PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 13 de outubro de 2022

Exercícios de Literatura sobre Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar - com gabarito

Questão 01 - CAMPO REAL 2019 - Assinale a alternativa correta sobre Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar. 
a) André vai morar na capital e produz de lá seu relato saudoso da vida no campo e da relação amigável que tinha com seu pai. 
b) O romance reconstrói a trajetória de uma família, que serve de pano de fundo para as críticas diretas do autor aos governos militares. 
c) O narrador em primeira pessoa concentra sua narrativa no esforço de entender a relação amorosa que manteve com uma prima distante. 
d) André descreve com detalhes o espaço de uma fazenda, onde viveu com sua família durante a infância no interior de São Paulo. 
e) O discurso do pai do personagem central representa a ordem moral ditada pelos códigos religiosos e se contrapõe ao do narrador.

Questão 02 - CAMPO REAL 2018 - “Os olhos no teto, a nudez dentro do quarto; róseo, azul, violáceo, o quarto é inviolável; o quarto é individual, é um mundo, o quarto catedral, onde nos intervalos da angústia, se colhe, de um áspero caule, na palma da mão, a rosa branca do desespero, pois entre os objetos que o quarto consagra estão primeiros os objetos do corpo [...]” 
(NASSAR, 1989, p. 9). 
Considerando o trecho e a leitura integral do livro Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar, assinale a alternativa correta. 
a) A descrição dos ambientes não está atrelada ao estado de espírito dos personagens. 
b) O ambiente sugere a liberdade vivenciada por todos os filhos dentro da casa paterna. 
c) Os crimes cometidos por André faziam o personagem se sentir torturado até dentro do quarto. 
d) A narrativa do livro está estruturada em uma linguagem visual típica do texto poético. 
e) A ausência de religiosidade da família era compensada por André em seus instantes de recolhimento.

Questão 03 - CAMPO REAL 2018 - Leia o excerto a seguir, que foi retirado do romance Lavoura arcaica (1975), de Raduan Nassar. 
[...] foram pancadas num momento que puseram em sobressalto e desespero as coisas letárgicas do meu quarto; num salto leve e silencioso, me pus de pé, me curvando pra pegar a toalha estendida no chão; apertei os olhos enquanto enxugava a mão, agitei em seguida a cabeça pra agitar meus olhos, apanhei a camisa jogada na cadeira, escondi na calça meu sexo roxo e obscuro, dei logo uns passos e abri uma das folhas me recuando atrás dela: era meu irmão mais velho que estava na porta; assim que ele entrou, ficamos de frente um para o outro, nossos olhos parados, era um espaço de terra seca que nos separava, tinha susto e espanto nesse pó, mas não era uma descoberta, nem sei o que era, e não nos dizíamos nada, até que ele estendeu os braços e fechou em silêncio as mãos fortes nos meus ombros e nós nos olhamos e num momento preciso nossas memórias nos assaltaram os olhos em atropelo, e eu vi de repente seus olhos se molharem, e foi então que ele me abraçou, e eu senti nos seus braços o peso dos braços encharcados da família inteira; voltamos a nos olhar e eu disse ‘não te esperava’ foi o que eu disse confuso com o desajeito do que dizia e cheio de receio de me deixar escapar não importava com o que eu fosse lá dizer, mesmo assim eu repeti ‘não te esperava’ foi isso o que eu disse mais uma vez e eu senti a força poderosa da família desabando sobre mim como um aguaceiro pesado enquanto ele dizia ‘nós te amamos muito, nós te amamos muito’ e era tudo o que ele dizia enquanto me abraçava mais uma vez; ainda confuso, aturdido, mostrei-lhe a cadeira do canto, mas ele nem se mexeu e tirando o lenço do bolso ele disse ‘abotoe a camisa, André’. 
(NASSAR, Raduan. Lavoura arcaica. São Paulo: Companhia das Letras, 2014, pp. 8-10.) 
Com base nesse excerto, é INCORRETO afirmar: 
a) Pedro, o filho primogênito, representa a continuidade dos valores tradicionais de sua família, como demonstra o sentimento do narrador ao ser abraçado pelo irmão ou a ordem dada por Pedro ao narrador de abotoar a camisa. 
b) O impulso sexual de André – “escondi na calça meu sexo roxo e obscuro” – é um elemento recorrente na narrativa e constitui-se como ação e discurso contrários aos valores familiares, que são pautados, por exemplo, pelo trabalho e pela severidade dos costumes. 
c) A linguagem do romance possui um sentido frequentemente conotativo e pode ser ilustrada pelo trecho “era um espaço de terra seca que nos separava, tinha susto e espanto nesse pó, mas não era uma descoberta”. 
d) Ao encontrar André no quarto de pensão, Pedro descobre que seu irmão já planejava voltar à casa paterna, como a surpresa do narrador – “não te esperava” – parece sugerir, o que acaba por frustrar sua missão de resgatar a ovelha perdida do rebanho. 
e) O romance é predominantemente narrado em primeira pessoa, cujo narrador-protagonista rememora os seus conflitos pessoais, a sua partida e o seu retorno ao seio da família; mas há espaço dentro do romance para a voz de outras personagens, como a de Pedro, que aparece entre aspas no trecho “abotoe a camisa, André”.

Questão 04 - UFPR 2016 - Considere o trecho abaixo, que integra o livro Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar: “[...] aprenderei ainda muitas outras tarefas, e serei sempre zeloso no cumprimento de todas elas, sou dedicado e caprichoso no que faço, e farei tudo com alegria, mas pra isso devo ter um bom motivo, quero uma recompensa para o meu trabalho, preciso estar certo de poder apaziguar a minha fome neste pasto exótico, preciso do teu amor, querida irmã, e sei que não exorbito, é justo o que te peço, é a parte que me compete, o quinhão que me cabe, a ração a que tenho direito”, e, fazendo uma pausa no fluxo da minha prece, aguardei perdido em confusos sonhos, meus olhos caídos no dorso dela, meu pensamento caído numa paragem inquieta, mas tinha sido tudo inútil, Ana não se mexia, continuava de joelhos, tinha o corpo de madeira, nem sei se respirava [...] (p. 124) 

Sobre esse trecho, assinale a alternativa correta. 

a) Ana se mantém imóvel diante do irmão, o que faz desse trecho um contraponto com outra cena central do romance, em que a sensualidade e exuberância da personagem serão expostas numa dança. 
b) Esse trecho apresenta a figuração da linguagem característica das demais falas de André, exemplificando um discurso que cruza a linguagem enigmática das preces religiosas associado com metáforas ligadas à agricultura. 
c) As falas de Ana só estão omitidas nesse trecho; em todo o restante do romance, no entanto, a irmã é a principal propagadora da ordem instituída pelo pai, enquanto o discurso de André se contrapõe ao deles. 
d) O livro de Raduan Nassar faz referências explícitas ao texto bíblico, procurando demonstrar, como nesse trecho, que o instinto e as leis da natureza estão de acordo com a moralidade cristã. 
e) A linguagem enigmática do texto religioso é típica do pai de André, e isso reforça o seu desacordo com o filho, cujas falas são sempre explícitas e concisas, sem referências aos textos religiosos.

Questão 05 - FAG 2018/2 - Sobre o romance “Lavoura Arcaica”, de Raduan Nassar, é CORRETO afirmar: 
a) A obra traz uma narrativa pesada, cheia de confusões; protestos; abstenções; amor de irmão com irmã deixando a narrativa ostensiva e cansativa. André se vê diferente de todos que cheio de pressões resolve fugir de casa, fato que remonta bem à narrativa bíblica do filho pródigo. 
b) É um romance surgido no segundo período do modernismo, a fase regionalista. O período inicial do movimento havia sido marcado pela busca da identidade brasileira, num caminho trilhado, principalmente, pelo trabalho com a forma: a exploração da sintaxe e do vocabulário falado e utilizado no país. 
c) O título do romance traz para o leitor a ideia de circunstância, e, também a óbvia alusão à morte, mostrando o espírito que se manifesta não só nesta obra, mas na 2ª Geração do Romantismo no Brasil, caracterizado pelo gosto pelo mórbido, pessimismo desesperado, escapismo na morte, etc. 
d) Neste romance fica muito evidente o cuidado de Raduan Nassar em preservar o registro linguístico utilizado pelos homens do campo e a riqueza do vocabulário deles. 
e) A linguagem enigmática do texto religioso é típica do pai de André, e isso reforça o seu desacordo com o filho, cujas falas são sempre explícitas e concisas, sem referências aos textos religiosos.


GABARITO
01 - E
02 - D
03 - D
04 - A
05 - A

Nenhum comentário: