Leia o texto e responda à questão a seguir.
Boa parte da Grande Barreira de Corais da Austrália está morta
A Grande Barreira de Coral australiana é há muito uma das mais deslumbrantes maravilhas naturais do planeta [...].
Mas a barreira e a profusão de criaturas marinhas que vivem em suas redondezas estão em sérias dificuldades.
Imensas seções da Grande Barreira de Coral, ao longo de centenas de quilômetros de sua porção norte, [...] foram recentemente classificadas como mortas, por conta de um superaquecimento da água do mar no ano passado.
[...] O estado dos recifes de coral é um indicador quanto à saúde dos mares. Seus problemas e morte são ainda mais um sinal dos estragos causados pela mudança do clima.
Se a maioria dos recifes de coral do planeta morrerem, algo que os cientistas temem ser cada vez mais provável, a vida mais rica e colorida do oceano pode ser perdida, em companhia das grandes somas que o turismo nas barreiras de coral gera. Em países mais pobres, há vidas em jogo. Centenas de milhões de pessoas obtêm suas proteínas principalmente de peixes que vivem nas barreiras, e a perda dessa fonte de alimento pode criar uma crise humanitária.
[...] [Os cientistas] alertaram décadas atrás que os recifes de coral estariam em risco caso a sociedade humana continuasse a queimar combustíveis fósseis em ritmo descontrolado, liberando gases causadores do efeito-estufa que geram aquecimento do oceano. As emissões continuaram a crescer, e agora a temperatura básica do oceano é alta o bastante para que qualquer pico temporário represente risco crítico para os recifes. [...]
CAVE, Damien; GILLIS, Justin. Boa parte da Grande Barreira de Corais da Austrália está morta. The New York Times, 17 mar. 2017. Disponível em: . Acesso em: 5 out. 2018.
• A morte desses recifes de corais é decorrente do aumento da temperatura das águas. Considerando também que a Austrália é um dos maiores exportadores de carvão mineral, mencione um fator que pode ocasionar esse aumento da temperatura das águas.
RESPOSTA:
A queima de combustíveis
fósseis, como o próprio carvão
mineral exportado pela Austrália.
Nenhum comentário:
Postar um comentário