Questão 01 - IFCE - O agronegócio, também conhecido por seu nome em inglês “agribusiness”, cujas cadeias produtivas se baseiam na agricultura e na pecuária, apresenta um grande dinamismo econômico e pode fazer do Brasil um dos maiores produtores agropecuários do mundo. Com relação ao agronegócio é verdadeiro afirmar que
a) a soja, cultivo mecanizado e irrigado, foi a primeira lavoura moderna a se desenvolver no território brasileiro, onde é cultivada, principalmente, em áreas de terrenos litorâneos planos e baixos e próximos de rios e açudes.
b) o agronegócio é o conjunto da cadeia produtiva ligado à agropecuária, incluindo todas as atividades de indústria e serviços de antes, durante e depois da produção. Essa cadeia movimenta a economia, ao empregar trabalhadores, gerar renda e pagar impostos.
c) a expansão do agronegócio, no Brasil, não provocou mudanças no campo, mas gerou riquezas e contribuiu para a desconcentração de rendas e terras. Essa expansão diminuiu, recentemente, o êxodo rural.
d) o café, a soja, o milho e a mandioca, juntamente com a pecuária, podem ser considerados as estrelas do agronegócio brasileiro. Esses produtos garantem um volume elevado na pauta de exportações no país.
e) a expansão monocultora de árvores como o eucalipto, o pínus e a acácia, também tem contribuí do para a fortificação do agronegócio brasileiro, uma vez que está comprovado que essa expansão não causará consequências socioambientais.
Questão 02 - CEDAF – UFV 2011 - "A agricultura morreu. Viva o agronegócio!" Esse é o conceito mais utilizado quando hoje se fala da atividade agrícola. Essa atividade é caracterizada, principalmente:
a) pela policultura, o cultivo de vários produtos alimentícios, para o próprio consumo dos produtores.
b) pelo cultivo de um ou vários produtos, destinados à venda e à maximização do lucro.
c) pela monocultura, cultivo de um único produto agrícola, para atender às necessidades da população.
d) pelo cultivo de vários produtos alimentícios, para troca, sem lucro.
Questão 03 - UEL 2014 - Leia o texto a seguir.
É possível identificar no Brasil vários municípios cuja urbanização se deve diretamente à expansão da fronteira agrícola moderna, formando cidades funcionais ao campo denominadas de “cidades do agronegócio”. (Adaptado de: ELIAS, D.; PEQUENO, R. Desigualdades socioespaciais nas cidades do agronegócio. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais. 2007. v.9. n.1. p.25-29.)
Sobre a expansão da fronteira agrícola moderna e o surgimento das “cidades do agronegócio”, assinale a alternativa correta.
a) A expansão da fronteira agrícola moderna e a criação das cidades do agronegócio ocorreram a partir de 1970, com a incorporação das terras do cerrado, impulsionada por políticas públicas voltadas à ocupação de terras e ao desenvolvimento local.
b) A fronteira agrícola moderna e o aparecimento das cidades do agronegócio estão associados às políticas do governo Vargas direcionadas à agricultura, com a criação, em 1951, do Sistema Nacional de Crédito Rural.
c) A fronteira agrícola moderna e o aparecimento das cidades do agronegócio ocorreram após investimentos dos Estados Unidos, na década de 1950, em território brasileiro para produção destinada à exportação.
d) As cidades do agronegócio estão localizadas predominantemente no Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, estados onde ocorreu a expansão da fronteira agrícola moderna a partir da década de 1960.
e) Por intermédio da expansão da fronteira agrícola moderna e da criação das cidades do agronegócio, a partir da década de 1950, houve uma difusão do meio técnico-científico-informacional em todo o território nacional.
Questão 04 - FGV 2017 - O IBGE divulgou que o PIB (Produto Interno Bruto) cresceu 1% no primeiro trimestre de 2016, em relação ao quarto trimestre do mesmo ano, já retirados os efeitos sazonais. É o primeiro número positivo desde o final de 2014, e o principal fator para este resultado foi o desempenho do setor agropecuário, que cresceu 13,4% no período. Os serviços, que respondem por mais de 70% do PIB, ficaram estáveis. A indústria também teve resultado positivo, com alta de 0,9%. (Adaptado de http://www1.folha.uol.com.br/mercado/)
Com relação ao desempenho positivo do agronegócio brasileiro, analise as afirmativas a seguir.
I. O agronegócio é responsável por uma grande parte da produção nacional brasileira, impulsionando também a demanda em outros segmentos, como, por exemplo, o de insumos e o de transporte de cargas.
II. O agronegócio tem papel relevante no incremento das exportações brasileiras para países orientais, sobretudo a China, que concentram a demanda em produtos do complexo da soja.
III. O agronegócio expandiu suas cadeias produtivas graças à ampliação de áreas de cultivo e ao desenvolvimento de novas tecnologias, sendo responsável pela geração de empregos no campo. Está correto o que se afirma em
A) I, somente.
B) II, somente.
C) III, somente.
D) I e II, somente.
E) I, II e III.
Questão 05 - UNESP 2002 - A importância do agronegócio na economia paulista e brasileira é uma realidade, pois, “... ainda que tenha se industrializado, o Brasil tem sua presença comercial internacional associada à multiplicação de produtos com origem no rural, que respondem por 41,2% das vendas externas. E há ainda uma imensa possibilidade de agregação de valor ao produto. A ruptura histórica da presença brasileira no mercado mundial não está em deixar de ser exportador de café para ser um exportador industrial. O desafio é transformar-se de primário exportador de café em grão em agroexportador de café processado, agregando valor ao vender bens finais.” (Apta 2000-2003, Secretaria de Agricultura e Abastecimento, SP.) A melhor definição para agronegócio é:
a) combinação de cadeias produtivas de um produto rural, desde a germinação até a colheita.
b) agregação de valor ao produto rural, por sua industrialização.
c) denominação moderna para o termo agropecuária.
d) agregação de valor ao produto rural, pela modernização dos meios de produção.
e) exportação do produto rural, com negociação por meio de bolsas de mercadorias.
Questão 06 - UNIFOR 2010.1 - O Brasil é um país com vocação para o agronegócio, em face de suas características e diversidades, tanto de clima quanto de solo, possuindo ainda áreas agricultáveis altamente férteis e ainda inexploradas. O aumento da demografia mundial e sua consequente demanda por alimentos nos leva a uma previsão de que o Brasil alcançará o patamar de líder mundial no fornecimento de alimentos e commodities ligadas ao agronegócio, solidificando sua economia e catapultando seu crescimento.
Disponível em : http://www.eumed.net/cursecon/ecolat/br/08/rambp.htm. Acesso em 11/11/2009 (adaptado) Em relação ao agronegócio brasileiro, é CORRETO afirmar:
(A) O Brasil é um dos maiores produtores de alimento do mundo, sendo responsável por parte substancial do abastecimento mundial de alimentos, como soja, carne bovina, suína e frangos, além de açúcar e outros produtos importantes.
(B) O aumento populacional do mundial tem sido compatível com a produção alimentar, principalmente na África que possui vastas extensões de terra que são aproveitadas para produção alimentar.
(C) O clima da região Centro Oeste brasileiro não é adequado à produção alimentar e por isso somente é aproveitado para produção de etanol.
(D) Por ter uma vasta região agricultável que exige muita terra, o Brasil não tem programa para a agricultura familiar para pequena produção de subsistência.
(E) O agronegócio depende de modernização tecnológica que utiliza vasta quantidade de trabalhadores, o que elimina os movimentos sociais do campo.
Questão 07 - IFTO 2015/1 - A modernização das técnicas agrícolas aumenta a produtividade, altera a organização do trabalho e amplia a relação das atividades primárias com a indústria e os serviços, sendo também denominada de
a) agronegócio.
b) plantation.
c) cultura de subsistência.
d) metropolização.
e) globalização.
Questão 08 - FUNDEP 2019 - A respeito do agronegócio no Brasil, assinale a alternativa incorreta.
A) Atende à demanda do mercado internacional e mostra uma crescente articulação com o capital externo em diferentes etapas do processo produtivo.
B) Contribui, com certa frequência, para a geração de superávit primário na economia brasileira.
C) Constitui o setor da economia nacional com menor capacidade de geração de postos de trabalho.
D) Exerce na estrutura fundiária do país uma influência que se contrapõe à agricultura familiar.
Questão 09 - UFRR 2022 - Sobre a questão do Agronegócio no Brasil, é INCORRETO afirmar que:
a) Associada à difusão do agronegócio no Brasil, ocorre a intensa substituição dos sistemas técnicos, com alta densidade de capital e tecnologia, produto também do avanço do meio técnico-científico-informacional.
b) Um dos processos inerentes ao agronegócio é a substituição da produção de alimentos pela produção de commodities, como a soja, milho e cana de açúcar, difundindo especializações produtivas em porções do território.
c) Em decorrência da atividade do agronegócio, surgem também cidades que, inseridas em Regiões Produtivas Agrícolas, se organizam e atendem demandas do agronegócio globalizado, a exemplo de Luís Eduardo Magalhães (BA), Uruçuí (PI), Rondonópolis (MT).
d) O avanço do agronegócio vem aumentando a concentração fundiária e êxodo rural, promovendo a expulsão e expropriação de pequenos agricultores, e daqueles que não detinham a propriedade da terra.
e) Apesar do intenso uso de mão de obra especializada, os profissionais especializados para o agronegócio seguem concentrados exclusivamente em metrópoles, sem alteração na divisão social e territorial do trabalho agropecuário.
Questão 10 - FATEC 2012/1 - O agronegócio envolve operações desde as pesquisas científicas relacionadas ao setor até a comercialização dos produtos, determinando uma cadeia produtiva entrelaçada e interdependente.
(ALBUQUERQUE, Maria Adailza Martins de et alii. Geografia: sociedade e cotidiano. São Paulo: Escala, 2010.)
Podem-se acrescentar outras características ao agronegócio, dentre as quais a seguinte:
a) mantém centros de tecnologia avançados, voltados à agricultura orgânica.
b) expande os cultivos de grãos da região Centro-Oeste para a região Sudeste.
c) promove a concentração de terras e o desemprego no campo.
d) possibilita ao país a autossuficiência nas matérias-primas para a indústria.
e) planeja a expansão das lavouras, barrando o desmatamento e os impactos ambientais.
Questão 11 - CESUPA 2012 - O agronegócio é formado por um conjunto de atividades interdependentes que têm em seu centro a agropecuária. Num dos polos dessas atividades estão os fornecedores de máquinas, equipamentos e insumos agrícolas e, no outro, as atividades de processamento industrial, de distribuição e serviços; agrupa as atividades econômicas que mais cresceram no início do século XXI no Brasil. Sobre o assunto, é verdadeiro afirmar que:
a) É crescente a participação das corporações multinacionais nas atividades mais lucrativas, sendo insignificante o número de trabalhadores rurais contratados pelas grandes empresas agropecuárias apenas em épocas de plantio e de colheita, os temporários, popularmente chamados de “bóias-frias”.
b) A safra brasileira de grãos bate sucessivos recordes a cada ano; a pecuária brasileira tem destaque no mercado internacional; e o suco de laranja brasileiro é consumido em vários países, tendo um significativo volume de exportação
c) Os impactos ambientais resultantes do modelo de expansão agrária, que aceleram o desmatamento com a ocupação indiscriminada do solo e estimulam a concentração fundiária, praticamente deixaram de existir, fato associado ao aumento da consciência ecológica entre os empresários do setor.
d) O agronegócio já destruiu quase metade da região do cerrado brasileiro, onde existem muitas espécies endêmicas de arbustos e uma diversidade de animais ameaçados de extinção. Atualmente sua principal área de expansão é a região Nordeste, notadamente o cultivo de grãos, ocupando áreas de antigos canaviais.
GABARITO
01 - B
02 - B
03 - A
04 - E
05 - B
06 - A
07 - A
08 - C
09 - E
10 - C
11 - B
Nenhum comentário:
Postar um comentário