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quarta-feira, 16 de maio de 2018

Prova de História com gabarito - Vestibular 2010 - UFRR

Questão 46 - UFRR 2010 - 
O CRU E O COZIDO: 
OS MITOS SOBRE A ORIGEM DO FOGO. 
O antropólogo Claude Lévi-Strauss propôs certa vez que o conhecimento e uso do fogo constituíssem o divisor de águas entre a natureza e a cultura. Isto é, por meio do fogo, o homem afasta-se da natureza, desenvolve técnicas mais avançadas e, mais importante ainda, distingue-se em relação à natureza e aos animais. Neste sentido, haveria uma oposição básica entre os alimentos crus e os alimentos cozidos, sendo estes últimos tomados também, como índice de identificação entre as comunidades tribais atuais. Sobre o conhecimento do fogo, marque a alternativa correta: 
(A) O domínio do fogo possibilitou ao homem do Paleolítico melhorar a alimentação com mais variedade de carne assada e verduras cozidas. 
(B) A conquista e domínio do fogo provocaram uma revolução na vida dos “homens e mulheres” do Neolítico. 
(C) A conquista e domesticação do fogo significaram um processo de humanização, aquecimento do corpo contra o frio, espantar os animais perigosos e cozinhar os alimentos. 
(D) O domínio do fogo elevou o homem ao estágio de civilização. 
(E) O fogo foi a grande descoberta do homem do paleolítico, mas isto não o tornou diferente dos outros animais deste período e nem mudo a alimentação.

Questão 47 - UFRR 2010 - Sobre a situação da mulher na Antiguidade é correto afirmar: 
(A) A mulher egípcia podia ter como propriedade legar bens e fazer testamento. Também tinha direito de agir sob sua própria responsabilidade ou, se fosse casada com o consentimento de seu esposo. 
(B) Na sociedade cretense, apenas as mulheres presidiam as cerimônias religiosas. 
(C) A mulher ateniense do período clássico tinha direito à cidadania, pois se tratava de uma sociedade essencialmente democrática. 
(D) A mulher na sociedade hebraica tinha grandes privilégios, contudo, ela pertencia ao homem tanto quanto seus bens materiais. 
(E) Essas são as mulheres da antiguidade que viveram além do seu tempo: Maria Madalena, Nefertiti, Cleópatra, Joana D’Arca e Carlota Joaquina.

Questão 48 - UFRR 2010 - 
O DIABO E A PEDAGOGIA DO TERROR. 
“Para melhor ensinar o caminho da virtude, os padres e pregadores instituíram junto aos fiéis sobre os perigos que rondavam o mundo, associando-o com o diabo. A figura do diabo, aliás, tornou-se bastante importante como instrumento pedagógico. Era o ensinamento pelo medo. Os pregadores incentivavam as pessoas a pensar que estivessem continuamente entre uma guerra inacabável entre as forças do bem e do mal e, para melhor ensinar a lição, reforçavam as cores na figura do criador das tentações, no príncipe de mil disfarces, naquele que a todo instante poderia fazer a alma cair em tentação”. 
(Carlos Roberto F. Nogueira. O diabo no imaginário cristão. (Série princípios.). São Paulo: Ática, 1986, PP. 53-54. In: MACEDO, José Rivair; OLIVEIRA, Mariley W. Uma história em construção. São Paulo: Ática, 2001.(volume 3, p.155). 

Características básicas da sociedade medieval: 
(A) Apenas os servos eram guiados pelo mundo maravilhoso dos símbolos, das crenças e ritos religiosos. 
(B) Maniqueístas, estava sempre entre dois mundos: o do bem , das virtudes - o de Deus e o do mal, das tentações e disfarces do Diabo. 
(C) A Igreja detinha o poder: suas orientações estavam presentes em todos os atos da vida medieval, instituindo rituais, liturgias, bênçãos e exorcismo, mas sempre respeitou os excluídos da Idade Média. 
(D) Permitia ascensão social, todos(as) tinham direito de conquistar uma posição social melhor. 
(E) Maniqueísta, hierárquica e materialista.

Questão 49 - UFRR 2010 - Para promover o povoamento e desenvolvimento do Brasil, o rei português D. João instituiu, em 1534, as Capitanias Hereditárias. É INCORRETO afirmar que: 
(A) Todos os donatários eram da pequena nobreza, burocratas ou comerciantes ligados à Coroa. 
(B) As terras foram divididas em linhas paralelas à Linha do Equador. 
(C) Todas as capitanias responderam aos anseios de sua criação. 
(D) A Carta de Doação era o documento que dava a posse das terras. 
(E) Os donatários tinham o direito de administrar, exercer a justiça e doar sesmarias.

Questão 50 - UFRR 2010 - Sobre a atuação de D. João VI no Brasil colônia é INCORRETO afirmar que: 
(A) Participou das expedições que demarcaram todas as novas fronteiras do norte e oeste do Brasil 
(B) Promoveu a vinda de artistas e da Real Biblioteca. 
(C) Liberou as atividades manufatureiras da colônia 
(D) Abriu os portos ao comércio exterior 
(E) Incentivou as expedições científicas

Questão 51 - UFRR 2010 - Durante o reinado de D. Pedro II ocorreram diversas mudanças no país. Sobre estas mudanças é correto afirmar que: 
(A) As lavouras de cana de açúcar vão continuar sendo o pilar de sustentação da economia nacional. 
(B) Promoveu a substituição da mão-de-obra escrava pelo imigrante europeu. 
(C) Proíbe a exploração do transporte ferroviário pelo capital estrangeiro. 
(D) Incentiva a migração japonesa para a Amazônia. 
(E) Faz um plebiscito para a escolha do Primeiro Ministro.

Questão 52 - UFRR 2010 - Sobre o MERCOSUL é correto afirmar que: 
(A) O Mercosul foi criado durante o Governo Itamar Franco, com a assinatura do Protocolo de Olivos. 
(B) O Mercosul foi criado durante o governo Figueiredo com a assinatura do Tratado de Las Lenhas. 
(C) A Venezuela ingressou no Mercosul durante o governo Lula com a assinatura do Tratado de Assunção. 
(D) O Mercosul foi criado durante o governo Sarney com a assinatura do Tratado de Assunção. 
(E) A Venezuela ingressou no Mercosul com a assinatura do Tratado de Olivos.

Questão 53 - UFRR 2010 - Sobre a Idade Contemporânea, observe as sentenças e marque a alternativa correta. 
I- A primeira Guerra Munial foi ganha pela Tríplice Aliança composta de Estados Unidos, França e Inglaterra e, ao final do conflito, foi criada a Liga das Nações. 
II- Após a Segunda Guerra Mundial foi criada a Organização das Nações Unidas. 
III- A Guerra Fria foi o período da bipolaridade do poder no qual Estados Unidos e Japão disputavam a hegemonia do sistema internacional. 
IV- A queda do muro de Berlim ocorreu em 1991, no mesmo ano em que surgiu a nova Constituição Russa. 
V- A Revolução Russa ocorreu em 1917 e implantou um sistema socialista no país que viria a ser denominado União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. 
(A) São corretos apenas os itens II e V. 
(B) São corretos somente os itens I e II e V. 
(C) Apenas o item IV é verdadeiro. 
(D) São falsos os itens I, II e IV. 
(E) Apenas os itens III e IV são falsos.

Questão 54 - UFRR 2010 - “No dia 22 de agosto de 1972, quando a Censura voltou a proibir a imprensa de tratar da sucessão do presidente Emílio Garrastazú Medici, ela já estava resolvida. Medici seria substituído pelo General Geisel, o Alemão, presidente da Petrobrás, chefe do Gabinete Militar no governo Castello Branco e irmão mais moço do ministro do Exército. A ditadura estava no seu oitavo ano, no terceiro general. Medici cavalgava popularidade, progresso e desempenho. Uma pesquisa do IBOPE realizada em julho de 1971 atribuía-lhe 82% de aprovação. Em 1972 a economia cresceria 11,9%, a maior taxa de todos os tempos. Era o quinto ano consecutivo de crescimento superior a 9%. A renda per capita dos brasileiros aumentara 50%.” 
(GASPARI, Elio. A Ditadura Derrotada. São Paulo: Companhia das Letras, 2003, p. 25) 
Observe o texto acima e marque o item INCORRETO: 
(A) O presidente Medici foi sucedido por Geisel numa fase de prosperidade da economia nacional. 
(B) O regime militar brasileiro iniciou em 1964 com a deposição de João Goulart e perdurou até 1985 com o presidente João Baptista Figueiredo. 
(C) O regime militar brasileiro foi um regime com alternância dos presidentes, todos militares de carreira. 
(D) O regime militar, apesar de restringir as liberdades civis e políticas, garantiu a liberdade de imprensa. 
(E) O primeiro presidente civil, após o regime militar, foi José Sarney, vice de Tancredo Neves, este, faleceu após a eleição.

GABARITO
46 - C
47 - A
48 - B
49 - C
50 - A
51 - B
52 - D
53 - A
54 - D

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