PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 15 de outubro de 2022

Exercícios de História sobre a Ditadura Militar no Brasil - com gabarito

Questão 01 - UEMG 2018 - Após 21 anos de Ditadura Militar no Brasil, ocorreu a eleição do primeiro presidente civil. Esse período histórico, que se convencionou chamar de “redemocratização”, compreendeu uma série de medidas instauradas progressivamente. Integram esse quadro de medidas: 
a) o fim do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda); o slogan “Cinquenta Anos em Cinco”; o retorno ao pluripartidarismo; a revogação do AI-5 de 1968. 
b) a oposição ao comunismo; a Lei de Anistia; a Doutrina de Segurança Nacional; a dissolução do Congresso Nacional. 
c) a revogação do AI-5 de 1968; o retorno do pluripartidarismo; a Lei de Anistia; o fim da censura prévia aos espetáculos e às publicações. 
d) a Doutrina de Segurança Nacional; o fim da censura prévia aos espetáculos e às publicações; a revogação do AI-5 de 1968.

Questão 02 - IFMT 2018 - O período entre 1964 a 1985 ficou conhecido no Brasil como Regime Militar ou Ditadura Militar. A respeito dos acontecimentos históricos ocorridos durante a época citada, é CORRETO afirmar que: 
a) O país viveu uma época em que as grandes manifestações políticas eram incentivadas, uma vez que se vivia um regime democrático. 
b) O Brasil, em 1970, foi governado por Jânio Quadros, último presidente militar do país. 
c) Durante o período, houve o estabelecimento do pluripartidarismo, importante passo para a consolidação da democracia no Brasil. 
d) Durante o governo Costa e Silva, em 1968, foi decretado o Ato Institucional n.º 5 que, dentre outras decisões, estabeleceu o fechamento do Congresso e a suspenção de direitos políticos de cidadãos considerados subversivos. 
e) Getúlio Vargas foi o militar que mais tempo ocupou a cadeira presidencial, tendo permanecido no posto de 1964 a 1979.

Questão 03 - Ufpi 2008 - No período compreendido entre 1964 e 1985 o Brasil viveu a chamada "Ditadura Militar", quando vários direitos constitucionais - individuais e coletivos - foram suspensos e mesmo extintos. Assinale, dentre as alternativas a seguir, aquela que NÃO corresponde a uma afirmação correta sobre o período: 
a) O general Emílio Garrastazu Médici governou o Brasil entre 1969 e 1974. Em sua gestão a repressão atingiu o apogeu, mas, apesar disso, Médici foi o mais popular dos presidentes do ciclo militar. 
b) Durante o governo do presidente Figueiredo, o último do ciclo militar, cresceu o nível de organização dos trabalhadores, especialmente daqueles da região do ABC paulista, surgindo o CONCLAT, em 1981, e a CUT, em 1983. 
c) Entre os acontecimentos que contribuíram para indispor os governantes militares com a opinião pública brasileira, pode-se citar as mortes ocorridas nas dependências do DOI-CODI e, em circunstâncias jamais esclarecidas, do jornalista Vladimir Herzog e do operário Manuel Fiel Filho. 
d) O "atentado do Rio-centro", ocorrido em 30 de abril de 1981, revelou uma sofisticação e um aprofundamento das ações terroristas de grupos da esquerda radical no país. 
e) Durante o governo do presidente Geisel teve início o processo de abertura "lenta, gradual e segura".

Questão 04 - Pucmg 2006 - "BRASIL, AME-O OU DEIXE-O." Esse slogan, amplamente divulgado e propagado no auge do período da ditadura militar, criava um clima de ufanismo para: 
a) anunciar à população brasileira o firme propósito do governo de promover a distensão política, assim que todos os comunistas deixassem o País. 
b) justificar a nova postura dos militares para atrair o apoio da opinião pública contrária ao regime autoritário, abrindo caminho para o processo de abertura política. 
c) abrandar os rigores do autoritarismo, permitindo que todos os insatisfeitos com o regime militar abandonassem espontaneamente o País. 
d) demonstrar a profunda intolerância do governo com os setores do movimento de oposição, que optaram pela luta armada contra o regime.

Questão 05 -  Ufc 2002 - O golpe militar de 1964 foi o início de um dos períodos de maior autoritarismo na história do Brasil - a ditadura militar. Mas as práticas repressivas do Estado não calaram os segmentos organizados da sociedade civil, que buscaram a redemocratização do país. Nesse sentido, é correto afirmar que: 
a) no final da década de 1970, foram ampliados os espaços de protesto, com as passeatas do movimento estudantil, a greve dos metalúrgicos do ABC e o surgimento de um novo sindicalismo. 
b) a redemocratização decorreu da política neoliberal adotada, redefinindo as ações do Estado e corrigindo as distorções sociais. 
c) o processo de redemocratização foi realizado de forma ágil por governos contrários à política do FMI, fortalecendo, assim, o mercado interno. 
d) a reforma partidária de 1979 possibilitou o surgimento de novos partidos de oposição, entre eles o Partido Comunista Brasileiro. 
e) a emenda das "diretas já" encontrou ressonância no Congresso Nacional, controlado pelo PDS, que aprovou o projeto.

Questão 06 - UFRGS 2002 - Na história da república brasileira, as expressões "pragmatismo responsável" e "distensão lenta, gradual e segura" estão diretamente relacionadas com 
a) a formação de partidos políticos durante a emergência do populismo. 
b) a estruturação e consolidação do aparelho burocrático do Estado Novo. 
c) o pluripartidarismo vigente na Nova República. 
d) o processo de abertura do regime militar. 
e) o processo de fechamento das instituições representativas no Estado Novo.

Questão 07 - PUC-SP 2001 - O período militar brasileiro recente (1964-1985) 
a) destacou-se pelo forte crescimento econômico nacional, associado à aplicação de vários projetos voltados à diminuição das diferenças sociais e à superação das barreiras entre as classes. 
b) ocorreu simultaneamente à presença de ditaduras militares em outros países latino-americanos, como a Argentina, o Chile e o Uruguai, o que caracteriza uma fase militarista na história latino-americana. 
c) caracterizou-se pela preservação da democracia, a despeito da disposição autoritária de alguns grupos militares, que desejavam suprimir direitos políticos de membros da oposição. 
d) iniciou-se com o golpe militar que depôs o presidente João Goulart e encerrou-se com as eleições presidenciais diretas e a convocação da Assembleia Constituinte ao final do governo Médici. 
e) contou com forte presença militar e política dos Estados Unidos, que utilizaram o território brasileiro como base para a instalação de mísseis anti-cubanos, dentro do cenário da Guerra Fria.

Questão 08 - FACASPER 2020 - Durante o regime militar (1964-1985), o governo brasileiro adotou medidas de exceção, especialmente a partir de 1968, quando foi publicado o quinto Ato Institucional (AI-5) e quando o Conselho de Segurança Nacional assumiu preponderância nas decisões de governo. 
A respeito do período referido, é correto afirmar que ocorreram: 
a) ampliação dos programas voltados à saúde e à educação, abandono da indústria e favorecimento do agrobusiness. 
b) fortalecimento do poder executivo, relativo enfraquecimento do legislativo e do judiciário e aumento da participação do governo na economia. 
c) fim do intervencionismo estatal na economia, ampliação da autonomia dos estados e controle militar do sistema de informações. 
d) crescimento dos investimentos estrangeiros do país, erradicação da inflação e fim da dívida externa brasileira. 
e) modernização tecnológica da infraestrutura de comunicação, incremento do transporte ferroviário e abandono do transporte rodoviário.

Questão 09 - Cftmg 2008 - Durante o Regime Militar (1964-1985), a sociedade brasileira vivenciou momentos de significativas tensões políticas. NÃO faz parte desse quadro a 
a) adoção de Atos Institucionais por parte do governo militar. 
b) aprovação da Emenda das Diretas-já no Congresso Nacional. 
c) organização de greves operárias por sindicatos metalúrgicos. 
d) cassação de mandatos políticos de parlamentares brasileiros.

Questão 10 - Pucmg 2007 - O processo de redemocratização brasileiro, no final da década de 70, combinou pressões da sociedade civil e a estratégia de distensão/abertura do próprio regime militar. Assinale o processo social que caracteriza objetivamente esse momento. 
a) Revogação dos atos institucionais, por iniciativa do governo, após negociação com a sociedade civil organizada. 
b) Aumento da guerrilha urbana por parte de facções como colina, MR8, Var-Palmares, ação popular e outros. 
c) Avanço do movimento sindical com a eliminação dos direitos básicos do trabalhador brasileiro. 
d) Vitória do movimento popular das "Diretas Já" que, com sua aprovação, permitiu eleições gerais em 1982.

Questão 11 - Cefet-MG - A respeito do regime militar instalado no Brasil, após 31 de março de 1964, é correto afirmar que 
a) beneficiou o grande capital nacional associado às empresas multinacionais. 
b) diminuiu a participação do setor estatal de bens de produção na economia brasileira. 
c) intensificou a queda do processo acumulativo de renda no País, através da modernização agrícola brasileira. 
d) expandiu o sistema de crédito ao consumidor, garantindo a participação da classe operária no mercado de bens duráveis.

Questão 12 - Uflavras 2000 - Os governos militares que integraram o período do Regime Militar no Brasil (1964-1985) foram caracterizados por ações distintas. Assim, o início do período que se convencionou chamar de "milagre econômico" e a consolidação da chamada "abertura política" se deram, respectivamente, nos governos 
a) Geisel e José Sarney. 
b) Médici e João Figueiredo. 
c) Castelo Branco e Junta Militar. 
d) Costa e Silva e Médici. 
e) João Figueiredo e Castelo Branco.

Questão 13 - FACASPER 2017 - Em primeiro lugar, do meu ponto de vista, o golpe de estado no Brasil não foi somente militar, mas também civil. Os militares sempre contaram com o apoio de setores conservadores, de segmentos da direita e da grande imprensa, que festejam o 31 de março como a data da “gloriosa revolução”. Hoje, fazem de tudo para tentar apagar esse passado e esquecer esse período sombrio da história política brasileira em nome, segundo eles próprios, da harmonia nacional. 
Fonte: FOUCHER, Marilza de Melo. Adaptado. http://www.correiodobrasil.com.br/analise-a-ditadura- -no-brasil-como-ela-se-impos/ | Publicado: 08/12/2013 | Acesso: 11/10/2016 
Na perspectiva da autora, a ditadura militar brasileira: 
a) contou com o apoio de setores civis, que atuaram referendando o golpe de 1964. 
b) foi uma ocorrência isolada, restringindo-se aos setores militares legalistas. 
c) caracterizou-se por ter sido um processo que implantou a estabilidade política. 
d) valorizou a isenção da imprensa com a finalidade de garantir a harmonia. 
e) foi um golpe que contou com o apoio de setores de esquerda internacional.

Questão 14 - URCA 2019/1 - “Dizendo que era necessário livrar o país da ameaça comunista e reestabelecer a hierarquia, um grupo formado por civis e militares derrubou João Goulart e tomou o poder. O regime estabelecido por eles durou 21 ano e pode ser chamado de Regime Militar (1964-1985). Sobre este período é correto afirmar: 
a) O regime perseguiu e prendeu estudantes, jornalistas e políticos ligados ao governo anterior e atacou suas organizações a exemplo da UNE, União Nacional dos Estudantes; 
b) O Ato Institucional de 9 de abril de 1964, proibia ao Presidente da República suspender os direitos políticos de qualquer cidadão ou cassar mandatos parlamentares; 
c) Um dos motivos da tomada do poder pelos militares foi a prática do governo de Joao Goulart a partir da criação da Doutrina de Segurança Nacional que fazia apologia ao comunismo; 
d) Na política externa, uma das primeiras medidas dos governos militares foi o rompimento com os Estados Unidos e o alinhamento com Cuba, que já havia feito a opção pelo socialismo; 
e) No governo do General Humberto de Alencar Castelo Branco estabelece-se o Ato Institucional N. 5 que permitiria ao Presidente da República fechar o Congresso; cassar mandatos de políticos eleitos pelo povo; demitir, transferir e aposentar funcionários públicos; decretar Estado de Sítio e suspender o direito de habeas corpus.

Questão 15 - Univali-SC  - O filme “O que é isso Companheiro?” identifica uma fase da História do Brasil na qual se pode constatar muita contradição entre o que o governo “pregava” e o que realmente acontecia. O governo pregava um imbatível crescimento econômico, glórias, ordem; nos bastidores: censura, repressão, perseguição aos opositores da ordem. A partir da “leitura” do filme ou mesmo do próprio enunciado, podemos constatar que se trata do período: 
a) da República do café-com-leite 1894-1930 período no qual os coronéis mandavam em tudo e em todos. 
b) da ditadura de Vargas (Estado Novo). 
c) especificamente do governo do General Costa e Silva. 
d) da vigência das regências, devido à pouca idade de D. Pedro II. 
e) que corresponde à ditadura militar de 1964-1985.

Questão 16 - UFPE - Acerca do regime militar, que assumiu o poder em 1964, com o apoio de uma parcela da classe política, de setores da sociedade e do governo dos Estados Unidos, é incorreto afirmar que: 
a) procurou reprimir as oposições, formadas por políticos, intelectuais, padres progressistas, estudantes e líderes sindicais. 
b) utilizou os chamados atos institucionais, que alteravam a Constituição, tornando legais as medidas ditatoriais. 
c) revogou a lei de remessa de lucros e o projeto de reforma agrária aprovados no governo do presidente João Goulart. 
d) reconduziu o País à prática democrática de eleições presidenciais diretas. 
e) anunciou que a intervenção militar era por um curto período, necessária apenas para sanear e salvar o país do comunismo, da corrupção e da inflação.

Questão 17 - UNITINS 2016 - Leia o texto a seguir.

Hoje você é quem manda
Falou, tá falado
Não tem discussão
A minha gente hoje anda
Falando de lado
E olhando pro chão, viu
Você que inventou esse estado
E inventou de inventar
Toda a escuridão
Você que inventou o pecado
Esqueceu-se de inventar
O perdão.
Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia [...]
(Chico Buarque, Apesar de você)

A música apresentada no extrato acima é uma composição de 1970, que retrata a privação da liberdade no Brasil durante o regime militar, período em que os meios de comunicação e de expressão encontravam-se sob forte censura. Analise as afirmativas a seguir considerando o período da ditadura militar no Brasil (1964-1985). 
I – A política econômica dos governos militares tinha como metas principais o desenvolvimento industrial e a produção de bens de consumo, viabilizados por planos econômicos que objetivavam o controle da inflação e a entrada de capital estrangeiro. 
II – A conquista do tricampeonato na Copa do Mundo pelo Brasil (1970) foi utilizada como propaganda positiva do regime militar. 
III – Durante o período militar, a sociedade civil passou por um processo de desmobilização e de exclusão da vida política, em razão do poder centralizado que excluiu os espaços de representação política como o Congresso Nacional. 
IV – Ao fim dos anos 1970, as contestações políticas e a mobilização da sociedade, os protestos e as greves desenhavam o contexto do final do regime. 
Com relação a essas as afirmativas, é correto concluir que 
a) apenas II, III e IV estão corretas. 
b) apenas II e IV estão corretas. 
c) apenas I, III e IV estão corretas. 
d) apenas I e III estão corretas. 
e) I, II, III e IV estão corretas.

Questão 18 - FGV-SP 2018 - Era a manhã ensolarada do dia 1º de maio de 1980, e as pessoas que haviam chegado ao centro de São Bernardo para a comemoração da data se depararam com a cidade ocupada por 8000 policiais armados, com ordens de impedir qualquer concentração. É que aquele Dia do Trabalhador ocorria quando uma greve dos metalúrgicos da região alcançava já um mês de duração e levara o chefe do Serviço Nacional de Informação a prometer que dobraria a república de São Bernardo. O que poderia ter permanecido em dissídio salarial tornara-se um enfrentamento político que polarizava a sociedade. Movidos pela solidariedade à greve, formaram-se comitês de apoio em fábricas e bairros da Grande São Paulo. Pastorais da Igreja, parlamentares da oposição, Ordem dos Advogados, sindicatos, artistas, estudantes, jornalistas, professores assumiram a greve do ABC como expressão da luta democrática em curso. 
(Eder Sader. Quando novos personagens entraram em cena, 1988. Adaptado) 

Em relação ao evento apresentado, é correto afirmar que 
a) a ação dos sindicatos dos trabalhadores industriais da Grande São Paulo, especialmente na região do ABC, sob a hegemonia do ilegal Partido Comunista Brasileiro, garantiu uma excepcional articulação entre os movimentos sociais, como o de moradia, e o denominado sindicalismo classista. 
b) o ponto central de articulação e unidade das organizações sindicais, políticas e do movimento popular do estado de São Paulo foi à luta contra as modificações na CLT, pretendidas pelo Ministério do Trabalho, com a anuência da FIESP e de outras confederações e federações patronais. 
c) o sindicalismo brasileiro sofreu um decisivo impulso a partir das greves de boias-frias, em 1978, ocorridas no interior do estado São Paulo, fazendo com que a organização dos sindicatos de trabalhadores da indústria se voltassem para a luta pela recuperação das perdas salariais ocorridas desde 1964. 
d) as movimentações operárias da região do ABC paulista foram organizadas por dirigentes do chamado novo sindicalismo, que buscava a autonomia sindical frente ao Estado e criticava o sindicalismo dos dirigentes pelegos, cuja ação se baseava em práticas assistencialistas. 
e) a reorganização dos movimentos de trabalhadores no Brasil, depois de uma década sem greves e manifestações de ruas, decorreu da ação dos trabalhadores da administração pública, especialmente da saúde e da educação, que perderam o direito à sindicalização durante a Ditadura Militar.

Questão 19 - UNICENTRO 2009/2  - “Caminhando contra o vento
Sem lenço e sem documento
No sol de quase dezembro
Eu vou...

O sol se reparte em crimes
Espaçonaves, guerrilhas
Em cardinales bonitas
Eu vou...”
(Alegria, alegria – Caetano Veloso)

A canção acima foi um dos hinos do movimento estudantil brasileiro no final da década de 1960. O movimento estudantil, assim como toda e qualquer manifestação contrária ao golpe de 64, foi combatido com extrema violência, principalmente a partir de dezembro de 1968, devido à 
a) chegada ao poder dos militares de linha dura. 
b) realização da Marcha da Família com Deus pela Liberdade. 
c) decretação do Ato Institucional nº 5. 
d) realização da Passeata dos Cem Mil. 
e) outorga de uma nova constituição.

Questão 20 - UNIFESP 2009 - Nos últimos anos do regime militar (1964-1985), a gradual abertura política implicou iniciativas do governo e de movimentos sociais e políticos. Um dos marcos dessa abertura foi 
a) a reforma partidária, que suprimiu os partidos políticos então existentes e implantou um regime bipartidário. 
b) o chamado “milagre econômico”, que permitiu crescimento acentuado da economia brasileira e aumentou a dívida externa. 
c) a campanha pelo impeachment de Fernando Collor, que fora acusado de diversos atos ilícitos no exercício da Presidência. 
d) o estabelecimento de novas regras eleitorais, que determinaram eleições diretas imediatas para presidente. 
e) a lei da anistia, que permitia a volta de exilados políticos e isentava militares que haviam atuado na repressão política.

Questão 21 - FACASPER 2011 - O bandido da luz vermelha, de Rogério Sganzerla, satiriza a atuação da grande mídia no período da ditadura militar no Brasil, indicando seu alinhamento ao regime. A respeito da atividade da imprensa no período em questão, é correto afirmar que: 
a) Com a liberdade de imprensa garantida pela Constituição Federal de 1967, os veículos de comunicação desempenharam um papel importante na mobilização dos grupos que lutaram pela redemocratização do país. 
b) O trabalho da imprensa era monitorado pelo DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), criado por decreto após o golpe de 1964, mantendo-se em funcionamento somente os veículos de comunicação subordinados ao regime militar 
c) Os veículos de comunicação funcionaram sob liberdade vigiada até 1975, quando o governo de Ernesto Geisel, em resposta ao crescimento dos movimentos pródemocratização, criou instrumentos para o controle direto do trabalho da imprensa 
d) A partir de 1968, os meios de comunicação foram controlados diretamente pelo Estado, que passou a manter interventores atuando diretamente na redação dos principais jornais e emissoras de rádio e TV do país. 
e) A partir do golpe de 1964, a imprensa foi submetida à censura, mais rigorosa depois de decretado o Ato Institucional nº 5 (1968) que, entre outras medidas, instituía a “proibição de atividades ou manifestação sobre assunto de natureza política”.

Questão 22 - FACERES 2019/1 - Leia abaixo um trecho da letra de Gente fina, canção composta por Rita Lee em 1973:

Eu sei que você
Está com medo de entrar
Não não não não não
E o que vão pensar
Não não não não não
Vai se misturar
Com esses meninos cabeludos
Que só pensam em tocar
E você escuta o papai dizendo
Que gente fina é outra coisa
É outra coisa
Mas gente fina é outra coisa
(...)

Outro dia eu te vi
Pensei que fosse seu pai
Não não não não não
Que decepção
Não não não não não
Fiquei triste de ver
A sua vida começando pelo lado errado
E você está acreditando mesmo
Que gente fina é outra coisa
Mas gente fina é outra coisa

Na época, a canção foi vetada pela Divisão de Censura e Diversões Públicas, do Ministério da Justiça, pois poderia acarretar “uma desagregação social e familiar”.
De acordo com o texto e o seu contexto, é correto afirmar que: 
a) Os órgãos repressores da ditadura militar censuraram esta canção por motivos partidários, pois a vadiagem era defendida pelo Partido Comunista. 
b) Além de política, a ditadura era moral. Os discursos que contrastavam com a suposta ordem estabelecida eram reprimidos. 
c) De acordo com a letra, “os meninos cabeludos que só pensam em tocar” eram o exemplo da ordem estabelecida, sem contestações. 
d) A letra da música foi vetada pelos órgãos repressores da ditadura pois ela estimulava a manutenção do modelo patriarcal de família. 
e) A letra retrata uma decepção com alguém que prometia se espelhar no próprio pai, mas começou a vida pelo lado errado.

Questão 23 - FCC 2019 - A ditadura militar brasileira deve ser relacionada historicamente ao contexto da Guerra Fria, pois 
A) a imprensa liberal brasileira alegou ter descoberto um plano conspiratório comunista que ameaçava o Brasil, o Plano Cohen, razão pela qual conclamava a população a apoiar a ditadura militar como uma medida preventiva, a fim de evitar que o Brasil fosse dominado pelos comunistas. 
B) os militares foram influenciados pela Doutrina de Segurança Nacional, discurso de propaganda ideológica desenvolvido nos Estados Unidos durante a II Guerra, que justificou a decretação de Estado de sítio em 1964, em razão da legalização do Partido Comunista aprovada pelo Congresso Nacional. 
C) a Igreja Católica, após a decisão de Cuba em adotar o regime socialista, em 1961, clamou às Forças Armadas e à população em geral pegar em armas e sair às ruas contra o “perigo vermelho”, alegando que os comunistas estavam ganhando terreno na América Latina. 
D) o governo dos Estados Unidos se empenhou em assegurar o golpe civil-militar de 1964 em nome da defesa da democracia, por meio da Operação Brother Sam, acionada caso houvesse alguma resistência na deposição de João Goulart, identificado pelos setores conservadores como um presidente simpatizante dos comunistas. 
E) a economia nacional, durante o período da ditadura militar, viveu um crescimento contínuo (milagre econômico), uma vez que, com o apoio dos Estados Unidos, o Brasil passou a integrar a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) em nome do fortalecimento do bloco capitalista.

GABARITO
01 - C
02 - D
03 - D
04 - D
05 - A
06 - D
08 - B
09 - B
10 - A
11 - A
12 - B
13 - A
14 - A
15 - E
16 - D
17 - E
18 - D
19 - C
20 - E
21 - E
22 - B
23 - D

Nenhum comentário: