PESQUISAR ESTE BLOG

Questão de Geografia - FUVEST 2017 - Segundo o relatório Perspectivas da Urbanização Mundial, publicado pela ONU em 2015

FUVEST 2017 - Segundo o relatório Perspectivas da Urbanização Mundial, publicado pela ONU em 2015, mais da metade das grandes aglomerações urbanas do mundo encontra-se no continente asiático. Considere apenas a área assinalada no mapa, onde estão localizadas algumas dessas grandes aglomerações urbanas.
a) Explique dois fatores que levaram à formação dessas grandes aglomerações urbanas nos países localizados na área assinalada. 
b) Essas grandes aglomerações urbanas situadas na área assinalada podem ser consideradas megacidades e, também, cidades globais. Defina megacidade e cidade global.

RESPOSTA:
a) A região assinalada no mapa, que inclui o Sul e o Sudeste asiático, experimentou nas últimas quatro décadas um intenso processo de crescimento populacional, que foi acompanhado pela concentração de terras, expulsando grandes contingentes populacionais do campo. Parte do processo de expulsão deveu-se também à mecanização do campo, o que reduziu a oferta de trabalho no setor primário, incentivando o êxodo populacional. Além disso, as áreas rurais também apresentavam e ainda apresentam condições precárias de vida, o que leva o habitante rural a procurar nas cidades melhores expectativas. Ao mesmo tempo, essas áreas assistiram a um intenso processo de industrialização (como destaque para o crescimento dos Tigres e novos Tigres Asiáticos, como Cingapura, Malásia, Tailândia, Filipinas, entre outros, e mesmo a intensa industrialização da Índia), que atraiu para as cidades enormes contingentes de pessoas com fortes expectativas de trabalho e de melhoria de vida, bem como acesso à infraestrutura urbana. 

b) A megacidade é aquela aglomeração urbana cuja população ultrapassou os dez milhões de habitantes, seja ela uma cidade influente economicamente ou não. Já uma cidade global é aquela cujo grau de polarização, ou seja, influência, é capaz de permitir-lhe a oferta de serviços no âmbito mundial. Esse tipo de aglomeração urbana prescinde de uma grande população, já que exerce grande influência mundial.

Nenhum comentário: