UERJ 2014
Modernização na agropecuária brasileira
adaptado de tHÉRY, Hervé; Mello, Neli. Atlas do Brasil: disparidades e dinâmicas do território. São Paulo: edusp/imprensa oficial, 2008.
No Brasil, o setor agropecuário se caracteriza tanto por áreas que ainda adotam práticas tradicionais como por aquelas em que há forte presença de modernização, como se observa no mapa. Aponte o complexo regional que concentra o uso mais intenso de práticas agropecuárias modernas e a que concentra o uso menos intenso. Em seguida, cite duas características presentes no processo de modernização agropecuária do país.
RESPOSTA:
A modernização agrícola ocorrida no Brasil não foi um processo que se disseminou no território de maneira abrangente e homogênea. Determinadas áreas foram privilegiadas, em detrimento de outras, sob a ótica do capital e da obtenção de lucros com o fornecimento de alimentos e matérias-primas para o mercado internacional, prioritariamente. De acordo com o mapa, as práticas agrícolas modernas se disseminaram de formas diferentes entre os estados. Considerando a divisão do país por complexos regionais, verifica-se que o Centro-Sul concentra a utilização dessas práticas na atividade agropecuária, enquanto seu uso menos intenso ocorre no complexo da Amazônia.
Dentre os exemplos de práticas características da modernização agropecuária podem ser citados: irrigação; uso de agrotóxicos; máquinas e tratores agrícolas; veículos para transporte da produção; local para armazenamento da produção; adubação e correção do solo; controle de erosão e fertilidade do solo; assistência técnica para plantio e cultivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário