Leia o texto a seguir.
"Os limites dos Estados nacionais parecem tão exatos nos mapas políticos que fica difícil duvidar que não estiveram sempre ali. Suas demarcações são estabelecidas com base em posições calculadas por coordenadas geográficas; assim, os limites tornam-se concretos. As bacias hidrográficas têm um papel decisivo no estabelecimento de áreas fronteiriças entre os territórios: rios e divisores de água estão entre os elementos da superfície terrestre mais utilizados no estabelecimento de limites territoriais".
SANTOS,Douglas. (Geografia das redes: o mundo e seus lugares). São Paulo: Editora do Brasil, 2016. Coleção Geografia das redes; v. 2, p. 136-140
Sobre o entorno geográfico da Bacia do Rio Paraná, com base no texto acima, analise as afirmativas abaixo.
I- A hidrovia do Rio Paraná possui um potencial quase esgotado em virtude do volume de carga transportada no comércio entre as economias brasileira, argentina e uruguaia.
II- A existência da hidrelétrica binacional de Itaipu, entre Brasil e Paraguai, reforça a dependência entre as duas economias que consomem igualitariamente a energia produzida.
III- O Sul do Brasil apresenta a maior quantidade de cidades gêmeas com grande dinâmica transfronteiriça e elevada integração econômica e cultural, exemplificada pelos fluxos comerciais entre Foz do Iguaçu e Ciudad Del Este.
IV- A porosidade das fronteiras entre Brasil, Argentina e Paraguai tem facilitado o contrabando de produtos eletrônicos, cigarros, drogas, entre outros, realizado pelos rios devido à dificuldade de fiscalização.
Assinale a opção correta.
A) Apenas as afirmativas I, II, III estão corretas
B) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
C) Apenas as afirmativas I e III estão corretas
D) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
E) Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
RESPOSTA:
Letra E.
Nenhum comentário:
Postar um comentário