Questão 01 - FCC - 2018 - No Mapa das unidades hidrográficas do Distrito Federal, elaborado em 1994 pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal, estão definidas três grandes bacias hidrográficas de referência − Paraná, São Francisco e Tocantins/Araguaia −, subdivididas em outras sete, considerando os seus principais rios. Pertencem à do Paraná, pelo mapa, as bacias
A) dos rios São Bartolomeu, Descoberto e Corumbá.
B) do Lago Paranoá e dos rios Preto e São Marcos.
C) dos rios São Bartolomeu, São Marcos e Maranhão.
D) dos rios Corumbá, Preto e Descoberto.
E) dos rios Descoberto, Maranhão e São Bartolomeu.
Questão 02 - IADES - 2018 - SES-DF - A hidrografia do Distrito Federal (DF) é importante na organização das cidades, e vários aspectos são levados em consideração para a respectiva utilização. Com relação aos aspectos hidrográficos do DF, assinale a alternativa correta.
A) Algumas das principais bacias hidrográficas que cortam o DF são vitais para abastecer importantes bacias hidrográficas brasileiras, como a do São Francisco, a do Paraná e a do Tocantins-Araguaia.
B) O DF é rico em rios caudalosos e com grande potencial hidroelétrico.
C) A área do DF possui a lagoa Joaquim Medeiros, rica em volume d’água e que ocupa a área de Brazlândia.
D) O lago Paranoá foi construído originalmente com o objetivo de atender ao abastecimento de água para a população, sendo responsável pelo atendimento de Brasília integralmente.
E) O fenômeno hidrográfico de Águas Emendadas localiza-se na Região Administrativa do Gama, área com maior extensão em preservação do DF.
Questão 03 - IADES - 2018 - SES-DF - O cerrado é a vegetação típica do Distrito Federal (DF), no entanto, existem outras formações que merecem destaque porque ajudam a compor todo um quadro natural, que é parte de uma paisagem exuberante. Quanto a esse assunto, a vegetação que integra parte da paisagem do DF é a
A) mata de galeria e mata ciliar.
B) floresta equatorial.
C) restinga.
D) araucária.
E) floresta de coníferas.
Questão 04 - IADES - 2019 - BRB - No que se refere aos aspectos físicos do Distrito Federal, assinale a alternativa correta.
A) No Distrito Federal, localiza-se o ponto de união entre duas grandes bacias hidrográficas brasileiras: a Bacia Amazônica e a Bacia do Atlântico Leste.
B) As precipitações pluviométricas no Distrito Federal, em geral, são bem distribuídas ao longo do ano, alcançando o maior índice no mês de julho.
C) A dispersão de águas no Distrito Federal é muito acentuada, dada a composição dos solos, a formação de cangas e o relevo planáltico.
D) Quanto ao clima do Distrito Federal, a latitude elevada compensa a baixa altitude, contribuindo para que predominem temperaturas sempre baixas, mesmo no verão.
E) Durante o período de inverno, no Distrito Federal, verifica-se maior concentração de chuvas, o que garante o suprimento de água no período de estiagem.
Questão 05 - FCC - 2018 - O Distrito Federal encontra-se no Planalto Central. A esta localização somam-se outras características naturais, tais como:
A) A existência de diferentes biomas que se adaptam aos solos, muitos dos quais lateríticos; clima tropical semiúmido com pluviosidade média anual entre 700 e 900 mm, fortemente influenciado pelas massas de ar Tropical Atlântica e Continental; presença de rios pertencentes às bacias hidrográficas do Paraná e Tocantins-Araguaia (como o rio Preto).
B) A presença de campos limpos e cerrados com forte degradação; clima tropical úmido sem estação seca e forte influência de massas de ar tropicais continentais responsáveis pelas fracas amplitudes térmicas anuais; presença de rios pertencentes às bacias do Tocantins e São Francisco (como o rio Maranhão).
C) O predomínio da vegetação de cerrado; presença de rios pertencentes a importantes bacias hidrográficas brasileiras, como o rio Descoberto (bacia do Paraná); clima tropical com chuvas concentradas no verão e forte atuação de anticiclones responsáveis por baixa umidade do ar nos meses de inverno.
D) A ocorrência de altitudes variando entre 800 e 1500 metros; existência de afluentes de rios pertencentes às bacias hidrográficas do Tocantins e do São Francisco (como o rio Maranhão); clima temperado chuvoso de inverno seco que sofre periodicamente a influência da Frente Polar Atlântica nos meses de junho a setembro; a vegetação de cerrado encontra-se devastada.
E) A presença de rochas cristalinas resistentes aos processos erosivos; rios que fazem parte de importantes bacias hidrográficas brasileiras, como o rio São Bartolomeu (bacia do São Francisco); vegetação de cerrado entremeado de matas galerias e ciliares em forte processo de desmatamento; clima tropical úmido com 2 a 4 meses de seca provocada pelo predomínio da massa de ar Tropical Continental.
Questão 06 - FCC - 2018 - Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Distrito Federal apresenta, sob o aspecto demográfico,
A) proporção semelhante de crianças e adultos, baixa taxa de natalidade e de mortalidade infantil.
B) predomínio de população adulta, baixa taxa de fecundidade e alta expectativa de vida.
C) pequeno predomínio de população masculina, elevada renda per capita e alta taxa de mortalidade infantil.
D) grande proporção de atividade terciária, alta taxa de natalidade e baixa expectativa de vida. E predomínio de população jovem, alta taxa de fecundidade e elevada renda per capita.
Questão 07 - FCC - 2018 - Os primeiros habitantes da cidade de Brasília ficaram conhecidos com o nome de
A) pioneiros.
B) desbravadores.
C) bandeirantes.
D) candangos.
E) peões.
Questão 08 - FCC - 2018 - Sem dispor dos mesmos elementos de infraestrutura de Brasília, as regiões administrativas que se formaram nos arredores da capital federal, sem planejamento, são conhecidas como
A) cidades-satélites.
B) comunidades.
C) favelas.
D) cidades-dormitórios.
E) arrabaldes.
Questão 09 - IADES - 2018 - SES-DF - Uma das mais importantes características de Brasília é o fato de que a capital brasileira não é apenas uma cidade com uma proposta urbanística moderna, mas possui também um papel geoeconômico e ideológico facilmente identificado no(a)
A) respectivo papel econômico centralizado nas atividades industriais.
B) autossuficiência agrícola estabelecida na região metropolitana, exportando o excedente para outras Unidades da Federação.
C) priorização das atividades manufatureiras, atraídas pela abundância de matérias-primas.
D) ênfase dada ao setor de atividades econômicas primárias, especialmente a mineração.
E) respectiva vocação política e na predominância das atividades do setor terciário.
Questão 10 - ENEM 2017 - A configuração do espaço urbano da região do Entorno do Distrito Federal assemelha-se às demais aglomerações urbanas e regiões metropolitanas do país, onde é facilmente identificável a constituição de um centro dinâmico e desenvolvido, onde se concentram as oportunidades de trabalho e os principais serviços, e a constituição de uma região periférica concentradora de população de baixa renda, com acesso restrito às principais atividades com capacidade de acumulação e produtividade, e aos serviços sociais e infraestrutura básica.
CAIADO, M. C. A migração intrametropolitana e o processo de estruturação do espaço urbano da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno. ln: HOGAN, D. J. et ai. (Org.). Migração e ambiente nas aglomerações urbanas. Campinas: Nepo/Unicamp, 2002.
A organização interna do aglomerado urbano descrito é resultado da ocorrência do processo de
a) expansão vertical.
b) polarização nacional.
c) emancipação municipal.
d) segregação socioespacial.
e) desregulamentação comercial.
Questão 11 - UECE-CEV 2022 - O Distrito Federal encontra-se situado na mesma região dos estados de
A) Roraima e Mato Grosso.
B) Rondônia e Pará.
C) Goiás e Mato Grosso do Sul.
D) Minas Gerais e São Paulo.
GABARITO
01 - A
02 - A
03 - A
04 - C
05 - C
06 - B
07 - D
08 - A
09 - E
10 - D
11 -
Nenhum comentário:
Postar um comentário