Para o povo Nuer, que vive na região centro-oeste da África, “[...] o relógio diário é o gado, o círculo das tarefas pastoris, fundamentalmente a sucessão de tarefas e suas relações mútuas. Assim, se as atividades dependem dos corpos celestes e das mudanças físicas, estas só são significativas em relação às atividades sociais. [...] Tudo isso é corroborado pela falta de um termo ou de uma
expressão equivalente ao vocábulo ‘tempo’, encontrado nos idiomas ocidentais. Desse modo, não
há como falar de tempo como algo concreto, que pode ser perdido, economizado e assim por diante.”
(PRITCHARD, E. E. Evans. In: SCHWARZ, Lilia. “Falando sobre o Tempo”. Revista Sexta-Feira, n. 5, p. 17. São Paulo: Hedra, 2000.)
Sobre as noções de tempo, é correto afirmar:
a) Em sociedades tribais, a exemplo da africana, são desconhecidas noções de sucessão do tempo.
b) As comunidades tribais desconsideram a passagem do tempo, pois são sociedades sem história.
c) Culturas diferentes têm noções de temporalidades e de historicidades distintas.
d) A temporalidade é determinada por fatores naturais, daí sua similaridade em diferentes sociedades.
e) Temporalidade é uma noção a-histórica sendo, portanto, semelhante em sociedades tradicionalistas.
Resposta: C.
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