pedro Bala é trancafiado na cafua, um pequeno quarto, por baixo da escada, onde não se podia estar em pé, e os sofrimentos ensinaram-lhe que a liberdade é o bem maior do mundo.

Questão 10 - FDF 2012 - O romance Capitães da Areia, de Jorge Amado, tem como protagonista 
a) Pedro Bala que se revela um herói que passa da delinquência à militância e faz das lutas sociais e trabalhistas a via para canalizar de forma consciente a revolta contra o sistema que o exclui. 
b) Padre José Pedro que, com sua ação apostólica junto aos capitães da areia, leva a eles o consolo da religião e os protege contra os castigos físicos desumanos. 
c) Dora, que assume, nas relações do grupo, o papel de mãe, amiga, noiva e esposa e aglutina em torno de si as crianças, exercendo sobre elas o papel de protetora. 
d) Volta Seca que, aos dezesseis anos, surrado pela polícia baiana, assume a missão na vida de entrar para o cangaço e lutar ao lado de Lampião, contra a polícia opressora. 
e) O bando dos capitães da areia que dão uma finalidade política às artes da capoeira e ao jogo de punhais, ajudando a mudar o destino dos pobres.

Questão 11 - PUC-SP 2012 - Em Capitães da Areia, romance de Jorge Amado, a frase que abre a narrativa é a mesma que a fecha: 
Sob a lua, num velho trapiche abandonado, as 
crianças dormem. 
Sob a lua, num velho trapiche abandonado, eles 
levantam os braços. Estão em pé, o destino mudou. 
Entre elas há um percurso narrativo no qual a vida das crianças sofreu significativas mudanças. Assim, indique, abaixo, a alternativa que contém ações que NÃO confirmam as referidas mudanças. 
a) Os capitães da areia conseguem organizar-se porque são liderados por Pedro Bala, espécie de herói que supera a condição de marginal e se eleva ao plano histórico do confronto social e político. 
b) O bando de meninos adquire força e supera as adversidades graças, também, à proteção que recebe da mãe-de-santo e do padre progressista. 
c) Os capitães passam por transformações e dão uma finalidade política às artes da capoeira e do jogo de punhais e passam a ajudar na mudança do destino dos pobres. 
d) As crianças, vítimas do fracasso das políticas sociais, encontram apoio para a mudança apenas no chefe de polícia e no juizado de menores. 
e) As crianças, organizadas em grupo, formam uma brigada de choque e intervêm em comícios, em greves, em embates obreiros e, assim, por meio da luta, conseguem mudar seus destinos.

Questão 12 - UNITAU 2013 - A propósito do romance Capitães da areia, de Jorge Amado, não se pode afirmar: 
a) O romance inicia-se de maneira inusitada, trazendo matéria de um jornal e carta de leitores. 
b) As diversas vozes que abrem o romance constituem forte argumentação que tornará mais grave a denúncia social apresentada. 
c)As personagens são apresentadas uma a uma e têm reportadas situações de seu passado, para que sejam apreendidas melhor pelo leitor. 
d) O episódio do carrossel expõe a fragilidade das crianças que vivem situações violentas no seu dia a dia. 
e) A terceira parte do romance não tematiza claramente questões político-ideológicas.

Questão 13 - UEA 2013 - É aqui [no trapiche*] também que mora o chefe dos Capitães da Areia: Pedro Bala. Desde cedo foi chamado assim, desde seus cinco anos. Hoje tem quinze anos. Há dez que vagabundeia as ruas da Bahia. Nunca soube de sua mãe, seu pai morrera de um balaço. Ele ficou sozinho e empregou anos em conhecer a cidade. Hoje sabe de todas as suas ruas e de todos os seus becos. [...] Todos reconheceram os direitos de Pedro Bala à chefia, e foi desta época que a cidade começou a ouvir falar nos Capitães da Areia, crianças abandonadas que viviam do furto. Nunca ninguém soube o número exato de meninos que assim viviam. Eram bem uns cem e destes mais de quarenta dormiam nas ruínas do velho trapiche. Vestidos de farrapos, sujos, semiesfomeados, agressivos, soltando palavrões e fumando pontas de cigarro, eram, em verdade, os donos da cidade, os que a conheciam totalmente, os que totalmente a amavam, os seus poetas. (Jorge Amado. Capitães da Areia, 2010. Adaptado.) 
*trapiche: armazém para depósito de mercadorias 
Analisando este trecho do romance Capitães da Areia, conclui-se corretamente que essa obra pretende 
a) denunciar a violência urbana e exigir efetiva repressão por parte das autoridades públicas. 
b) reavivar nos leitores o saudosismo e a necessidade de se resgatarem valores do passado nacional. 
c) evidenciar a modernidade das metrópoles, resultado de polêmicos avanços tecnológicos. 
d) buscar, por meio da religiosidade, um sentido para a existência conflitante dos seres humanos. 
e) expor mazelas sociais que envolvem os jovens, analisando e questionando determinados preconceitos.

Questão 14 - FACASPER 2016 - Assinale a opção que apresenta corretamente dois elementos presentes na narrativa de Capitães da areia, de Jorge Amado: 
a) regionalismo e cientificismo. 
b) ativismo político e impressionismo. 
c) lirismo e crítica social. 
d) intimismo e experimentação formal. 
e) sensualismo e introspeção psicológica.

Questão 15 - UEPA 2009 - Considerando que a narrativa do livro Capitães da Areia, de Jorge Amado está organizada em três partes, assinale a alternativa correta. 
a) A primeira parte trata da desintegração do bando, dos principais líderes; a segunda segue com o relato da história de amor que surge quando Dora torna-se a primeira “capitã da areia” e, finalmente, na terceira parte o autor traça o perfil dos meninos que compõe o bando. 
b) A narrativa começa com a apresentação dos meninos, segue com Dora, a “capitã da areia”; e termina com a desintegração do bando e seus destinos. 
c) A primeira parte sobre Pedro Bala, o líder; a segunda sobre Volta Seca, que é afilhado de Lampião e sonha em tornar-se cangaceiro; e, a terceira sobre o Professor, menino muito talentoso que lê e desenha. 
d) A primeira parte revela a indignação do narrador diante da tomada da cidade da Bahia pelos meninos de rua; a segunda marca a perplexidade de se ver uma menina fazendo parte do bando; a terceira trata do relato impiedoso do trágico e inevitável destino dos meninos do bando. 
e) Nas três partes, a narrativa apresenta apenas, os problemas enfrentados pelos meninos que vivem no cais da Bahia, sem, contudo, fazer referência aos maus tratos sofridos por eles.

Questão 16 - UVA 2003/2 - Podemos dizer que “Capitães da Areia” é um romance modernista porque: 
A) faz uma denúncia social 
B) enfatiza sensualidade 
C) é uma obra subjetiva 
D) é transcendentalista.

Questão 17 - Unaerp 2016/1 - Depois vai o Sem-Pernas. [...] Monta um cavalo azul que tem estrelas pintadas no lombo de madeira. Os lábios estão apertados, seus ouvidos não ouvem a música da pianola. Só vê as luzes que giram com ele e prende em si a certeza de que está num carrossel, girando num cavalo como todos aqueles meninos que têm pai e mãe, e uma casa e quem os beije e quem os ame. Pensa que é um deles e fecha os olhos para guardar melhor esta certeza. Já não vê os soldados que o surraram, o homem de colete que ria. Volta Seca os matou na sua corrida. O Sem-Pernas vai teso no seu cavalo. É como se corresse sobre o mar para as estrelas na mais maravilhosa viagem do mundo. [...] Seu coração bate tanto, tanto, que ele o aperta com a mão. Jorge Amado, Capitães da Areia. 
O personagem Sem-Pernas, apelido de um dos meninos que moram no trapiche, representa uma realidade social que direciona os menores à delinquência, por falta de oportunidades e condições de uma vida regular, sob a proteção da família. Assim formou-se o grupo que passa a praticar pequenos crimes, formado por personagens 
a) de personalidades muito próximas, sob juramento de lealdade. 
b) de tendências diversificadas, unidos pela necessidade comum. 
c) vindas de diversas classes sociais, sob a liderança de Pedro Bala. 
d) de personalidades conflitantes, gerando graves crises de liderança. 
e) agressivos, controlados pelos dois líderes que se revezam no poder.

Questão 18 - Albert Einstein 2020 - Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. 
(Jorge Amado. Capitães da areia, 2008.) 
O texto literário, publicado em 1937, fala da epidemia de bexiga (varíola) e 
a) reconhece a circulação global das doenças bacterianas e a facilidade de combatê-la em meios sociais pobres. 
b) identifica a origem africana da varíola e a baixa resistência da população afrodescendente de Salvador à doença. 
c) combina percepções médicas, religiosas e sociais sobre a epidemia de varíola na cidade de Salvador. 
d) associa cientificidade, preconceito social e política de confinamento no combate à epidemia de varíola em Salvador. 
e) despreza a dimensão mística e os saberes populares acerca das doenças e seus métodos de prevenção.

Questão 19 - FACASPER 2015 - Assinale a opção que apresenta corretamente a análise crítica de Capitães da areia, de Jorge Amado. 
a) “O realismo do escritor não é orgânico nem espontâneo. É crítico. O ‘herói’ é sempre um problema: não aceita o mundo, nem os outros, nem a si mesmo. Sofrendo pelas distâncias que o separam da placenta familiar ou grupal, introjeta o conflito numa conduta de extrema dureza, que é a sua única máscara possível”. (Alfredo Bosi). 
b) “O romance reafirma as qualidades que o escritor atribui aos filhos de nosso país – coragem, capacidade de extrair força da adversidade, imaginação vigorosa. Ele sugere ainda que elas não são apenas uma conquista, mas algo que já existe naturalmente em nós. (...) Torna-se mais forte ainda, aqui, o otimismo com que o escritor vê o Brasil, quase sempre, é verdade, temperado pela violência”. (José Castello). 
c) “A indeterminação semântica ou a duplicidade que rege o texto encontra eco na concepção do cenário, dos personagens e na caracterização do herói principal, projeta-se também na trama narrativa, cujo enunciado segue uma orientação dupla”. (Gilda de Mello e Souza). 
d) “Em lugar da família restrita, unida por laços de sangue, e perturbada pelo contato com estranhos, vemos uma destas moléculas algo soltas e contingentes, que se podem chamar uma parentela, em que ao sabor das circunstâncias e das conveniências se associam os laços de sangue, o compadrio e os favores trocados”. (Roberto Schwarz). 
e) “O escritor parece divertir-se e, todavia, comover-se com seus mitos, tanto quanto o menino com seus brinquedos e o primitivo com suas superstições ao considerá-los objetos reais dentro do reino em que vivem, o sobrenatural. Tal como eles, com alegria e unção, o poeta ultrapassa os limites da realidade em seus patos (pathos) criadores”. (Henrique Lisboa).

Questão 20 - CEFET-MG 2023 - O bedel sorri aprovando as palavras do diretor. 
- É o chefe dos Capitães da Areia. Veja... O tipo do criminoso nato. É verdade que você não leu Lombroso... Mas, se lesse, conheceria. Traz todos os estigmas do crime na face. Com esta idade já tem uma cicatriz. Espie os olhos... Não pode ser tratado como um qualquer. Vamos lhe dar honras especiais... 
Pedro Bala o espia com olhos injetados. Sente cansaço, uma vontade doida de dormir. Bedel Ranulfo aventura uma pergunta: 
- Levo pra junto dos outros? 
- O quê? Não. Para começar, meta-o na cafua. Vamos ver se ele sai um pouco regenerado de lá. 
AMADO, Jorge. Capitães da Areia. Rio de Janeiro: Record, 1980. p.173. 

Nesse trecho, a postura das autoridades em relação a Pedro Bala aponta que o julgamento daqueles considerados perigosos era ancorado no entendimento de que 
A) a pena a ser imposta ao jovem criminoso era determinada a partir da faixa etária. 
B) um tratamento positivamente diferenciado poderia reabilitar jovens delinquentes. 
C) a preguiça poderia ser algo contagioso para grupos de jovens encarcerados. 
D) as características físicas poderiam demarcar quem seria ou não criminoso.

Questão 21 - CEFET-MG 2023 - Quando Professor estava começando a história, João Grande chegou e sentou-se ao lado deles. A noite era chuvosa. Na história que Professor lia, a noite era chuvosa também e o navio estava em grande perigo. Os marinheiros apanhavam de chicote, o capitão era um malvado. O barco a vela parecia soçobrar a cada momento, o chicote dos oficiais caía sobre as costas nuas dos marinheiros. João Grande tinha uma expressão de dor no rosto. Volta Seca chegou com um jornal, mas não interrompeu a história, ficou ouvindo. Agora o marinheiro John apanhava chibatadas porque escorregara e caíra no meio do temporal. Volta Seca interrompeu: 
– Se Lampião tivesse aí, já tinha comido esse capitão no fuzil... Foi o que fez o marinheiro James, um homenzarrão. Se atirou em cima do capitão, a revolta estalou no buque1. Lá fora chovia. Chovia na história também, era a história de um temporal e de uma revolta. Um dos oficiais ficou do lado dos marinheiros. AMADO, Jorge. Capitães da areia. Rio de Janeiro: Record, 1989. p. 156. 
Vocabulário de apoio: ¹* Buque: embarcação pequena, que auxilia em especial os galeões de pesca. 

Nesse trecho, a caracterização dos espaços físico e psicológico se evidencia pelo(a) 
A) semelhança entre Lampião e o marinheiro James, comparados por suas características físicas. 
B) teor jornalístico com o qual a aventura dos marinheiros foi narrada pelo personagem Professor. 
C) cruzamento narrativo entre os perigos e emoções suscitados pela história que Professor lia e a realidade dos meninos. 
D) descrição sombria e fantasmagórica que assemelha o trapiche onde as crianças abandonadas dormem ao cenário marítimo.

Questão 22 - CEFET-MG 2023 - [Sem-Pernas] Sobe para o pequeno muro, volve o rosto para os guardas que ainda correm, ri com toda a força do seu ódio, cospe na cara de um que se aproxima estendendo os braços, se atira de costas no espaço, como se fosse um trapezista de circo. A praça toda fica em suspenso por um momento. 
AMADO, Jorge. Capitães da areia. Rio de Janeiro: Record, 1989. p. 215. 
O uso da comparação para narrar o que acontece com o personagem Sem-Pernas é uma estratégia narrativa com o objetivo de 
A) poetizar o peso da morte ao aproximá-la da liberdade das acrobacias aéreas do trapezista. 
B) atribuir um tom circense e extraordinário ao relato da fuga empreendida pelo personagem. 
C) contrastar o movimento do trapezista ao do personagem Sem-Pernas em razão de sua limitação física. 
D) provocar no leitor a mesma suspensão e comoção vivida pelos personagens que presenciaram o acontecido na praça.

Questão 23 - CEFET-MG 2023 - Associe os personagens da obra Capitães da Areia aos seus respectivos desfechos.

Personagens 
1- Professor
2- Pirulito
3- Boa-Vida
4- Gato
5- Volta-Seca

Desfechos
( ) Ingressa no bando de Lampião, após uma temporada junto a outro grupo de menores.
( ) Abandona a vida de roubos e encaminha-se para a vida clerical.
( ) Torna-se um vigarista, vivendo como um gigolô sempre bem vestido.
( ) Recupera um antigo contato e vai para o Rio de Janeiro estudar pintura.
( ) Segue a vida de malandro, tornando-se afamado por isso em Salvador.

A sequência correta é 
A) 5, 2, 4, 1, 3. 
B) 5, 2, 1, 3, 4. 
C) 4, 5, 3, 2, 1. 
D) 2, 4, 5, 1, 3.

Questão 24 - CEFET-MG 2023 - E pensando em Deus pensou também nos Capitães da Areia. Eles furtavam, brigavam nas ruas, xingavam nomes, derrubavam negrinhas no areal, por vezes feriam com navalhas ou punhal homens e polícias. Mas, no entanto, eram bons, uns eram amigos dos outros. Se faziam tudo aquilo é que não tinham casa, nem pai, nem mãe, a vida deles era uma vida sem ter comida certa e dormindo num casarão quase sem teto. Se não fizessem tudo aquilo, morreriam de fome, porque eram raras as casas que davam de comer a um, de vestir a outro. E nem toda a cidade poderia dar a todos. 
AMADO, Jorge. Capitães da areia. Rio de Janeiro: Record, 1989. p. 97. 

Pela leitura desse fragmento, depreende-se que as atitudes dos capitães da areia eram decorrentes 
A) da ausência de religião. 
B) do descaso social e político. 
C) da sentença atribuída pelo destino. 
D) do recebimento escasso de esmolas.

Questão 25 - WIG 2023/1 - Ao final do romance, os Capitães da Areia deixam de ser um bando de infratores para se engajar em
a) um grupo musical
b) uma atividade política.
c) um movimento estudantil.
d) uma Organização não governamental.

GABARITO
01 - E
02 - B
03 - A
04 - D
05 - E
06 - A
07 - A
08 - D
09 - D
10 - A
11  - D
12 - E
13 - E
14 - C
15 - B
16 - A
17 - B
18 - C
19 - B
20 - D
21 - C
22  - A
23 - A
24 - B
25 - B

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