Questão 01 - IMA 2017 - Com os alunos do Ensino Fundamental, o Professor pode explorar a geografia do Estado do Maranhão, afirmando corretamente que:
A) A vegetação predominante no do Estado do Maranhão é a de campos sulinos.
B) O relevo maranhense é basicamente dividido em três grandes áreas: a região de planície do Rio Tocantins, localizada no litoral, a região de altos platôs (caracterizada pelo Pico da Neblina) e a região de depressões do sudoeste das demais áreas do Estado.
C) O clima do Maranhão é de influência tropical, com temperaturas médias elevadas durante todo o ano.
D) As atividades econômicas predominantes no Estado do Maranhão são a siderurgia, a produção de automóveis e o garimpo de ouro e esmeraldas.
Questão 02 - CESPE 2017 - O clima quente e úmido do estado do Maranhão deve-se à
A) proximidade com o Equador, o que garante a expressiva incidência solar durante todo o ano e, consequentemente, altas temperaturas.
B) alta latitude em que o estado se situa, o que facilita a entrada de ventos alísios, carregados de umidade e responsáveis pelas chuvas.
C) faixa litorânea maranhense, que impede a presença de clima seco.
D) topografia do estado, que favorece o aquecimento adiabático e a evaporação da umidade do ar, o que promove altos índices pluviométricos.
E) presença da floresta tropical amazônica, que recobre a maior parte do estado e é responsável pelas chuvas abundantes.
Questão 03 - Crescer Consultorias 2019 - Em relação a alguns aspectos naturais do estado do Maranhão, é INCORRETO afirmar que:
A) O relevo maranhense é basicamente dividido em três grandes áreas: a região de depressão, planície no litoral e a região de planalto nas demais áreas do estado.
B) O maranhão apresenta grande variedade de biomas. Sua vegetação é composta por mata de cocais, mangues, floresta Amazônica e cerrado.
C) O clima equatorial é predominante na porção oeste do estado, apresentando altas médias pluviométricas (chuva) e temperaturas elevadas. O restante do território maranhense recebe influência do clima tropical, com maiores taxas pluviométricas nos primeiros meses do ano.
D) O complexo minero-metalúrgico do Maranhão está associado aos desdobramentos do Programa Grande Carajás (PGC) e ao interesse do capital multinacional em diversificar suas fontes de abastecimento de matérias-primas.
Questão 04 - Instituto Coelho Neto 2016 - Sobre a hidrografia do Maranhão é incorreto afirmar:
a) O rio Itapecuru banha as cidades de Colinas, Codó e Rosário.
b) Possui predominância de rios intermitentes.
c) A Baixada Maranhense caracteriza-se pela grande concentração de lagos.
d) Predomínio de rios com drenagem do tipo exorréica.
e) A rede hidrográfica maranhense caracteriza-se pelo domínio de rios com foz do tipo estuário.
Questão 05 - Instituto Coelho Neto 2016 - “O Rio Itapecuru é o maior rio genuinamente maranhense, banha várias cidades do estado e recebe águas de muitos afluentes”.
São afluentes do Rio Itapecuru, Exceto:
a) Rio Peritoró
b) Rio Gameleira
c) Rio Munim
d) Rio Alpercatas
e) Rio Codó
Questão 06 - FCC 2018 - Sobre a agropecuária maranhense é correto afirmar que
A) a nova fronteira agrícola em expansão no centro-sul do estado tem exercido forte pressão sobre o cerrado.
B) o leste do estado abriga importante atividade relacionada ao cultivo de eucaliptos para a indústria
C) a principal área de pecuária bovina do estado ocupa pastagens cultivadas em substituição à caatinga.
D) o moderno cultivo comercial do arroz transformou o estado no maior produtor nacional do cereal em 2017.
E) a agricultura familiar reduziu o espaço no estado que, atualmente, precisa importar café e mandioca do Piauí.
Questão 07 - FCC 2019 - A respeito da natureza maranhense é correto afirmar que
A) o clima predominante é o equatorial, com elevadas temperaturas durante todo o ano e secas pronunciadas nos primeiros meses do ano; a leste encontra-se o clima tropical sem estação seca.
B) a presença de clima com chuvas irregulares durante o ano provoca o aparecimento de inúmeros rios intermitentes, principalmente a oeste do estado.
C) o relevo maranhense apresenta topografia regular, com aproximadamente 90% da superfície acima de 500 metros de altitude; o ponto mais elevado está no sul do estado, na serra dos Penitentes.
D) o estado é formado por dois grandes biomas: a Amazônia e o Cerrado e outros dois de transição, a Amazônia/Cerrado e a Caatinga/Cerrado, além dos mangues, totalizando biomas de grande biodiversidade.
E) a estrutura geológica do estado é predominantemente antiga datando as eras Arqueozoica e Proterozoica e, portanto, já muito alterada; apenas no sul do estado são encontrados terrenos mais novos.
GABARITO
01 - C
02 - A
03 - A
04 - B
05 - C
06 - A
07 - D
Nenhum comentário:
Postar um comentário