PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 15 de abril de 2019

MEC nomeia delegado da PF para presidência do Inep

Em nota, o Ministério da Educação afirmou que a nomeação de Elmer Coelho Vicenzi será oficializada “em breve” para a autarquia responsável pelo Enem
O delegado Elmer Coelho Vicenzi, que já dirigiu o Denatran, vai presidir o Inep Crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil.
Após promover mudanças nas secretarias do Ministério da Educação (MEC), o ministro Abraham Weintraub anunciou finalmente um nome para dirigir o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O delegado da Polícia Federal Elmer Coelho Vicenzi foi nomeado nesta segunda-feira (15/04) para presidir a autarquia, responsável pelos exames do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Elmer Vicenzi é delegado da Polícia Federal há 13 anos. Especialista em Direito Penal pela Escola Paulista de Direito e cin MBA em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), ele foi diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Elmer também foi professor da Academia Nacional de Polícia. Em nota, o MEC confirmou a nomeação: "O MEC confirma a indicação do novo presidente do Inep, Elmer Coelho Vicenzi, que será oficializada em breve ao ser publicada no DOU".

O Inep estava sem diretor desde o dia 26 de março, quando o então ministro Ricardo Vélez Rodríguez exonerou Marcus Vinicius Rodrigues. A demissão levou também Paulo César Teixeira a deixar a Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb) do Inep. Em menos de 24 horas, dois cargos essenciais da Educação ficaram vagos.

No dia 10 de abril, o novo ministro da Educação Abraham Weintraub anunciou novidades para 6 cargos do alto escalão. No entanto, o cargo de presidente do Inep continuou vago. Quem tem respondido pelo órgão desde então é o chefe de gabinete, o general Francisco Mamede de Brito Filho.

O Inep é responsável pelas avaliações nacionais, incluindo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Saeb, e outras medições como o Censo Escolar e da Educação Superior. Há dúvidas que pesam sobre a realizado dos dois exames. No caso do Enem, a gráfica que fazia a impressão das provas pediu falência. As provas estão marcadas para acontecer em 3 e 10 de novembro.

Fonte: Nova Escola.

Nenhum comentário: