PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Exercícios de História sobre as Jornadas de Junho de 2013 - com gabarito

Questão 01 - UNESP - 2013 - Em dia de maior mobilização, protestos levam mais de 1 milhão de pessoas às ruas no Brasil Mais de 1 milhão de pessoas participaram de protestos em várias cidades do Brasil nesta quinta-feira [20.06.2013]. Os protestos ocorreram em várias capitais e centenas de cidades nas cinco regiões do país. Ao todo, 388 cidades tiveram manifestações, incluindo 22 capitais. (http://noticias.uol.com.br. Adaptado.)
Os protestos que tomaram as ruas do Brasil durante o mês de junho de 2013 foram originalmente motivados por problema que aflige grande parte da população que vive nas grandes cidades do país, a saber,
(A) o aumento do desemprego e a precarização do trabalho.
(B) o alto custo e a má qualidade do sistema público de saúde.
(C) o aumento da violência urbana e o alto custo da segurança pública.
(D) a falta de vagas na educação básica e a precarização do sistema público de ensino.
(E) o alto custo e a má qualidade do sistema público de transporte.

Questão 02 - FUVEST 2018 - Transferência – 1ª Fase - As chamadas “Jornadas de Junho”, ocorridas no Brasil em 2013,
a) explicitaram a crise política e o enfraquecimento do chamado presidencialismo de coalizão.
b) foram dirigidas pelos grupos de extrema esquerda e por setores marginalizados da sociedade brasileira.
c) propunham uma ampla reforma política e social por meio do estabelecimento de uma Assembleia Constituinte.
d) foram a expressão de setores políticos preocupados em garantir os avanços sociais estabelecidos pela Constituição de 1988.
e) reforçaram a importância dos partidos políticos para a resolução dos problemas sociais brasileiros.

Questão 03 - Pas UFLA 2023
- As revoltas de junho de 2013 têm muito em comum com as duas outras grandes manifestações de massa da redemocratização, as Diretas Já e o movimento pelo impeachment de Collor. Assim como em 1984 não se tratava apenas de conquistar o direito de votar diretamente para presidente, assim como em 1992 não se tratava apenas de afastar Collor, também as revoltas de 2013 carregam aspirações que vão além da revogação do aumento das tarifas de transporte, ou do questionamento do uso do dinheiro público para realizar megaeventos esportivos, como a Copa do Mundo. 
Fonte: Nobre, Marcos. Choque de democracia: razões da revolta. São Paulo: Companhia das Letras, 2013. 
De acordo com a perspectiva defendida no texto, as Manifestações de junho de 2013 expressavam reações 
A) dissociadas de reivindicações sociais concretas. 
B) relacionadas com problemas estruturais da sociedade. 
C) manipuladas por interesses ideológicos arbitrários. 
D) derivadas do grau de alienação política da juventude.

Questão 04 - Unilavras - 2018 - “Faz quatro anos que o país foi convulsionado pelos protestos que se passou a chamar, de um modo um tanto pomposo, de Jornadas de Junho. Conforme eles avultavam ao redor de uma classe política atônita, os comentaristas saudavam com assombrada reverência o que parecia uma nova Queda da Bastilha. Imaginou-se uma insurreição da cidadania, mas não uma onda passageira. Talvez seja essa ingenuidade que faça aquele momento parecer já tão antigo, depois que fomos atropelados pelo que viria: reeleição, recessão, Operação Lava Jato, impeachment, governo Temer. Bem menos que uma revolução, a Revolta do Vinagre (manifestantes usavam a substância na crença de que ela reduziria os efeitos do gás lacrimogêneo), foi um prenúncio, insólito como raio em céu azul naquele 2013 em que a inflação ficou abaixo de 6% e a economia crescia a 3%. (...) As manifestações [...] seguiram um padrão internacional determinado pela mobilização por meio das redes sociais, e não é fortuito que também sejam chamadas de Primavera Brasileira. (...)” (Folha de São Paulo, 18/06/2017, p. 2 Ilustríssima. V de Vinagre. Otávio Frias Filho)
Com base no texto e na conjuntura na qual as manifestações de junho de 2013 se inscreviam, pode-se afirmar que
A) as chamadas Jornadas de Junho ocorridas no Brasil se inserem numa gama de manifestações populares que, por diferentes motivos, sob diferentes formas e com diferentes alcances e resultados, espalharam-se pelo mundo, a exemplo da Primavera Árabe, Occupy Wall Street e Los Indignados, ocorridos, respectivamente, nas regiões do Oriente Médio e Norte da África, Estados Unidos e Espanha.
B) foram movimentos que se originaram, exclusivamente, do descontentamento da população brasileira frente à Reforma Trabalhista e da Previdência, levadas a cabo pelo governo da época.
C) pela atuação dos chamados Black Blocks, idealizadores dos protestos, conseguiram mobilizar manifestantes em todo o país, sobretudo pelo recurso às redes sociais, importante ferramenta para a comunicação e divulgação de ideias, cujo uso por parte dos movimentos sociais tem se mostrado frutífero.
D) a matéria recebeu o título V de Vinagre numa clara alusão à utilização do vinagre para a fabricação de materiais como bombas e coquetéis molotovs que, inclusive, ensejaram a prisão de manifestantes que detinham o produto durante os protestos.

Questão 05 - UFT 2018.1 - Transferência - As Jornadas de Junho, de 2013, foram manifestações cidadãs que ocorreram no sistema político brasileiro atual, posteriormente assumidas como movimentos políticos e ideológicos que atuaram no impeachment de Dilma Roussef, em 2016. Na organização inicial dessas jornadas, estava o:
(A) Movimento do Sem Terra.
(B) Movimento Passe Livre.
(C) Movimento pela Anistia.
(D) Movimento dos Sem teto de São Paulo.
(E) Movimento Brasil Livre.

Questão 06  - FUVEST 2017 - Transferência – 

Como se pode observar na manchete, a proposta do transporte urbano coletivo gratuito na cidade de São Paulo não é nova. A manchete refere-se a um projeto que não chegou a ser votado pela Câmara Municipal à época citada. Mas, nos últimos anos, essa discussão voltou à tona pelo Movimento Passe Livre (MPL). O atual prefeito afirma que não tem “...como bancar a gratuidade total dos ônibus”. Constitui reivindicação do MPL:
a) a gratuidade das tarifas dos ônibus e dos demais transportes coletivos para idosos e estudantes, com custos a serem compartilhados com outros segmentos da sociedade.
b) a igualdade social não só nos transportes públicos mas também nos privados, com recursos a serem obtidos por meio do aumento na arrecadação de impostos e multas.
c) um transporte público de qualidade, gratuito para o conjunto da população, com recursos a serem obtidos por meio do aumento na arrecadação de impostos progressivos.
d) a garantia da democracia institucional e da implementação gradual do transporte gratuito, com recursos a serem obtidos por créditos internacionais.
e) a livre circulação de pessoas e mercadorias nas áreas urbanas, com recursos a serem obtidos das tarifas dos pedágios presentes nas estradas do entorno da cidade.

Questão 07 - CPCON 2015 - Os movimentos e protestos populares que o Brasil assistiu em junho e julho de 2013 trouxeram ao debate um dos grandes desafios do mundo urbano que é: 
a) A inflação. 
b) A reforma agrária. 
c) A mobilidade urbana e a acessibilidade. 
d) O êxodo urbano. 
e) O meio ambiente.

Questão 08 - UNIFOR 2014.1 - A partir de junho de 2013, ocorreram no Brasil várias manifestações populares, espalhadas por todo o país, que, após o início pacífico, caracterizaram-se pelo emprego de violência e ações de destruição do patrimônio privado e público.
Acerca dessas manifestações, assinale a alternativa CORRETA.
(A) A razão inicial dos protestos foi o volume de engarrafamentos de trânsito nos grandes centros urbanos brasileiros decorrente do aumento do número de ônibus urbanos.
(B) O emprego de redes sociais, como Facebook e Twitter, teve reduzida influência na organização das manifestações populares de junho. (C) Surgidas inicialmente para protestar contra os aumentos das tarifas de transporte coletivo nas grandes cidades brasileiras, as manifestações também foram contra os gastos públicos em grandes eventos esportivos internacionais e a corrupção política em geral.
(D) Black bloc é a denominação dada às unidades policiais, cujos uniformes são da cor preta, empregadas para controlar a violência dos manifestantes mais exaltados.
(E) A forma de surgimento e organização das manifestações noBrasil não tem semelhança com protestos ocorridos em outros países, tais como a Primavera Árabe, no mundo árabe, Occupy Wall St, nos Estados Unidos, e Los Indignados, na Espanha.

Questão 09 - CESGRANRIO - 2014 - IBGE - Agente de Pesquisas e Mapeamento -
Apesar de tudo, o cidadão comum é o Brasileiro do Ano de 2013. Gente que luta pela existência sem reivindicar medalhas de herói. O ano de 2013 foi um daqueles períodos preciosos em que o homem comum resolveu obrigar todo mundo a ouvir sua voz e tornou-se protagonista. A indignação contra o aumento das passagens e a revolta contra a violência policial foram os estopins. Diferentes gerações assumiram então a condição de manifestantes, exigindo transporte barato, serviços públicos decentes, justiça e direito à livre expressão. IstoÉ, ano 37, n. 2298, 04 dez. 2013, p. 57. Adaptado.
As manifestações mencionadas no texto, ocorridas em várias capitais brasileiras, se referem ao conjunto de protestos de rua denominado
(A) Passeata dos cem mil
(B) Diretas já!
(C) Jornadas de junho
(D) Caras pintadas
(E) Primavera árabe

GABARITO
01 - E
02 - A
03 - B
04 - A
05 - B
06 - C
07 - C
08 - C
09 - C

Nenhum comentário: